Page 1

Nรฃo pode ser vendida separadamente

Elenco lenco MANAUS, DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2012

encantam Aromas que

#Pรกginas 16 e 17


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

No livro O Perfume, de 1985, Patrick Süskind definiu o aroma como uma identidade. O protagonista, Jean-Baptiste, estava acostumado a passar despercebido por todos. Com o olfato apurado, e obcecado por cheiros, ele descobre que é inodoro e vê no perfume a primeira possibilidade de ser notado. O cheiro é a grande forma como as pessoas percebem o outro. A escolha de uma fragrância não diz respeito apenas ao gosto pessoal, mas também ao que combina com a pele. Hábitos alimentares, genética e o quanto uma pessoa transpira influenciam no cheiro dela, e, consequentemente, na essência usada. Nunca compre um perfume baseado no cheiro que fica em outra pessoa, segundo especialista, é fundamental experimentar o perfume antes, na própria pele, e só assim conhecer o resultado. Nossa reportagem conversou com a jornalista e empresária Adlinez Moreno, a servidora pública federal Milena Desterro e Silva e a empresária de moda Lu Carili que revelaram seus perfumes preferidos e a razão que escolhem determinadas essências que combinam com sua personalidade. Na entrevista da semana a Elenco faz uma homenagem ao médico Euler Ribeiro que durante a semana passada recebeu a medalha Adriano Jorge. Na seção de beleza conheça os modelos de óculos que prometem arrasar durante o verão brasileiro. Esse número está irresistível, aproveite e boa leitrura!

12 ESPECIAL

Nos próximos dias 30 e 31 de outubro, o centro de convivência do Manaus Plaza Shopping recebe o tradicional Outlet, que já está em sua 4ª edição e é realizado pela apresentadora Norma Araújo e a produtora de moda Sônia Jinkings. O evento reúne 70 lojas de roupas, sapatos, acessórios e brinquedos, com até 70% de desconto.

16 COMPORTAMENTO

A escolha de um perfume revela muito da personalidade e hábitos de uma pessoa, até porque nunca o cheiro de um perfume é igual na pele de outra pessoa. Isso porque, segundo especialistas, o tipo de alimentação, a genética e o quanto uma pessoa transpira influenciam no cheiro dela e, consequentemente, na fragrância usada. Chiques e famosas falam de suas escolhas pessoais.

23 VARIEDADES

Agora a meninada pode comemorar aniversário com champanhe. É isso mesmo, o produto é tão lembrado nas comemorações dos adultos que vem se tornando moda nas festas de crianças. Mas esse champanhe é sem álcool e o líquido ao invés de espumante vem com deliciosos sucos.

5 BOA MESA

Guto Oliveira

Selma Reis tem todos os motivos do mundo para celebrar o mês de outubro. Mas, para comemorar em grande estilo, como mãe-coruja que é, escolheu o aniversário do filho Daniel para criar uma receita especial que deixa qualquer um com água na boca. Confira.

Atendimento ao leitor: E-mail: elenco@emtempo.com.br./Tel. (92) 3090-1042 /Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Expediente Editor Guto Oliveira guto@emtempo.com.br

Subeditora Vera Lima weralima@yahoo.. com.br

(3)

MÁRIO OLIVEIRA

Editorial

Nota Os artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do jornal.

índice# Elenco

Repórteres Alita Menezes Wandilsson Prata

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagem Pablo Filard

Revisão Dernando Monteiro Antônio Fonseca

Colaboradores: Selma Reis, Allex Derzi, Taísa Melo, Carol Heinrichs, Bruno Mazieri, Marcelo Guilherme, André Fendii

Capa Mário Oliveira


(4)

Elenco #indica

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

FOTOS: DIEGO JANATÃ

A Boo Loo oferece uma equipe especializada em atendimento de qualidade e um espaço privilegiado para a criançada se divertir

Para celebrar com WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Festa de criança é muito boa de comemorar e o melhor são as gostosuras que encontramos Quem não gosta daquele brigadeiro que vem naquela bandejinha, ou aquele bolo de chocolate? A festa é boa, isso sem dúvida, mas dá um trabalho comprar as coisas de decoração, fora os ingredientes para o bolo. E no final da festa, dá até tristeza de pensar na bagunça que fica para limpar. Mas o bom é que nos dias de hoje existem espaços de eventos exclusivos para festas infantis e nada melhor que praticidade e menos trabalho para ficar bem mais à vontade e curtir a festa com a criançada.

