Page 1

A jornalista Marcela Rosa fala sobre o novo jornal da TV EM TEMPO, canal 10 #Pรกgina 34

Elenco lenco MANAUS, DOMINGO, 15 DE ABRIL DE 2012

Nรฃo pode ser vendida separadamente

Picadeiro fashion #Pรกginas 20 e 21


(2)

Elenco #Ă­ndice

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo,23 de outubro de 2011


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

índice# Elenco

(3)

Editorial Mais uma edição chegando com novidades quentinhas para você leitor, que não abre mão de nossas dicas e reportagens com aquele toque de bom-gosto de sempre, uma das marcas registradas da sua revista. Conhecendo um pouco da cultura brasileira, fomos em busca da celebridade do momento, que, por onde passa, arrasta multidões com som e ritmo que agrada a gregos e troianos, estamos falando de Gaby Amarantos, a rainha do techno brega. Em entrevista exclusiva para a repórter Alita Menezes, ela conta um pouco do seu sucesso e dos preparativos para fazer sacudir o Planeta Boi, em Parintins, na tradicional “Festa dos Visitantes”. Se depender da bonita e dos seu looks para lá de extravagante será ferveção garantida. Voltado para o cotidiano, apresentamos neste número, na seção Estilo, uniformes para secretárias do lar, da grife Fios & Linhas, mas com uma pegada sofisticada, sem perder o conforto para enfrentar a jornada do dia a dia. E mais, Selma Reis faz uma justa homenagem para um dos maiores boêmios que a cidade já conheceu, o português Armando Soares, que fez história com seu delicioso sanduíche de pernil. E a vida of-line? Você já imaginou como seria a vida, sem poder ficar on-line? Famosos locais dizem como funciona a tecnologia a favor do dia a dia. Acha que acabou por aí? Imagina... Nas próximas páginas você pode conferir o que preparamos para tornar o seu domingo ainda mais divertido. Boa leitura!

5 BOA MESA

Como homenagem a Armando Soares, falecido na última semana, Selma Reis ensina a fazer o famoso sanduíche de pernil do Bar do Armando.

15 CHECK-IN Thaísa Melo conta as últimas novidades sobre o visto norte-americano, e o que há para ver nas paradisíacas Bahamas e Escandinávia.

23 ESTILO

Com um ano de existência, a fábrica de uniformes Fios e Linhas já conquistou a preferência das principais empresas do Estado. A receita? Peças diferentes, que fogem da padronização “quadrada”.

30 BABY & CIA

Educar crianças é sempre uma tarefa difícil. O tempo passa, mas os pais continuam com a pergunta que não quer calar: Como educar meninos e meninas?

veira Guto Oli

Nota Os artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do jornal.

26 EXCLUSIVO

Atendimento ao leitor: E-mail: elenco@emtempo.com.br./Tel. (92) 3090-1042 /Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Um papo com a nova sensação do Techno Brega, a cantora paraense Gaby Amarantos, que está lançando seu novo CD, com direito a faixa na trilha sonora da novela global “Cheias de Charme”

Expediente Editor Guto Oliveira guto@emtempo.com.br

Subeditora Vera Lima vera@emtempo.com.br

Repórteres Alita Menezes Camila Henriques Débora Holanda

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagem Pablo Filard

Colaboradores: Selma Reis, Allex Derzi, Nathasha David, Bruno Mazieri, Glaucy Oliveira e André Fendi.

Revisão Dernando Monteiro Marco Adolfs

Capa Mário de Oliveira


Elenco #indica

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

HUDSON FONSECA

(4)

Tipicamente mineira ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Nem só de feijão tropeiro, fubá com frango ou paçoca de carne seca se faz a comida mineira. Famosa também por suas sopas, essa culinária revela sabores para mineirinho nenhum comer quieto Com sabor e aroma inigualáveis a culinária mineira vai além dos temperos, sendo recheada de história e cultura dos mais variados povos. E é exatamente essa miscigenação que torna essa comida tão . Inaugurado recentemente, o bistrô

La Bodega agora traz um pouco desses sabores também para Manaus com a noite da sopa mineira, marcada para acontecer quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 18h30. O espaço, que já é um charme pelo seu estilo retrô, ganha um ar mais romântico e sofisticado quando apaga suas luzes e deixa ressaltar a luminosidade dos lampiões a velas espalhados nos cantos e mesas, essas harmonizadas com uma linda rosa branca nas xícaras. Quem recebe e atende aos pedidos dos clientes é a própria dona, Eva Maria, que como toda boa mineira é impecável na hora de cozinhar, não deixando

escapar nenhum detalhe na hora de apresentar os pratos, o que torna o serviço oferecido ainda mais encantador. Mandioca com linguiça, canjica de frango e caldo de feijão. Essas são apenas algumas das opções que a casa oferece ao preço de R$ 10, a unidade e R$ 20 o pacote com três opções de sopa. O bistrô La Bodega fica situado na rua Lóris Cordovil, s/n, bem em frente à passarela do samba. A casa também abre diariamente para almoço e aos finais de semana para o café regional, sem falar na já badalada feijoada, realizada todo sábado a partir do meio-dia. Informação e reservas pelos telefones 8231-2659 e 9337-1283.


Portugal,

a terra do Armando

Boa mesa


(6)

Elenco #boa mesa SELMA REIS Especial EM TEMPO

Passei anos sonhando em ir a Portugal, nossa terra-mãe, e somente em março último pude realizar esse sonho Ficava a imaginar como seria estar em Lisboa, no Porto, ir à igreja de Fátima e tomar “todas” nas ladeiras da região do Alentejo. Brincava, com esse meu jeitão animado, que amanheceria o dia na sarjeta de tanto vinho que iria tomar. Parte dessa afirmação era uma brincadeira porque eu na verdade gosto de bebidas, mas não o suficiente para “cair de bêbada”. Por outro lado, que me perdoem os grandes enólogos e sommeliers, mas um bom vinho para mim é aquele que agrada ao paladar de quem o está degustando e eu nasci para apreciar vinhos portugueses. São, e creio que sempre serão, os meus preferidos. Fui de São Paulo a Madrid e de lá embarquei para Lisboa. Tinha somente dois dias para tentar conhecer um pouco de Lisboa. E o resto do sonho? Dessa vez não daria. Mas garanto a vocês, que se Deus me permitir, ainda passearei muito por Portugal. Cheguei a Lisboa e chovia, mas entrei no táxi, sorrindo muito e sempre conversei com o motorista sobre a cidade e soltei para ele uma das minhas pérolas: “Está chovendo porque Lisboa está emocionada junto comigo, porque cheguei até aqui!” Esta sou eu mesma! Viajando sozinha, numa terra estranha, em um continente que nunca havia pisado, mas feliz e acreditando que adoraria. E adorei mesmo! Lisboa é como estar em casa, não só pelo idioma, mas pelo ambiente em geral. Uma bela cidade com uma história poderosa e cheia de monumentos que nos são tão familiares: Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, princesa Isabel, D. Pedro e por aí vai... No hotel, mesmo muito cansada (é uma senhora “pernada” de Manaus ate lá!), já pedi reserva numa casa de fado. Descansei um pouco e fui para a “Casa de Linhares”, ouvir Jorge Fernando, cantor e compositor de fados famosos, e suas convidadas. Emoção pura. Lugar lindo, ambiente mais ainda. Comecei tomando

