Salão imobiliário - 28 de setembro de 2014

Page 1

MANAUS, DOMINGO, 28 DE SETEMBRO DE 2014

(92) 3090-1017

Mirante do Gavião ganha destaque em Anavilhanas Turistas podem se acomodar em chalés sustentáveis e aproveitar a integração com a natureza da região amazônica

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A

pousada Mirante do Gavião, em Novo Airão, no interior do Amazonas, é uma nova opção para quem gosta de estadas próximas à selva e ao rio. Localizado próximo ao Arquipélago de Anavilhanas, o empreendimento tem um projeto arquitetônico sustentável e prevê o uso de ferramentas, materiais e tecnologias construtivas que minimizam o impacto ambiental. Criado pela Atellier O’Reilly Architecture and Partners, o Mirante do Gavião foi lançado em agosto deste ano. Segundo a arquiteta espanhola Patricia O’Reilly, uma das responsáveis pela criação do projeto, a ideia surgiu quando o proprietário da empresa de ecoturismo Expedição Katerre encomendou uma pousada que tivesse a cara do lugar. “O objetivo era criar uma interligação entre as navegações do Rio Negro e as chegadas e saídas das expedições em terra. Os clientes que não estejam engajados nas expedições de navegação terão a opção de dormir em terra, e ainda assim ter a oportunidade de descobrir a floresta amazônica”, diz Patrícia. O design da pousada foi baseado na cultura ribeirinha da região, que há anos constrói barcos em madeira por meio de uma tradição tecnológica passada de pai para filho. Portanto, pensando em aproveitar a mão de obra local, a pousada foi desenhada como um barco invertido, permitindo que a técnica conhecida seja aplicada nesta obra.

Aproveitando a geografia da região, os chalés foram levantados em pilotis deixando prevalecer uma ventilação inferior que permite reduzir a umidade baixando a temperatura interna. A proposta envolve tipologias com palafitas muito altas e relacionadas entre si por sistemas de circulação elevados (decks). Desta forma, a arquitetura repousa sobre o terreno, mas claramente não tem impacto sobre ele. Estudos Segundo Patrícia, diversos estudos climáticos, de ventilação e insolação foram feitos para atingir o melhor desenho bioclimático para o Mirante do Gavião, buscando conforto térmico, ventilação cruzada, efeito chaminé para retirada de ar quente do interior dos chalés e área social, além de iluminação natural e acessibilidade. “Estratégias ativas como captação e utilização de águas pluviais, energia solar elétrica e para aquecimento de água e horta orgânica também foram aplicadas no projeto”, explica. O programa do hotel inclui: unidades habitacionais, áreas operacionais, áreas de serviços, áreas de recreação, entre outros usos, projetados para interagir com a paisagem natural, que é reconhecida como protagonista do empreendimento. A ideia, segundo o Atellier O’Reilly, é elevar o nível dos chalés e deixar que a natureza siga crescendo sem barreiras, de uma forma selvagem e natural sem impermeabilizar o solo.

O Mirante do Gavião dispõe de sete acomodações e as divide em três categorias: casa da árvore (com mirante privativo para grupos familiares), standard e luxo, todas cercadas por castanheiras, tucumãzeiros e outras árvores nativas do bioma amazônico. A casa na árvore tem duas acomodações, podendo abrigar até seis pessoas. No espaço está incluído quatro camas regulares queen size e duas camas extras, além de cofre, minibar, ar condicionado e varanda com vista para o Rio Negro. A standard tem até três acomodações na pousada e tem capacidade para três pessoas, dispondo de duas camas regulares e uma extra. Já as acomodações de luxo podem abrigar até quatro pessoas e dispõem de duas unidades na pousada. O diferencial fica por conta do ofurô, do enxoval especial e da ampla varanda. Os preços da diária por pessoa podem chegar até R$ 1.320, em uma acomodação de luxo, por exemplo. É possível também fechar pacotes de até cinco dias quatro noites em qualquer uma das acomodações, incluindo hospedagem, passeios e refeições. A pousada fica localizada na rua São Domingos, bairro Nossa Senhora Auxiliadora, no município de Novo Airão. O local tem acesso pela rodovia AM-352 e para mais informações sobre os preços e reservas do Mirante do Gavião, é possível ligar para os números (92) 3365-1644 ou 4465-1732.

Empresa existe desde 2006 O escritório Atelier O’Reilly Architecture & Partners Sustainable Strategies, foi fundado como escritório de arquitetura sustentável no ano de 2006, em Barcelona. Desde 2011, está no Brasil, quando foi realizado o lançamento do empreendimento Residencial Vila da Mata, em São Paulo, que envolve o desenvolvimento de residências sustentáveis que, atualmente, somam mais de 20 apenas no residencial. O Vila da Mata chegou a ficar no TOP 3 Greenbest em 2011, prêmio que incentiva as iniciativas sustentáveis. Segundo o Atelier O’Reilly, escritório vem sendo contratado para desenhar projetos modelos que serão construídos em empreendimentos como Fazenda Dona Carolina, Jardim da Cidade da Cia. City, além do projeto da Casa 88° que será construída a partir de novembro na Fazenda Boa Vista, da JHSF.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.