Em Manaus, um lugar que oferece conforto para você e convidados é a Boo Loo, que fica localizada na rua Rio Mar, 1.166, no bairro Vieiralves. O espaço climatizado e estiloso, projetado para eventos infantis e adultos, atende até 300 pessoas. A empresária Andréa Vila Beneyto Lopes explica que a proposta da casa é justamente proporcionar conforto e tranquilidade aos pais e convidados. “Aqui, as crianças, pais e convidados ficam despreocupados, pois pensamos em tudo para que todos aproveitem ao máximo a festa”, salienta. No primeiro piso a criançada se esbanja e se diverte na sala de brinquedoteca, onde são disponibilizados 24 brinquedos que vão desde o pula-pula até um minielevador. No segundo piso, fica a área de decoração e mesas, onde

o l i t s e os pais ficam à vontade enquanto a criançada aproveita a festa. Os preços para eventos variam por pacotes entre cardápios e quantidade de pessoas, e a casa oferece parcerias com docerias, salgados, balões, decoração, fotos, entre outros mimos.

Bufê Boo Loo Rua Rio Mar, 1.166, Vieiralves Informações: (92) 3584-5450


O mais lindo dos meses...

Boa mesa


MÁRIO OLIVEIRA

(6)

Elenco #boa mesa

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

SELMA REIS Equipe EM TEMPO

Outubro é um mês que me emociona. Na verdade, muitas coisas me emocionam, algumas bem mais e outubro está entre elas. Que mês lindo! É mais conhecido como o mês das crianças e eu adoro crianças, mas não é só por isso. Outubro é o mês de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira. Também é o mês do idoso ou da melhor idade. Em outubro foi fundado a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Cruz Vermelha, ambas importantíssimas. Comemoramos a natureza, a ciência e tecnologia, as abelhas, o atletismo, os correios, os professores, os médicos, os dentistas, os fisioterapeutas e os servidores públicos. Não posso esquecer o Dia Nacional de Vacinação, o do Livro e o Dia Nacional contra a Exploração da Mulher... outubro é o mês! Tenho uma fileira de amigos que nasceram em outubro... e, lembro como se fosse hoje, no dia 13 de outubro de 1970, era 19h e estava passando o AS nos Esportes, na antiga TV Ajuricaba, minha irmã Sidia veio ao mundo... muito linda! Alguns anos depois, no dia 7 de outubro, nascia o meu irmão Marcelo, um verdadeiro “pestinha” muito carinhoso, que revolucionou a família e que hoje está aprontando lá no céu, deixando o Papai do Céu doidinho... (risos). Para fechar este mês tão especial, foi no dia 2 de outubro, que Deus me deu a maior das minhas bênçãos, meu filho Daniel... nunca poderei escrever ou descrever a emoção que sinto cada vez que eu olho para ele, e nem por cada dia que o vejo lindo, feliz e cheio de saúde. Este ano, ele faz 18 anos... tá meio com jeitão de adulto com a sua beleza de traços clássicos, meu roqueiro! Nem parece aquele bebê prematuro que não cabia em roupinha nenhuma... Dia desses adorava o Pokémon e o Super Mário... agora faz faculdade e namora a linda Maria Fernanda. É um filho muito especial. Depois dele, perdi o direito de pedir qualquer coisa a Deus... ele já me deu tudo! Mas falando de comidas... (risos), afinal é de gastronomia que temos que falar, não é? Vou dar a vocês uma das minhas receitas mais especiais, criada para ele, meu filho Daniel e adorada por todos os filhos dos meus amigos... ela é absolutamente “over” (no sentido de exagero!)... é cara e já adianto que não é uma receita de dia a dia, mas recomendo a vocês que experimentem... é única e perfeita! Feliz aniversário, meu filhão amado e uma excelente semana a todos vocês!