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

um legítimo vinho Madeira, para abrir o apetite. Cardápio? Escolhi à minha clássica maneira (sempre aquilo que é o mais provável que a casa faça muito bem!), e fui de Caldo Verde e Bacalhau na Brasa. Perfeitos! Voltei para o hotel já na madrugada, estava muito frio e eu me sentindo muito feliz. Agradeço muito a Deus por ter tido a chance de realizar este sonho. Acreditem! No tempo restante, fui a todos os principais monumentos, andei pela cidade, fui comer os Pastéis de Belém, que amo, bem quentinhos. Lá em Belém mesmo. Ao deixar Lisboa, prometi a mim mesmo que um dia voltaria. Espero conseguir e vou me esforçar para isso. Esta matéria deveria ter alguém, que adorasse Portugal, para ser entrevistado, entretanto, a melhor pessoa a ser convidada, estava doente e acabou por falecer esta semana. Eu falo do Sr. Armando Soares, o português que veio morar aqui no Amazonas e deixou sua marca na nossa memória. Dono do Bar do Armando há quase 40 anos, e palco da famosa “Banda da Bica”, formada por uma roda de amigos que frequentavam seu bar, marcou sua passagem nessa vida como um homem sério, muito trabalhador e respeitado em nossa cidade. O sr. Armando é homenageado por só servir cervejas “bem geladas”, pelo seu sanduiche de pernil e por manter, intacto e por décadas, um bar que foi palco de muitas conversas de intelectuais, políticos e formadores de opinião. Também um local muito visitado por turistas. Seu velório e enterro foram acompanhados com muita tristeza e lamento. Presto aqui uma pequena homenagem ao senhor e lhe afirmo, lá aonde estiver, que o largo de São Sebastião nunca mais será o mesmo com a sua partida. O senhor esteve por essa vida e fez a diferença, com coragem, honestidade e determinação e merece nossa admiração e orgulho. Que Deus o proteja e a toda a sua família. Uma boa semana a todos vocês!


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

boa mesa# Elenco

(7)

Sanduíche de pernil à moda do Bar do Armando Preparando o pernil: 1 peça de pernil suíno 300 ml de vinho branco 300 ml de azeite 100 g de bacon em pedaços 10 alhos descascados inteiros Sal a gosto Marinada (a minha leva salsinha, alho, cebola, salsão, vinagre, azeite, sal, pimenta-do-reino, tudo batido no liquidificador)

Para o sanduiche: 200 g de pernil fatiado 2 fatias de provolone ou o queijo de sua preferência Molho de sua preferência ou somente maionese ou mostarda Pão francês Modo de preparo: Faça furos no pernil e despeje o vinho branco. No liquidificador bata o azeite com os ingredientes da

marinada. Espalhe por todo o pernil. Eu ainda coloco pedacinhos de bacon e alho inteiro, nos furos. Deixe descansar por duas horas nesse tempero. Leve para assar coberto com papel alumínio por 3 horas. Em seguida, retire o papel e deixe dourar por aproximadamente 2 horas. Receita para um “bocado” de sanduiche...


(8)

Elenco #seu lar

Molho aguado Às vezes isso acontece nas melhores cozinhas. Misture uma colher de chá de maisena com 2 colheres de chá de água fria. Junte ao molho e mexa moderado até engrossar. Depois de engrossado, cozinhe durante 1 a 2 minutos para que a maisena de incorpore bem ao sabor do molho. Frango branquinho Passe os pedaços de frango na farinha de mandioca. Deixe assim durante cinco minutos e depois lave em água corrente. Ficarão limpos e bem branquinhos. Frango empanado Empane os filés e deixe descansando na geladeira durante uma hora. Depois, frite-os como de costume. A farinha não desgrudará da carne. Dica de ouro Quando for preparar claras em neve, quer seja na batedeira ou à mão, coloque-as em uma tigela de louça ou de vidro. Antes, certifique-se que os recipientes estejam livres

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

de qualquer resquício de gorduras e bem secas. Milanesa saborosa Acrescente queijo parmesão ralado à farinha de rosca quando preparar carne ou frango à milanesa.

Café gostoso Experimente acrescentar chocolate ao pó de café antes de colocar a água quente. O café ficará em mais gostoso.

Cheiro de peixe Passe pó de café usado nas panelas, pias, colheres e demais utensílios que usou para preparar o peixe. O cheiro característico do pescado sumirá em segundos. Bolo marmorizado Separe um pouco da massa do bolo e acrescente café solúvel. Na hora de colocar a massa na fôrma, alterne massa branca com a massa de café. Asse normalmente. O resultado final é surpreendente. Feijoada salgada? É só acrescentar uma pitada de açúcar. Suflê crocante Para que o suflê doce fique com uma leve camada crocante, unte a forma e polvilhe com açúcar.

Pão congelado Corte o pão francês ao meio e congele dentro de sacos plásticos. Assim que retira-los do freezer, ou do congelador, prepare o lanche de sua preferência com o pão ainda congelado e leve-o diretamente ao forno preaquecido. Simplesmente com manteiga também fica delicioso preparado dessa maneira.

Brigadeiro desandado Se ao cozinhar o brigadeiro saiu do ponto, acrescente um copo de leite e deixe apurar novamente.

Milho cozido É uma delícia. Cozinhe as espigas em água sem sal. Só depois de cozidas, o sal deverá ser acrescentado.


Mudanรงa prรกtica

Decor


(10) Elenco

#decor

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Com pouco dinheiro é possível redecorar o sofá antigo com uma roupagem nova

CAMILA HENRIQUES Equipe EM TEMPO

É possível decorar um ambiente e deixá-lo bonito, com pouco dinheiro? Na maioria das vezes, a resposta para essa pergunta é um belo e sonoro “não”. Porém, com um pouco de criatividade, é possível reformar aquele sofá antigo e conseguir dar cara nova à sala da casa.

A arquiteta Larissa Guerra garante que uma mudança dessas se torna fácil quando o sofá é de boa qualidade. “Normalmente, a estrutura interna está perfeita e o tecido gasto. Um bom tecido, com cores da atualidade são uma boa sugestâo para esse tipo de reforma. O cliente gasta pouco e ganha um sofá “novo” para sua casa”, explica. Um simples remanejamento de móveis, aliado à escolha de cores diferentes de almofadas, é

Cores fortes e vibrantes são uma boa dica para mudar os ambientes da casa

uma forma prática de modificar a cara do ambiente junto ao revestimento do sofá. A escolha do tecido é outro ponto fundamental. Atualmente, as principais tendências apontam para cores mais fortes e estampas divertidas. Os “clássicos” preto, branco e marrom também continuam em voga, e são a dica para quem não quer errar. “Existem vários tecidos disponíveis no mercado para revestir sofás, poltronas e cadeiras. O ideal são

os mais grossos e resistentes. Pode ser usado de um chenille a uma seda dupion. O tipo de tecido e cor vai depender muito do que o cliente quer para a sua casa”, ressalta. Larissa já fez algumas mudanças nesse estilo com seus clientes. Acompanhei desde a troca do tecido do sofá até a dos móveis da sala de estar e de jantar é importantíssimo um bom estofador para esse tipo de serviço”, recomenda.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

decor# Elenco (11)

Aplicativos

para arquitetura CAMILA HENRIQUES Equipe EM TEMPO

Cada vez mais populares, os aplicativos de celular invadiram as casas de quem os utiliza de maneira diferente. Agora, é possível visualizar um ambiente pronto antes mesmo do fim de uma reforma Com o boom dos smartphones, os aplicativos também chegaram para ficar. Para quem quer aprender a se maquiar, escolher a roupa certa e até mesmo calcular a conta depois de uma noitada em um bar. Existem apps para todos os tipos e gostos. Portanto, não é de se surpreender que essa nova tecnologia tenha chegado ao mundo da arquitetura. Do My Pantone (que, como dá para imaginar, auxilia na esco-lha de cores e tintas para a

parede da casa) ao Home 3D (que dá ao indivíduo a chance de projetar e criar a planta de qualquer ambiente), passando pelo My Measures (que tira medidas de móveis e espaços da casa), são incontáveis os aplicativos disponíveis para quem quer mudar ou criar um ambiente da estaca zero. Porém, sempre há a dúvida: Dá para confiar em um recurso tecnológico em detrimento de um profissional especializado? Segundo a arquiteta Carla Rocha, esses aplicativos funcionam sim, mas apenas como um auxílio na visualização de possibilidades. “Podemos carregar várias ferramentas muito úteis no celular. A partir de uma foto ou de uma base de cores do aplicativo é

possível selecionar cores para compor a sua paleta. Mas é o arquiteto que possui o conhecimento técnico para orientar o cliente e projetar o espaço ade-quadamente”, afirma. A utilidade dessas ferramentas pode auxiliar não só os clientes “leigos”, como também os próprios arquitetos e decoradores, como afirma Carla. “Eles oferecem apoio útil na demonstração rápida das ideias, já que dinamizam o nosso trabalho , e oferecem uma prévia do que virá a ser o projeto”, conclui.

