Page 1

1,00 VENDA PROIBIDA

ANO XXX – Nº 9.829 – Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018 | Presidente: Otávio Raman Neves

EXEMPLAR DE R$ASSINANTE

ISABELA BASTOS

MANIFESTAÇÃO

SEMCOM

MINHA CASA

Pressão para anular o concurso da Seduc

600 famílias isentas de taxas

Manifestantes vão ao Ministério Público para pedir a anulação do certame, devido às irregularidades durante a aplicação das provas.

O prefeito Arthur (foto) assinou um Termo de Compromisso de Isenção (TCI), que beneficia 600 famílias contempladas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” .

Dia a dia 11

Economia 10

ASSEMBLEIA

JANAILTON FALCÃO

Amazonino: o cerco vem sendo fechado pela oposição no parlamento

APROVA CPI DO

AMAZONINO Com a assinatura do deputado Platiny Soares (PSB), o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as 301 dispensas de licitação realizadas pelo governo de Amazonino Mendes (PDT), alcançou a oitava e última adesão necessária para ser instalada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

Política 5 FIFA

A Croácia é a grande surpresa da Copa do Mundo da Rússia. O time de Modric chega a uma final de Mundial pela primeira vez em sua história. A vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1, na prorrogação, confirmou a ascensão da seleção no cenário internacional. Trippier abriu o placar, Perisic empatou no segundo tempo, e Mandzukic virou na etapa final da prorrogação. Agora, os croatas enfrentam a França na final do Mundial, no próximo domingo..

A seleção tem um elenco de dar inveja, começando pelo seu capitão, Modric, além do atacante Perisic.

Em Tempo de Copa 2 AP

REPRODUAO _WEB

DOSE ERRADA

INDENIZAÇÃO

PRIMEIRA IMAGEM

Linchamento vai custar R$ 400 mil ao governo

Erro médico mata bebê no Amazonas

MENINOS DA CAVERNA PASSAM BEM

A família de Gabriel Lima Cardoso, 18, que foi linchado em Borba, deve entrar com uma ação de indenização contra o Governo do Amazonas.

Um bebê de 10 meses morreu em Santo Antônio do Içá, devido a uma superdosagem de medicamento para tratar uma suposta alergia.

O governo da Tailândia divulgou as primeiras imagens dos meninos do “Javalis Selvagens”. No vídeo, o grupo aparece em um hospital de Chiang Rai.

Dia a dia 7

www.emtempo.com.br

José Cardoso, pai do homem que foi linchado

/emtempooficial

Dia a dia 8

/emtempooficial

Meninos fazem sinal de paz e amor no leito do hospital

@emtempooficial

Última hora 2

/tvemtempo


2

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Última hora

Última hora redacao@emtempo.com.br | André Moreira

Famílias de baixa renda terão isenção de energia

LOTERIAS Mega-Sena Concurso 2058 (11/7/2018)

RICARDO OLIVEIRA

Tarifa social garante ao consumidor de baixa renda, cadastrados em programas sociais do governo, descontos de 65% no valor da conta de energia elétrica

29 56 59 Acumulou!

Lotofácil Concurso 1687 (11/7/2018)

01 02 03 04 06

O

plenário da Câmara aprovou na tarde de ontem (11) a gratuidade de energia para famílias de baixa renda, com o consumo mensal de até 70 quilowatts-hora (kWh) por mês. A medida foi aprovada por meio de emenda ao texto do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte. Atualmente, a tarifa social de energia estabelece descontos ao consumidor de baixa renda cadastrado no valor de 65% no consumo registrado de até 30 kWh/mês; de 40% na faixa de 31 kWh até 100 kWh/mês; e de 10% na faixa de 101 kWh até 220 kWh/mês. A isenção no pagamento, atualmente, atinge apenas índios e quilombolas.

04 19 23

07 09 10 14 16 17 18 19 20 24 2 ganhadores!

Quina Concurso 4721 (11/7/2018)

04 21 49 51 52 Isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda foi aprovada na Câmara dos Deputados

Pequenas centrais Outra emenda aprovada permite às pequenas centrais hidrelétricas, com pelo menos uma unidade geradora (turbina) em funcionamento, terem seu prazo de autorização contado a partir da operação comercial dessa unidade, exceto as que tiverem penalidade pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto ao cronograma de implantação.

Acumulou! Após a aprovação da matéria, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionou a origem dos recursos orçamentários para custear a isenção de pagamento da energia elétrica às famílias de baixa renda. “Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no Orçamento do governo. Se alguém deixar de pagar a conta, outra pessoa vai pagar”, perguntou Maia. O relator da proposta, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), argumentou que a medida não geraria impacto, porque o trecho já tinha sido negociado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), durante a discussão da Medida Provisória 814/17, que perdeu a vigência antes de ser

votada pelo Congresso.

Lotomania Concurso 1882

Distribuidoras Deputados concluíram também a análise dos destaques que ficaram pendentes na semana passada. As seis distribuidoras que poderão ser colocadas à venda são: Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa); e Boa Vista Energia, que atende a Roraima. Em maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade a publicação do edital de privatização dessas seis distribuidoras de energia elétrica.

(10/7/2018)

01 02 08 16 24 32 36 41 42 44 47 51 54 62 69 75 77 80 90 98 1 ganhador!

Timemania Concurso 1203 (10/7/2018)

11 24 31 44 50 57 62 Time do coração:

SAMPAIO CORREA/MA

Acumulou!

CÂMARA FEDERAL

TAILÂNDIA

‘Javalis Selvagens’ são fotografados em hospital DIVULGAÇÃO

A televisão tailandesa exibiu ontem (11) as primeiras imagens, já no hospital, dos integrantes do time juvenil de futebol Javalis Selvagens, que foram resgatados do interior de uma caverna no norte do país, na qual passaram mais de duas semanas presos. A gravação, distribuída pela assessoria de imprensa da operação de resgate, mostra os garotos sentados em macas e com máscaras nos rostos, um deles fazendo o símbolo da vitória com as mãos em direção à câmera. Os médicos mantêm os resgatados em quarentena, enquanto recuperam os sistemas imunológicos. Todos se recuperam com normalidade e sem riscos, embora tenham perdido, em média, dois quilos de peso cada, durante os 9 dias em que permaneceram na caverna desaparecidos e sem comida.

Adolescentes resgatados vão passar 40 dias em hospital na Tailândia

Os doze jovens, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 26, entraram na caverna Tham Luang, situada ao norte da província de Chiang Rai, durante uma excursão no dia 23 de junho, após concluírem um treino de futebol,

quando uma súbita tempestade inundou a saída. Os integrantes do time juvenil passaram nove dias perdidos e sem alimento, e foram resgatados das profundezas da caverna entre o último domingo e a terça-feira (10).

Projeto do PIM será votado em agosto O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEMRJ), garantiu que a Casa votará na primeira semana de agosto o projeto de decreto legislativo aprovado no Senado que sustou os efeitos do Decreto 9.394/2018, do presidente Michel Temer, reduzindo os incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 20% para 4% às indústrias de concentrados de refrigerantes do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Dupla Sena Concurso 1811 (10/7/2018) 1º Sorteio

01 03 16 24 28 42 2º Sorteio

13 17 20 34 41 42 Acumulou!

Federal Concurso 5300 (11/7/2018) 1º 64870 2º

21745

14998

73125

48668


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Opinião

Ctext

3

marioadolfoemtempo@gmail.com / contexto@emtempo.com.br

Festival de erros O certame foi realizado no último domingo (8) e foi marcado por irregularidades ocorridas durante a realização das provas. Bagunça geral De acordo com a representação, diversas irregularidades foram encontradas na realização das provas.

ao governador para banir o Instituto Acesso de atuar no Amazonas. Estão de olho David revelou ainda que há informações de que a empresa será a responsável pelo concurso da Polícia Militar, Civil e Bombeiros. Nasce a FUnATI

Entre elas, o atraso na chegada dos cadernos de provas nos locais de exame, troca de provas entre municípios, transporte irregular de malotes e malotes com lacres violados. Sem qualificação

Arranca-rabo na Assmblia Lgislaiva O pau comeu ontem (11) na Assembleia Legislativa. E dessa vez foram colocados de lado todas as regras de decoro e ética. A deputada Alessandra Campêlo (MDB) e o líder do governo Amazonino Mendes, deputado Dermilson Chagas (PP), protagonizaram uma discussão na mesa diretora da Casa, que faria Dercy Gonçalves corar de vergonha.

Independência

O Instituto Acesso, responsável pelo certame, realizou apenas seis concursos ao longo de 21 anos de existência.

A partir da mudança, a UnATI recebe a denominação FUnATI e se desvincula da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Em tese, não possui a qualificação técnica necessária para ter sido contratado pela Seduc. Prova de mototáxi Há informações, ainda, de que o transporte das provas foi feita por mototáxi. Isto é, sem a mínima condição de segurança.

Com autonomia financeira e administrativa, está apta a receber recursos tanto do governo federal como do setor privado

Seja banida Governo do Amor Tudo porque La Campêlo cobrou de Dermilson o empenho do governo do Amor nas emendas dos deputados de oposição, na Lei Orçamentaria Anual (LOA), que Amazonino está brecando. Alfinetada Dermilson foi irônico. E cutucou a deputada ao insinuar que a ela estaria envolvida na operação da Polícia Federal, a “Maus Caminhos”. Dou na cara Alessandra saltou nas tamancas. Irritada e com o dedo em riste partiu para cima do líder: — Me respeite! Seu safado! Vagabundo! Eu bato na tua cara! Gemido

quebrar o gelo e disparou: — Você só descobriu agora que ele (Dermilson) é safado? Ninguém mexe Finalmente saiu a oitava assinatura para a instalação da CPI das Licitações. Dependendo do andar da carruagem, a Aleam poderá até pedir o impeachment de Mazoca.

Sobre esse episódio lamentável, o presidente da Aleam, David Almeida (PSB), solicitou ao líder do governo, Dermilson Chagas (PP), que peça

Euler é o cara O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) levantou a boa do médico Euler Ribeiro. Disse na tribuna da Assembleia que a transformação se deve, sobretudo, à atuação do diretor Euler Ribeiro, no decorrer dos últimos dez anos.

REPRODUCAO

ABR

Au

V

Para Malala Yousafzai. Prêmio Nobel da Paz, que vai ajudar meninas brasileiras a estudar. Para isso, ela escolheu três jovens que vão integrar a Rede Gulmakai, uma iniciativa do Fundo Malala, que patrocina homens e mulheres que incentivam ou promovem a educação de meninas em vários países.

Para o prefeito Marcelo Crivella, do Rio, que está enfrentando um pedido de impeachment, por praticar ato de improbidade administrativa por ter utilizado o Palácio da Cidade como local para uma reunião com lideranças evangélicas, no dia 4 de julho, com promessas de vantagens

Ninguém tasca O deputado Sabá Reis (PR), autor do pedido da CPI, foi indagado se algum deputado pode recuar e retirar a assinatura. Sabá respondeu da forma que lhe é peculiar: — Podem até falar da tribuna que retiram a assinatura, mas no meu documento ninguém mexe -, afirmou. Concurso suspeito

A reação de Dermilson foi light. Se limitou a suspirar: — Ai! Lenha na fogueira O deputado Josué Neto (PSD) tentou

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) agora é Fundação. Oriunda de mensagem governamental, a Lei foi aprovada por unanimidade ontem (11), em votação da Aleam.

Os procuradores Carlos Alberto de Almeida e Elissandra Alvares, do Ministério Público de Contas (MPC), solicitaram ao TCE a suspensão do concurso público da Seduc.

