Issuu on Google+

Não pode ser vendida separadamente

Elenco lenco MANAUS, DOMINGO, 7 DE OUTUBRO DE 2012

ENTREVISTA

Festa infantil tem que ter palhaço Goiabada ESPECIAL

Fé reúne devotos da padroeira do Brasil

Verão ao seus pés #Páginas 19, 20 e 21


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Editorial Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração.... e protege este Brasil enorme, essas crianças lindas que merecem um futuro promissor, cuja data é celebrada esta semana entre festas e risos, e estende teu manto e tua proteção também sobre os desamparados. A prece, que começa com um pequeno refrão do sucesso do Rei Roberto Carlos, exprime um pouco da devoção que reúne milhões de brasileiros, no próximo dia 12, em uma grande festa religiosa em homenagem à padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida. A data, duplamente celebrada, porque também é merecidamente dos pequenos, já que também é Dia das Crianças, nos leva à reflexão sobre o poder da fé que movimenta tanta gente; a crença em um poder maior, que pode reduzir o peso da dor nas horas mais amargas e ajudar a carregar as mágoas quando o sofrimento extrapola as forças e a pequenez do ser humano. A fé ultrapassa todas as fronteiras e há quem também não acredite no poder de Nossa Senhora. É compreensível e aceitável. Fé é uma questão de escolha pessoal. Mas para quem crê, Maria, a sublime mãe de Jesus, é, acima de tudo, esperança e amor. Mudando de assunto, a Elenco desta semana, entra em ritmo também de festas porque, além do apelo religioso da data, tem a celebração da criançada que espera presentes e mimos pelo dia especial. Confira a nossa reportagem com o palhaço Goiabada, a alegria dos pequenos e as dicas de modas para os fashionistas-mirins. Faça a farra com eles e aproveite para se divertir.

Um lugar ótimo para se encontrar com os amigos e apreciar os mais variados pratos da comida japonesa, é a Temaki Lounge, que ganhou no ano passado o prêmio de gastronomia como a única temaqueria na cidade.

10 DECOR

Você conhece ou já ouviu falar no Palácio de Versalhes, ou melhor Château de Versailles? Pois é, o castelo real localizado na cidade de Versalhes em Paris, criado em 1661 e reinado por Luis 14, durante 72 anos, foi palco de um casamento dos sonhos. Confira na seção de decoração.

19 MODA

Mulher vaidosa não dispensa um belo sapato. Baseada nessa verdade inegável, a marca Melissa surpreende a cada estação e cria o que há de mais lindo, mimoso, ousado e inovador na sua coleção.

31 VARIEDADES

A Varinha Mágica Festas, especializada no ramo de festa infantis, sai na frente com uma excelente promoção: comprando o material das lembrancinhas da festa, a mão de obra sai de graça.

22 TENDÊNCIA

Apostando na nova geração de minifashionistas, cada vez mais antenados nas novidades das passarelas, a renomada loja de calcados infantis Centopeia chega a Manaus em uma temporada que promete reunir as mamães mais modernas da cidade.

Atendimento ao leitor: E-mail: elenco@emtempo.com.br./Tel. (92) 3090-1042 /Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Expediente Editor Guto Oliveira guto@emtempo.com.br

Subeditora Vera Lima weralima@yahoo.. com.br

(3)

4 INDICA

Vera Lima

Nota Os artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do jornal.

índice# Elenco

Repórteres Alita Menezes Wandilsson Prata

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagem Pablo Filard

Revisão Dernando Monteiro Joyce Tino

Colaboradores: Selma Reis, Allex Derzi, Taísa Melo, Carol Heinrichs, Bruno Mazieri, Marcelo Guilherme, André Fendii

Capa Mário Oliveira


(4)

Elenco #indica

O lugar é aconchegante e tem ótima música ao vivo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Temaki Lounge de cara nova WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Um lugar ótimo para se encontrar com os amigos e apreciar os mais variados pratos da comida japonesa é o Temaki Lounge, que ganhou no ano passado o prêmio de gastronomia como a única temaqueria na cidade A nova casa abriu recentemente em um ambiente bem mais espaçoso e com um estilo totalmente lounge, unindo harmonia, música e conforto aos seus clientes que apreciam a culinária oriental. Com uma iluminação de primeira linha, toda em luz de LED, a casa chega com um ambiente bem sofisticado. Funcionando há 4 anos em Manaus, a nova casa atende de segunda a sábado com mais de 80 pratos entre sushi e temaquerias, oferecendo serviços de

rodízio e a la carte. Nas quartasfeiras a música fica por conta da música popular brasileira com a cantora regional Tayna Pimenta, e no sábado a programação fica por conta da banda Bandidona, que seleciona músicas clássicas do rock roll popular e internacional. De acordo com o empresário Paulo Roberto, o novo espaço é inovador e pretende sempre adaptar os pratos da casa. “Para a criação da nova casa eu pesquisei os melhores lugares gastronômicos da cidade de São Paulo. O Temaki Lounge está com um ambiente totalmente inovador e cheio de novidades para a clientela que curte uma boa comida acompanhada de uma boa música. E já estamos nos programando para em breve voltar à boate louge”. Um dos pratos sugeridos é Hot Philadelfia que é feito com salmão, cream-cheese e cebolinha empanada. Outra sugestão

para quem não gosta de comidas cruas é o Hot Philadelfia especial, onde leva os mesmos ingredientes da tradicional, só que com uma diferença, a massa é frita. Nas bebidas a casa oferece diversos tipos de bebidas. Uma delas é a saqueroska, que é feito com caipirinha, saquê e morango com kiwi, além, é claro, dos famosos chopes e cervejas long neck altamente gelados. Outra novidade da casa são os telões de LCD que são usados nos dias de jogos de futebol e lutas de UFC e, claro que a casa também oferece uma ótima promoção, que é o domingo fantástico, onde a casa seleciona um dos pratos oferecendo ótimos descontos. Se ainda não conhecia a Temaki Lounge e ficou na curiosidade, aproveite e reúna os amigos para conferir o local que fica na rua Rio Madeira, 209, no bairro Vieiralves. O telefone para contato é o 3584-6504.

DIEGO JANATÃ


(6)

Elenco #boa mesa

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Montando um cardápio... SELMA REIS Especial EM TEMPO

Organizar um cardápio requer muito mais que conhecimento técnico, é necessário sensibilidade e conhecimento geral sobre as pessoas que vão receber, ou os clientes que quer atrair para o seu restaurante Há muitos anos monto diariamente cardápios e dos mais diversos, mais simples ou mais refinados, típicos de um Estado ou de um país, para pequenos ou grandes grupos, tanto que por vezes quase me convenço a montar de uma vez cardápiospadrão. Me recuso! A gastronomia é tão rica que é absolutamente desnecessário se comer as mesmas coisas sempre,

e juntar essa diversidade com a disponibilidade dos ingredientes e a capacidade do cozinheiro que vai executar é que torna essa tarefa bem mais difícil. Ainda assim, acredito que o que nos torna melhores e mais estimulados são as mudanças, os desafios. Quando criei o conceito do Zefinha Bistrô já sabia que o estilo era o confort food (caseiro) e que o cardápio era brasileiro. Parecia uma tarefa fácil o cardápio... ledo engano! Vocês imaginam o tanto de receitas típicas que são a cara do Brasil? São muitas, acreditem! Não foi fácil escolher entre tantas maravilhosas e tão importantes para estar nele... ”bati muito” a cabeça, como se diz. Mas saiu... Foi mais ou menos assim... As entradas... brasileiro não gos-

ta de entrada, vale aí no máximo um pãozinho com manteiga, então decidi que o cardápio do bar externo seriam as opções de entrada também do bistrô. Comecei com os pastéis. Qual brasileiro não adora pastéis? Depois os bolinhos de carne seca, de pirarucu... e os salgadinhos? Brasileiro adora coxinha de galinha, risoles de camarão e por aí vai... e um sanduíche de mortadela, uma receita clássica dos paulistas? Perfeito. Para arrematar, um escondidinho e um caldo de feijão e pronto! Brasileiro não é muito chegado a salada, mas o mundo contemporâneo é light... vivem de dieta. Então tem que ter salada! Uma crua e uma assada. Feito! As carnes? Ai, meu Deus! Terra do churrasco, povo muito carnívoro...decisão difícil.