Os aplicativos funcionam muito bem como um auxílio na visualização de possiblidades


(12)

Elenco

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Studio di

Design Glaucy Oliveira Arquiteta e designer glaucy@emtempo.com.br

Dicas

Tijolinho aparente Conferindo conforto térmico e acústico e proporcionando um clima rústico e aconchegante aos ambientes, as alvenarias estão cada vez mais aparentes no décor, como uma solução mais econômica, sem perder a sofisticação, podendo os tijolinhos virem aparentes em bancadas ou paredes inteiras. Quer em projetos comerciais ou residenciais, esses recursos cabem em quase todas as divisões, bem como fachadas. O mercado está repleto de revestimentos que trazem a textura dos tijolos, proporcionando mesma sensação de conforto e bemestar. Não se esqueça: o segredo é ousar!

Micasa (11) 3088-1238

Cerâmica Art Pedras (92) 3656-9000

Cerâmica, Portobello (92) 3664-1600

Tijolo refratário, JLN Materiais de Construção (92) 3625-3333

Pedra Natural, MD Revestimentos Especiais (92)3584-5171

Papel de parede, MD Revestimentos Especiais (92)3584-5171

Decore Você pode optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho ou somente um revestimento que recobre a parede original, sendo assim, é possível utilizar o recurso tanto em casas quanto em apartamentos, sem a necessidade de grandes intervenções. Em um ambiente mais moderno, componha com um piso que imite o cimento queimado e móveis em linhas retas. Cores primárias na decoração ou mobiliário e

uso de espelhos permitem um ambiente mais jovem e contemporâneo. Em um espaço mais rústico, a composição do entorno deve ser mesclada com madeira e fibras naturais ou artificiais, a fim de dar maior sobriedade à divisão, sendo verde e tons terrosos a melhor solução para a paleta de cores. Em uma decoração mais ao retrô-vintage, prefira móveis repaginados e objetos que lembrem a casa da vovó. Vale até

deixar a tubulação aparente. Se preferir ousar, nada impede o uso de uma poltrona clássica no recinto, permitindo muito mais sofisticação, ou ainda uma peça de designer, em um estilo Hi-low. Para proporcionar maior leveza a paginação, dê acabamento à base de cal ou uma demão de tinta, a fim de obter apenas o resultado da textura. Aplique resina de acabamento para evitar o pó soltado pelo tijolo.


Turismo

Privilegiado pela natureza


(14)

Elenco #turismo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

FOTOS: ARQUIVO/GB IMAGEM

A Georgia é um desses Estados americanos privilegiados pela natureza Mas neste caso, os privilégios não ficaram restritos apenas à natureza e ganharam uma boa ajuda da ação humana. Agradecem os turistas, que, ao visitar o Estado, podem escolher entre as praias do sul, no encontro com o oceano Atlântico, as montanhas do norte, onde começa a cadeia montanhosa dos Apalaches, ou a modernidade da cidade que recebeu os Jogos Olímpicos de 1996: Atlanta. A capital do Estado da Geórgia, Atlanta, é o melhor ponto de partida de qualquer visita pela Geórgia. De lá, o acesso é fácil para qualquer região do Estado. Animada vida noturna, intensa programação cultural, diversificada cozinha internacional e excelentes centros de compras são capazes de deixar o visitante com vontade de voltar para a cidade,

antes mesmo de partir. Para começar, uma curiosidade. A autora do clássico “... E o Vento Levou”, Margaret Mitchell, viveu na cidade. Natural da Georgia, Margaret inspirou-se nas fazendas ao sul de Atlanta para criar Tara, a apaixonante propriedade da heroína Scarlett O’Hara. É por isso que os que gostaram do livro ou do filme podem aproveitar para visitar atrações como o Gone With de Wind Museum, inaugurado no final de 1999, a Margaret Mitchell House ou a Tara Museum, em Jonesboro. A luta pelos direitos civis também tornou Atlanta conhecida internacionalmente. Foi na cidade que o Prêmio Nobel da Paz Martin Luther King Jr. começou a sua luta. Hoje, toda a trajetória de Luther King pode ser observada no Martin Luther King Center. Depois de explorar boa parte de Atlanta, é hora de dirigir-se para outras regiões do Estado. Aqui, a dúvida certamente inva-

dirá o visitante. As montanhas do norte podem ser uma boa dica, especialmente para que os que gostam da natureza. Vários parques emprestam o tom de emoção aos passeios. O Cloudland Canyon é um deles. O Rock City Gardens, outro. As formações rochosas são o principal chamariz deste último parque, próximo ao Lookout Mountain Flight Park, local procurado por paraquedistas e endereço certo das competições. No nordeste do Estado está a região em que ocorreu boa parte das batalhas da Guerra Civil americana, em meados do século 19. O ChickamaugaChattabnooga National Military Park serve para ilustrar parte do que pode ser apreciado na região, que tem ainda belos cemitérios, como o Resaca Confederate Cemetery e o Kingston Confederate Cemetery. Lá estão enterrados alguns dos soldados mortos na Guerra Civil.

As praias prendem o visitante, mas o bom é conhecer as ilhas

Atlanta é o melhor ponto de partida de qualquer visita

No nordeste do Estado está a região em que ocorreu parte das batalhas da Guerra Civil americana


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Elenco (15)

CCheck-in Thaísa Melo

thaisa@altaestacaoturismo.com.br

Visto americano

Escandinávia A chegada do verão na Europa é o melhor momento para visitar a Escandinávia. Com um charme adicional: noites que parecem dias. O “verdadeiro” norte da Europa: Copenhagen, Bergen, Oslo e Estocolmo, cidade Nobel do urbanismo e da organização. Vale a pena gastar um dia ou dois para conhecer algumas das 24 mil ilhas que compõem o arquipélago de Estocolmo, e saber por que a cidade é conhecida como a “Veneza do Norte”. Na Noruega, o roteiro mais recomendado é o “Norway in a Nutshell”, realizado de trem de Oslo para Bergen ou viceversa. A viagem dura um dia (o trem turístico para diversas vezes pelo caminho) e o viajante poderá experimentar um pouco de tudo o que a Noruega tem a oferecer: fiordes, montanhas, desfiladeiros e cachoeiras de águas de degelo. Para completar sua visita à terra dos vikings, nada melhor do que dedicar um dia para visitar o museu do Navio Viking, em Roskilde, na Dinamarca.

Os requerentes com até 15 anos e com idade igual ou superior a 66 anos solicitando vistos de turismo não necessitam agendar entrevista ou comparecer à Embaixada ou a um Consulado, desde que nunca tenham tido seus pedidos de visto recusados anteriormente. No entanto, a seção consular pode chamar os solicitantes para uma entrevista caso julgue necessário. Este procedimento por ser feito através de um agente autorizado ou um parente próximo.

Cidade perdida O imponente resort e parque aquático localizado nas Bahamas foi inaugurado em 1998. Erguido em meio a lagoas azuisturquesa e as cristalinas águas do mar das Bahamas, esse destino conta com diferentes tipos de acomodações; 35 restaurantes, bares e lounges, o maior cassino das Bahamas; amplas salas de convenções, e uma marina capaz de abrigar iates de qualquer tamanho. Grandioso e requintado, conta sua versão da história de Atlântida, a cidade perdida. São cenários que simulam cavernas, tudo decorado com temas marinhos.