Oh d Ru

fotografia@emtempo.com.br

Presidente Otávio Raman Neves Vice-Presidente Otávio Raman Neves Júnior Diretor Administrativo Leandro Nunes Diretor Comercial Humberto Gandra Diretor de Redação Mário Adolfo Chefe de diagramação Mario Henrique Silva Fotografia Ricardo Oliveira Projeto Gráfico Adyel Vieira e Mario Henrique Silva

Fale conosco

(92) 3090-1010 | 3090-1017 DO GRUPO FOLHA DE SÃO PAULO

Frequentadores do Parque dos Bilhares pedem o conserto dos brinquedos, que estão precisando de manutenção devido à ação do tempo. Foto Marcio Melo


4

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Articulistas

Ch

E

opiniao@emtempo.com.br

Fronteira de solidariedade tem limite Até quando o Amazonas vai aguentar receber Venezuelanos em Manaus, sem que o governo federal ofereça qualquer tipo de ajuda para receber nossos vizinhos que chegam aqui em situação de penúria? Virou cena do cotidiano em Manaus venezuelanos pedindo empregos com apelos escritos em pedaços de papelão, ou carregando crianças no colo, com aspecto faminto. É de cortar o coração de pessoas que tenham o mínimo de sentimento humanitário e senso de solidariedade. É fácil fazer o discurso do país generoso que abre suas fronteiras para receber nossos irmãos. É bonito hastear a bandeira da paz e da solidariedade. Mas, na prática, como administrar essa situação? Só para lembrar: cerca de 16 mil venezuelanos pediram refúgio em Roraima nos primeiros seis meses deste ano – 20% mais do que em todo o ano de 2017, segundo dados da Polícia Federal (PF), divulgados pela imprensa brasileira. De acordo com dados da PF, entre janeiro e 22 de junho, foram recebidos 16.953 pedidos de refúgio no estado brasileiro de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela. Desses pedidos, 16.523, ou 97% do total, são só de venezuelanos. Os demais são de cubanos (155), haitianos (139) e cidadãos de outras nacionalidades (133). O fluxo migratório não preocupa só Roraima. Até porque, nem todos os 16.523 venezuelanos que pediram refúgio à PF este ano continuam em Roraima. Muitos podem ter seguido viagem, principalmente em busca de trabalho. E, como se sabe, boa parte está em Manaus.

F A bancada está cansada de ser usada, os partidos maiores querem usar o tempo do partido, a estrutura do partido, mas não querem ter reciprocidade com o partido. Nós já omos sozinos para a eleição outras vezes, vamos ver se o bloco centrão aceita apoiar o Flávio Roca, e aí a gente pode rever essa posição Marcos Pereira - presidente do PRB

D S

Af MR L

É médico e aluno do COF do Prof. Olavo de Carvalho

Nazismo vs Comunismo: Por que o primeiro soa tão pior quanto o segundo? Você já se perguntou por que algumas pessoas ao descreverem indivíduos ou regimes particularmente maléficos, utilizam os termos como “nazista” ou “fascista”, porém quase nunca “comunista”? Considerando que os comunistas mataram 70 milhões de pessoas na China, mais de 20 milhões de pessoas na União Soviética, 5 milhões de ucranianos, e exterminaram um terço da população do Camboja, por que o comunismo deveria causar menos repulsa que o diabólico nazismo? No total, os regimes comunistas assassinaram aproximadamente 110 milhões de pessoas de 1917 a 1987. Adicionalmente, os comunistas escravizaram a população de nações inteiras, como Rússia, Vietnã, China, Leste Europeu, Coreia do Norte, Cuba e boa parte da Ásia Central. Eles arruinaram as vidas de mais de um bilhão de pessoas. Logo, indago mais uma vez, por que o comunismo não tem a mesma reputação horrenda do nazismo? Os motivos não são poucos, muito menos simplórios, mas trago dois dos mais verossímeis. O primeiro envolve uma ignorância avassaladora sobre o histórico do comunismo. Ao passo que tanto a direita quanto a esquerda desprezam o nazismo e estão sempre ensinando lições de seu odioso legado, a esquerda jamais odiou o comunismo. E dado que a esquerda domina o ambiente acadêmico, praticamente ninguém leciona sobre a história maléfica do comunismo. O segundo diz respeito ao fato

de o comunismo se basear em teorias igualitárias que soam bonitas e humanistas para os mais ingênuos. O nazismo, não. O nazismo se baseia explicitamente em teorias atrozes. Intelectuais, responsáveis por narrar a história, são, geralmente, seduzidos por palavras. Eles tendem a considerar que ações são menos importantes do que palavras e intenções. Por esse motivo, eles raramente dão às horrendas ações do comunismo a mesma atenção que dão às horrendas ações do nazismo. Nas raras vezes em que reconhecem as atrocidades dos comunistas, se apoiam no subterfúgio de que os resultados catastróficos (mesmo que repetidos sistematicamente ao longo da história) aconteceu porque a ideologia foi “deturpada”. Enquanto a esquerda e todas as instituições influenciadas por ela continuarem se recusando a reconhecer quão atroz, maléfico e desumano foi o comunismo, continuaremos a viver em um mundo moralmente confuso, no qual ideias abertamente comunistas são saudadas por intelectuais influentes e políticos declaradamente simpáticos a este regime são eleitos e respeitados.

É filósofo

Como gerar emprego na Amazônia Há uma preocupação estrutural, no centro das prioridades da OIT, Organização Internacional do Trabalho, com relação ao fim do emprego, um anúncio fúnebre, aparentemente catastrófico, que as autoridades utilizam para chamar a atenção da sociedade, e especialmente dos atores do setor produtivo e do poder público. Estamos todos, na verdade, atarantados com a velocidade das mudanças, com o avanço tecnológico, responsáveis por zerar mão de obra, substituir o braço humano pela eficiência da impressora 3D, que recria o mundo e agita as consciências imutáveis. A economia digital associada à robótica – duas realidades dos tempos modernos absolutamente irreversíveis – desencadearam o desemprego em massa no modelo clássico de produção industrial. A questão que se coloca é: como utilizar esses instrumentos para criar novas saídas? O profeta José Márcio Mendonça, jornalista visionário que nos deixou recentemente, alertava para o problema sugerindo que essas mudanças na economia sempre escondem oportunidades, nosso dever e desafio é identificá-las. A própria tecnologia cria novas brechas de emprego, ou seja, uns são destruídos outros aparecem. Portanto, a primeira saída é retreinar a mão de obra para essas novas realidades, novas oportunidades. Porém, sabe-se que o número de empregos a serem criados nunca será o mesmo que existia até então. “Nunca mais este Polo Industrial de Manaus vai gerar 120 mil empregos que existiam antes da recessão.”, diz Augusto Rocha, líder empresarial e professor universitário de engenharia de produção e bioprospecção, recomendando a diversificação criativa das oportunidades com o manejo sustentável dos produtos florestais e minerais da Amazônia. A tendência da civilização é o ideal grego do ócio, o que os italianos chamam de “dolce fare niente”, no sentido de fazer a tecnologia trabalhar a nosso favor. A doçura de uma vida à-toa, En-

quanto decresce ano a ano a indústria de transformação a de serviços próspera. Na Amazônia, talvez, tenhamos a última fronteira Naturalmente, que convém a este ser criativo. Assim, é preciso também descobrir “novas” atividades, e um dos grandes negócios pode estar na chamada economia criativa, no desenvolvimento da biotecnologia, ou na tecnologia da informação e da comunicação, no caso aqui da Amazônia, com esse acerto monumental de floresta e genética, a busca de novos fármacos, da dermocosmética e da indústria nutracêutica, a partir da biodiversidade. Aqui, quem prestar atenção, vai descobrir as trilhas de uma nova economia. A biodiversidade amazônica é muito mais rica, em sua fauna e flora, que a coreana. É preciso envolver num grande projeto o setor privado, a universidade e o poder público. É inaceitável que o Brasil tenha menos de 1% de seus cientistas atuando na Amazônia, onde o mundo civilizado está de olho desde a descoberta da América. Os países centrais já teriam posto milhares de cientistas e laboratórios para planejar e implantar um futuro mais saudável e mais próspero. Perdulários e desprovidos de visão de futuro, nossos governantes queimam recursos públicos para os quais nada fazem no desafio de gerar riqueza. Aonde foram parar os R$2,4 bilhões recolhidos pelas empresas de Informática entre 2012 e 2016? É provável que sequer os órgãos de controle sejam capazes de arriscar um palpite a respeito? No mesmo período, o Governo da Coreia investiu U$2 bilhões para atrair empresas privadas, em P&D, pesquisa e desenvolvimento, de nove áreas da economia voltadas ao futuro, priorizando inteligência artificial, realidade virtual, materiais leves, utilização do carbono, biotecnologia voltada para Medicina, entre outros. Quem vai colher frutos robustos e quem vai continuar reclamando que viramos um país que só sabe gerar riquezas com as commodities da Agricultura?


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Política

Política

5

politica@emtempo.com.br | Thiago Botelho

Farra das licitações será alvo de CPI na Assembleia

JANAILTON FALCÃO

Comissão Parlamentar de Inquérito será instaurada na Assembleia Legislativa, em agosto, para apurar 301 contratações sem processos licitatórios, que somam quase R$ 300 milhões

C

om a assinatura do deputado estadual Platiny Soares (PSB), durante a sessão plenária de ontem (11), o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as 301 dispensas de licitação realizadas pelo governo do Estado, desde o início da gestão de Amazonino Mendes (PDT), alcançou a oitava e última adesão necessária para ser instalada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os contratados celebrados pelo Estado sem o devido certame licitatório somam o valor de R$ 289,9 milhões. O pedido instalação da CPI foi feito pelo deputado Sabá Reis (PR) em 9 de maio e, desde então, continha as assinaturas dos deputados Abdala Fraxe (Podemos), Francisco Souza (Podemos), José Ricardo (PT), Luiz Castro (Rede), Serafim Corrêa (PSB), do presidente da Casa, David Almeida (PSB), além do autor da proposta. Platiny explicou que passou um mês fazendo uma minuciosa coleta de informações, para só então assinar o documento. “Eu tenho em mãos a coleta minuciosa de uma documentação, que passei mais de um mês estudando. Mantive a calma e parcialidade, para fazer, de forma técnica e não política, essa decisão. Sou advogado

Na curta gestão de Amazonino Mendes, já foram realizadas mais de 300 dispensas de licitação para contratação de serviços diversos

e, como deputado, quero exercer meu mandato de forma técnica”, disse o parlamentar. Instalação da CPI De acordo com Sabá Reis, os trabalhos da Comissão terão início após o recesso parlamentar em agosto, e revelou que as contratações sem o processo licitatório somam um valor relevante, o que respalda uma investigação por parte dos deputados. “O governo do Amazonino

EM OUTUBRO

Anamã e Novo Airão terão eleições para prefeito Fabiane Morais

Após terem seus gestores cassados pela Justiça Eleitoral, os municípios de Anamã e Novo Airão irão escolher os novos prefeitos no dia 28 de outubro, mesma data em que acontecerá o 2º turno das eleições deste

ano. A informação foi divulgada ontem (11) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto os cargos ficam vagos, os presidentes das câmaras municipais assumiram o comando dos municípios interinamente. O ex-prefeito de Anamã, Raimundo Chicó (MDB), teve

o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, por conta de condenações nas eleições de 2008, por abuso de poder econômico. No entanto, uma liminar o fez permanecer no cargo até o dia 14 de abril

tem 280 dias de gestão e 301 dispensas de licitação. É mais de uma por dia. Espero que, com a instalação da CPI, o governo pare de fazer dessa exceção a regra que tem feito, porque, no dia de hoje, já são 301 o número de procedimentos, e, quando eu propus a CPI, eram cerca de 180. De lá para cá, o governo quase que dobrou esse número e ele (Amazonino) não tem limite para fazer as coisas. Creio que, com a CPI, o governo vai dar uma

deste ano, quando o TSE derrubou a decisão. Já no dia 6 de julho deste mês, o TRE afastou o prefeito cassado de Novo Airão, Wilton Santos (PSDB), e o vice, Antônio Tiburtino (DEM). Ambos haviam sido cassados no dia 17 de maio, mas continuavam na prefeitura do município, porque não havia determinação de afastamento. À época, a defesa do prefeito e do vice-prefeito chegou a entrar com recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas foram negados pela corte em sessão plenária de 17 de maio de 2018. Na mesma sessão do TSE, cujo acórdão foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de

parada nisso”, disse. De acordo com a Lei Geral de Licitações (8.666/93) em seu Artigo 24, o Estado pode dispensar licitações quando precisar urgentemente de um determinado bem ou serviço. Entre as hipóteses que justificam a dispensa, estão os casos em que a contratação possui um valor tão baixo que não faria sentido arcar com os custos de um procedimento licitatório para escolher um dos interessados em contratar.

18 de junho, o plenário decidiu por ignorar a reclamação do segundo colocado no pleito, Roberto Frederico Paes Júnior. “Por sua vez, num segundo momento, a partir da publicação do acórdão prolatado pelo TSE em 18 de junho de 2018, esta Presidência municiou o Juízo Eleitoral de Novo Airão com todas as informações emanadas do TSE. O referido Juízo, entretanto, entendeu que ‘para que ocorra a execução imediata do acórdão, se faz necessário ordem expressa nesse sentido, o que não ocorreu’’, informou o presidente do TRE, o desembargador João Simões, no despacho.