O cardápio tem que visar o cliente

A apresentação dos pratos é vital


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

boa mesa# Elenco

(7)

FOTOS: DIEGO JANATÃ

Optei pelo Filé à Oswaldo Aranha (um clássico!), o Picadinho do Brasil (a cara dos cariocas!) e um cordeiro. Na verdade, eu queria um bode à moda do Ceará, mas fiquei pensando que ninguém iria querer comer só por causa do nome e da fama do pobre do bode, que bem preparado é um espetáculo. Então deixei o cordeiro mesmo... Ainda não estava conformada. Adoro cupim e costela e adoro carnes guisadas e assados de panela e todo mundo ama. Lembrei da carne assada que a minha irmã Sueli prepara na casa dela e que aprendeu com a sua sogra, lá de Goiás, que é uma obra-prima e pensei comigo: “preciso dar um ar chique para esse meu cardápio!”, então coloquei um risoto de costela... hummmmmm. Muito bom. Os peixes, outra novela... mas acabei por optar por uma moqueca de surubim com o jeitão do CentroOeste, uma costela de tambaqui que nunca poderia focar de fora e um medalhão de pirarucu ao encontro das águas (purê de açaí e purê de banana fazem esse efeito e são deliciosos)... e do mar? Um arroz de coco e camarões e um espaguete ao frutos do mar... estou nas praias do Nordeste! Cardápio tem que ter “bicho de pena” (risos)... não deveria.

Coitadinhas das aves... entre tantas opções decidi fazer pato assado. Sucesso certo e chique na medida. Ufa!!!! Mas precisava criar algo... ou fazer uma releitura bacana, afinal, que espécie de cozinheira eu sou se não tenho minha própria personalidade? Preparei um recheio de tucumã e queijo coalho e essa é a nossa única massa recheada: torteles de tucumã e queijo coalho. Deu certo! Mas ainda não estava o suficiente para a minha alma inquieta e um dia me peguei pensando que não como nem batata frita e nem palha... mas se fosse uma banana pacovã palha? Fui voto vencido... todo mundo me disse que não ia dar certo. Se deram muito mal... foi, sem dúvida, a melhor coisa que já fiz em uma cozinha. Ma-ra-vilho-sa!!!!! E falo isso sem qualquer modéstia. Experimentem! Faltaram os doces... aí pegou de vez! Deus me livre de tanto doce... em pasta, em calda, pavês, tortas, gelados, quentes e minha boca enchia de água a cada pensamento e acho que até engordei uns quilos por conta...(risos). Que terra maravilhosa a nossa e quanta coisa maravilhosa temos aqui. Só espero que os clientes gostem das minhas escolhas.

Imagem do cardápio personalizado do bistrô da Selma Reis

O cardápio do bistrô tem uma variedade de delícias regionais


(8)

Elenco #seu lar

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

desperdício Dicas para evitar o

- Primeiro é preciso lembrar que as sobras de alimentos devem ser guardadas em recipientes fechados e, de preferência, na geladeira. - Cuidados especiais devem ser tomados quando reaproveitar alimentos na preparação de maionese porque se contaminam com a maior facilidade. - Carnes e aves, assadas ou cozidas, podem ser desfiadas e usadas em ensopados. Se moídas, dão ótimos croquetes, saladas, ou recheio de pastéis e omeletes.

tutu, é só misturar bacon em pedacinhos bem fritos e farinha de mandioca. - Lentinhas viram saladas deliciosas. Junte bastante cebola e cheiro-verde picadinhos. - Experimente usar as sobras de macarrão em fritadas ou em bolinhos. Neste caso, faço como os de arroz. - Verduras cozidas podem ser usadas em sopas, omeletes e farofas.

- Sobras de peixe ensopado servem para cuscuz; e as sobras de peixe frito são bons para preparar maionese.

- Cascas de batatas ficam ótimas se refogadas com tempero, ou fritas em óleo quente. Para isso lave bem as batatas antes de descascá-las.

- O arroz cozido pode virar bolinho, canja, risoto ou mexido com ovos. - As sobras de feijão podem ser usadas em sopas ou saladas. E ainda num gostoso

- Cozinhe os talos e folhas verdes de couve-flor até ficarem macios. Sirva com manteiga derretida ou molho branco. Também ficam ótimas simplesmente refogadas com alho e sal.

- Caroços de abóbora torrados com sal servem como aperitivo. E, além disso, fazem bem aos rins e à bexiga. - As folhas de cenouras são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhas em saladas. O mesmo se pode dizer das folhas duras de salsa, nabo, beterraba e rabanete. - Sobrou purê de batatas? Faça bolinhas, passe na farinha-de-rosca e frite como croquete. - Talos de couve, de brócolis ou de espinafre contêm fibras e devem ser aproveitados cozidos em refogados, no feijão e na sopa. - Aproveite a parte branca da melancia. Faça um delicioso prato usando a mesma receita do doce de mamão verde.


Um casamento no sal達o de Versalhes

Decor


(10) Elenco

#decor

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Você conhece ou já ouviu falar no Palácio de Versalhes, ou melhor Château de Versailles? Um castelo real localizado na cidade de Versalhes em Paris, criado em 1661 e reinado por Luis 14, durante 72 anos Hoje o local atrai milhares de turistas de todo o mundo que se deslumbram com a grande obraprima e mais famosa da arquitetura renascentista francesa, criada por Jules Hardouin: o salão de espelhos de Versalhes. Um salão luxuoso que envolve história, poder, arte e cultura, é todo iluminado por janelas gigantescas que têm à sua frente, espelhos que refletem a luz do sol e as paisagens dos jardins da cidade. Agora imagine sonhar casando nesse salão, cheio de espelhos onde o que reflete são os raios da beleza e do amor. Esse sonho foi realizado pelo lindo casal Maria Eugênia Seffair Lins de Albuquerque e André Catunda, que tiveram “O casamento”, realizado no final de setembro em um estilo totalmente neoclássico de la France. Com uma visão totalmente diferente dos casamentos tradicionais, o arquiteto e designer Luiz Carlos Souza Campos, que é da cidade de Uberaba, em Minas Gerais, e considerado um dos profissionais de renome na cidade por já trabalhar ha 40 anos na área de arquitetura, veio para Manaus somente para produzir a decoração do casamento dos noivos. “Já produzi dois casamentos da família da noiva e a pedido dela, estou fazendo algo inovador. Então, baseado no neoclassismo, foi pensado no salão de espelhos de Versalhes, com o jardim em torno do salão. Um trabalho e um cenário bem diferenciado, que vem para sair um pouco do cotidiano dos casamentos que acontecem na cidade de Manaus. Mas isso não é questão de ser melhor, mas sim de mostrar uma coisa diferenciada.”

O salão exibe uma decoraçao luxuosa, com um estilo totalmente neoclássico de la France

Lustres de cristal, tapetes persas e tecidos nas paredes complementam a luxuosa decoração


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

decor# Elenco (11)

Um bufê primoroso, com requintes de sofisticação e elegância dão o toque final da recepção

Detalhes finos que fazem a diferença Com um trabalho que durou uma semana, o ambiente ficou bem fora do comum. O arquiteto montou o salão cheio de espelhos venezianos que se juntaram com espelhos neoclássicos, candelabros e cadeiras que retratam o palácio, lustres de cristal, tapetes persas e tecidos nas paredes nos tons de vinho, beterraba e verde e flores de todas as cores e qualidades que complementaram o espaço. As mesas, ricamente vestidas com toalhas de seda prata e michelie branco, foram acompanhadas com as temáticas dos talheres em prata de lei 90, cristal de bacará, além dos pratos de porcelanas de limoges, tudo para ter um clima bem francês.