eisia Selma R empresár

evy Daniel unLiversitário


boa mesa# Elenco

Os complementos ficam ao gosto de quem vai comer

Hambúrguer à Daniel dos Reis Levy Ingredientes: 1 peça de picanha (sem gordura) 1 peça de lombo suíno (fresco) 1 kg de linguiça tipo calabresa 4 ovos inteiros 1 cebola ralada 1 colher de sopa de tempero Fondor ½ xícara de farinha de trigo Sal e pimenta-do-reino a gosto 500 gramas de queijo Prima Donna (filetado) Modo de Preparo Mande moer a picanha, o lombo suíno e a linguiça juntos para que fique uma mistura homogênea. Em uma vasilha grande, misture a cebola ralada, o fondor, o trigo, o sal e a pimenta. Misture bem. Verifique o ponto de “liga”, que tem que ser suave para o hambúrguer não ficar pesado. “Você pode usar utensílios técnicos ou copos para moldar, mas eu uso somente a palma das minhas mãos. Faço a primeira camada, bem batidinha, cheia

de carinho, afinal essa é uma receita de mãe para filho, coloco um pouco do queijo no centro e faço a outra camada e cubro. Aperto e ajeito o formato e pronto. Agora é só grelhar. Deixe grelhar até ficar dourado, sem mexer, depois vire para o outro lado e sirva imediatamente”. Essa receita pode ser servida à maneira clássica, com um pão apropriado ou somente com salada ou batata frita. A do Daniel é clássica, acrescentando fatias finas e crocantes de bacon (muitas!) e maionese feita em casa... receita de felicidade para ele! Receita para cerca de 20 hambúrgueres. (parece muito, mas depois de comer o primeiro.... (risos), você não vai achar. Se sobrar, forre o fundo de um recipiente com filme plástico, enfileire os hambúrgueres para congelar e cubra-os com o filme e guarde para a próxima folia gastronômica. Esse é um verdadeiro hambúrguer gourmet, aproveite!

(7) MÁRIO OLIVEIRA

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

O hambúrguer pode ser moldado com copo ou feito a mão


(8)

Elenco #seu lar

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Pastel mais crocante e macio Adicione à massa de pastel um cálice de cachaça.

Retire facilmente as tripas do camarão

Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite.

Para a calda de açúcar não açucarar Pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga. Para saber se o fermento em pó ainda está bom Coloque uma colher de sopa rasa do pó num copo com água morna pela metade. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado. Tirando o excesso de gordura da feijoada Adicione, durante a fervura, um limão-galego, inteiro e com casca, cortado em cruz. Antes de servir a feijoada, retire o limão.

Basta usar uma agulha de crochê bem fina.

Para as azeitonas não ficarem rançosas

Para conservar a outra metade do limão Quando cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo.

Linguiça deliciosa Ferva antes a linguiça em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

Para evitar que o alumínio do banho-maria escureça Coloque rodelas de limão na água. Rocambole Quando fizer um rocambole não bata muito a massa para não quebrar. Molho de salada Misture a maionese que sobra no fundo do vidro com um pouco de suco de limão. Panquecas Para as panquecas ficarem mais gostosas deixe a massa descansar por 30 minutos antes de fritar. Ovo fresco Para saber se o ovo está fresco mergulhe-o em uma panela com água fria e salgada. Ele não deve boiar.


Casa fashion

Decor


(10) Elenco

#decor

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Direto das passarelas para sua casa. Hoje, as tendências da moda deixaram de ser exclusividade do mundo fashion e ditam regra também na decoração

sempre na moda. “Uma técnica bem evidente durante este ano foi o aplique de renda nas paredes, mas é preciso estar atento nas várias técnicas de aplicação e na composição dos demais elementos do ambiente para garantir o efeito desejado”, pontua.

Cada vez mais, arquitetos e decoradores pegam emprestado ideias lançadas no universo das passarelas para deixar seus projetos mais cheios de estilo. Seja qual for a estação do ano, esses profissionais estão sempre “antenados” na novidade do mercado para agradar aos clientes mais exigentes. “Tanto a moda como a decoração têm o mesmo papel, expressar o espírito e a vontade de uma determinada época, só que de formas diferentes”, afirma a badalada decoradora Carmosa Abreu. De fato, a decoração veste os ambientes da casa com as novidades de cada estação e, mesmo que atuem em campos distintos, o design de moda e o de interiores sempre compartilharam referências ao longo de décadas. “Nos dias atuais, quando uma pessoa aprecia uma determinada estampa de tecido a utiliza como papel de parede ou para revestir um móvel, ou ainda, um objeto de decoração”, destaca Samara Felix, sócia do escritório Arquideia Arquitetura e Urbanismo. Já para designer de interiores Bianca Mendes, o equilíbrio na dosagem da mistura de cores e texturas é o ponto chave para estar