Diário de bordo Verena Santoro Frota Funcionária pública federal uma Portugal foi a porta de entrada de s mai e eu os, zem fi que pa Euro viagem pela o com é l uga quatro amigas. Conhecer Port os colofazer a viagem inversa que fizeram eçamos Com o. sad pas ao a nizadores, de volt a alma a etiz sint s mai que de cida oa, por Lisb des gran das iro lusitana, não é apenas o cele ura, cult de tro cen navegações, mas um nto. ime eten entr história e muito JePontos turísticos - mosteiro dos dos era da rônimos, que exalta a riqueza erguida descobrimentos; Torre de Belém, época da co mar o outr , no meio do Tejo coDes dos rão Pad s; ento rim cob dos des vela cara uma brimentos, representando itetura, estilizada. No lado moderno da arqu seus com , ões Naç das ue visitei o Parq

ina e amplo belos prédios futuristas, uma mar complexo cultural e de lazer. em Lisboa Gastronomia - se come muito bem dica para uma o Deix s. tivo vida e os preços são con porâtem con esa ugu port ária culin da quem gosta . Em Alto ro bair nea, restaurante “100 Maneiras” no de tel pas O es. peõ cam matéria de doce eles são tro den ido hec con s mai e doc o l, belém, inesquecíve experimentar, e fora de Portugal. Você tem que esqueça as calorias e seja feliz!

oro Sant a n e Ver


(16)

Elenco #comportamento

ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Num mundo cada vez mais “conectado” a tecnologia está presente em todos os momentos, seja no trabalho ou na vida pessoal, é inevitável viver com as facilidades que os eletrônicos oferecem Nada mais cômodo que, com um simples toque na tela do tablet, fazer os pagamentos do mês, consultar a previsão do tempo para aquela viagem do fim de semana ou saber o caminho mais rápido e menos congestionado antes de sair de casa para o trabalho. Mas, será que não tem horas em que é preciso apertar o “off” em tanta tecnologia? Essa é a dúvida levantada por alguns incrédulos, que consideram que informação em excesso pode tornar o raciocínio mais preguiçoso. Adepta assumida do mundo vir-

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

tual, a reitora da Universidade Nilton Lins, Giselle Lins, considera que com a orientação adequada os jovens só têm a ganhar com o acesso às novas tecnologias. É graças a esse pensamento que a universidade agora possui acesso wireless em todos os corredores. “Hoje a velocidade na informação é algo imprescindível, com um computador ligado na internet é possível obter vários pontos de vista de um mesmo assunto, isso possibilita que os estudantes tenham uma visão mais ampla e desenvolvam sua criatividade e senso-crítico”, defende a educadora. Mas, não é só profissionalmente que Giselle aprova as facilidades que a tecnologia tem a oferecer. Durante essa entrevista para a Elenco, por exemplo, ela estava fora do país e, minutos antes de nos atender pelo celular, estava em uma videoconferência com vários parceiros de trabalho.

Giselle Lins aplaude as facilidades da tecnologia

Na er


a da

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

comportamento# Elenco (17) comportamento comp

Cláudia Mendonça diz que a tecnologia facilita o trabalho na agência

On-line nas redes Uma pesquisa da comScore revelou que o tempo médio do brasileiro no Facebook aumentou 680% em um ano, pulando de apenas 37 minutos ao dia em 2010, para 4,8 horas em 2011. Ainda segundo o estudo, o Brasil é o sétimo maior mercado de internet do mundo em relação ao número de usuários conectados, com aproximadamente 46 milhões de pessoas. Somados ao aumento significativo das vendas de smartphones, os dados confirmam o fato de que a era da tecnologia chegou para todos, independentemente da posição social ou profissão que exercem. “As redes sociais são uma nova ferramenta de divulgação que aproximam e interagem o cliente como nenhuma outra”, afirma o chef do restaurante Banzeiro, Felipe Schaedler. Para ele, a internet é essencial para acompanhar as novidades do segmento gastronômico fora do país, pesquisar novas possibilidades de investimentos, novos produtos, além de promover o intercâmbio de novas experiências que facilitam na criação de novas receitas.

Livre das barreiras Já para a empresária Cláudia Mendonça, sem o avanço tecnológico não seria possível que seus funcionários conseguissem realizar reservas de viagens e de hotéis internacionais, além de outros serviços turísticos em tempo real para seus clientes. À frente da Paradise Turismo, Cláudia é exemplo de uma pessoa que nunca desliga seu celular. Se estiver trabalhando, além dos clientes, precisa manter contato com sua família e, se estiver em casa, precisa estar sempre em “standy by”, para os futuros contratempos do tráfego aéreo. “Não acho que o celular ou outros aparelhos eletrônicos venham a tirar a privacidade de ninguém, basta que ela saiba administrar sua funcionalidade e nunca esqueça que o contato humano é sempre mais importante que qualquer amizade do mundo virtual”, finaliza.

Felipe Schaedller considera a internet essencial


(18)

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012 Topshop

ID

Fashion Nathasha David

A calça da temporada Zara

Seven

exótica

A calça estampada começa aparecer na cena fashion deixando o look mais ousado e descontraído. Peça marcante que precisa de atitude e bom senso para ser usada, pois nem sempre é fácil montar um look com ela. Muitas cores, desenhos e modelagens . Essa moda é assim, ou você ama, ou odeia.

H&M

Zara

Topshop Daslu

radical

H&M

BCBG

Topshop

Kenzo e sua estampa geométrica

Cuidado com essa moda, pois a estampa aumenta o volume das pernas e do quadril


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

luxo# Elenco (19)

O tempo não para

Símbolo de status ou acessório de moda, o relógio, mesmo em meio a tanta tecnologia, continua sendo acessório indispensável no pulso do homem moderno No início do século 20, os relógios eram pendurados em correntes e serviam muito bem a quem andava a cavalo – mas não a Santos Dumont, que precisava manter as duas mãos no controle de suas aeronaves. Na busca pela inovação, já que

a tecnologia dos celulares, iPads, computadores e outras engenhocas vêm roubando a atenção dos relógios, grandes fabricantes têm investido em parcerias com designers famosos para remodelar seus produtos. Mesmo com uma etiqueta a anunciar o preço de € 3,5 mil, são vendidos, anualmente, mais de dois milhões de relógios com esse valor. Criada em 1876, é hoje a 5ª marca mais valiosa do mundo. A Audemars Piguet é um legado de tradição, excelência e inovação que tem estabe-

lecido tendências do mercado. Nos pulsos de celebridades como Arnold Schwarzenegger, Jay-Z, Usher, Tom Cruise, os modelitos podem chegar a custar € 1,35 mil. Outra marca famosa é a Rolex, no mercado desde 1905, está entre as dez marcas mais valiosas do mundo. Seus relógios custam em média R$ 7 mil, e possuem modelos específicos para atender as necessidades dos mais diversos profissionais como velejadores, pilotos, cientistas, e até exploradores polares.


((20) Elenco

#moda

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril 2012

a Eles v達o


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de março de 2012

ao

moda# Elenco (21)

CAMILA HENRIQUES Equipe EM TEMPO

A moda masculina vem ganhando mais atenção das grandes marcas do país. Uma dessas grifes, a Reserva, investe em um estilo divertido e casual Eles estão tão vaidosos quanto as mulheres, e não aceitam mais o combo básico de jeans e camiseta. Consequentemente, o mundo da moda também se rendeu à elegância e ao estilo masculino. À medida que o inverno chega, a hora é de renovar o guarda-roupa e se render às tendências da estação. Para eles, a pedida são as criações da grife Reserva. Para os mais descolados, as camisetas com estampas engraçadinhas são obrigatória no guarda-roupa. Quem procurar nas araras da loja Officina Brands, vai encontrar t-shirts da marca Reserva que vão de Che Guevara a Andy Warhol. Acompanhadas da boa e velha calça jeans, elas são perfeitas para qualquer ocasião.