Espelhos estrategicamente colocados e mesas e cadeiras de época definem o luxo do ambiente


(12)

Elenco #design

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

tendências De olho nas

WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Decoração não é mais coisa apenas de gente grande. Atualmente, os pimpolhos que formam essa nova geração trazem um novo estilo aos ambientes que mais apreciam em casa, seja na hora do lazer ou da diversão. Proporcionando além de conforto, os espaços da criançada vêm com um estilo cheio de cores para alegrar mais a casa. Quem ainda estava na época que o azul era de menino e rosa de meninas, com toda certeza está um pouquinho atrasado, pois as cores vivas é que vêm conquistando os espaços dessa meninada Os pais estão cada vez mais antenados e as cores passaram a ser item importantíssimo na composição desses espaços com cores fortes como: azul royal, pink, laranja e vermelho. Os temas e estilos, ainda decoram os quartos como homem-aranha, provençais, princesas, ferraris, caveiras, coruja, passarinho e rock roll. Outra peça que também fica perfeita são os adesivos impressos em lonas texturizadas, que tiram

aquele aspecto brilhoso e grosseiro do adesivo comum. A empresária Juliana Pires da Tok de Cor, que trabalha na área de criação e projeta ambientes kids, babys e teen, em parceria com três arquitetos, dá algumas dicas aos pais que querem dar um novo visual nos ambientes para a criançada aproveitar melhor os espaços, agregando durabilidade e economia. Para os bebês, a dica são os berços que viram minicamas e que não precisa ser descartado logo depois que o baby vai crescendo. Mas depois que eles começarem a se desenvolver aí sim, a dica é que os pais devem perder o medo e investir nas camas de solteiro padrão, ou camas box tamanho solteiro e solteirão que são ideais, com densidade para a idade. Outro móvel que também fica um charme é a bancada de estudo, com cadeiras anatômicas que possuam graduador de altura, priorizando uma boa iluminação, lugar para os livros e organização das atividades escolares. Outro espaço é a sala de brinquedoteca, afinal todos sabem que a criança precisa de seu espaço único. A dica é colocar muitos livros

Móveis práticos e fáceis de lavar são ideais para as crianças

Cor e criatividade não podem faltar nos quartos dos pequenos

infantis para que eles possam ler e se expressar, brinquedos educativos, mesas para desenhar, lousa para riscar, tapetes bem coloridos para dar um ar de alegria ao local. As cores das paredes devem ser bem alegres para o ambiente, para que as crianças possam passar

boa parte do dia se divertindo e desenvolvendo a mente com coisas interessantes. Quem quiser conhecer os serviços da Tok de Cor pode entrar em contato pelo telefone 9281-5634 ou pelo e-mail tokdecord@terra. com.br e agendar uma visita.


Turismo

Guarujá

sempre uma ótima opção


(14)

Elenco #turismo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

MIGUEL SCHINCARIOL

A primavera chegou com tudo! E junto com a primavera começam novamente os dias mais longos e ensolarados, ideais para curtir uma praia. A dica para esta semana é o Guarujá, no litoral sul paulista; a cidade que oferece atrações e entretenimento para todos os gostos Todos os anos mais de 2 milhões de pessoas visitam o Guarujá. Para dar conta dessa demanda, o município conta com uma excelente infraestrutura. São 29 hotéis e 25 pousadas. Há, ainda, seis flats e três colônias de férias. Geralmente a rede hoteleira do Guarujá fica com quase 100% de taxa de ocupação na alta temporada. Mas a movimentação não ocorre apenas no verão, em julho, a média de leitos ocupados é de 40% a 60%. Na baixa temporada (abril/maio/junho) a taxa é superior a 20%, e de agosto a novembro registra-se ocupação entre 30% a 50%. Para muitos turistas, o melhor do litoral paulista está no Guarujá, desde a gastronomia, sofisticada e diversificada, destacando-se os frutos do mar, até a vida noturna agitada, com as casas mais badaladas do verão. De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) há mais de 20 praias com excelente condições para os banhistas. Entre elas, se podem citar as mais populares como Pernambuco, Enseada, Astúrias e Tombo, que já recebeu o Certificado Internacional Bandeira Azul, concedido pela rganização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca. Para garantir a segurança dos banhistas, estão em atividade, cerca de 90 guarda-vidas, que são responsáveis pela segurança das praias do balneário. A cidade do Guarujá está localizada a 80 km de São Paulo e possui 138 km², com uma população fixa de 305 mil habitantes.

O Acqua Mundo está localizado na praia da Enseada. O aquário é o maior da América Latina ALEXSANDER FERRAZ

Praia da Enseada, uma das mais badaladas do litoral paulista ALEXSANDER FERRAZ

Guarujá também atrai pelas suas inúmeras belezas naturais

Ciclovias Entre as atrações da cidade, vale destacar o maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, que conta com 35 tanques, informações sobre educação ambiental com monitores, cinema, biblioteca e loja. Para quem gosta de pedalar, a cidade conta com mais de 30 quilômetros de ciclovias, além de ciclofaixas só na orla da praia da Enseada. Para quem gosta de explorar as belezas naturais, arquitetônicas e demais características de Guarujá, uma boa dica é curtir o projeto Rotas de Guarujá - um tour por quatro trajetos distintos, que agradarão todos os públicos. São eles: Rota do Dragão, que leva as pessoas por um passeio que passa pelas praias, mirante, Eureka, aquário e outros pontos turísticos da Cidade; Rota da Arquitetura, que mostra alguns prédios, que possuem construções interessantes e representam determinados períodos da história; Rota da Natureza, composta por trilhas que promovem o ecoturismo; e Rota dos Mares, com passeios de escuna pelas praias de Guarujá.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

luxo# Elenco (15)

Momentos que não têm preço

A empresária Ângela Bulbol lembra com carinho das viagens que fez a Paris e também ao Líbano ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Experiências podem ser definidas como uma evolução dos serviços. Enquanto nos serviços convencionais o consumidor é um receptor passivo, numa experiência ele é agente participante, levando consigo sensações e lembranças de algo que aconteceu e que marcarão suas vidas para sempre Por exemplo, uma viagem é uma experiência, não é a compra do translado de avião ou da hospedagem que valem a pena, e sim os momentos que serão vividos e como serão vividos que podem

tornar uma viagem inesquecível. Para a empresária Ângela Bulbol, é preciso desmistificar o conceito de luxo como se fosse algo supérfluo. “Acho que o luxo em algumas ocasiões, como nas viagens, é algo que se conquista”, defende, completando que o luxo é algo que você se propicia para experimentar coisas novas e descobrir novos valores. Ângela cita como exemplo de viagens para lá de especiais, os aniversários passados em Paris e no Líbano. “Ficar hospedada no hotel Plaza Athenee, em Paris, é realmente algo incrível. É um prédio monumental e histórico”, destaca. Ela lembra, com tom de encantamento nas palavras, que em sua

passagem pelo Plaza teve o prazer de dormir em um quarto com uma obra de arte do século passado, onde o mobiliário data da França Antiga, da época de Napoleão. “Minha viagem ao Líbano é algo que não tem preço, conhecer o Oriente Médio, local onde a civilização nasceu. Posso até perder os produtos comprados durante a viagem, mas as lembranças afetivas não perderei nunca”, conta. No luxo, também poderiam ser exemplos de experiências acompanhar o processo de fabricação de um vinho fino, visitar o ateliê de um estilista de alta-costura ou hospedar-se em um hotel que já serviu de residência para uma personalidade importante.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

A

que move ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

No próximo dia 12 de outubro o país homenageia Nossa Senhora de Aparecida, que desde 1980 foi proclamada a Padroeira do Brasil. Nas vésperas do feriado, devotos falam da relação fé e realizações Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é venerada na Igreja Católica com o título mariano negro, sendo representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo, é hoje o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45 mil fiéis.