Sempre na moda Mas, qual o segredo para não errar na hora de deixar sua casa sempre na moda? De acordo com Carmosa, a cor, independentemente da moda, é sempre um elemento coringa e está relacionado ao temperamento de cada cliente. “Os amadeirados, as cores vivas e contrastantes (para os que gostam), os papeis de parede, que desde o ano passado voltaram com toda força e vão continuar ainda por muito tempo, além da linha retrô e vintage, são algumas dicas para não errar no visual da casa já para 2013”, aponta. Bianca chama atenção para o bom-senso na hora das escolhas. “É importante lembrar que menos é mais, entretanto, aconselho a sempre seguir o próprio estilo, tanto na moda quanto na decoração, o elegante é ser natural e se sentir bem”, defende. Para finalizar, Samara diz que a aproximação com a moda sempre é bem-vinda. “Temos opções de peças de decoração, cores, e, claro, muita inspiração para novas criações. O cérebro de um arquiteto precisa do maior número de informações diferentes possíveis para criar o ambiente perfeito para determinada pessoa”, conclui.

ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

A decoração veste os ambientes da casa com os objetos de cada estação

O papel de parede personaliza e determina o estilo do seu ambiente


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

decor# Elenco (11)

Ponto de vista “As tendências de decoração que têm ganhado mais adeptos nos últimos tempos são apenas os pequenos toques artísticos que podem ser usados em sua casa sem ser necessário mudar tudo”

enindteeriorses BiancadesiM gner de

Tatuagens e plotagens de paredes permitem criar um estilo nos banheiros

“Com as tatuagens e plotagens de paredes o cliente pode escolher o motivo, o tamanho e cores, personalizando de maneira única o seu quarto, sala e até banheiro. Uma técnica que tem sido muito usada e, atualmente, enriquecida com apliques de rendas, fuxicos e outros materiais

reu Carmosa Adebcoradora “A maior influência da moda fashionista na arquitetira, na sua maioria, estão nas cores. O amarelo, por exemplo, está muito em voga e de preferência em tom bem aberto. Já tons terrosos, seja qual for o estilo, nunca saem de moda, além das peças de designers renomados, que possuem móveis da moda desde o século passado”

Felix Samara urbanista Tons terrosos e peças de designers renomados dão requinte ao ambiente


(12)

EM TEMPO Elenco #especial AMAZONAS Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

t e l t u O

Dois dias de

raújo Norma Aempresária

WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Nos próximos dias 30 e 31 de outubro, um ótimo evento será realizado no centro de convivência do Manaus Plaza Shopping, é o tradicional Outlet, que já está em sua 4ª edição e é realizado pela apresentadora Norma Araújo e a produtora de moda Sônia Jinkings O evento reúne 70 lojas de roupas, sapatos, acessórios e até brinquedos, tudo com produtos de agradar qualquer cliente, com peças que podem chegar até 70% de desconto. O evento, que vai acontecer das 10h às 22h, proporciona a venda de mercadorias de lojas de grifes e de multimarcas da capital amazonense e até de outros Estados, como Goiânia e Brasília, que ficaram empatadas nas prateleiras, mas que podem ser encontradas com ótimos descontos. E o que é melhor, são produtos de marcas como: Arezzo, Body Store, Calvin Klein, Cantão, Richard’s, Dress to, Flavvi, Neat,

Outlet, reunirá 70 lojas com artigos variados, terá marcas famosas com até 70% de desconto

Carmen Steffens, entre outros. A apresentadora Norma Araújo conta que o evento traz uma novidade nesta edição que é a designer amazonense Nádia Abrahim, que mora há 35 anos na cidade do Rio de Janeiro e trabalha criando peças de bijouterias finas, e vai fazer o lançamento com exclusividade de sua coleção na Outlet. “Fizemos esse convite para esta excelente profissional,

que vai mostrar ao público peças exclusivas criadas por ela mesma. Além disso, a designer vai montar uma árvore de Natal, que será sorteada entre o público presente que adquirir produtos da Outlet”. Durante o evento haverá sorteios relâmpagos e o público também vai poder se deslumbrar com uma praça de alimentação que vai ser feita especialmente para o evento. Uma parte do dinheiro arrecadado

entre as lojas será destinado à fazenda Boa Esperança. De acordo com a produtora de moda, Sônia Jinkings, a Outlet vem para dar oportunidade ao consumidor e aos donos das lojas. “Temos lojas de todos os segmentos e essa é uma ótima oportunidade, tanto para os clientes quanto para os empresários poderem comprar e vender, e o bom é no final todo mundo sair ganhando”, conclui.