6

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Política

Cá H “Ele produziu efeitos nocivos sobre a credibilidade da Justiça”

Raquel Dodge (PGR) ao pedir investigação do desembargador petista Rogério Favreto

CGU tapeou o TCU sobre acordo com Odebrecht

Além da Advocacia Geral da União (AGU), também o Ministério da Transparência (CGU) assumiu por escrito o compromisso de submeter à análise do Tribunal de Contas da União (TCU) a minuta do acordo de leniência com a Odebrecht, protagonista no maior roubo da História. Mas o acordo foi fechado à revelia do TCU, beneficiando a empreiteira. Nem Emílio faria acordo tão camarada com o filho Marcelo Odebrecht. AGU ainda contou lorota: “o espaço do TCU foi preservado”. Não foi. Escurinho do cinema Na prática, AGU e Ministério da Transparência, órgãos do governo federal, esconderam do TCU os termos do acordo com a Odebrecht. Irmãos camaradas AGU e CGU acordaram uma multa irrisória à Odebrecht, ainda assim para ser paga em longuíssimas prestações, até o ano de 2040. Palavra não honrada O compromisso com o TCU foi firmado em ofício de abril, em poder da coluna, do secretário-executivo substituto José Marcelo C. de Carvalho. Ataque aos críticos Por meio de assessores, a AGU ataca o TCU. Diz que o tribunal “vaza tudo”, que “não queria o acordo” e os técnicos “querem protagonismo”. DF: Frejat lidera e quase 70% rejeitam Rollemberg O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) lidera com folga a disputa pelo governo do Distrito Fede-

ral com 25,4%. Em segundo, com 11,5%, aparece o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que pode ficar fora do 2º turno porque 69,6% dos eleitores afirmam que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em terceiro está Eliana Pedrosa (Pros), com 9,8%. Dos entrevistados, 22,6% não votariam em nenhum dos candidatos. Efeito Bolsonaro General Paulo Chagas (PRP) tem 5,1%, Chico Leite (Rede) 4,9%, Izalci (PSDB), 4,4%, Alexandre Guerra (Novo), 3,2% e Joe Valle (PDT), 2%. Rejeição generalizada No quesito rejeição, a ex-deputada Eliana Pedrosa está nas alturas, 50,8%, mas rejeição ao líder Jofran Frejat também é alta: 43,1%. Metodologia O Paraná Pesquisas ouviu 1.540 eleitores de 6 a 11 de julho. Margem de erro é 2,5%. Pesquisa registrada no TSE sob o nº DF-00150/2018. Aposta petista A estratégia petista de ingressar com múltiplos pedidos de soltura de Lula,

Com André Brito e Tiago vasconcelos

preso por corrupção, não é apenas uma maneira de debochar do Judiciário. É uma aposta: vai que aparece outro juiz adorador de Lula... Gangue dos combustíveis Sem dourar a pílula, o deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) acha pouco chamar de “cartel” a ação das grandes distribuidoras de combustíveis, tipo BR, Ipiranga e Shell, contra a venda direta de etanol aos postos. Prefere chamar essa turma de “gangue”. ANP faz vergonha A Agência Nacional do Petróleo (ANP) se associou às distribuidoras que protege para insinuar que a venda direta do etanol não garantiria “qualidade”. É mentira. As usinas são submetidas a certificados de qualidade do tipo ISO. A fiscalização da ANP é que não garante nada. Oportunidade perdida Apesar da qualificação do novo ministro, o presidente Michel Temer perdeu outra ótima oportunidade de extinguir o Ministério do Trabalho, cuja inutilidade tem sido verificada há vários governos. Tarefa é de outro ministro Ao empossar o novo ministro Caio Vieira de Melo, Temer disse que “a prioridade é o emprego”. Verdade. Mas o Ministério do Trabalho nada tem a ver com isso, e sim o Ministério da Fazenda. Terra sem lei O cancelamento de multas de caminhoneiros que cometeram infrações de trânsito segue a mesma lógica de impunidade de não descontar os dias parados mesmo quando greves são consideradas ilegais.

Golpe do telemarketing Grandes empresas e bancos atiram no pé: terceirizam para várias empresas de telemarketing a tarefa de fazer contatos simultâneos com clientes, que são atormentados com dezenas de ligações, das 7h às 23h, até fim de semana. A Anatel, como sempre, finge que não sabe. Pensando bem... ...depois de 143 habeas corpus negados de uma vez, fica a impressão que a meta dos defensores de Lula é atingir 171. PODER SEM PUDOR Um debiloide na Espanha Quem achava o então presidente George W. Bush o mais medíocre e despreparado dos políticos americanos, não conhecia o irmão mais novo, Jebb, que governou a Flórida. Certa vez, em visita a Madri marcada por gafes, ele cometeu a indelicadeza de dizer que a Espanha seria “recompensada” pelo apoio à guerra no Iraque, e ainda errou nomes e cargos de autoridades locais. Ao saudar o debilóide, o chefe da mais antiga monarquia europeia, rei Juan Carlos I, não perdeu o tom: - É uma honra receber o irmão do rei dos Estados Unidos...

Enforcaram o ano!

AMAZONAS

INQUÉRITO

Raquel Dodge quer investigar Favreto por ‘prevaricação’ DIVULGAÇÃO

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ontem (11) ao Superior Tribunal de Justiça pedido de abertura de inquérito judicial contra o desembargador do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) Rogério Favreto pelo crime de prevaricação. Ela entende que o magistrado agiu fora da sua competência, ao conceder liminar em habeas corpus ao expresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A PGR também enviou ao Conselho Nacional de Justiça reclamação disciplinar contra o desembargador do TRF-4. Ao STJ, Raquel afirma que Favreto “deu aparência de legalidade a sua competência e ao conteúdo da sua decisão, fazendo crer que desconstituía ato de Juiz Federal (o da 13ª Vara Federal de Curitiba) e não do próprio TFR4”. “Reiterou-a e dirigiu-se à autoridade policial, fixando prazo em horas para que cumprisse sua decisão, chegando a cobrar pessoalmente ao telefone o seu cumprimento”, relata. A procuradora-geral avalia que, ao conceder o ha-

A Câmara dos Deputados encerra o seu período mais improdutivo da História, com participação mínima dos parlamentares em decisões relevantes. Vai piorar no segundo semestre.

Procuradora-geral da república, Raquel Dodge, no plenário do STF

beas corpus a Lula, Favreto apresentou “elementos de ato ilícito praticado dolosamente com o objetivo de satisfação de sentimentos e objetivos pessoais, tipificado pela lei penal”. Segundo Raquel, a conduta de Favreto “revogava a ordem de prisão de um condenado em segundo grau de jurisdição, que havia sido confirmada em todas as instâncias extraordinárias de modo notório em todo o

Brasil e especialmente naquele TFR4, que a emitira”. “Sua atuação persistente ao longo do domingo e cobrando urgência vestiuse da aparência da atuação jurisdicional em regime de plantão, para que fosse cumprida pela Polícia Federal no mesmo domingo, e deu-se com a plena ciência de que seu ato seria revisto pelo menos no dia seguinte pelo juiz natural, como será demonstrado”, sustenta.

Gestor multado pelo TCE ser protestado em cartório Um termo de cooperação técnica assinado entre a conselheirapresidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins dos Santos, e o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos Brasil - Seção Amazonas (IEPTB-AM), Cloves Barbosa de Siqueira, ontem (11), vai permitir que os gestores públicos do Amazonas tenham os nomes incluídos nos 72 cartórios de protestos do Estado, caso não paguem as multas aplicadas pelo colegiado do TCE. A partir de agora, os gestores que forem multados por irregularidades pelo colegiado do TCE e que não realizem o pagamento dos valores devidos no prazo máximo de 30 dias, terão os nomes automaticamente incluídos nos cadastros restritivos de créditos, ficando impossibilitados de realizar compras, empréstimos, financiamentos, entre outros, até que realizem o pagamen-

to junto aos cartórios de protestos. O vice-presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, e o conselheiro Josué Filho assinaram o termo de cooperação técnica, o qual terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por tempo igual. Para a conselheira Yara Lins dos Santos, além de ser um instrumento didático, o acordo de cooperação visa a diminuir o número de gestores inadimplentes com a Corte de Contas em relação às multas. “Esta parceria irá possibilitar ao TCE ter êxito na aplicação e recebimento dos valores das multas, uma vez que os gestores só poderão ter as restrições retiradas mediante o pagamento do valor devido ao Tribunal”, comentou a presidente do TCEAM, ao revelar que ao menos 90% dos gestores que são multados pelo TCE não efetuam o pagamento das multas, que são inscritas nas dívidas ativas municipais e estadual.


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Dia a dia

Dia a dia

7

diadia@emtempo.com.br | Thiago Monteiro

DRAMA

Tomógrafos continuam quebrados Rita Ferreira

Desesperado com o risco de morte do pai, um homem publicou um vídeo nas redes sociais nesta semana, no qual desabafa sobre problemas enfrentados no hospital e prontosocorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com informações do rapaz, o aparelho de tomografia da unidade está quebrado, e os pacientes sofrem com a demora para fazer o exame em outros hospitais da rede pública estadual. No vídeo, o homem explica o drama vivido pelo pai, que sofre com problemas renais e precisou ser internado após ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Chegando no 28 de Agosto, a primeira coisa que os médicos pedem é uma tomografia, mas a decepção é que não tem como fazer, porque o aparelho está quebrado”, relatou. O rapaz lamenta que a solução oferecida pela Secretaria de Saúde (Susam), que retarda o tratamento dos pacientes que precisam passar por uma tomografia com urgência, e critica os investimentos feitos pelo governador Amazonino Mendes em setores não essenciais.

Família pode receber até R$ 400 mil do governo

MARCELY GOMES

Defesa de jovem que foi linchado e carbonizado em Borba deve entrar com uma ação de indenização por danos morais contra o governo Daniel Landazuri

A

família de Gabriel Lima Cardoso, 18, que foi linchado e carbonizado em Borba (a 151 quilômetros de Manaus), por causa de um estupro e homicídio de uma adolescente de 14 anos no último fim de semana, deve entrar com uma ação de indenização por danos morais contra o Governo do Amazonas. O advogado James Dirane, que representa a família, avaliou que os pais do jovem podem receber até R$ 400 mil de indenização. Conforme Dirane, o valor é calculado a partir da estimativa de vida do brasileiro. Levando em conta que a vítima era um jovem de 18 anos e, segundo estudos, o brasileiro vive no mínimo até os 75 anos. “Nesse quesito a família pode receber entre R$ 300 e R$ 400 mil, em comparação com outras ações semelhantes”, disse o advogado. O jurista ainda ressaltou que a quantia é insignificante para uma vida que foi ceifada de forma brutal e estava sob custodia do Estado. “Um jovem que deixou um filho e duas famílias destruídas. Algo antagônico, as pessoas com faixas pedindo Justiça e se tornando assassinas. O crime que Gabriel cometeu foi tão cruel quanto a forma que ele foi morto”, disse James.