l

Elenco #comportamento

ra si

(16)

B o

Para o conhecido estilista amazonense Edinho Serrão, a devoção por Nossa Senhora Aparecida representa a cura de todos os males, uma vez que foi frequentando a novena da rainha do Brasil que encontrou a solução de seus problemas. “Minha devoção começou em 2002, quando enfrentei uma crise de síndrome do pânico, eu lembro que foi graças à fé em Nossa Senhora, a qual minha mãe também é devota, que consegui vencer meus medos”, revela o fashionista. E, para estar sempre protegido, Edinho faz questão de carregar uma imagem da Padroeira do Brasil pendurada no retrovisor de seu carro. “Toda terça-feira eu não perco a procissão na igreja de Aparecida, porque sei da importância da fé na vida das pessoas e Nossa Senhora é muito poderosa”, completa.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

comportamento# Elenco (17)

Quebra de preconceito Aos 64 anos, dona Wilma Passos conta que foi graças a rainha do Brasil que conseguiu transformar sua vida. “Desde criança sempre fui muito preconceituosa com os negros e um dia passando em frente da Igreja de Nossa Senhora Aparecida me ajoelhei perante a imagem e pedi que me livrasse desse sentimento tão ruim”, lembra. Ainda segundo a cristã, outra graça alcançada por meio da crença foi a compra do primeiro carro. “O milagre mais especial na minha

vida, que também agradeço à minha mãezinha Aparecida foi a cura de um câncer de pele que tive na cabeça, o qual ainda hoje faço acompanhamento, mas já estou livre da doença”, conclui. Para agradecer a tantas benções em sua vida, dona Wilma mandou fazer uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em sua casa, a qual exibe com muito orgulho, além disso, há 2 anos foi comungar na basílica da padroeira, em São Paulo.

Apego à mãe de Jesus Um dos colunistas mais respeitados e queridos de Manaus, Fernando Coelho Júnior, é objetivo em dizer que, apesar de ser devoto de Nossa Senhora Aparecida, também tem apego por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima. “Para mim, Nossa Senhora é uma só! As nomenclaturas podem mudar, mas todas representam a fé na mãe de Jesus, que também é nossa mãe no céu”, defende. Nascido em família católica, desde muito cedo Fernando Coelho conheceu os valores cristãos e segue

as tradições de frequentar as novenas e orar todos os dias, agradecendo as bênçãos alcançadas e rogando por proteção. “Ando com a imagem de Nossa Senhora rés ao meu corpo, no meu escapulário, e rogo todos os dias para que ela me cubra com seu divino e poderoso manto”, finaliza. Vale lembrar que a coroa e o manto da Padroeira do Brasil foi ofertado pela princesa Isabel, em sua visita ao país em 1888, em pagamento de uma promessa. A coroa de ouro é cravejada de diamantes e rubis, e seu manto azul é ricamente adornado.


Elenco

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

NEO EON

www.toquedeneon.com

Toque de

(18)

Carol Heinrichs

Hello, meninas (e meninos!). Esta semana temos várias tendências, algumas controversas, mas que prometem fazer o maior sucesso nas próximas estações. Além disso, temos um assunto bem especial que envolve o Dia das Crianças de quem precisa muito. Espero que gostem!

Boné? Sim, eles voltaram! Os bonés estão chegando devagarinho e prometem ocupar o coração das meninas novamente. Será? Dessa vez eles surgem mais frouxos, tipo boné de jogador de basquete, sabe? Pode ser de uma cor só ou cheios de brilhos, tachas e spikes. Para ser bem sincera, eu não curto não, mas tem aquela velha história de “nunca diga nunca”, não é? E vocês, curtem?

Fazer o bem! O Dia das Crianças está chegando e, pensando nisso, decidi com mais três amigos que faríamos algo diferente este ano. Estamos arrecadando brinquedos, fraldas e livros de historinhas para doar para as crianças especiais do abrigo Moacyr Alves. Quem quiser ajudar, pode ficar de olho no blog (www.toquedeneon.com) e na Fan Page (www.facebook.com/toquedeneon) que vou listar nos próximos dias os pontos de coleta das doações. Vamos fazer o dia dessas crianças mais feliz? Tenho certeza que elas vão amar!

Look do dia

O look de hoje é uma combinação que eu acho chique e certeiro: preto e branco. Adorei esse look, pois ficou arrumadinho e estiloso. As marcas? Fast fashion, claro! Camisa: C&A Blazer: Forever 21 Saia: C&A Sapatilha: Renner Colar: C&A

Pink is the new black Estamos em época de semana de moda em muitos países do muito inteiro e em todas uma coisa é certa: o Pink está com tudo! E ele aparece não só em detalhes, mas no look inteirinho. Você pode achar que é muito infantil, ou algo meio pantera-cor-de-rosa, mas combinando peças sóbrias evitando detalhes tipo ”menininha”, vai acertar muito no look. Fica chiquérrimo demais um look todo Pink. Ah, e vale tanto o rosa mais clarinho, quanto o Pink fortão. Eu amo!

Pra ficar de olho: Colar de elos! Fashionistas pelo mundo começaram a investir nessa tendência e eu aposto que vai virar febre. As pulseiras de elo já fizeram o maior sucesso por muito tempo e até hoje são chiques e atuais. Vamos ver se os colarem emplacam. Eu aposto muito!


Moda

, o s o m Mi sado e . ou vador.. ino


(20)

EM TEMPO Elenco #moda AMAZONAS Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Uma mulher, que é essencialmente vaidosa, sabe reconhecer um bonito sapato. Seja ele do modelo que for, do tipo que for, só mesmo uma integrante do universo feminino sabe a importância de estar com os pés bem calçados e antenados com tudo que é tendência para aquela devida estação. Não é nenhum exagero afirmar, mas, toda mulher é simplesmente louca por sapatos A Melissa é uma marca de sapatos que compreende bem o que um belo par de sapatos representa. É por isso que a cada ano, em cada estação, ela se supera e

cria o que há de mais lindo, mimoso, ousado e inovador na sua coleção de sandálias e sapatos que trazem a marca Melissa como referência. A Melissa tem este projeto de estar com a mulher brasileira em todas as ocasiões, respeitando com isso todos os estilos e jeitos de se vestir. São para elas que a coleção Verão 2013 vem com tudo, cheia de colorido, estampas, estilos e cores, uma misura que vai combinar com os looks que vão deixar você simplesmente linda para os dias de sol que se aproximam. Para deixar você à vontade para escolher quais os modelos lhe calçarão para o verão, vamos apresentar alguns modelos que acabaram de chegar recém inaugurada loja da grife, no Amazonas Shopping, primeiro piso. Que por sinal a loja é de babar de longe você senti um arona que característico da Melissa.