Destino ideal para ďŹ nal de ano

Turismo


(14)

Elenco #turismo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

A Universidade Harvard é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, e está localizada em Boston

O Estado norte-americano de Massachusetts é uma opção de destino diferenciada para suas férias de final de ano Há diversas atrações em todo o Estado, especialmente para o Natal e passagem do Ano Novo. Além das tradicionais festividades na capital, Boston, é possível também participar de eventos e atividades tradicionais em outras regiões. Mas visitar Massachusetts é um programa excepcional o ano todo. O Estado é o centro econômico, cultural e educacional da Nova Inglaterra e é também o mais populoso da região, respondendo por aproximadamente metade de toda a população

da Nova Inglaterra. Sua capital é também a maior cidade é Boston. A região onde atualmente está localizado Massachusetts foi uma das primeiras a ser colonizada pelos britânicos. A província colonial de Massachusetts foi fundada em 1620. Apenas a província colonial de Virgínia foi fundada antes. Massachusetts é famosa nos Estados Unidos pelo seu pioneirismo em diversas áreas. O primeiro jornal do país foi publicado por lá, e a primeira biblioteca pública também. A primeira instituição americana de educação superior foi fundada em 1939 em Massachusetts. Posteriormente, o Estado construiria as primeiras escolas públicas de ensino de segundo grau no país, durante a década de 1820.

O famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge

Massachusetts foi uma das Treze Colônias britânicas que se rebelaram contra o domínio inglês em 1775, na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América. Vários eventos que levaram ao início da guerra ocorreram no Estado. Em 6 de fevereiro de 1788 Massachusetts ratificou a constituição americana, tornando-se, assim, o sexto Estado dos Estados Unidos da América. O nome do Estado vem da tribo indígena massachusett. Os massachussett eram uma tribo indígena pertencente à família dos algonquinos e significa no idioma destes “próximo à grande montanha”, uma referência ao Great Blue Hill, uma montanha localizada ao sul de Boston.

Springfield é outra boa opção para fazer turismo


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

turismo# Elenco (15)

Origem do automóvel a gasolina

Não caminhar pelas ruas e praças das cidades de Massachusetts é um grande desperdício

Lugar ideal para levar a família Comece sua viagem em Massachusetts, por Boston. Fundada pelos ingleses em 1630, Boston tornou-se o principal centro cultural da América anglo-saxônica. Os britânicos retiraram-se da cidade em 1776, depois de várias revoltas entre as quais a célebre Boston Tea Party. Durante os Séculos 19 e 20 tornou-se um centro industrial de grande importância, atraindo imigrantes de todo o mundo, em especial da Irlanda. Boston possui uma comunidade

brasileira expressiva, a maioria originária de Minas Gerais. A capital de Massachusetts também é ótima para quem quer passar o Rèveillon com muita alegria. Em Boston é onde ocorre a maior concentração de pessoas para a passagem de ano da América do Norte. Entre as atrações incluem-se espetáculos teatrais, de dança, esculturas no gelo e fogos de artifício nas avenidas da cidade. Chatham é o lugar ideal para levar a família

e apreciar a tradicional parada, que termina com um show de fogos de artifício à noite. Em Worcester ocorre a maior comemoração de Ano Novo do centro de Massachusetts. Muitas das festividades acontecem nas ruas do centro da cidade e na Lincoln Square a queima de fogos de artifício vai até as 7h. Por fim, há a opção de New Bedford, que apresenta uma grande variedade de eventos dirigidos à família.