Os adeptos de um estilo mais básico também foram lembrados pela marca, que traz criações em cores neutras, mas sem perder a originalidade. As golas em V, que já estão em voga há um bom tempo, são um dos carros-chefe da coleção mais recente da etiqueta. E quem mora em Manaus deve estar se perguntando como usar roupas feitas para o inverno, em uma cidade tão quente, certo? Entretanto, a Reserva possui, além de peças para todos os gostos, roupas e acessórios que são um coringa para qualquer clima. As bermudas chegam em todas as cores, mas a tendência número um é a branca, que dá um ar casual ao look, mas sem perder a elegância. Verdadeiro sonho de consumo dos estilosos, os sneakers também fazem parte da coleção da Reserva, assim como os chinelos em temas divertidos e cores vibrantes assim como os tênis. Em Manaus, as criações by Reserva podem ser encontradas na loja Officina, na Rua João Valério, 245, loja 9.

Ficha Técnica Loja Officina Brands Modelo: Mauro Emiliano – By Salignac Models Fotos: Mário Oliveira Locação: Circo Kroner


(22)

Elenco #beleza

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

As tranças serão

eternamente

moda As tranças sempre foram ingredientes do penteado feminino, principalmente na cabeça das meninas e nas fantasias de festa junina

O coque baixo trançado dá um toque de elegância

Quem nunca usou um daqueles chapéus que já vêm com as trancinhas, loiras ou castanhas? Tranças bem feitas e presas a cabeça também são marcas de algumas culturas, como a germânica, por exemplo. A trança também faz parte do imaginário infantil. Qual teria sido o destino de Rapunzel se a heroína não tivesse as enormes tranças que lhe trouxeram o Príncipe Encantado. Quem quiser conferir a versão mais recente da história, basta assistir “Enrolados”, filme animação produzido pelos Estúdios Disney, em 2010. Mas, voltando a falar do penteado, na década de 80 as tranças entraram no mundo fashion, virou uma verdadeira febre. Lembram-se do sucesso das tranças embutidas? Em algumas versões deste penteado, os fios eram entrelaçados com fitas em cores combinando com a roupa, lembrando que na época os vestidos, bolsas e sapatos eram usados em cores iguais; quem queria colocar a fita na trança, seguia a tendência. As flores miúdas também apareceram na cabeça de algumas. Passado aquele frisson, as tranças

foram relativamente esquecidas, mas a tendência nunca saiu da moda, de uma maneira ou outra, os fios trançados acabam entrando no penteado e são considerados clássicos. Alguns cabeleireiros fazem da trança seus coringas quando o assunto é dar volume ao penteado ou camuflar fios desobedientes. Atualmente, a trança está novamente em alta e em novas formas de penteado, como o coque. O coque é eterno, símbolo de bom gosto e de cabelo bem penteado; também de sensualidade porque deixa o pescoço à mostra. Assim, as tranças e os coques continuam em evidência. Que tal aprender a fazer um coque baixo trançado? Versátil, este penteado pode ter um acabamento mais sofisticado para uma festa, com a utilização de presilhas com strass, ou deixá-lo mais despojado, para o dia a dia, com acessórios mais discretos. Além do cabelo bem limpo e hidratado, você vai precisar de mousse modeladora, spray finalizador, elástico de silicone, grampos e presilhas a seu gosto. Nunca é demais algumas dicas. A Amend acaba de lançar a sua linha Valorize de Mousse Modeladora e Hair Spray Forte; e tem ainda a Wella Styling Extra Forte, Revlon Shine Mousse Texturizer e a Paul Mitchel especial para cabelos finos.


MÁRIO OLIVEIRA

Estilo

Padrão

chic


(24)

Elenco #estilo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

estilo# Elenco (25)

Gostando ou não de usar uniforme, a padronização dá um charme a mais à empresa. Pensando nisso, a fábrica Fios e Linhas da Amazônia procura sempre inovarna criação de novos modelos Uniforme é algo que divide opiniões. Enquanto alguns não gostam dessa padronização da roupa para trabalhar ou estudar, muitos aprovam a praticidade que ela dá a quem a veste. Esse último grupo vem ganhando cada vez mais adeptos. Afinal, acordar cedo e ter que escolher uma roupa diferente todos os dias dá trabalho, não é? Logo, não é de se surpreender que o filão das fábricas de uniformes esteja aumentando em Manaus – até porque uma empresa com empregados uniformizados causa uma impressão melhor no cliente. Uma das mais procuradas é a Fios e Linhas, da empresária Angela Bastos. Há exatamente um ano, a fábrica iniciou as suas atividades na confecção de uniformes profissionais. De acordo com Bastos, a Fios e Linhas tem seu nicho nos bancos, construção civil, hospitalar, indústrias, entre outras empresas nessa linha de mercado. “Existem muitos fabricantes de uniformes, mas nessa qualidade, nós somos os únicos. O que permanece no mercado são peças muito básicas. Nós gostamos de dar um diferencial, um bordado bacana, algo que não tenha em outros lugares”, resume a empresária. Entre as novidades que a Fios e Linhas traz em suas criações, se destaca o trabalho com ênfase na sustentabilidade. “Após a modelagem, confecção e corte das peças, os retalhos de tecido são guardados e doados às comunidades carentes, para que sejam reaproveitados. Isso acaba gerando mais renda para a população”, explica Bastos.

Ficha Técnica Fios e Linhas da Amazônia rua Sírio Libanês, 42 – A, Chapada. Telefone: (92) 3238-7201 E-mail: fios_linhas@hotmail.com Modelo: Amanda (By Salignac) Fotos: Mário Oliveira Locação: Loja SCA


(26)

Elenco #entrevista

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

‘A A vez da música

amazônica’ ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

É com essa frase que a cantora paraense Gaby Amarantos descreve a atual fase de sua carreira. Abraçada pela Rede Globo de Televisão, a artista lança pela Som Livre seu mais novo álbum “Treme”, o qual terá a faixa “Ex My Love” como tema de abertura da nova novela “Cheias de Charme”. O CD é um ‘mix’ das principais manifestações culturais da Amazônia. A artista é presença confirmada na Festa dos Visitantes, no dia 28 de junho, no Planeta Boi, em Parintins

EM TEMPO: É verdade que você só começou a cantar na noite depois que saiu do coral da igreja? Gaby Amarantos: É verdade. Era catequista, mas com o tempo fui expulsa da igreja (risos). Eu sempre fui muito animada e não me encaixava no perfil mais conservador da paróquia que frequentava. Meu primeiro trabalho como cantora profissional foi no estilo MPB. Como a maioria dos músicos locais comecei cantando em barzinhos. Como começou sua relação com a Globo? Esse é um “namoro” antigo que começou em 2002, quando participei do Brasil Total, comandado pela Regina Casé. De lá para cá fiz outras participações na emissora, mas a relação ficou mais estreita a partir de 2010, quando o produtor Cleodon Coelho, que considero meu padrinho, viu um show que fiz em Recife, já no formato do techno brega, e apostou na minha aceitação no eixo Rio-São Paulo. Acredita que depois da banda Calypso a visão estigmatizada sobre os artistas da região se modificou? Sem dúvida. Temos que agradecer muito a Joelma, foi graças a ela que o brega deixou de ser um adjetivo pejorativo para se

tornar algo moderno e, hoje, um movimento cultural que mostra todas as vertentes amazônicas, do indígena ao forró e aos acordes do techno brega.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

For H MME ALLEX DERZI

Na correria com HugoBlack

Elenco (27)

Givenchy à la Havaianas Entre os acessórios lançados para a coleção de verão deste ano, a Givenchy criou um chinelo, bem ao estilo Havaianas, mas com um fator que deve fazer muitos homens optarem por tê-los em seu armário: uma estampa de pin-up, que está impressa nas sandálias.