A nova coleção chamada de Rainbow (arco-íris) vem com cores vibrantes farão a tônica da nova linha não é mesmo? A primeira linha é chamada de Ultragirl que vem com estampas de animal, um verdadeiro luxo. Já os modelos Virtue trazem dois modelos em si: um que tem muito glitter – para as mulheres glamourosas – e outra que vem com cadarços bem mimosos na frente que dão um ar simples e delicado as peças. A coleção Dance Hit está esplêndida com cores alegres, parecidas com o brilho do sol e ainda com tirinhas que deixam a coleção ainda mais linda e sublime. A linha chamada de Julie Verhoeven é uma diversão só. Ela mais parece uma obra de arte por trazer muito colorido, fazendo da sapatilha como se fosse uma tela onde um lindo quadro foi pintado.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Ficha Técnica Melissa – Amazonas Shopping, 1º piso Modelo: Zayra Frota Beleza: André Fendi Fotos: Mário Oliveira

moda# Elenco (21)


(22)

Elenco #tendencia

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Centopeia

chega com muito charme e estilo ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Dia das Crianças chegando e nem só de brinquedos se faz a alegria dos pequenos. A dica é dar conforto e segurança às brincadeiras e, de quebra, deixar seu bambino cheio de estilo Qual a mãe que não quer ver seu filho na moda neste 12 de outubro? Apostando na nova geração de minifashionistas, cada vez mais ‘antenados’ nas novidades das passarelas, a renomada grife de calcados infantis Centopeia chega a Manaus em uma temporada que promete reunir as mamães modernas e crianças antenadas. Imagine modelos inspirados nos badalados sapatos de Christian Louboutin, Prada, Luis Vitton entre outros de-

signers famosos, adaptados com todo conforto e segurança que os calçados infantis exigem. Assim nasceu a loja Centopeia, em 1999, num dos bairros mais nobres de São Paulo. Começando ontem e prevista para durar 45 dias a ‘Tempory Store’ da Centopeia traz para Manaus uma prévia da coleção Verão 2013, aberta em horário comercial no Shopping Number 1, localizado na rua João Valério, Vieiralvez. A realização marca a vinda da franquia para capital amazonense, prevista para ser inaugurada na segunda quinzena do mês de novembro. Até lá mães e filhos podem conhecer a marca e até adquirir alguns produtos em primeira mão durante a temporada. Produzidos de maneira artesanal, para garantir maior anatomia aos pés dos pequeninos, sempre ansiosos por

correr, pular e brincar, os calçados Centopeia são famosos por seu designer moderno e práticos. Nova loja Ainda mantida sob sete chaves a arquitetura da nova franquia da Centopeia – Calçados Infantis em Manaus promete trazer um novo conceito para o segmento. Com muita cor, a loja contará com uma estrutura diferenciada e direcionada ao atendimento infantil, parecida somente com existente na matriz do Shopping Pátio Higienópolis. A ideia é fazer com que a criança se sinta a vontade enquanto escolhe que calçado é mais a sua cara, afinal, hoje eles têm personalidade e estilo próprio, então, por que não ter uma loja voltada para o seu mundo?


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Onde encontrar?

Centopeia – Temporary Store Shopping Number 1 – Rua João Valerio, 245, Vieiralves

tendência# Elenco (23)


(24)

Elenco

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Conecte-se Bruno Mazieri

Transformação Já imaginou transformar o iPad em uma guitarra? Essa é a proposta da IonAudio. Ela desenvolveu um dock intitulado All Star Guitar na forma do instrumento musical, claro, no qual você encaixa o aparelho e começa a tocar por meio de um aplicativo. As cordas são virtuais e possuem 14 fileiras de botões iluminados que ajudam ao usuário a tocar diversas músicas. A inovação vem, ainda, com adaptador para iPhone 4 e iPod Touch, além de uma caixa de som integrada, saída para fones de ouvido e controle de volume. Tá bom ou quer mais? A All Star Guitar custa £99,99 e pode ser adquirida no site www.firebox.com.

Youtube Fazia um tempão que eu não sugeria um vídeo engraçado. Mas estava eu, na redação do EM TEMPO, quando me deparo com a Zezé (personagem de “Avenida Brasil” e que acho engraçadíssima) em um link do Las Bibas From Vizcaya, grupo que costuma a fazer sátiras de vários e diversos assuntos, no qual ela canta a seguinte frase: “Eu quero ver tu me chamar de amendoim”. Juro que o remix ficou tão bom que passei a semana inteira rindo e cantando. Portanto, se você quer rir um pouco, basta digitar na barra de pesquisa o nome do grupo que aparecerá o vídeo. Vale muito a pena!

Controle Sem dúvida, um dos sonhos de qualquer pessoa é poder controlar vários aparelhos eletrônicos em um único controle. Os donos de iPhones e de Androids já podem realizar este sonho. Foi lançado no mercado o Vector Smart Button que possui entrada para quatro aparelhos – podendo ser TV, ar condicionado, rádio, luminária ou qualquer outro – e ele pode ser ligado ou desligado por meio de um aplicativo gratuito no próprio celular. A invenção custa US$ 80 e para mais informações: www.vector.com.tw.

Para os pequenos O Dia das Crianças está batendo na porta e, claro, que eu não poderia deixar tal data passar em branco sem uma dica. Portanto, em se tratando de tecnologia a minha sugestão é BoogieBoard, uma prancheta para desenhos. O produto permite que a criança salve todas as suas criações no computador. Sua memória de 8 MB armazena toda a arte produzida e depois transfere para o PC. O “brinquedo” é recomendado para o público acima de 5 anos. Os interessados podem adquirir mais informações no site www.thinkgeek.com.

Para os pequenos 2 E as dicas não param por aí. Outra opção superbacana e que eu, particularmente, acho sensacional é a câmera FinePix XP50, da Fujifilm. O produto é à prova d’água (cinco metros de profundidade), é resistente a uma queda de 1,5 m, frio de até 10ºC e não absorve poeira. É possível gravar vídeos em full HD com 30 segundos por quadro. O único problema é a resolução. São apenas 14 megapixels e o zoom de cinco ajustes. É uma boa pedida por incentivar a arte da fotografia que acho tão apaixonante. O gadget custa R$ 800. Para mais informações: www.fujifilm.com.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

tecnologia# Elenco (25)

Eles divertem e ensinam as crianças

Aplicativos variados, com dicas inteligentes, podem ajudar muito no desenvolvimento intelectual das crianças WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Essa criançada de hoje em dia não é moleza quando o assunto é tecnologia, pois quanto menos esperamos lá estão elas querendo mexer nos aparelhos celulares ou tablets, tirando fotos, ouvindo músicas e principalmente mexendo nos aplicativos, uma ferramenta que vem ajudando-as com passatempos que despertam a curiosidade e diversas ações intelectuais como pintar, jogar, cantar e até dançar Pais de todos os cantos se questionam se é adequado ou não deixar os filhos ao alcance desses aplicativos. Mas você sabia que até os 6 anos de idade a criança precisa de muitos estímulos para despertar diversas disposições intelectuais? Aplicativos com movimento, luzes, cores, sons, de caráter lúdico ou mesmo voltados para alguma aprendizagem básica, como quantidades e volumes, são bem interessantes nessa fase. Além disso, como os apli-

cativos estão armazenados no aparelho ou computador e não necessariamente conectados à rede, você fica descansado em relação ao que a criança está vendo. O mesmo já não vale para a navegação na internet, que promove infinitas possibilidades de comunicação, aprendizagem, pesquisa e intercâmbio. Para fazer a opção certa é sempre bom ter em mente o objetivo da aquisição do aplicativo, onde a criança possa desenvolver a coordenação motora, estimular a fala ou simplesmente se divertir. Um dos aplicativos que vem sendo a sensação da criançada é o ABC Palavras, que ensina a soletração e a construção de palavras básicas em português e inglês, outra dica é o quebra-cabeça que é um jogo educativo, que ajuda o seu filho a reconhecer as formas, letras e números, além de ajudar na pronúncia das palavras, já na parte musical tem o aplicativo DoReMi Zoo, desenvolvido para iPad, que tem como objetivo aproximar as crianças da música, por meio de um piano virtual, fazendo com que elas se familiarizem-se, de forma leve e divertida.