De acordo com o advogado, o processo deve ser ingressado na Justiça em até 30 dias. Período em que a família deve receber a certidão de óbito da vítima, e aguarda os tramites de conclusão das investigações. Dirane relatou que, a princípio, foi contratado para defender Gabriel da acusação de homicídio, mas agora está preparando a ação para processar o Governo do Amazonas, por conta da omissão. “A partir do momento que eu entreguei o jovem, que era suspeito de um crime, à Justiça, o Estado tinha a obrigação de cumprir o artigo 5º da Constituição Federal, de manter a integridade física do preso, o que não aconteceu. Meu cliente foi retirado de dentro de um quartel da Polícia Militar, arrastado, apedrejado, e, de-

MEC

Prêmio Professores do Brasil registra a inscrição de 73 educadores do Amazonas A 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB) registrou a inscrição de 73 docentes da educação básica da rede pública do Amazonas. Em todo o país, foram 4.040 inscritos. O concurso pretende reconhecer e premiar o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

“O prêmio passou a ser mais conhecido pelos professores, e foi feita uma divulgação forte pelos participantes da edição passada”, explicou o coordenador-geral de apoio a certames e programas especiais, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Joselino Goulart Júnior. “Isso nos ajudou a termos esse número de 4.040 inscritos, mesmo em um curto período para as inscrições”. O prêmio é uma inici-

ativa do MEC com instituições parceiras, e tem como objetivo estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A premiação dá visibilidade às boas experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, além de oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

pois de morto, foi queimado”, afirma o advogado, que ainda lamentou a deficiência do Sistema de Segurança Pública do Amazonas. Investigações A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) já identificou 13 pessoas que participaram, ativamente, da depredação do prédio da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e dos atos de violência que resultaram na morte de Gabriel. O delegado Mateus Moreira, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), explicou que, ao longo das diligências, 15 pessoas foram ouvidas no prédio da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), entre familiares de Gabriel e indivíduos que foram reconhecidos nas imagens gravadas por moradores. Ao todo 13 pessoas foram iden-

Advogado James Dirane afirma que os pais do jovem podem receber até R$ 400 mil de indenização do Estado

tificadas e responderão pelos atos praticados. “As imagens registradas no momento da ação criminosa auxiliaram nas investigações e na identificação de autores dos danos e do linchamento. Parte das 13 pessoas foram ouvidas na delegacia, já outros empreenderam fuga antes de prestar depoimento. Já temos ciência da participação de cada um. O procedimento será concluído e, posteriormente, remetido à Justiça. Todos os infratores responderão criminalmente por esse ato bárbaro, o próprio delegado-geral, Mariolino Brito, nos orientou e garantiu que essas pessoas serão transferidas para capital, eles não ficarão impunes”, disse Moreira.


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Dia a dia

8

REPRODUÇÃO

Médico sem registro no CRM erra receita e mata bebê no AM Bebê deveria ter recebido 2,5 miligramas de antialérgico, mas falta de vírgula em receita resultou em dose de 25 miligramas. MPAM investiga o caso Luís Henrique Oliveira

S

endo a segunda causa de morte mais comum no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, segundo diversos institutos e universidades federais, a morte de pacientes por falhas em hospitais públicos e privados ainda assusta. Para se ter uma ideia, o número de mortes equivale a três em cada cinco minutos. No Amazonas, a última morte causada por falha humana divulgada ocorreu na tarde do último domingo (8), em Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus), quando um médico sem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) prescreveu para um bebê de apenas 10 meses uma dosagem de um medicamento para tratar alergia dez vezes maior do que o recomendado para a criança. De acordo com familiares da

Bebê de 10 meses morreu devido a uma superdose de medicamento

SERVIÇOS

quanto à morte da criança. O Promotor de Justiça Carlos Firmino, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tabatinga, já tomou as primeiras providências em relação ao caso. Segundo o MPAM, o pai da criança foi ouvido, e diversas provas técnicas, como o laudo médico do bebê e o receituário com a prescrição passada pelo médico, já foram recolhidas.

DOM PEDRO

Prefeitura faz ação itinerante em escola no Jorge Teixeira A ação itinerante Prefeitura + Presente (P+P) vai levar serviços variados aos moradores da Zona Leste, no sábado (14), das 8h às 12h, na escola municipal Helena Augusta Walcott, localizada na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira. Na atividade, coordenada pela Ouvidoria Municipal e pelo Procon Manaus, mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros, como a Manaus Ambiental

criança, o bebê Henzo Matheus Pinto Elias chegou ao hospital de Santo Antônio do Içá com quadro de febre e vômito. Ele ainda chegou a passar seis dias internado na unidade. Conforme o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a Promotoria de Justiça de Tabatinga já iniciou procedimento para apurar as responsabilidades

A investigação apurou que o médico pode ser processado por exercício ilegal da medicina e homicídio doloso ou culposo, de acordo com entendimento do promotor quando a investigação for concluída. Na ocasião, na receita assinada pelo médico, foi recomendado o uso de dipirona e 25 miligramas de prometazina, sendo que a dose foi corrigida, após a aplicação, para 2,5 miligramas. O gestor do Hospital de Santo Antônio do Içá e o prefeito podem ser responsabilizados por permitir a atuação irregular do médico no hospital. “A gente não é responsável, porque esse médico não fazia mais parte do quadro do município. Mas, de qualquer forma, esse médico não deveria estar mais lá nem por voluntário”, disse ao EM TEMPO o prefeito do município, Abraão Lasmar.

e Amazonas Energia, estarão reunidos para dar soluções mais rápidas às demandas dos comunitários, sobretudo daqueles residentes em áreas mais afastadas do Centro. Serão ofertadas palestras, carreta da mulher, programas sociais, cadastro de cartão do idoso, atividades de recreação, atualização de cadastro habitacional, orientações jurídicas, dentre outros serviços.

Moradores reclamam de vazamento de água em muro Nícolas Daniel Marreco

Moradores da avenida José Alvares Maciel, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, reclamam de um vazamento de água no muro da escola estadual Senador Petrônio Portella. Eles afirmam que o problema dura há anos, o forte odor e lodo tomam conta do ar de quem

passa na via. Segundo relatos da população da localidade, a diretora da instituição de ensino sempre afirma que não pode fazer nada. O vigia conhecido como “Tonelada”, de 61 anos, é morador há 12 anos da rua e relata que essa história se repete todos os anos. “Nunca soubemos se a água é do esgoto da escola ou só da

chuva, mas ela tem um odor muito forte. A água fica acumulada em um pequeno córrego e, quando chove, transborda para a rua”, disse. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que equipes de manutenção já se encontram na escola desde segunda-feira (9), e até o dia 16 deste mês as obras devem ser concluídas.


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Economia

Economia

9

economia@emtempo.com.br | Emerson Quaresma

Polo de duas rodas revisa para cima

o crescimento 11%

O bom desempenho na produção bem, como nas vendas, no primeiro semestre, levou a Abraciclo a apostar em alta de 11%

é a nova estimativa de crescimento da produção do polo de duas rodas de Manaus, segundo a Abraciclo. Depois de fechar o ano de 2017 no negativo, abriu 2018 com a expectativa de se recuperar com alta de 5,9% neste ano

R

edação e Agência Brasil - O polo de duas rodas do parque fabril de Manaus fechou o primeiro semestre com produção de motocicleta (16,7%) e bicicleta (10,7%) em alta sobre o mesmo período do ano passado, o que fez o setor revisar a previsão de crescimento no ano de 5,9% para 11%. As vendas do setor no atacado no mercado nacional também registraram de 12,2%, o que também levou a revisão de recuperação em 2018 de 4,3% para 10,5%. Os dados foram divulgados ontem (11), em São Paulo, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), um dia antes da coletiva de imprensa que a entidade vai fazer nesta quinta-feira (12) em Manaus. De acordo com a Abraciclo, a greve dos caminhoneiros afetou as vendas em junho, já que houve queda de 11,3% na comparação com maio. Segundo a associação, a paralisação afetou o recebimento de insumos e reduziu a distribuição de motocicletas. A produção em junho foi levemente afetada pela paralisação, já que recuou 0,3% em relação ao mesmo mês em 2017. “Alguns dos nossos fabricantes decidiram antecipar as férias coletivas de junho

e julho por causa da greve, e isso repercutiu no menor volume de produção”, explicou o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. Apesar do dado negativo de junho, no acumulado dos primeiros seis meses do ano, a produção de motocicletas registrou crescimento de 16,7%, ao alcançar a produção do total de 494.685 unidades no período. As vendas de motocicletas no atacado, durante o primeiro semestre do ano, totalizaram 451.311 unidades, crescimento de 12,2%. O balanço de vendas no varejo aponta alta de 3,3% em junho na comparação com o mesmo mês de 2017. Em relação a maio, houve redução de 8,8%. De janeiro a junho, registrou-se alta de

6,9% em relação a igual semestre do ano passado. Foram exportadas 41.030 unidades no primeiro semestre, alta de 26,6% sobre o mesmo período de 2017. Em junho, as exportações totalizaram 4.404 unidades, queda de 42,4% sobre junho do ano passado e de 33,6% em relação a maio deste ano. Fermanian disse que os resultados de forte queda no mês passado têm relação com a redução de exportações para Argentina, país que recebe 70% das exportações brasileiras. “[Os resultados] refletem o impacto do mercado da Argentina, que vem sofrendo com a desvalorização cambial. Isso já refletiu em queda no mês de junho”, disse o presi-

Em junho a produção do polo de duas rodas da indústria foi prejudicada por conta da greve dos caminhoneiros, que afetou o abastecimento de insumos

dente da Abraciclo. Bicicletas A produção de bicicletas no primeiro semestre foi de 327.850 unidades, alta de 10,7% sobre o mesmo período de 2017. Em junho, houve alta de 14,9% em re-

lação a junho de 2017. Na comparação com maio, foi registrada queda de 23,4%. O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, João Ludgero, disse que a greve dos caminhoneiros provocou redução do volume de produção, mas “não a ponto de impactar as linhas de produção”. As fábricas tiveram acúmulo de distribuição, mas a recuperação se deu ainda em junho. Ludgero avalia como positivo o aumento estimado em 30% a 40% no uso de bicicletas nos grandes centros urbanos brasileiros, durante a greve dos caminhoneiros. “Despertou-se bastante o interesse [na bicicleta]. Cada vez que a gente tinha dificuldade de ir para à escola ou ao trabalho, a bicicleta foi usada”, disse.

ARQUIVO EM TEMPO

PRODUÇÃO

Indústria amazonense fecha maio com queda de 4,1% A produção industrial do Amazonas registrou queda de 4,1% no período de abril para maio deste ano, na série com ajuste sazonal. A retração é atribuída à greve dos caminhoneiros, ocorrida durante o mês de maio. No acumulado do ano, no entanto, a indústria teve desempenho positivo em oito locais. A principal alta foi observada no Amazonas (17,9%). Essa é a décima segunda maior queda do Amazonas

Sem título-30 9

entre os Estados onde a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi liderada pelo Mato Grosso, com baixa de 24,1%. Nessa comparação, a média móvel trimestral ficou com redução de 2,3%, uma vez que, no mês anterior, também houve queda de 4%. A indústria amazonense registrou aumento de 4,5% em maio deste ano em comparação ao mesmo período do ano

passado. Sete das dez atividades pesquisadas tiveram taxas positivas. Bebidas, borracha e plástico e máquinas e aparelhos elétricos foram os três segmentos com queda de 5,0%, 15,5% e 13,4%, respectivamente. Entre as atividades com destaque, estão equipamentos de transporte (motocicletas, peças e acessórios) com 29%, extrativos (coque e derivados de petróleo) com 13,5% e máquinas e equipamentos com 7,5%.

Recuo foi atribuído aos efeitos da greve dos caminhoneiros, que parou o país no período

11/07/2018 22:14:27


10

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Economia

Famílias ganham isenção de taxas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ MÁRIO OLIVEIRA

Termo assinado pelo prefeito Arthur Neto isenta mais de 600 famílias beneficiadas por programa habitacional

O

prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou nessa quarta-feira (11) um Termo de Compromisso de Isenção (TCI) que beneficia 600 famílias contempladas pelo programa “Minha Casa Minha Vida – Entidades”. A cerimônia aconteceu no auditório da Casa Militar, Compensa, Zona Oeste. Na prática, a Prefeitura de Manaus isentará mais de 600 famílias que residirão nos residenciais Bom Jesus, Residencial Colônia Antônio Aleixo e Residencial MDS Moradia, todos no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte, do pagamento do Alvará de Construção, entre outras taxas do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com renúncia fiscal da ordem de R$ 860 mil. Em Manaus, o programa contemplou o Instituto Amazonense Mão Amiga, a Associação de Moradores e Amigos do Complexo Colônia Antônio Aleixo (AMAACCA) e o Movimento Social pelo Direito à Moradia Digna (MDS). Até 90% do valor do imóvel é custeado pelo programa, sendo o restante dividido em até 120 meses (10 anos), com parcela mínima de R$ 80 e máxima de R$ 270. As obras dos três

Sem título-30 10

A renúncia fiscal de R$ 860 mil sobre as taxas municipais foi assinada pelo prefeito de Manaus, na tarde dessa quarta-feira (11), na sede da prefeitura

residenciais devem ser iniciadas ainda neste semestre, com previsão de conclusão em 24 meses. Na ocasião, o prefeito falou sobre o quanto o deficit habitacional é grande na cidade de Manaus e enumerou o que a prefeitura vem fazendo dentro do seu programa de Habitação, considerado o maior de todos os tempos. “Hoje estamos contemplando essas três entidades que conseguiram o recurso para a construção de 200 habitações cada. Nós então vamos trabalhar com elas, porque o nosso compromisso é entrarmos com a infraestrutura. Não era um hábito a pre-

feitura trabalhar habitação, e agora queremos expandir isso cada vez mais. O deficit é enorme, e não é por isso que não vou fazer nada, pelo contrário, vou fazer o que puder para atender ao máximo de pessoas, mesmo sabendo que não podemos atender a todo mundo”, salientou Arthur Neto. O “Minha Casa, Minha Vida – Entidades”, criado em 2009, tem o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos, cuja renda mensal bruta seja de até R$ 1,6 mil.