Um guarda-roupa com peças clássicas e atemporais é ideal para o homem que vive em meio a uma rotina atarefada e se divide entre os compromissos profissionais e o os momentos de lazer. Foi pensando nesse perfil que a linha Boss Black, da Hugo Boss, criou The Great Escape, coleção da próxima estação que pretende ser casual, mas sem deixar a elegância de lado.

Com que roupa eu vou ? A regra número 1 desta “ocasião” é conforto. Procure usar tecidos leves, como o algodão ou os mais tecnológicos, que eliminam o suor. O calção também não tem muito erro, evite tecidos pesados e grossos, que atrapalham para correr. Da mesma forma que a bermuda de praia, tenha a altura do joelho como referência, não muito abaixo e não muito acima. Os tênis devem ser apropriados para corrida, porque assim, eles fazem muita diferença, melhorando a sua performance e evitando lesões.

Mandando bem no frango A jogada aqui é fazer um empanado diferente, bem gostoso e crocante, ideal para um filé de frango. Corte o peito de frango no formato que quiser e tempere à gosto. Em seguida, passe o frango na farinha de trigo e depois passe numa mistura de ovo batido com um pouco de azeite. E, por fim, empane com os seguintes ingredientes em partes iguais: - aveia em flocos grandes; - queijo parmesão ralado fino; - biscoito club social integral, esmigalhado; A sugestão é servir com um molho de mostarda e mel, apenas misturando uma mostarda muito muito boa, com mel a gosto.

Esporte fino A Lacoste entrou com tudo na onda das Olimpíadas deste ano, que vão acontecer em Londres. Foi lançada a coleção de polos brancas The Crocodile Patriot com um detalhe simples: o tradicional jacaré aparece bordado com as bandeiras de diversos países, incluindo o Brasil. As vendas começam a partir de 15 de abril nas lojas da marca.

Tu Es O país do futebol agora tem uma marca que retrata a paixão nacional, sem fazer conexões com times. A Tu Es nos traz camisetas com uma imagem casual e inspirada no mundo, na cultura e na simplicidade encantadora do futebol. Com a mesma modelagem da Zara, a marca valoriza o conforto e estilo moderno de quem as veste. As camisas podem ser adquiridas no site da marca. (loja.estilotues.com.br)


(28) Elenco

#pet

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Compa

CAMILA HENRIQUES Equipe EM TEMPO

O livro “Marley e Eu”, de Josh Grogan, comoveu o mundo e logo ganhou uma versão para o cinema, estrelada por Owen Wilson, Jennifer Aniston e, é claro, por um simpático labrador que deu vida ao personagem-título. “O pior cão do mundo”, como era chamado, destruiu a casa, quebrou coisas de valor e fez os seus donos passarem muita vergonha por aí. Mas, no fim, a lealdade de Marley ganhou o coração daquela família e dos espectadores que esvaziaram as prateleiras e lotaram os cinemas mundo afora Para quem não sabe, a história

de Marley é baseada nas experiências – reais – de Grogan, e reflete o que muitas pessoas sentem por seus cachorrinhos de estimação. Considerado o “melhor amigo do homem”, o animal é um exemplo de lealdade. Por isso, não é à toa que muita gente “recruta” o seu cão para ser o seu único companheiro fiel, até os últimos dias.

Parte da família A advogada Farah Neves não esconde a paixão que tem por Lili, uma yorkshire que já acompanha a sua família há quase dois anos. O animal foi um presente de aniversário de Letícia, sua filha mais nova, e não demorou muito para virar o xodó da casa. Segundo ela, a Lili é considerada parte da família. “Com ela, nunca nos sentimos sozihos. O carinho que ela nos dá é quase como de um filho, aquela coisa incondicional, sem esperar nada em troca”, afirma.

Nathalie e os cachorrinhos da raça spitz alemão Nina e Príncipe Lavínia e Letícia, filhas de Farah Neves, são apaixonadas pela yorkshire Lili, o xodó da família


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

nheiros

Saudades As viagens sem a yorkshire são sinônimo de coração partido, tanto para a cachorrinha, quanto para a família. Farah conta que Lili nunca adoeceu, mas já rendeu algumas preocupações, quando ficou em casa aos cuidados do jardineiro, enquanto seus donos viajavam por João Pessoa (PB), no Natal de 2011. “Justamente no dia 24 de dezembro, o jardineiro liga, dizendo que chegou em casa e a Lili não estava. Quase ficamos loucos, porque não tínhamos o que fazer de lá, estávamos longe...”, lembra Farah. Naquele momento, tudo o que ela e o marido pensavam era na reação das filhas. “Ficamos arrasados. Até que o jardineiro ligou, contando que encontrou a Lili na casa da vizinha, que a ouviu chorar durante a noite, pulou o muro da casa e a pegou, porque ficou com pena. Essa vizinha foi um anjo!”,

agradece a empresária. As irmãs Natasha, Nathalie e Talita David possuem uma ligação forte com a dupla de cachorrinhos (da raça spitz alemão) Nina, de três anos, e Príncipe, de um ano e meio. “Tudo gira em torno deles, é como se fossem as crianças da casa. Os dois são muito dóceis, e dependem muito da gente”, ressalta Talita. Ela e a irmã revelam que Príncipe dá muitas dores de cabeça, já que é mais frágil fisicamente. “Ele teve uma convulsão devido a hipoglicemia, e um problema chamado megaesôfago, e tem que comer ração batida, até hoje”, acrescenta. Desde criança, as meninas gostam de animais. Natasha, inclusive, chegou a ter um cavalo e pratica hipismo. “Dos cavalos da Manége (hípica onde treina), o meu queridinho é o Xirú, um manga larga. Gosto de treinar com ele”, revela.

Talita faz pose com os queridinhos Nina e Príncipe. Os dois reinam absolutos na casa

pet# Elenco (29)


(30) Elenco

#baby

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Eles são diferentes DEBORA HOLANDA Equipe EM TEMPO

Existem diferenças entre a educação de meninos e meninas? A resposta é sim. Mas é importante salientar que essas diferenças estão enraizadas nos genes das crianças Tais diferenças são provadas cientificamente, pois envolvem fatores hormonais, neurológicos e emocionais e, por consequência, comportamentais que distinguem meninos e meninas. Por essas e outras razões é importante que os pais se orientem, estejam prepara-

dos e saibam o que esperar de suas filhas e filhos nas diversas fases pelas quais eles irão passar. Estudiosos conseguiram apontar as principais diferenças entre os sexos: meninos apresentam níveis mais elevados de testosterona, o que estimula neles um comportamento mais agressivo que o das meninas; desde o início, meninas controlam suas emoções mais que meninos; meninos comunicam-se por palavras em 60% do tempo. Os 40% restantes são completados por barulhos feitos com a boca, enquanto que meninas praticamente só usam palavras e raramente imitam motores. Segundo a psicóloga Giovana Bla-

si, as diferenças neurológicas existem, mas cabe aos pais equilibrar isso durante a educação: “É importante salientar o que há de melhor e estimular o que está faltando. Aos meninos é legal estimular o diálogo e as meninas as atividades físicas”. Quanto à questão das brincadeiras de meninos e meninas, Giovana é taxativa: “Não existe!” Meninos podem brincar com bonecas e meninas jogar bola, a partir de tais restrições é que o preconceito vai tomando proporções que mais tarde podem preocupar. Para lidar com essas diferenças, estudiosos recomendam a adoção de três regras simples:

-Aceite seu filho como ele é. Não tente moldar seu comportamento segundo suas convicções pessoais, pois isso poderá gerar frustrações mais adiante. Seu filho não precisa gostar de luta, nem sua filha tem de ser fã de maquiagem. -Não reforce as diferenças. Meninos dão preferência a jogos competitivos e meninas a brincadeiras cooperativas. Independentemente do sexo de seu filho, apresente-o aos dois tipos de entretenimento. -Não obrigue a criança a brincar com outras do sexo oposto. Nos primeiros anos de vida, tanto meninos quanto meninas preferem estar com crianças do mesmo sexo.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Elenco

(31)

Conecte-se Bruno Mazieri

Retrô moderno Um dos acessórios que tem feito sucesso entre os modernos que possuem iPhone, é o Pop Phone. Parecido com um alto-falante antigo, o produto tem sido usado, principalmente, por estrelas do cinema como Orlando Bloom, Sarah Jessica Parker e, do lado brazuca, apareceu nas mãos da socialite carioca Narciza Tamborindeguy. Criado pelo francês David Turpin, o Pop Phone ainda não tem na cidade, mas pode ser encontrado nos Estados Unidos por US$ 30. Já providenciei o meu!