(26)

Elenco #baby

São

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

e agora ?

gêmeos, gêmeos,

WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Por vezes, os pais planejam ter um filho e, durante a gravidez, são surpreendidos com a notícia de que terão dois bebês. O que fazer, uma vez que as adaptações para receber mais de uma criança em casa passam pela organização do orçamento doméstico, do espaço da casa, da divisão de tarefas cotidianas, da amamentação, entre outros processos? Muitas famílias apresentam dúvidas e dificuldades em criar filhos gêmeos. Na verdade, não existe

manual de instruções, mas alguns comportamentos podem ser adotados para a melhor relação dessas crianças com a família, sociedade, amigos e até entre eles. De qualquer modo, os gêmeos podem ser parecidos fisicamente, mas não são necessariamente indivíduos com temperamento, comportamento e desejos iguais. A semelhança física não é, de modo algum, sinônimo de personalidade ou comportamentos idênticos. Eles têm maior propensão a ter afinidades, mas possuem temperamento e anseios distintos. Por isso, filhos gêmeos não podem ser criados como se fossem uma só pessoa. Os pais

devem, desde cedo, estimular a independência entre eles e dar-lhes respostas distintas e pessoais. De acordo com a psicóloga e terapeuta Alessandra Pereira, o contato e a forma de lidar com essas crianças precisam ser individualizados. “Os problemas devem ser resolvidos caso a caso. É importante mostrar-lhes que os pais reconhecem as suas diferenças e necessidades individuais. Por isso, o hábito de vestir os bebês gêmeos, principalmente os idênticos, com roupas iguais pode não ser a melhor opção para a formação da personalidade dos irmãos”. As crianças devem ter vida

própria, cada qual com as suas roupas, os seus brinquedos, as suas experiências, sucessos e insucessos. O ritmo de desenvolvimento de cada um deve ser respeitado, pois provavelmente as conquistas virão em períodos diferentes. Promover as mesmas atividades para ambos poderá também não ser muito indicado. As crianças têm gostos e necessidades diferentes. Um pode adorar futebol, enquanto o outro gosta de visitar museus, por exemplo. Na hora de comprar brinquedos, estes também não têm que ser obrigatoriamente iguais e a escolha deve estar de acordo com a personalidade de cada um.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Elenco (27)

For H MME ALLEX DERZI

Camiseta de beisebol/raglan Também conhecidas como raglans, as camisetas de beisebol são aquelas com cara de time americano dos anos 70 e 80. Tradicionalmente nas cores branco (meio) e vermelho (mangas), hoje elas hoje possuem diferentes combinações de cores e tamanho de mangas. Mesmo não sendo um fã de beisebol, tá aí uma opção interessante para o verão que já se aproxima.

O verão 2012/2013 da Rockstter A nova campanha da Rockstter, da coleção verão 2012/2013, retrata a vida de um aventureiro viajante em meio ao deserto procurando um oásis.

Blue Man democrático A Blue Man se inspira no Rio de Janeiro para desenvolver seu verão 2013. A beachwear que completa 40 anos buscou no cotidiano carioca e nos trabalhos do artista plástico Glauco Rodrigues o cenário ideal para estampar as peças de modelagem esportiva.

Top 10 – filmes de campanhas políticas Hoje foi dia de votar e quem quer refletir a respeito do tema vendo um excelente filme do mesmo assunto, aqui vão 10 opções: 1-Bob Roberts (1992) 2- O Candidato (1972) 3- Eleição (1999) 4- Tudo pelo Poder (2011) 5 – Mera coincidência (1997) 6 – Segredos do Poder (1998) 7- Vassalos da Ambição (1964) 8- Politicamente Incorreto (1998) 9- Os candidatos (2012) 10- Salas de Guerra (1993) O verão 2012/2013 da Rockstter A nova campanha da Rockstter, da coleção verão 2012/2013, retrata a vida de um aventureiro viajante em meio ao deserto procurando um oásis.

Abotoaduras Pouco tradicionais no Brasil, as abotoaduras hoje possuem uma imagem bastante diferente da qual tinham há anos atrás. Antigamente vistas como acessório do mais alto nível formal, hoje em dia elas são adereços que podem deixar o visual com um estilo que vai justamente de encontro a esse jeitão sério e tradicional mas ainda assim com modelos mais divertidos.


EM TEMPO Elenco #beleza AMAZONAS Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

GB IMAGEM

(28)

Laranja faz bem para a pele Engana-se quem pensa que a vitamina C serve apenas para combater gripes e resfriado. Atualmente a vitamina C possui uma grande importância nos cosméticos, devido à combinação de sua influência na síntese do colágeno, na regeneração da vitamina E (efeito anti-radicais livres) e regularização da produção da melanina Estudos demonstraram que aplicação de produtos cosméticos contendo vitamina C diretamente sobre a pele é também benéfica. É largamente sabido que essa vitamina é capaz de neutralizar os radicais livres (moléculas responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele), além de diminuir os efeitos maléficos da radiação solar. E o melhor disso tudo é que a vitamina C pode ser encontrada em abundância no Brasil em uma fruta bem popular: a laranja. Estudos revelam que dois copos e meio de suco diariamente é o suficiente para satisfazer a necessidade humana diária, diminuindo a incidência de coágulos nas veias, ajudando a impedir certas infecções viróticas e bacterianas, fortalecendo o sistema imunológico, baixando Rica fonte de o colesterol Vitamina C, a no sangue laranja deve- e, também ria fazer par- protegendo te do ritual contra agende beleza tes cancerí-

genos. E o melhor de tudo, a vitamina C é uma excelente aliada contra o envelhecimento precoce da pele, constituindo um ponto a favor de seu uso em produtos cosméticos. Mas nem por isso você deve beber suco de laranja o dia todo; 150 ml de suco de laranja contém 110 calorias, e a bebida em excesso pode prejudicar na balança. Além disso, prefira sempre sucos naturais, pois os industrializados perdem a vitamina C. O ideal seria

ALIMENTAÇÃO

O estilo de vida saudável é fator determinante para quem quer manter a juventude. Para isso, o ideal é fazer exercícios com regularidade e investir em uma alimentação equilibrada consumir a laranja chupando seu suco diretamente da fruta. Nada mais natural! Recentemente, estudos revelaram que a laranja, assim como o limão e outras frutas e verduras, aliadas a uma alimentação balanceada e saudável é uma ótima receita para combater o maior terror das mulheres: a celulite. Verdadeiro pavor feminino, a celulite tem uma predisposição 10% maior para aparecer nas mulheres do que nos homens. Sua locali-

zação pode estar em diversas partes do corpo, como, a região lateral da coxa, a face interna e posterior da coxa, o abdômen, a parte posterior e lateral dos braços e ainda a face interna dos joelhos, em alguns casos até os tornozelos podem ser afetados. Os ingredientes para o combate à celulite são simples e a partir da ingestão de tomate, batata, couve-flor e até castanha-do-pará, somando-se a prática de atividades físicas, além da força de vontade do paciente, é possível reverter o quadro. Hoje, é muito comum as adolescentes serem atingidas por esse mal, não respeitando inclusive mulheres magras. A celulite se manifesta no tecido gorduroso que se encontra embaixo da pele, entretanto há outros fatores que influenciam o aparecimento, como disfunção hormonal, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros. Uma alimentação desenvolvida com elementos naturais proporciona equilíbrio e combate os radicais livres. Por meio desse conceito, o tratamento indicado é à base de uma dieta saudável com frutas cítricas (laranja, limão, acerola), verduras, tomate, couve-flor, batata, cereais integrais e peixes. Outras recomendações são bem-vindas: evitar carboidratos refinados como açúcar branco e farinha branca.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

entrevista# Elenco (29)

e t m e j

Ho

Goiabada?

ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Ninguém melhor para falar sobre o Dia das Crianças que o querido palhaço Goiabada, que no próximo dia 25 de outubro irá comemorar seus 21 anos de carreira. Industriário, comerciante, Fernando da Costa Silva, aos 47 anos, conversa com a Elenco e diz que é graças a alegria das crianças que se mantém ainda hoje uma pessoa jovem de espírito e realizada

Goiabapadlhaaço

ELENCO: Como foi para virar palhaço de profissão? Goiabada: Me formei em técnico em eletrônica, trabalhei no Distrito Industrial, no ramo de comércio e depois de um acidente, precisei me afastar do trabalho e tive a oportunidade de participar de uma oficina de teatro no Sesc, local onde frequentemente almoçava. Entrei como curioso, para mim foi uma alternativa de terapia e depois que recebi o convite para animar um aniversário com dois amigos palhaços nunca mais parei. Hoje, o que o trabalho significa para você? Na verdade, eu faço meu trabalho com muito gosto e meu prazer maior é ver as crianças se identificarem com o GoiabaAos 21 anos de carreira, Goiabada sabe como conquistar a confiança da criançada com bom humor

da, rindo das minhas imitações e perceber a confiança que os pais depositam no meu trabalho. Hoje, depois de quase 21 anos de carreira como palhaço, ainda tenho uma média de 20 eventos por mês, isso mostra que fizemos um trabalho bem feito. Qual o segredo para conquistar as crianças? Acho que é o trato com a criança, que exige uma linguagem específica, simples, direcionada para o bem, que ao mesmo tempo divirta e eduque. Por exemplo, nos meus eventos não separo as crianças por idade, porque não existe classificação para o bom humor, ensino que eles respeitem e cuidem uns dos outros, todos brincando juntos.