“A prefeitura apoia as entidades habilitadas pelo Ministério das Cidades, para que elas possam contribuir para a redução do déficit habitacional na cidade. Essa isenção é sobre o alvará de construção para essas entidades, que agora, em breve, irão iniciar as obras”, disse o subsecretário municipal de Habitação, José de Arimatéia. Para a liderança do Movimento Social pelo Direito à Moradia Digna (MDS), Ana Ramos dos Santos, essa isenção representa uma conquista para os grupos que lutam pelo Minha Casa Minha Vida - Entidades. “Isso é um sonho realizado para todos que aguardam a sua casa própria. Agora, o próximo passo é o mais importante, que é começar a construção das moradias. Nós sofremos juntos e queremos comemorar juntos”, disse, com alegria, a líder do MDS. A cerimônia também contou com a presença do superintende do Patrimônio da União, Alessandro Cohen, o superintendente da Caixa Econômica Federal no Amazonas, Mário Tonon, vereadores e o secretariado municipal. Outros aportes No mês de março, o prefeito Arthur Virgílio Neto também concedeu, por meio de renúncia fiscal, isenção de taxas e tributos ao Movimento de Mulheres por Moradia Orquídeas (MMMO), para a conclusão do Residencial Orquídeas, com 600 unidades habitacionais de interesse social no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

11/07/2018 22:10:04


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Educação

Educação

11

educacao@emtempo.com.br | Thiago Monteiro

Candidatos fazem manifestação DIVULGAÇÃO

Pedido Além de pedir a anulação do concurso e a aplicação de uma nova prova, os candidatos exigem outra banca para aplicar a prova. Conforme o professor Pedrosa, os candidatos não confiam mais no Instituto Acesso para a aplicação de um novo certame. “O instituto contratado pela Seduc estava completamente despreparado para fazer um concurso dessa amplitude. O órgão tinha capacidade para contratar uma banca mais séria”, afirmou o professor.

Ato aconteceu na manhã de ontem (11), no Ministério Público do Estado do Amazonas. Candidatos pediam a anulação do certame da Seduc-AM Isabela Bastos

C

andidatos ao concurso público da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM) fizeram uma manifestação, na manhã de ontem (11), nas dependências do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na avenida Coronel Teixeira, na Zona Centro Oeste. Os manifestantes pedem a anulação do certame devido às várias irregularidades constatadas durante a aplicação das provas. O professor de português e proprietário de um curso preparatório, Mauro Pedrosa, veio à manifestação em apoio aos alunos que foram prejudicados durante o concurso. Conforme o educador, os candidatos foram tratados com falta de respeito. Ele ressaltou sobre as inúmeras irregularidades no certame. “A banca reteve formulários de rascunho que deveriam ter sido entregues aos candidatos, havia pessoas com telefones celulares, tirando fotos e gravando vídeos em sala. Os candidatos podiam sair livremente da sala para ir ao banheiro e conversar entre si”, pontuou. Além dessas irregularidades, o professor também aponta erros ortográficos em várias questões específicas de língua portuguesa. “Pelo menos sete questões específicas da prova apresentavam erros que cabiam recurso, isso é inadmissível”, disse Pedrosa. Durante a manifestação, candidatos foram recebidos pela promotora especializada nos direitos humanos da educação, Delisa Ferreira, do MPE-AM. “Essas acusações são apenas suspeitas e ainda serão analisadas. Dependendo da veracidade, ou não, das denúncias, o concurso pode ser anulado”, afirmou a promotora. A promotora explicou que a recomendação de suspensão é necessária para que o Ministério Público e a Seduc apurem, junto à empresa contratada, se houve ou não fraude no concurso. “O órgão deverá apurar se houve irregularidades e se elas contaminaram o concurso e atrapalharam o desempenho dos candidatos no resultado. Queremos apurar todas as informações que ocorreram a partir da execução do contrato com o Instituto Acesso”, pontuou Delisa. Segundo o candidato ao cargo de professor de História Guilherme Faial, 26, o intuito da reunião com a promotora é dar entrada em uma liminar que solicita o cancelamento do certame.

Sem título-30 11

Candidatos revelaram que o concurso público realizado pela Secretaria de Educação do Amazonas tinha várias irregularidades

Resposta A assessoria de imprensa da Seduc reafirma que tem tratado o caso com total transparência e está totalmente aberta em colaborar com qualquer questionamento feito pelos órgãos de fiscalização.

11/07/2018 22:09:12


12

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Meio ambiente

Meio ambiente redacao@emtempo.com.br | Emerson Quaresma

Drones serão testados para fiscalização de UCs

GETÚLIO DUTRA

ICMBio se prepara para utilizar aeronaves não tripuladas em 2019, em unidades de conservação da região amazônica

A

Coordenação de Fiscalização (COFIS) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está se preparando para a fase de testes com drones. Nos próximos meses, a equipe liderada pelo coordenador André Alamino vai explorar como três modelos do chamado veículo aéreo não-tripulado podem contribuir para a gestão das unidades de conservação – especialmente as da Amazônia. O plano é aprovar uma normativa interna para que o equipamento possa começar a ser usado oficialmente em 2019. Desde os tempos em que estava à frente da Floresta Nacional de Humaitá, no sul do Amazonas, Alamino sentia a necessidade de incorporar tecnologias que modernizassem a fiscalização das áreas protegidas, garantindo mais eficiência e segurança aos agentes. “Graças às câmeras de alta resolução e infravermelho, os drones são capazes de registrar imagens a qualquer hora do dia sem que uma equipe de dez pessoas precise se deslocar até o local”, explica. Atualmente, a suspeita de um acampamento de madeireiros ou garimpeiros, por exemplo, pode exigir até o fretamento de uma aeronave. Mas sobre-

As unidades que aderirem ao equipamento devem antes consultar as regras do Cofis, cuja normativa foi elabora pelo analista do ICMBio, Rafael Xavier

voar uma área gera altos custos e ainda alerta os criminosos. Silencioso e discreto, o drone é um apoio tático ideal para operações desse tipo. Principalmente na Amazônia. Com a possibilidade do ARPA de consolidar mais de 60 milhões de hectares no bioma até 2020 – área que equivale à da Espanha e Portugal – os veículos aéreos portáteis caem como uma luva nas mãos dos gestores e agentes de fiscalização. Não é à toa que, há alguns anos, a tecnologia começou a

ser usada em diversas unidades do Brasil. Alamino afirma que os equipamentos costumam chegar através de compensação ambiental, doação, ou são comprados pelos próprios servidores. “São iniciativas independentes, descentralizadas”, diz. É o caso de Rafael Xavier, que integra a equipe de testes. Envolvido com aeromodelismo há mais de 20 anos, o analista ambiental do COFIS começou a levar seus drones para campo em 2011, quando ainda era servidor do Ibama. No Rio Grande

do Norte, o asa rotativa (ou quadricóptero, como também é conhecido), era usado em geoprocessamento. Em Minas Gerais, o aparelhinho monitorou as trilhas do Parque Nacional da Serra do Cipó e ainda registrou os danos causados por queimadas e pelo rompimento de uma barragem na APA Morro da Pedreira. Com essas experiências na bagagem, coube a Xavier a tarefa de redigir a normativa interna do ICMBio para o uso de drones, ainda em fase de aprovação. “Lá, o servidor vai encontrar orientações sobre os modelos mais adequados para cada aplicação, regras para a manutenção e estocagem dos equipamentos e exigências da ANAC e da ANATEL”, explica. Com recursos do ARPA, três equipamentos foram adquiridos para a fase de testes. O asa fixa, que se assemelha a um pequeno avião, vem acompanhado de duas câmeras multifuncionais, cujos sensores o tornam ideal para atividades de mapeamento. Já as duas unidades do asa rotativa vêm com câmera ultra HD e infravermelho e são verdadeiros coringas: além do uso tático em operações de fiscalização, eles podem pairar sobre incêndios florestais e enviar informações em tempo real que orientem as equipes no combate ao fogo. Além disso, são úteis no cálculo do volume de madeira de desmatamento – tarefa ainda feita manualmente. O pacote adquirido para testes também inclui um notebook de alta performance. Ele terá a função de controlar os drones durante os experimentos, processar as imagens obtidas e rodar os simuladores de pilotagem utilizados na capacitação. Findando a fase de testes em Brasília, servidores que atuam em UCs da Amazônia serão convidados para um treinamento intensivo. Com alguns dos aparelhos custando até R$ 50 mil, a capacitação será obrigatória para quem quiser operá-los.


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

País

País

13

redacao@emtempo.com.br | André Moreira

Justiça mantém condenação de amazonense ligado ao terrorismo

DIVULGAÇÃO

Oito brasileiros suspeitos de integrarem o grupo terrorista Estado Islâmico no Brasil podem ser condenados a até 15 anos de prisão

O

Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve em segunda instância a condenação de oito brasileiros acusados de difundirem os ideais terroristas do Estado Islâmico (EI) e de planejarem atentados durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Ao todo, dez pessoas foram presas pela Operação Hashtag, da Polícia Federal (PF), em julho de 2016, duas semanas antes da abertura das Olimpíadas, suspeitos de planejar atos terroristas no Brasil - oito viraram réus. O grupo formaria uma suposta célula do EI no País. Os oito foram condenados em maio de 2017 pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal, em Curitiba. Estão sentenciados por promoção de organização terrorista e associação criminosa Alisson Luan de Oliveira, Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo, Israel Pedra Mesquita, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus, Hortencio Yoshitake e Luis Gustavo de Oliveira. Além desses crimes, Leoni El Kadre de Melo foi considerado também por recrutamento com o propósito de praticar atos de terrorismo. Fernando Pinheiro Cabral foi

Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve a condenação de oito brasileiros, por integrarem o grupo terrorista Estado Islâmico e planejarem atentados durante as Olimpíadas do Rio

condenado por promoção de organização terrorista. A sentença foi a primeira feita com base na lei 13.260, a Lei de Terrorismo, sancionada três meses antes das prisões. Os oito foram condenados a penas que variam de 5 a 15 anos de prisão. Durante a investigação, o grupo, integrado por brasileiros, foi monitorado, principalmente após as autoridades brasileiras receberem um relatório do FBI americano. Os investigados foram presos em nove Estados (Paraná, Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio

de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). Condenados Na apelação feita ao TRF4 para que a sentença fosse revisada, o Ministério Público Federal pediu aumento da pena, e os acusados pediram absolvição. Por dois votos a um, a 7ª Turma Penal do tribunal decidiu manter a condenação dos acusados, no dia 19 do último mês. O julgamento do pedido de revisão da sentença da Hashtag começou em 24 de abril, foi suspenso para nova análi-

apontado como líder. Relator Ao votar pela manutenção da sentença de primeiro grau, o relator da Hashtag no TRF-4 afirmou que “as postagens e conversas entre os réus revelaram nítido modus operandi de promoção dos ideais propagados pela organização terrorista Estado Islâmico. Sobretudo aqueles ligados a condutas que desumanizam os considerados ‘infiéis’, a ponto de retirar deles a condição de destinatários de qualquer tipo de consideração ou respeito.”

RIO DE JANEIRO

PAQUISTANESA

Malala conhece projeto de grafiteiros no Rio de Janeiro Após visitar São Paulo e Salvador, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, desembarcou no Rio de Janeiro e conheceu na tarde de ontem (11) um projeto que aborda os direitos da mulher negra por meio do grafite. Trata-se do AfroGrafiteiras, desenvolvido pela Rede Nami. Malala visitou um dos locais onde o projeto é desenvolvido: a comunidade Tavares Bastos, no bair-

se do relator e retomado em 8 de maio, quando recebeu pedido de vista da desembargadora Cláudia Cristofani. No último dia 26 de junho, saiu o voto e a decisão da 7ª Turma de negar os pedidos da defesa de absolvição. A desembargadora Claudia Cristofani votou por absolver sete dos oito condenados, mas prevaleceu o voto do relator, desembargador Márcio Antonio Rocha, acompanhado pela desembargadora Salise Monteiro Sanchotene - que manteve a sentença apenas contra o réu Leonid El Kadre de Melo,

ro do Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ali, conheceu obras de mais 100 artistas, que colorem muros no local. Convidada, a paquistanesa se arriscou no spray e deixou um registro próximo a uma imagem da vereadora Marielle Franco, símbolo da luta pelo direito das mulheres, assassinada em março deste ano. A ativista também recebeu de presente um quadro e foi homenageada com um grafite. “Usamos o grafite como forma de educação.