#1 Após a confusão formada na semana passada devido a liberação do aplicativo Instagram para Android, o mesmo tornou-se o mais baixado no iTunes. O Instagram ultrapassou até mesmo a “febre” do momento Draw Something, que permite fazer desenhos para os amigos on-line adivinharem. Ao todo, o aplicativo já foi baixado cerca de 11 milhões de vezes, um número bastante expressivo. Outro assunto que cerca a criação, foi sua venda para o Facebook pelo valor de US$ 1 bilhão. Tá bom ou quer mais?

Site

Cuidado Encontro A indústria musical e da tecnologia aplicada à criação audiovisual e sonora têm como ponto de encontro o SonarPro. O evento que acontecerá durante o Sónar São Paulo, nos dias 11 e 12 de maio, oferecerá ao público demonstrações de produtos de última geração, workshops, debates e conferências com importantes nomes da new media. O tema principal da palestra da PatchWorks será o projeto Biophilia, um aplicativo para iPhone e iPad desenvolvido para o álbum da cantora Björk, sob o mesmo título. Quem estiver em Sampa, vale dar um pulo no local e conferir!

Com design moderno, o Cooler Havik é indicado para computadores de alta performance. O produto da NZXT é silencioso e mantém o desktop resfriado e com perfeito desempenho. A marca apresenta mais um produto que vai auxiliar na utilização de computadores de alta performance. Distribuído no Brasil pela Casemall (www.casemall.com.br) o cooler Havik 140 promete manter a refrigeração dos processadores na temperatura ideal, inclusive das máquinas mais pesadas, que consequentemente produzem mais calor.

O fotógrafo e amigo Francisco Araújo, mais conhecido entre os colegas jornalistas como Chiquinho, está com dois site superbacanas que mostram seus trabalhos out jornal ou assessoria de imprensa. O primeiro (www.franciscoaraujo.com) é dedicado exclusivamente aos casamentos. Desde Trash The Dress – onde a preocupação com o vestido é o de menos -, passando pelo making of e finalizando com o tão sonhado dia. No segundo (www.studiofa.com.br), é possível encontrar o vasto portifólio do fotógrafo, bem como aniversários e, até mesmo, shows. É a pedida para esse domingão. Boa navegação!


(32)

Elenco #celebridades

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

ESTEVAM AVELLAR/RG

FREDERICO ROZÁRIO/RG

Praticamente confirmado Comenta-se pelos corredores globais que finalmente o programa de Pedro Bial vai se tornar realidade. Trata-se de um talk show mostrado às quintas-feiras, antes do “Jornal da Globo” e a partir do segundo semestre deste ano. A atração deverá contar com uma plateia.

Memorável Novamente, Vera Holtz tem dado show de interpretação. Na novela “Avenida Brasil”, a atriz interpreta Lucinda, a Mãe do Lixão que emociona o público que acompanha a história de João Emmanuel Carneiro. Nos bastidores das gravações, Vera é muito querida por seus colegas, principalmente pelo elenco mirim que representa as crianças que trabalham no lixão, destaque claro, para o ator Bernardo Simões, o Batata do início da trama. E falando neste núcleo da trama, as cenas com as crianças são marcantes e representam uma realidade assustadora.

Outra mudança No início, Antonio Fagundes faria o Coronel Ramiro, em “Gabriela”, depois o personagem passou para Lúcio Mauro. Agora a notícia que se tem é que o lendário coronel será mesmo feito por Antonio Fagundes, inclusive as gravações de suas cenas começam nos próximos dias.

Segurando o talento

ÃO

JO MI GU EL

A Globo não perdeu tempo e segurou a atriz Mel Maia, que fez a Rita, nos primeiros capítulos de “Avenida Brasil”. A atriz menina ganhou contrato de três anos com a Globo e deverá fazer parte do elenco de “Lado a Lado”.

JR

Radical Quem convive com Thaila Ayala conta que a atriz adora andar de skate, esporte que pratica desde que era criança.

/R

G

Areia Julia Lemmertz viajará com seu

filho Miguel. Eles pretendem curtir o deserto de Atacama, no Chile. Enquanto isso, seu marido Alexandre Borges fica no Rio de Janeiro, ocupadíssimo com as gravações de seu personagem Cadinho, em “Avenida Brasil”. Data marcada Rafinha Bastos estreia dia 22 de abril o seu “Saturday Night Live”, da produtora internacional Endemol. A atração será mostrada pela Rede TV!, aos domingos, e junto com Rafinha estarão Carolo Zoccoli, Marcela Leal, Anderson Bizzichi, Marcos Gonçalves, entre outros. Trama curta Comenta-se que a intenção da produção da novela “Amor, Eterno Amor” pretende encurtar a trama, uma vez que os índices de audiência estão abaixo do esperado. Pode virar ator O modelo Jonas, que saiu em terceiro lugar da última edição do “Big Brother Brasil” está gravando a sua participação numa das novelas globais. Ele prefere não falar muito sobre este novo trabalho.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

18h25, na Globo SEGUNDA Rodrigo se comove ao ver as fotos de Gracinha. Fernando reclama com Dimas sobre o descontrole de seu primo. Zé desconversa quando Josué tenta descobrir se ele viajará com Valéria. Rodrigo pede para Kléber liberar Priscila para trabalhar na ONG. TERÇA Teresa tenta entender por que Rodrigo convidou Melissa para jantar. Gabriel conta para Miriam que está namorando Beatriz. Pedro recebe Melissa e Dimas para o jantar. Gilda se enfurece quando Mauro conta que Rodrigo convidou Marlene para trabalhar na ONG. QUARTA Todos se emocionam ao ver Rodrigo tocando piano. Gabi vai embora ao ouvir Clara dizer que Verbena está ao lado do filho. Juliana chama Beto para trabalhar em seu projeto para a revista. Miriam se incomoda ao saber que Rodrigo quer encontrar Elisa com ajuda da ONG. QUINTA Kléber se irrita com as reclamações de Jáqui. Gabriel conta para Beatriz o que aconteceu com Rodrigo no jantar. Bira chega à Vila dos Milagres e dá o recado de Rodrigo a Jacira. Rodrigo se surpreende ao saber que Valéria está esperando um filho seu.

21h, na Globo SEGUNDA Nina afirma a Lucinda que não deixará nada atrapalhar o seu acerto de contas com a exmadrasta. Carminha elogia a comida de Nina e todos em casa comemoram. Muricy e Leleco discutem por causa de Tessália. TERÇA Jorginho e Nina se beijam. Muricy tenta se explicar para Leleco. Tessália decide voltar para a sua cidade, se despede de Monalisa e vai para a rodoviária. Nilo pede comida a Lucinda. Carminha vê Jorginho e Nina conversando. QUARTA Carminha diz a Max que desviou dinheiro da creche. Jorginho fica desapontado por Nina deixá-lo sozinho na casa de Lucinda. Iran não gosta de ouvir Tessália elogiar Leleco. Carminha manda Max parar de se insinuar para Sheila. QUINTA Nilo diz a Nina que sabe muito sobre Carminha. Jorginho sai cedo de casa e deixa Débora sozinha. Tufão e Ivana recriminam Muricy, que pensa em aceitar o pedido de casamento de Adauto. Roniquito implica com Suelen. Iran tenta conquistar Olenka.