(30) Elenco

#pet

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

amor

Um que emociona WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Qual foi o papai ou a mamãe que já não se rendeu àquele pedido manhoso dos filhos por um bichinho de estimação? Se você não sabe, há grandes benefícios no convívio de crianças com esses animais, pois elas se divertem e têm os animais como verdadeiros amigos. E outra coisa interessante, o contato entre eles desde pequeno, faz com que o sistema imunológico da criança fique “acostumado” às investidas dos agentes alergênicos.

Com isso, a criança cresce menos propensa a desenvolver alergias. Outro fator que contribui para as crianças, é que os animais de estimação também ajudam com o desenvolvimento social e emocional dos pequenos proprietários. Mas para uma convivência saudável, a criança deve ser ensinada a respeitar as necessidades, os limites e até a privacidade do animal, é o que orienta a veterinária Jennifer Lake. “Os pais precisam orientar as crianças, para que elas entendam que têm uma companhia para brincadeiras, horas alegres ou tristes, mas que o animal de estimação não é como um brinquedo

que elas jogam apertam, mas um ser vivo, que precisa de atenção, respeito e amor”, diz ela. Mas não basta apenas dar amor aos animais, os pais precisam ainda ensinar às crianças que os bichinhos precisam de cuidado, pois assim como os seres humanos, eles também ficam doentes e precisam da vacinação desde pequenos. O bom é que os pais expliquem também que elas aprenderão a conviver com várias etapas da existência, que é um ciclo e que infelizmente um dia termina. Aí está o difícil, porém útil, aprendizado de lidar com as frustrações e sobreviver às perdas.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

variedades# Elenco (31)

A magia nas alturas

FOTOS: JOEL ROSA

ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Os balões a gás desde sempre fizeram parte do lúdico universo infantil, seja nas decorações de festas ou simplesmente como objeto de brincadeiras. Mas, você já parou para pensar na qualidade do material utilizado para produzi-los? Por mais inofensivos que pareçam os balões a gás podem oferecer riscos aos pequenos, caso o produto utilizado para o enchimento não seja especializado, não inflamável, não tóxico e antialérgico. A proprietária da loja Varinha Mágica, Kilciene Ferreira, alerta que um balão com gás caseiro pode causar sérios acidentes com crianças, chegando a graves queimaduras. “Esses gases, que são oferecidos a preços muito baixo, podem custar caro, pois propagam fogo sendo capazes de incendiar um bufê e acabar com um momento lindo”, destaca. Na Varinha Mágica todos os balões a gás possuem o selo da marca americana White Martins. “Não trabalhamos com as marcas chinesas que têm um valor menor,

entretanto, vários deles vêm furados, estouram e não sobem com o gás”, comenta a empresária. Outra vantagem dos balões da White Martins é que duram em média de cinco até oito dias, podendo ser enchidos novamente se a válvula estiver conservada. A varinha Mágica Festas existe há 10 anos e é especializada no ramo de festa, em especial infantil. “Sempre buscamos o que acontece de mais novo e diferente no segmento”, continua Kilciene. Numa estratégia de venda, comprando o material da lembrancinha desejada na loja, entre centros de mesas, sacolinhas, convites e outros, o serviço de mão de obra sai de graça. “Manaus é uma terra onde o povo gosta de festa e se preocupa com os detalhes da festa, pensando nisso, nós também passamos a personalizar todos os itens e inclusive a produzir caixas com estampas exclusivas”, finaliza a proprietária. Onde encontrar? A Varinha Mágica está em dois endereços: rua João Valério, Centro Comercial Itália, loja 02, Vieiralves e na rua do Comércio I, n.º 175, Parque Dez. Telefone: 3584-0704.

A loja oferece uma infinidade de artigos para festas infantis

A loja está com promoção para quem comprar as lembranças


(32)

EM TEMPO Elenco #celebridades AMAZONAS Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

ESTEVAM AVELLAR/RG

A escolhida A talentosa Julia Lemmertz que está em férias desde que fez a Ester, em “Fina Estampa”, foi a escolhida para ser a última Helena de Manoel Carlos. O autor declarou que será a sua última novela, depois vai dedicar-se exclusivamente às minisséries. Relembrando A saudosa atriz Lilian Lemmertz, mãe de Julia, foi a primeira Helena de Manoel Carlos. A personagem apareceu na novela “Baila Comigo”, produzida pela Globo em 1981. JOÃO MIGUEL JR/RG

Preciosa ajuda Amanda Richter não pode reclamar quanto aos assuntos do coração. A atriz namora o ator Max Fercondini e ele faz questão de ajudá-la a decorar os textos de sua personagem Iracema, do remake de “Gabriela”. Amanda conta que o amado chega até a imitar a voz do Coronel Jesuíno (José Wilker) para facilitar a preparação das cenas.

Cidadão Dias atrás, Mateus Solano foi parado por numa blitz da Lei Seca quando trafegava com seu carro numa das ruas do Rio de Janeiro. O ator, com bom humor e camaradagem, não se recusou a fazer o teste do bafômetro. O resultado não acusou sinais de consumo alcoólico e o galã foi liberado em seguida. Falando de trabalho, atualmente Solano interpreta o Mundinho Falcão em “Gabriela”. Enamorado E por falar no ator, Mateus Solano nunca escondeu a sua paixão pela mulher, Paula Braun, e por sua filhinha, Flora. Recentemente, o casal comemorou um ano de casamento ofi-

cializado, mas de forma discreta, pois eles detestam badalações e preservam a vida pessoal ao máximo. Ainda no SBT A emissora estaria de olho no passe da humorista Tatá Werneck, que atualmente está na MTV. A intenção é que Tatá reforce o time do “Circo Eletrônico”, outra novidade que entrará no ar em breve, mas ainda não tem data definida. Ninho Quem viu conta que Guilhermina Guinle coordenou uma reforma no apartamento do advogado Leonardo Antonelli, seu namorado. A atriz deu preciosos toques na decoração do imóvel.

Atriz de novelas Fabiana Karla interpreta a Olga, em “Gabriela”, e parece ter agradado a cúpula global. Ela foi escalada para a próxima novela de Walcyr Carrasco, que ainda não teve seu título definido e que substituirá “Salve Jorge”. Mesmo tendo esse trabalho pela frente, ela não deixará o elenco do “Zorra Total”.

EST

EVA

MA VE

LLA

R/R G


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

18h25, na Globo Segunda Laura avisa a Jurema que Isabel saiu de sua casa. Bonifácio pede algo em troca para emprestar dinheiro a Diva. Bonifácio se declara adversário de seus antigos aliados políticos. Neusinha mente para explicar a Diva como sabe sobre a joia que ela mantém guardada. Terça Isabel enfrenta Berenice. Eulália convida Olímpia e seu genro para almoçar na casa de Praxedes. Teresa avisa a Sandra que a indicou para uma entrevista de emprego. Quarta Eulália convoca toda a família para um almoço. Albertinho descobre que Laura não sabe sobre seu envolvimento com Isabel. Diva paga parte das dívidas de Mario e diz a Neusinha que eles estrearão uma nova peça. Quinta Zé Maria pede para Jurema não contar para Isabel que foi ele quem indicou o trabalho no teatro. Matilde presenteia Isabel. Constância descobre que Isabel está grávida. Afonso fica comovido ao saber que sua filha está trabalhando no teatro. Sexta Afonso faz as pazes com Isabel. Fernando pede a ajuda de Edgar para defender a fábrica de um processo. Margarida se preocupa por Bonifácio apoiar a revolta do povo contra o governo. Zé Maria segue a manifestação que o povo faz na rua. Sábado Bonifácio afirma a Margarida que não é responsável pela confusão em que se encontra a cidade. Afonso visita Isabel. Guerra afirma a Zé Maria que inimigos do prefeito estão pagando pessoas para estimular a desordem na cidade.