Esperamos que, por meio dele, as mulheres consigam entender os seus direitos”, explica a grafiteira Panmela Castro, fundadora da Rede Nami. Ela defende a arte de rua como um instrumento para expressar inquietações e incentiva as mulheres a se aventurarem pelo grafite e promoverem mudança por meio dele. Panmela já coloriu paredes em diferentes cidades do mundo, como Berlim, Toronto e Joanesburgo.

Justiça mantém presos PMs acusado de matar estudante O cabo da Polícia Militar Fabio de Barros Dias e o sargento David Gomes Centeno, acusados de matar, em março do ano passado, a estudante Maria Eduarda Alves da Conceição, 13, tiveram habeas corpus negado pelo desembargador Joaquim Domingos Neto, do Tribunal de Justiça do Rio. Eles pediam o trancamento da ação penal, afirmando que não há indícios da participação deles no crime. Maria Eduarda foi atingida por uma bala perdida, quando os dois PMs trocavam tiros com traficantes perto da Escola Municipal

Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Acari, Zona Norte do Rio, onde a menina fazia aula de educação física na quadra do colégio. Além do tiro que atingiu Maria Eduarda, diversos outros disparos atingiram a escola, que estava em pleno funcionamento e lotada de alunos. Execução No mesmo processo, os dois policiais também respondem pela execução de dois traficantes de drogas junto ao muro da escola onde Maria Eduarda estudava. O crime foi gravado por um morador do local.


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

14


15

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Mundo

Mundo redacao@emtempo.com.br | André Moreira

A

”pornografia de vingança” está com seus dias contados na Holanda. Isso porque o Ministério da Justiça do país elaborou uma lei contra a proliferação de imagens e vídeos sexuais que depreciam e que podem até causar danos terríveis a uma pessoa. Quem compartilhar imagens de uma pessoa nua sem permissão, um problema que afeta milhares de mulheres a cada ano, poderá pegar até dois anos de prisão. “Mesmo assim, isso não faz justiça, devido à gravidade da ofensa. Esse tipo de ação tem um impacto devastador na vida de muitas meninas, e frequentemente as afeta pelo resto da vida. Essas imagens podem reaparecer a qualquer momento”, explicou o advogado Thomas van Vugt, defensor de uma vítima. A cliente de Van Vugt é uma aluna da escola Chantal de Werkendam que teve fotos nuas divulgadas em diferentes redes sociais, a partir de um computador do próprio colégio. O caso ganhou a mídia e, para o advogado, a pena de prisão deveria ser mais ampla. O ministro de Justiça, Ferd Grapperhaus, quer enfrentar esse crescente problema, que, em muitas ocasiões, afeta menores de idade. Em um ato de vingança, geralmente após um término de namoro, um jovem envia fotos de sua ex-companheira nua, sem permissão, para um grupo de amigos, ou a compartilha nas redes sociais. “Vamos deixar claro que isso são ofensas criminosas. Uma violação da integridade do corpo e do entorno pessoal da vítima”, explicou Grapperhaus, em entrevista coletiva. “O sensível desta situação é que as vítimas, na maioria da ocasiões, sentem vergonha e impotência. O material é difícil de eliminar das

Holanda cria lei contra ‘pornografia de vingança’ Ministério da Justiça da Holanda afirma que mais de 400 meninas holandesas foram vítimas, neste ano, de “pornografia de vingança”, e cerca de 30 mil imagens e vídeos - organizados a partir de nomes completos, lugar de residência e links para os perfis de redes sociais das vítimas - estão sendo compartilhados pelo mundo DIVULGAÇÃO

redes sociais onde é compartilhado, como Snapchat, Telegram, WhatsApp e Facebook, ou dos próprios telefones celulares de todos os que receberam”, continuou o ministro. Além disso, sem a lei, a polícia da Holanda não consegue lidar com os autores do compartilhamento, porque a “pornografia de vingança” não está no código penal. Isso só vai mudar em 2019. Atualmente, a distribuição de imagens de uma pessoa sem autoriza-

ção não é explicitamente punível. Os promotores devem recorrer a leis contra a difamação, por exemplo, para levar os autores ao banco dos réus, o que reduz as possibilidades de uma sentença favorável às vítimas na Justiça. Tanto a Promotoria Nacional, como o Conselho do Judiciário estão assessorando o Ministério da Justiça nessas mudanças. As propostas estão focadas em fortalecer o direito penal e ainda terão de passar

pelo parlamento. O governo, porém, detém maioria no Legislativo. Segundo dados do “Helpwanted.nl”, telefone criado para que crianças e jovens de até 25 anos denunciem casos de “pornografia de vingança”, foram registrados no ano passado 1.851 denúncias. O núme-

ALEMANHA

FEMINICÍDIO

Mais de 10 mulheres são mortas por dia em Honduras

Última integrante neonazista é condenada à prisão perpétua AP

Agência Brasil - Em Honduras, 11 mulheres são assassinadas diariamente, e 90% dos casos que ocorreram nos últimos 15 anos permanecem impunes. A conclusão é do Observatório da Violência da Universidade Nacional Autônoma de Honduras. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos Honduras (Acnudh) e a Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU Mulheres) informam que os esforços das autoridades do país são insuficientes. A representante do Alto Comissariado ONU para os Direitos Humanos, Soledad Paz, advertiu que o governo de Honduras pode ser submetido a sanções, caso não adote ações imediatas para conter a violência contra as mulheres.

Mulheres são as principais vítimas de crimes na internet, de acordo com Ministério da Justiça da Holanda

ro engloba também chantagens e ameaças com fotos e vídeos. Além disso, mais de 400 meninas holandesas foram vítimas de “pornografia de vingança” neste ano, e cerca de 30 mil imagens e vídeos, organizados a partir de nomes completos, lugar de residência e links para os perfis de redes sociais das vítimas, estão sendo compartilhados por mais de 2 mil pessoas em uma única rede fechada à qual o site holandês “RTL” teve acesso. A indústria do pornô também declarou guerra ao problema, e sites como o YouPorn, Pornhub e Redtube se uniram com organizações de defesa dos direitos das mulheres em uma campanha, batizada como #AskFirst (pergunte antes, em inglês), para combater a questão. Em um vídeo, já visto por mais de 50 milhões de pessoas, uma mulher é filmada nua por um amigo que garante que nunca compartilharia o arquivo com mais ninguém. Segundos depois, a mulher se dirige para o espectador para questioná-lo: “O que diabos você está fazendo? Sabe que eu sou uma pessoa de carne e osso? Que tenho sentimentos? As vítimas da ‘pornografia de vingança’ sofrem ataques de ansiedade, depressão e algumas, inclusive, tiram as próprias vidas”.

Grupo de mulheres fazem protestos em Honduras por conta dos feminicídios

De acordo com o estudo feito pela universidade, a cada 18 horas uma mulher é morta em Honduras. Pelo menos 27% das hondurenhas relatam ter sofrido algum tipo de violência durante a vida. Nove em

cada dez meninas foram abusadas sexualmente. O estudo mostra ainda que as mulheres são mais vulneráveis à falta de segurança, aos problemas causados pelo narcotráfico.

Uma integrante de um grupo neonazista alemão foi condenada à prisão perpétua ontem (11) por sua participação nos assassinatos de 10 pessoas ao longo de sete anos de crimes motivados por questões raciais. Beate Zschaepe, 43, fez parte da Nacional Socialista Clandestina, cujos membros mataram oito turcos, um cidadão grego e uma policial alemã, de acordo com a Corte Regional Superior de Munique. Os juízes disseram que Beate carrega “culpa particularmente pesada” e a condenaram à pena mais rígida, no final de um dos casos mais observados da história pós-guerra da Alemanha. Durante o julgamento,de cinco anos, Beate negou ter qualquer conhecimento dos assas-

sinatos. Mas, depois, disse se arrepender de não ter impedido dois membros do grupo, Uwe Boehnhardt e Uwe Mundlos, de realizarem os assassinatos. Boehnhardt e Mundlos se suicidaram em 2011, quando a polícia descobriu o grupo. Promotores disseram que Beate desempenhou um papel-chave nos bastidores, planejando os assassinatos, conseguindo dinheiro e álibis. Os assassinatos abalaram a Alemanha, que acreditava já ter aprendido com as lições do passado. Um relatório de 2014 disse que a polícia havia subestimado o risco da violência de extremadireita no país e que uma série de erros havia permitido que o grupo atuasse sem ser detectado.


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

16


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Plateia

Plateia

17

plateia@emtempo.com.br | Luiz Otávio Martins

O

s dramas “Esplendor”, da japonesa Naomi Kawase, e “Amores de Chumbo”, da cineasta pernambucana Tuca Siqueira, estreiam hoje no “Cine Casarão”, iniciativa do Casarão de Ideias (rua Barroso, 279, Centro), com sessões também amanhã, sábado (14) e domingo (15). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Em “Esplendor” (Hikari, 2017), Misako (Ayame Misaki) é uma cineasta apaixonada pelas versões cinematográficas destinadas a deficientes visuais. Durante a exibição de um dos seus filmes, ela conhece Masaya Nakamori (Masatoshi Nagase), um fotógrafo, que está perdendo a visão, mas que guarda um acervo de fotografias que atrairá Misako e fará com que ela se conecte com seu passado. A produção não é recomendada para menores de 10 anos e será exibida hoje e amanhã, às 16h e 20h; sábado, às 16h e 18h, e domingo, às 19h. “Amores de Chumbo” (2016) apresenta um misterioso triângulo amoroso do passado que ressurge anos depois. Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz) estão prestes a comemorar seu aniversário de 40 anos de casamento, mas a chegada de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha) acaba atrapalhando os planos do casal, pois, com o seu retorno, voltam também as memórias dos amores vividos entre Miguel e Maria – além dos horrores dos anos de chumbo, período da ditadura militar no Brasil. O filme de Tuca Siqueira não é recomendado para menores de 14 anos. As sessões serão realizadas hoje e amanhã, às 18h; sábado, às 20h, e domingo, às 17h. A programação completa pode ser acessada em casaraodeideias.com.br. ‘Circuitão’ Nem o diretor Genndy Tartakovsky achou que estaria de volta à franquia “Hotel Transilvânia” – ele dirigiu os dois primeiros filmes, lançados em 2012 e 2015. Mas o sucesso das produções anteriores e aquela leve pressão do estúdio fizeram com que ele capitulasse na promessa de dirigir sua versão de “Popeye”, que nunca saiu. Ele acabou não só dirigindo o terceiro longa, que estreia no Brasil hoje, como também escreveu o roteiro com Michael McCullers. E se baseou nas suas próprias experiências de fazer um cruzeiro com a família. Em “Hotel Transilvânia 3 – Férias Monstruosas”, Drácula Johnny (Adam Sandler) anda bem cabisbaixo. Sua filha Mavis (Selena Gomez), agora uma responsável mãe de família, resolve dar a seu pai um presente: a possibilidade de curtir férias, em vez de cuidar de todos em seu hotel para monstros. Mas claro que a turma, que conta também com Johnny (Andy Samberg), marido de Mavis, e a múmia Murray (Keegan-Michael Key) vão aprontar. “Me inspirei na experiência como um todo, mas não quis chatear quem gosta de cruzeiros”, disse Tartakovsky. “Usei coisas como o concurso de quem tem peito mais cabeludo. Eu ganhei, aliás”, completou, rindo. No geral, a dinâmica de estar com a família o tempo todo, com suas alegrias,

Dois dramas estreiam hoje no ‘Cine Casarão’ Os filmes “Esplendor” e “Amores de Chumbo” podem ser conferidos de hoje até domingo no projeto do Casarão de Ideias. E no circuito comercial o destaque é a animação “Hotel Transilvânia 3 – Férias Monstruosas” FOTOS: DIVULGAÇÃO

”Esplendor” é uma coprodução entre Japão e França, dirigida por Naomi Kawase. O drama une uma cineasta a um fotógrafo que está perdendo a visão

Em “Amores de Chumbo”, Maria e Miguel se reencontram e relembram memórias amorosas

vexames e chateações, foi o que mais entrou no roteiro. “O que faz funcionar é o grupo de amigos, que é a família de Drácula, no caso”, disse Keegan-Michael Key, que costumava fazer a comédia de esquetes “Key & Peele” com Jordan Peele, o ganhador do Oscar de roteiro original deste ano por “Corra!”. “O truque é que eles são monstros. É uma subversão da expectativa, e aí reside a graça.” Como Drácula anda muito só desde que Mavis se casou, claro que o romance entra em cena. Apesar de ter centenas de anos, Drac recorre ao método moderno, usando um aplicativo para escolher seu par. “Eu estou fora do mercado, mas é como todos meus amigos tentam encontrar alguém hoje”, explicou Tartakovsky. Sendo esse um filme para crianças, o segredo foi fazer piada com isso. “Drácula vira um

O Drácula da animação “Hotel Transilvânia 3” ganha a chance de curtir férias ao invés de cuidar do seu hotel para monstros

menino de 12 anos, não sabe como lidar.” A marca da trilogia sempre foi recorrer aos recursos clássicos do desenho animado, daqueles em que os olhos parecem sair da órbita na contramão de animações mais “realistas”, como as da Pixar. “Sou uma pessoa 2D. Mas é incrível ver o que a tecnologia permite fazer em termos de texturas, movimento da água”, disse o diretor, descrevendo o filme como uma mescla do digital com o clássico.