SEXTA Miriam sugere que Rodrigo peça um exame de DNA para confirmar a paternidade do filho de Valéria. Marlene se preocupa com a conta do consumo de Laís na lan house. Miriam é convidada para participar de um programa de televisão.

SEXTA SEXTA Lucinda entrega a Nina as cartas que Jorginho lhe escreveu quando ainda era criança. Débora sofre um acidente durante o seu treinamento e é levada para o hospital. Muricy insiste que Adauto fique na mansão até se recuperar.

SÁBADO Gabriel orienta Valéria sobre a gravidez. Valéria rasga um desenho que Rodrigo fez de Elisa. Laís se revolta com a notícia de que dona Olga cuidará dela. Valéria escolhe o nome de seu filho e diz que ele ficará no quarto que era de Rodrigo.

SÁBADO Nilo dá o endereço de Rita para Carminha. Max vende seu carro para conseguir dinheiro e fechar um negócio com Cleberson. Cadinho vê Noêmia e Verônica conversando na lanchonete do hospital. Carminha fala para Nina sobre o seu casamento com Genésio.

“Corações Feridos 20:30 h – SBT Separação definitiva? Amanda (Patrícia) está fazendo de tudo para se afastar de Eduardo (Flávio Tolezani). Depois de quase se reconciliar com a amada, o fazendeiro descobre que a moça está grávida e exige saber quem é o pai do bebê. Sentida por achar que

Eduardo está tendo um caso com Heloísa (Elaine Mickely), Amanda diz que Vitor (Victor Pecoraro) é o pai. Esta semana, em “Corações Feridos”, o rapaz decide ir conversar com Vitor pessoalmente para saber a verdade, mas os dois acabam brigando. Amanda pede a Vitor que ele sustente sua mentira e ele confirma para Eduardo que é o pai da crian-

ligado nas novelas# Elenco (33)

19h10, na Globo SEGUNDA Penha, Cida e Rosário se conhecem na delegacia à noite. O relógio começa a voltar para trás. Penha desperta na madrugada com a vinheta do programa do Gentil. Cida varre a entrada da casa. Rosário põe a mesa do café enquanto sonha com Fabian. Sidney se preocupa com a postura da filha ao servir o bufê no camarim do cantor. TERÇA Rosário confunde Inácio com Fabian. Rodinei tenta reatar com Cida. Penha quer uma explicação de Sandro sobre a documentação do “puxadinho”. Penha é entrevistada no programa de Gentil. Lygia contrata Socorro. QUARTA Penha bota Sandro para fora de casa. Inácio beija Rosário. Conrado demonstra interesse em Cida. Rosário desconfia da semelhança de Fabian com Inácio. Apesar das queixas dos filhos, Lygia não percebe as falhas de Socorro. QUINTA Rodinei se rende à paquera de Brunessa. Lygia chama a atenção de Socorro. Sandro é levado para o hospital por Penha e Elano. Sônia Sarmento briga com Cida por chegar tarde em casa. Valda estranha o comportamento da afilhada. SEXTA Cida despista Sônia e sai com Conrado. Chayene não gosta da comida de Socorro e a demite. Rosário conta para Inácio que sonha em ter uma música sua gravada por Fabian ou Chayene. Cida percebe que Messias a viu com Conrado e fica apreensiva. SÁBADO Lygia ameaça botar seu cargo à disposição e é demitida por Sarmento. Chayene se prepara para receber Fabian e usa um produto especial para atraí-lo. Rosário garante ao pai que chegará a tempo para o show.

ça. Amanda é pedida em casamento por Glauco (Beto Nasci), que se oferece para assumir seu filho. Ela não aceita e acaba admitindo que ainda ama Eduardo. Ao saber que um ciclone vai atingir a cidade de Serra Grande, Eduardo e Michel (Marco Antonio Pâmio) ficam preocupados com a população do vilarejo e pegam um avião para lá.

20h30, no SBT - ESTREIA SEGUNDA Amanda diz a Eduardo que o filho que ela está esperando não é dele. Ela diz que Vitor é o pai. Eduardo afirma a Amanda que quer fazer o teste de DNA para saber se é o pai da bebê. Janaína aceita o pedido de namoro de Luciano. TERÇA Amanda revela a Olavo que Aline ameaçou matá-lo caso ela contasse alguma coisa sobre o sequestro. Amanda pensa na possibilidade de denunciar Aline, mas Olavo diz que não tem provas contra ela. QUARTA Eduardo e Vitor têm uma discussão acalorada. Olavo fica perplexo ao saber que Amanda está grávida. Amanda chega à mansão dos tios e Vera conta que Eduardo, Olavo e Vitor estão conversando no escritório. QUINTA Amanda afirma a Glauco que está decidida a criar seu filho sozinha. Ela revela aque ainda ama Eduardo. Eduardo tenta telefonar para a fazenda, mas por conta da tempestade o telefone está mudo. Aline procura Eduardo para conversar. SEXTA Desmaiado, Eduardo recobra a consciência e tenta acordar Michel e o piloto. Michel está com um grave machucado na perna. Amanda e Regina pensam na possibilidade de o avião ter caído. Cinira está preocupada com o sumiço de Camila. SÁBADO Não há exibição.


(34)

Elenco #destaques da tv

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 15 de abril de 2012

Novidades a vista CAMILA HENRIQUES Equipe EM TEMPO

Em 2012, dois eventos vão mobilizar a atenção da opinião pública: as eleições municipais e os Jogos Olímpicos. A ocasião é ideal para a TV EM TEMPO estrear as suas novidades. Uma delas, o programa SBT Esporte, já estreou com grande aprovação do público amazonense, ávido por uma divulgação maior desse segmento no Estado. Nesta segunda-feira é a vez do Jornal EM TEMPO ser o centro das atenções. Primeiro a utilizar o newsroom como cenário, o telejornal terá cara nova e novas caeas. Para explicar um pouco mais sobre esse novo formato, conversamos com a diretora de telejornalismo da TV EM TEMPO, a jornalista Marcela Rosa

O que o Jornal EM TEMPO trará de novo a partir desta segunda-feira? Esse foi o nosso primeiro telejornal. Estreou em novembro de 2009. É o momento de renovar e reestruturar a nossa equipe. Temos o melhor corpo de repórteres do Estado, que vendem credibilidade. Para a campanha de reestreia, fomos às ruas e perguntamos do telespectador o que ele quer ver na televisão, e o que percebemos foi que o telespectador quer se assistir, quer saber dos problemas da cidade, mas também se

interessa por política, entretenimento e meio ambiente. Vamos tentar mostrar o interior do Estado com correspondentes, e também teremos uma preocupação maior com as entradas ao vivo. Aqui, para fazer ao vivo, tem que ter personalidade. Em um ano eleitoral, o que a TV EM TEMPO reserva para os seus telespectadores? Não posso falar muita coisa ainda, mas queremos inovar, com muitas matérias especiais. Pretendemos criar quadros no telejornal. A ideia

é mostrar quem vai governar a cidade de Manaus pelos próximos quatro anos. Qual o balanço que você faz desses mais de dois anos do telejornal? Forçamos a concorrência a melhorar e, ao mesmo tempo, criamos um mercado mais competitivo. Conseguimos repercutir matérias e coberturas, como a queda do avião com os funcionários da Seduc (maio de 2010), que matou a secretária Cinthia Régia e que demos em primeira mão. O saldo foi bem positivo. IONE MORENO


Elenco - 15 de abril de 2012  

Elenco - Revista de moda e variedades do jornal Amazonas EM TEMPO www.emtempo.com.br