21h10, na Globo

Até o fechamento desta edição os capítulos não foram editados. A emissora poderá deixar os capítulos das últimas duas semanas em segredo, para garantir maior audiência.

ligado nas novelas# Elenco (33)

19h30, na Globo Segunda Charlô discute com Otávio por causa de Olívia. Roberta suspende o fornecimento de roupas para a loja de Charlô. Felipe avista o mastro que Nando colocou na praia com parte do vestido de noiva. Analú diz ao pai que foi sequestrada por Nando.

20h30, no SBT - ESTREIA Segunda Cirilo diz a Helena que precisa lhe mostrar uma coisa. Olívia chega e os interrompe, diz que precisa conversar com a professora. Na sala de aula, Cirilo diz a todos que vai fazer uma apresentação a Maria Joaquina, ele começa a dançar todo desajeitado.

Terça Carolina é dissimulada ao explicar para Nieta por que mentiu para ir ao casamento de Kiko. Manoela afirma a Fábio que encontrará provas de sua traição. Charlô explica para Juliana por que não se casou com Otávio.

Terça Jaime começa a tocar gaita e Cirilo começa a fantasiar que está dançando ao lado de Maria Joaquina novamente. Paula comenta com Cirilo que a roupa dele para a festa está pronta. José ensina Cirilo a dançar a coreografia para a música “O Bom”.

Quarta Roberta manda Veruska providenciar uma reunião com os funcionários da Positano. Roberta vê Agenor agitando os funcionários da fábrica. Olívia se preocupa quando Charlô e Otávio decidem tomar café da manhã juntos. Quinta Otávio e Charlô brigam e Olívia se irrita. Veruska fica aflita quando Roberta pede para conversar com Agenor sozinha. Dino avisa à cunhada que a fábrica não terá como pagar os funcionários. Frô tenta fazer uma sopa para vender no trabalho. Sexta Veruska tenta convencer Roberta a desistir da presidência da Positano. Otávio anda assustado pela favela até ser interceptado por Nando. Charlô se impressiona com o jeito como Analú fala de Nando. Felipe estranha que Juliana e Fábio conversem sem brigar. Sábado Charlô comemora a vitória sobre Otávio. Veruska não consegue convencer Roberta a desistir de vender suas joias. Nieta e Dino suspeitam de que Vitório seja o responsável pelo desaparecimento do dinheiro da Positano.

“Malhação” 17H30 – Globo Mistério Dinho sente ciúmes do beijo entre Gil e Lia no patio do colégio. Fatinha consegue enganar Mathias e inventou desculpa para os pais não terem ido ao encontro do diretor. Ju pede para ir a casa da Lia para conversar com a amiga. Lia pensa na conversa que teve

Quarta Roberto afirma a Helena que Paulo não vai dançar, pois está de castigo em casa. Os alunos das outras séries da escola começam apresentar. Maria Joaquina discute com Helena, a menina diz que tem que dançar porque seu vestido custou muito caro. Quinta Na casa abandonada, os garotos brincam com um sapo de brinquedo. Eles planejam assustar as meninas na sala de aula. Paulo fala mal de Maria Joaquina e Cirilo parte para cima dele. Valéria recebe um mensagem de Davi, que conta que Paulo vai soltar um sapo de brinquedo na sala. Sexta Suzana envenena Olívia contra Helena. Carmen diz a Helena que Valéria está desmaiada. Helena tenta acordar Valéria. Jaime brinca que Davi vai ficar viúvo antes de casar. Davi chega da sala e conta aos meninos que Valéria sofreu um ataque do coração e vai ficar ao lado dela nos últimos momentos. Cirilo culpa Paulo. Sábado Não há exibição.

com Dinho e no beijo que rolou entre os dois. Marcela chama Fatinha e tenta conversar com ela e alertar sobre seu comportamento. Ju conta para os amigos sobre a manifestação da CRAU – Comando dos Anarquistas Unidos. Isabela dá um livro de poesia para Leandro. Pilha pede para Fatinha dançar em sua apresentação no sarau. Gil confessa

a Marcela que é o grafiteiro misterioso e diz que Lia não tem culpa. Fatinha ameaça contar uma mentira sobre Orelha para que ele não fale sobre o beijo dos dois. Marcela quer que Gil conte a verdade sobre os grafites para Mathias. Dinho reclama do vídeo que Nélio fez de Ju. Lia espalha para todo mundo que Fatinha está noiva.


(34)

Elenco #destaques da tv

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de outubro de 2012

Brilhando na novela das sete Irene Ravache está interpretando Charlô, em “Guerra dos Sexos”, mostrando mais uma vez o seu potencial para a comédia Irene Ravache estava afastada das novelas há praticamente dois anos quando foi avisada que seria Charlote de Alcântara Pereira Barreto, a Charlô, no remake de “Guerra dos Sexos”. Na primeira versão da novela, o papel foi de Fernanda Montenegro e com isso a responsabilidade aumentou, porque a comparação que o telespectador faria entre uma e outra seria inevitável. No entanto, isto não parece ter abalado a experiente atriz. Consciente de seu potencial, enfrentou o desafio e tem mostrado que a escolha não poderia ter sido mais acertada. Charlô é uma mulher que não manda recados, independente e decidida, parece alimentar-se das brigas com seu primo Otávio, papel que é de Tony Ramos. A dupla de atores tem empatia absoluta. As discussões entre eles quase sempre acaba em tortas voando e em imprevisíveis apostas. “Guerra dos Sexos” estreou na última segunda e, apesar de ser um remake, ganhou novos contornos dados por Sílvio de Abreu, o autor original da história. Assim, a trama reserva surpresas para o telespectador. No entanto, é certo que entre Charlô e Otávio existe uma paixão mal resolvida, camuflada por um suposto ódio que os mantém unidos.

O último trabalho de Irene Ravache em novelas foi em “Passione”, na qual ela fez a espalhafatosa Clotilde de Souza e Silva que chamou a atenção principalmente por causa de seu figurino que tinha gosto bem duvidoso, no entanto neste novo trabalho, Irene aparece vestindo figurino sóbrio, digno de uma mulher bem nascida e que vive cercada de luxo, mas que poderá inspirar o dia a dia de muitas mulheres, copiando um modelito ou um acessório. Amigas inseparáveis Falando um pouco das próximas emoções de “Guerra dos Sexos”, Charlô ganhará uma aliada de peso. A empresária Roberta Leoni, vivida por Glória Pires, passará por uma enorme provação quando descobrir que não tem dinheiro para pagar os funcionários de sua confecção e paralelamente estará enfrentando o embargo de seus produtos proposto por Otávio, a quem deve exclusividade. A solução encontrada por Roberta será vender as suas preciosas joias e aliarse a Charlô. As duas se tornarão inseparáveis e formarão uma espécie de liga contra o poderio masculino. Isto dará um novo tom à trama de Sílvio de Abreu. Claro que tudo isso será recheado de muito romance e intrigas familiares. Vai valer à pena continuar assistindo.

T ES

AM EV

A

L VE

LA

R/R

G

Irene Ravache sentiu gosto pela carreira artística ainda adolescente. Correu atrás do objetivo e hoje é sucesso



Elenco - 7 de outubro de 2012