Mas um romance para Drácula seria menos engraçado se não houvesse problemas. Seu queixo literalmente cai quando ele conhece Ericka (voz de Kathryn Hahn), que tem outros planos para sua nova conquista. Bisneta de Van Helsing, o célebre caçador de vampiros, ela pretende eliminá-lo. “Ela é educada para odiar monstros. Então há uma mensagem de leve sobre racismo. Só que no processo de tentar matá-lo, percebe que ele

é incrível, um homem de família, e que monstros não são bestas-feras, como seu bisavó pensava. São humanos. E que somos todos iguais, seja Frankenstein ou você.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Confira os horários de “Hotel Transilvânia 3 – Férias Monstruosas” nos cinemas da cidade no Portal EM TEMPO (www.emtempo.com.br). A animação tem classificação etária livre.


18

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Plateia

Fernando Coelho Jr. @fernandocoelhojr | fernando.emtempo@hotmail.com | www.conteudochic.com.br

Homenagem

.

De autoria do Vereador Fred Mota, a Câmara Municipal de Manaus, realizará no próximo dia 20 de julho, uma “Sessão Solene em comemoração aos 39 anos de realização da 1ª Cirurgia Cardíaca no Estado do Amazonas”, realizada no hospital Santa Casa de Misericórdia em dezembro de 1979.

.

De acordo com autor da proposta, a história da cirurgia cardiovascular no Amazonas começou com a vinda do médico Mariano Terrazas, em dezembro de 1975 a Manaus a convite do médico Édson Sarkis e apoio do médico João Lúcio para implantar a especialidade em Manaus.

.

A solenidade contará com a participação do cirurgião Mariano Terrazas e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sensa), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Associação Nacional de Cardiopatas e Hipertensos no Amazonas, Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (Icea), Associação Dos Pais De Crianças Cardiopatas Do Estado Do Amazonas (Apac-am), entre outros convidados. O evento acontecerá a partir das 14hs no Plenário Adriano Jorge.

Adlinez Moreno e Wládia Nascimento em noite de festa na cidade A bela Suely Nascimento em noite top

Lançamento

.

A quarta edição da Virada Sustentável Manaus será lançada nesta quinta-feira, com programação especial e gratuita para o público, a partir das 17h, no Largo de São Sebastião e na Casa das Artes, no Centro.

.

O objetivo é mobilizar a população para participar do festival, que será realizado nos dias 28 e 29 de julho, pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações.

.

O lançamento traz a temática “Por uma cidade e mundo melhor” e terá atividades como entoação de mantras, meditação e dança circular, das 17h às 18h, no Largo de São Sebastião. Na Casa das Artes, às 19h, haverá a exibição do documentário “Sob a Pata do Boi”, uma coprodução do site de jornalismo ambiental ((o))Eco e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A entrada no local é free.

Home Musical

.

Nesta quinta-feira, o Sesc AM promove o “Concertos Sesc Partituras”, no Palácio da Justiça, a partir das 19h.

.

O espetáculo visa difundir o acervo da biblioteca virtual de música do Sesc, composta por partituras digitais e obras transcritas através de programas de editoração musical.

.

A apresentação de parte do acervo do Sesc Partituras será do Quinteto Manaós, banda amazonense formada em 2010 por alunos do curso de música da Universidade do Estado do Amazonas (Ufam). O repertório do grupo é baseado em músicas para quintetos de metais.

A arquiteta Ane Cavalcante e a empresária Vanessa Ximenes, da Todeschini, em evento no Le Lieu

Norma Araújo e Karla Angélia De Carli circulando na cena social da cidade ANA CLAUDIA JATAHY

Julina

.

A turma que curte as festas juninas pode se preparar para entrar no clima mesmo no mês de julho.

.

Acontece o ´Arraiá da Bondade´, coordenado pela Mode On Eventos no Clube do Trabalhador em parceria com a Apae Manaus.

.

Barracas de comidas típicas, espaço meninada, bingos e bazar serão as atrações do evento com forró, sertanejo e boi bumbá. Os eventos acontecem nos dias 13, 14 e 15 deste mês, a partir das 17 horas.

O deputado Josué Neto e a presidente do Tribunal de Contas do Estado, durante solenidade em homenagem ao TCE-AM, na Assembléia Legislativa

REPRODUÇÃO

SERIADO

Danica McKellar relembra momentos de ‘Anos Incríveis’ Eternizada por interpretar Winnie Cooper na série “Anos Incríveis”, a atriz Danica McKellar fez um vídeo para o Twitter do programa americano “Today Show”, relembrando os melhores momentos que viveu durante a produção. A série fez sucesso entre os anos de 1988 e 1993 e teve seis temporadas contando os dilemas sociais das décadas de 1960 e 1970, pelos olhos do adolescente Kevin Arnold, interpretado pelo ator Fred Savage. Winnie era a namorada de Kevin, e os dois viveram um longo relacionamento na série, cheio de idas e vindas. No vídeo, Danica lembra do bom relacionamento que tinha com os atores. “Eles eram como meus irmãos. Foram bons tempos”, disse. Ela também contou que era apaixonada pelo ator Michael J. Fox e relembrou um en-

contro rápido que teve com o ator. “Aquilo fez o nosso ano”, contou. Seu momento favorito na série foi quando Winnie se saiu melhor que Kevin nos exames finais de matemática. “A série se passava na década de 1960, e naquela época não era socialmente aceito para meninas serem melhores que os meninos em matemática. Winnie foi à frente de seu tempo”, afirmou. A história acabou sendo um presságio para Danica, que é formada em Matemática e hoje escreve livros sobre o tema, como “Do Not Open this Math Book”, “Bathtime Mathtime” e “Goodnight Numbers”. Sobre um possível retorno da série, a atriz acredita que não acontecerá. “Fred Savage disse que nunca faria, e acho que arruinaria a história”, explicou. (fonte: Estadão Conteúdo)

A atriz interpretou a jovem Winnie, namorada do protagonista da série “Anos Incríveis” (1988-1993), Kevin, vivido por Fred Savage


Manaus, quinta-feira, 12 2 de julho de 2018

Plateia

Guto Oliveira @gutoelenco | gutomosaico@hotmail.com

BAMBINOS Cultura e arte como diversão é o tema da primeira feira exclusiva para o público infantil em Manaus, que acontece no dia 22 de julho, às 16h no Largo de São Sebastião. O evento oferecerá atividades multiculturais de forma lúdica e interativa com os pais. Além das atividades culturais, na ‘Feirinha’, o público poderá encontrar artesanatos, guloseimas e comidinhas.

VIRADA SUSTENTÁVEL

FISCALIZAÇÃO

A quarta edição da Virada Sustentável Manaus será lançada hoje e terá como tema “Por uma cidade e um mundo melhor”. Com programação especial e gratuita para o público, a partir das 17h, no Largo de São Sebastião e na Casa das Artes, no Centro. O objetivo é mobilizar a população para participar do festival, que será realizado nos dias 28 e 29 de julho pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações.

A Coordenação de Fiscalização (COFIS) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está se preparando para a fase de testes com drones. Nos próximos meses, a equipe liderada pelo coordenador André Alamino vai explorar como três modelos do chamado veículo aéreo nãotripulado podem contribuir para a gestão das unidades de conservação – especialmente as da Amazônia. O plano é aprovar uma normativa interna para que o equipamento possa começar a ser usado oficialmente em 2019.

É surraa de beleza que que fala? Adlinez Moreno Mylenna Bonfim m e Mylena lançaamento no lançamento da Feiraa Tudo Caasa, no para Casa, Le Lieu Lieu Buffet Le

CAMAROTE STAGE CA Um dos espaços mais conc concorridos do Garota VIP será o Camarote Stage, com lugares limitados e serviços s diferenciados, tud tudo como a gente gos gosta. Com a chancela da Fábrica de Eventos e curadoria de Daiana P Pereira. O DJ Italo estreia no pedaço!

VALENTINA VEM AÍ... Carol Carvalho e Ivo Mello foram anfitriões corretos do último fim de semana, receberam amigos para celebrar a chegada do primeiro filho do casal. E a emoção foi revelada, Carol espera uma menina para alegria da família.

A Feira Tudo Para Casa foi lançada em clima de festa, no badalado Buffet Le Lieu, no início da semana.

As arquite arquitetas Anne Cavalcante e Luiza Mello empresária Vanessa Ximenes com a emp

As empresárias Wládia Nascimento, Dani Pacheco, Fabiana Souza e Samantha Câmara

O marqueteiro André Santi e o superintendente do Amazonas Shopping, Rodrigo Vabo

DIVULGAÇÃO

SAMBÓDROMO

Festival de quadrilhas será realizado até domingo A terceira edição do Festival Gonzagão de Quadrilhas Juninas do Amazonas começou ontem e vai até o próximo domingo (15). Este ano, pela primeira vez, será realizada no sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2.565), a partir das 19h. A entrada é gratuita. De acordo com o presidente da União Amazonense de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos, Márcio Oliveira Soares, a mudança do local de realização do evento fez com que a estimativa de público presente crescesse significativamente.

“Estamos animados com a mudança do local para recebermos um público maior nesta edição, garantindo também mais comodidade e segurança. As pessoas recebem as atrações com muita animação, e isso nos incentiva a melhorar cada vez mais”, afirma. Outra novidade da organização do festival para este ano é a realização da seletiva para o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, que acontecerá em Brasília (DF), nos dias 3, 4 e 5 de agosto. Cinquenta grupos folclóricos irão participar da dis-

puta entre cinco categorias. Além das apresentações dos grupos folclóricos que vão competir por vaga no concurso, o festival ainda contará com as tradições de festas juninas, como barracas com comidas típicas e bebidas, além de brincadeiras e parque de diversões para o público. O evento é organizado pela União Amazonense de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos e tem apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Durante o evento acontecerá a seletiva para o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas

19


20

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Entretenimento

Entretenimento

21

redacao@emtempo.com.br | Ed Blair

THE VOICE

Show marca lançamento de reality A nova temporada do ‘The Voice Brasil’ só estreia na próxima semana, no dia 17 de julho. Mas a música já tomou conta do palco da atração. Na noite dessa segunda- feira, dia 9, um grande show com antigos participantes do reality marcou o lançamento da nova edição da atração nos Estúdios Globo. Liderado por Tiago Leifert e Mariana Rios, o evento contou com a presença do time de técnicos Carlinhos Brown, Lulu Santos, Michel Teló e Ivete Sangalo, e contou com convidados, fãs e jornalistas de todo o Brasil na plateia.

Silvio Santos cancela gravação novamente

acometido por uma rinite alérgica aguda, agravada por gripe. Na última terça (3), o apresentador chegou a perder a voz, enquanto gravava o quadro ‘Jogo das Três Pistas’. Na ocasião, ele pediu desculpas e dispensou todos, cancelando a gravação de seu programa. Como ainda não está 100%, e a temperatura em São Paulo caiu bastante, ele preferiu não arriscar. Vale dizer que Silvio, depois de muito resistir, tem seguido os pedidos dos médicos e da família para reduzir o ritmo de gravações do seu programa.

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

O apresentador ficou acamado na semana passada, após uma crise de rinite alérgica aguda,que depois foi agravada por uma gripe. Na última terça-feira (3), Silvio Santos estava no estúdio gravando, quando perdeu a voz

A

volta do apresentador Silvio Santos, 87, para as gravações do seu programa, estava prevista para ocorrer nessa terça-feira (10). Porém, doente, o artista resolveu cancelar a gravação mais uma vez. De acordo com informações do UOL, ele mandou avisar à sua equipe que não estava se sentindo bem, e que por isso não gravaria o programa. Na semana passada, Senor Abravanel foi

Silvio Santos comentou que estava sentindo muito frio e preferiu ficar em casa

C  Globo quer Taís Araújo, Leandra Leal e Débora Falabella em nova minissérie A mesma atenção dada às novelas em seus vários horários, o Grupo Globo passou a dispensar a outras vertentes da sua Teledramaturgia, todas sob o guardachuva de Silvio de Abreu e, mais recentemente, com a colaboração direta de Glória Perez no núcleo de séries. E, no que diz respeito a elas, são vários os projetos em estudo, entre eles, como mais próximo, “Gaya”, nome ainda provisório de um trabalho escrito por Estela Renner e Marcos Nisti, que terá direção de Carlos Manga Junior. Os maiores detalhes ainda não são divulgados, mas os nomes de Débora Falabella, Leandra Leal e Taís Araújo já aparecem como os mais cotados para liderar seu elenco. Toda a ação se desenvolve a partir de uma ONG, “Gaya”, que tem três mulheres na sua condução. No mais, segredo em cima. E não será nenhuma surpresa, também, se esta produção começar pelo novo serviço de streaming, o GloboFlix, para só depois ganhar espaço na TV aberta.

Cancelamento em junho No início do mês do passado, Silvio Santos também cancelou a gravação do seu programa no SBT. Na ocasião, ele mandou avisar a sua equipe de produção. Quando isso ocorre, ele não costuma dar justificativa, porém, dessa vez, segundo o Notícias da TV, Silvio comentou com os mais próximos que estava sentindo muito frio, e que, por isso, preferiu tirar o dia para descansar em casa. Na última vez em que gravou, ele ficou quase seis horas no estúdio para duas edições do seu programa. Na ocasião, também sentiu muito frio, fazia 15° em Osasco, São Paulo, onde fica instalada a emissora.

Por: Flávio Ricco | Colaboração: José Carlos Nery SERENDIPITY INC

Em cima disso Em se tratando de Taís Araújo, são vários os seus compromissos pela frente. Além do “Popstar”, como nova apresentadora, ela também foi chamada para protagonizar “Troia”, a novela de Manuela Dias, na fila das 9, programada para meados do ano que vem.

40 dias de trabalho direto, com início nos primeiros dias de agosto e término na segunda semana de setembro. Quase lá Faltando duas semanas para o enceramento das gravações, “Deus Salve o Rei”, nos seus últimos capítulos, receberá mais uma participação especial. Trabalho que será feito por um ator, ainda não definido pela produção.

Trabalho encerrado As gravações dos oito episódios do “Canta Comigo” foram encerradas nos estúdios da Vera Cruz. Final, ao vivo, em 12 de setembro. Gugu se despediu de todos ao som do “Pintinho Amarelinho”, cantado pelos 100 jurados. Olha que bonito As gravações do “Canta Comigo” terminaram, mas fizeram surgir em seus interiores, um caso de amor dos mais

entusiasmados. De um lado a Deise, do Fat Family, e de outro o musicista Diogo Viana. Tour de force O SBT vai gravar numa tacada só o “Bake Off Brasil Adulto”, “Bake Off Kids” e “Bake Off Celebridades”. Serão

Com louvor O trabalho de Bárbara Coelho no “Central da Copa” foi bem avaliado no esporte da Globo. Devem surgir novas oportunidades por aí. Cinema Entra em cartaz, dia 19, a comédia policial “Uma quase dupla”. O elenco reúne Cauã Reymond, Priscila Steinman, Tatá Werneck, entre outros. Direção de Marcus Baldini.?

B – R ·Bira, do Sexteto do Jô, é o convidado do “The Noite”, do Danilo Gentili, nesta quinta,... ·...Durante a gravação ele se emocionou várias vezes, ao falar sobre a parceria com o “Jô”... ·...Parceria que começou nos estúdios, tempos do “Onze e Meia”. ·Começaram, na terça-feira, as gravações da nova temporada do “Masterchef Profissionais”, na Band. ·Os jornalistas Marcelo Zanini e Ivy Leão serão os

Sem título-29 21

apresentadores do 51º Prêmio de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)... ·... A cerimônia vai acontecer no dia 20, no teatro da TV Aparecida, com exibição no dia 25. ·Band ainda não tem uma decisão de como ficará o seu domingo, já a partir deste próximo... ·...Por enquanto não existe uma posição oficial sobre nada... ·...Mas uma indefinição que não deve demorar

muito tempo... ...O mais tardar, deve sair até o final da tarde de hoje. C´est fini A Globo realiza na próxima segunda-feira, às 20h, o lançamento da próxima novela das sete, “O Tempo Não Para”. O evento vai acontecer no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!.

11/07/2018 21:34:18


22

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Entretenimento

Receitinh Sopa de alho poró e batata

Doce de batata doce

Ingredientes 2 unidades de alho-poró em rodelas 1/4 xícaras (chá) de manteiga 4 sachês de caldo de galinha sem gordura 1 colher(café) de tabasco quanto baste de sal 4 unidades de batata em cubos pequenos quanto baste de cebolinha verde picadas 1 litro de água

Bom almoço!

Áries

O dinheiro deve entrar, mas vai depender diretamente do seu esforço. Um parente pode desempenhar um papel decisivo na sua vida profissional. Tente dividir melhor o seu tempo.

Touro

Ingredientes 700g de batata-doce roxa; 1/4 xícara de creme de leite; 4 xícaras de água fria para cozinhar as batatas; 2 xícaras de açúcar; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 4 cravos da Índia; 1 pedaço grande de canela em pau

Modo de fazer Em uma caçarola derreta a manteiga e adicione alho-poró. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos até que fique ligeiramente frito. Adicione as batatas e cozinhe por mais cinco minutos mexendo constantemente. Adicione o caldo de frango, o Tabasco e o sal. Deixe ferver em fogo alto. Em seguida, tampe e continue fervendo em fogo brando por 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. Em um processador ou liquidificador coloque a mistura e bata.

Horóscopo

Raciocínio rápido e jogo de cintura são suas melhores armas no serviço.Você conta com a sorte e pode se dar bem em jogo ou aposta. No romance, será fácil esclarecer mal-entendidos.

Gêmeos

Modo de fazer Com uma faca afiada, descasque as batatas, corte em pedaços pequenos, coloque em uma panela média, junte cravos, canela, cubra com água fria, leve ao fogo médio e, sem tampar a panela, cozinhe por cerca de 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. Tire do fogo, escorra a água, elimine cravos e canela e passe as batatas no espremedor. Junte açúcar, baunilha, creme de leite à batata amassada, bata com uma colher de pau até misturar bem, leve a mistura ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos ou até se soltar do fundo da panela. Tire o doce do fogo, deixe esfriar, passe para uma compoteira e leve à mesa.

Qualquer problema familiar pode ser resolvido rapidamente se você usar a diplomacia e mediar o conflito. Um aumento ou promoção no trabalho não está descartado.

Câncer

Priorize as tarefas que dependem da sua iniciativa para dar certo, já que vai sobrar disposição hoje. Há chance de conhecer novas pessoas. O romance conta com boas energias.

Leão

Você pode ter boas novas envolvendo dinheiro. Se andava de olho em uma promoção no trabalho, essa é a hora de mostrar seu lado ambicioso. Um clima de mistério deixa a vida sexual agitada.

Virgem

Crzinh

Seu lado sonhador estará em alta e você pode fazer mil planos, embora nem todos sejam práticos. Reforce a cumplicidade com o seu amor e valorize as coisas em comum.

Libra

Sua intuição estará afiada e pode enviar um aviso importante. No trabalho, fará o possível para conseguir o reconhecimento que merece. Você e o par vão se esforçar para fortalecer o romance.

Escorpião

Resposta da anterior

Astral favorável para iniciar um curso e aprender algo novo. Trabalho em grupo será a chave para alcançar o sucesso. Paixão à distância pode se firmar. A dois, o companheirismo vai crescer.

Sagitário

Você vai descobrir quem merece ou não sua confiança. Boa oportunidade de ganhar dinheiro. Com trabalho duro, vai causar boa impressão na chefia. Aposte na sensualidade.

Capricórnio

No trabalho, agir em parceria pode ser a melhor estratégia. Bom dia para iniciar sociedade com amigo(a). Se está buscando um novo amor, deixe claro que sonha com compromisso.

Aquário

Vai mergulhar no serviço e cuidar até das tarefas chatas. Controle melhor a alimentação e procure fazer exercícios físicos. O desejo pode animar os momentos de intimidade com quem ama.

Peixes

Esbanjando charme, você não terá dificuldade para lidar com colegas ou clientes. Terá muita criatividade, o que traz mais ânimo ao trabalho. No amor, vai dar um passo mais sério.

Rsu d vlas

Maria Alice e Alex se reconciliam. Marcelo aconselha Gabriela. Alex conta para todos que Gabriela e Rafael terminaram. Getúlio agradece pelas aulas de Brigitte. Paulo decide se afastar do Le Kebek e Marli se preocupa. Alex estranha a tristeza de Gabriela. Gabriela faz uma sugestão para ajudar Amanda com sua caligrafia. Pérola pede para Márcio tentar melhorar seu comportamento com as pessoas. Vinícius estranha a animação de Márcio. Amanda anuncia que voltará para Pernambuco.

Sem título-29 22

Lady Margareth descobre o segredo de Susana. Darcy se reconcilia com Julieta. Josephine conta a Brandão sobre seu envolvimento com Uirapuru. O Barão chega ao cortiço e encontra Estilingue.Josephine mente para Edmundo.Uirapuru descobre a identidade do motoqueiro.Julieta foge de Aurélio.Todos comemoram a primeira edição do jornal de Elisabeta e Venâncio.Camilo lê a matéria sobre Julieta e decide se reconciliar com a mãe.Olegário revela o segredo de Susana.

Amália enfrenta Catarina, afirmando que conseguirá provas contra a rainha. Afonso manda Romero interrogar todos os alquimistas indicados por Olegário. Amália diz a Tiago que Virgílio irá ajudá-la a desmascarar Catarina. Tiago descobre que Dráuzio recebeu um bracelete como pagamento de um carregamento de pólvora. Agnes decide procurar o casal que adotou a filha de Brice e pede a Levi para ir com ela. Afonso avisa a Catarina que seu bracelete foi encontrado na casa do alquimista assassinado.

Ícaro fica perturbado com a revelação de Rosa. Maura chama ajuda para afastar Viana de Ionan. Selma tira satisfações com Viana e acaba presa. Luzia mostra para Valentim a letra que criou para a música de Beto/Miguel. Roberval tenta ser gentil com Zefa. Laureta pune Rosa depois de comentar que esteve com Karola. Rochelle descobre onde Severo esconde seu dinheiro e chantageia o avô. Beto/Miguel gosta da letra composta por Luzia para sua música e deseja conhecer a DJ.

Glória diz para Marcelo que não consegue gostar de Débora. Sr. Pendleton vai até a O11O e diz para Roger que Otto pediu para que ele mesmo acompanhasse de perto todo desenvolvimento do novo projeto. Raquel se encontra com Guilherme e sugere que ele se encontre com Mirela para pedir desculpa e explicar o que aconteceu. Guilherme tira uma foto de Raquel para o trabalho de Marcelo. Os dois quase se beijam, mas Raquel desconversa. Claudia e Durval dão “like” no aplicativo de namoro.

Últimos capítulos.

11/07/2018 21:27:59


Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

Sem tĂ­tulo-29 23

11/07/2018 21:12:56


24

Sem tĂ­tulo-29 24

Manaus, quinta-feira, 12 de julho de 2018

11/07/2018 21:12:45

Emtempo – 12 de Julho de 2018  

Um Jornal do Grupo Raman Neves de Comunicação

Emtempo – 12 de Julho de 2018  

Um Jornal do Grupo Raman Neves de Comunicação

Advertisement