Sede do governo de Massachusetts, localizada na capital Boston. Estonteante ponto turístico

Springfield é outra boa opção. Quando se fala em Springfield, logo se lembra do desenho animado “Os Simpsons”, mas a Springfield da animação nada ter a haver com a cidade de Massachusetts. Springfield é famosa por muitas razões, mas é mais conhecida pela invenção do jogo de basquete. Em 1891, o médico James Naismith inventou o basquete enquanto trabalhava para Springfield College. O “Basketball Hall of Fame” está localizado na cidade. Foi em Springfield, que em 1892, os irmãos Duryea inventaram o automóvel movido a gasolina. A cidade mantém vários museus que contam um pouco da história do local e dos Estados Unidos. Imperdível é uma visita ao Museu James Abbott McNeill Whistler, que foi montado na casa onde morava o famoso pintor que muito sucesso fez na Inglaterra e França no final dos anos de 1800. O Natal, a oeste de Springfield é sensacional. Por lá existem diversas atrações, como as casas e edifícios decorados no estilo dos séculos 18 e 19 com materiais naturais, além de grupos que interpretam canções natalinas e um Papai Noel em cada esquina. Cambridge também é uma cidade que vale a pena conhecer. Ela está localizada na área metropolitana de Boston, que é uma homenagem a Universidade de Cambridge, Inglaterra.


(16)

Elenco #comportamento

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

a d i t n ide

Seu

a u s , e m u f r e p

ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

A escolha de um perfume não diz respeito apenas ao gosto pessoal, relevando muito da personalidade e hábitos de uma pessoa, até porque nunca o cheiro de um perfume é igual na pele de outra pessoa

Isso porque, segundo especialistas, o tipo de alimentação, a genética e o quanto uma pessoa transpira influenciam no cheiro dela e, consequentemente, na fragrância usada. “Vale lembrar que o clima quente e úmido de Manaus também interfere no cheiro do perfume, que se for muito forte e com uma nota muito adocicada acaba se tornando um tanto enjoativo”, destaca Milena Desterro. Para Desterro o perfume é item fundamental na impressão que se transmite, podendo ter resultado positivo ou negativo. “O cheiro fala por si. Quando você chega perto de alguém e sente um bom perfume, basta sentir novamente aquela fragrância para vir à mente a imagem daquela pessoa”, comenta. Milena revela que prefere as notas críticas e amadeiradas, porque dão uma sensação de frescor e apresentam uma maior fixação. “A mu-

lher brasileira gosta de se sentir fresca e os perfumes críticos dão a impressão de ter acabado de sair do banho, além de ser energizante”, pontua. Entre as marcas mais usadas por Milena Desterro estão o Eau Cartier, o Prada Iris, até os mais conhecidos, como o Voyage da Hermés e o Free da Boticário.

Poder de conquista “Quando eu saiu e esqueço de passar o perfume, pode até ser exagero, mas a sensação que tenho é que estou nua, falta algo essência, que é meu cheiro, minha identidade”, diz Lu Carili. Superligada em aromas, que para ela provocam boas lembrança, Lu defende que os bons cheiros representam romantismo, além de causar o bemestar. “Um perfume gostoso é atraente, seduz as pessoas em volta”, destaca. “Se você está em um ambiente com várias pessoas, consegue se destacar pelo seu cheiro”, completa. A primeira impressão olfativa dos perfumes vem das notas de cabeça, baseadas em substâncias muito voláteis. As notas de coração dão identidade ao produto, com um aroma que dura até duas horas. “O meu favorito é o Chanel 22, que uso há pelo menos 15 anos. Minhas amigas mais próximas quando viagem já sabem o que me traszer de viagem”, brinca Lu, já que o produto só é vendido direto nas lojas da grife.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

de

comportamento# Elenco (17)

esterro Milena Dservidora pública

Merchandising olfativo

oreesnároia M z e n li d A apresentadora e empr

Adlinez Moreno, apresentadora do programa de televisão Magazine, traz para capital uma nova maneira de identificação empresarial que fixa a marca e qualidade de determinado produto pelo cheiro. “Quando um cliente recebe uma roupa da Zen, antes mesmo de abrir a sacola já reconhece nosso produto pelo cheiro, isso porque fazemos a borrifação semanal com frangancias em toda loja”, divulga. Mas de onde veio a ideia? De acordo com Adlinez, além de já ser uma técnica de

fidelização muito usada fora do país, ela costuma manter sua casa também sempre aromatizada e, por isso, fez o mesmo com o local de trabalho. “Nada melhor que chegar em casa e sentir aquele aroma de lavanda, traz uma sensação de paz e aconchego para os convidados”, fala. “Herdei esse gosto por cheiros da minha mãe, que até hoje quando me manda um presente vem com aquele cheirinho de amor, “conta. Entre perfumes favoritos de Adlinez estão o Miss Dior e J’adore Dior.

i Lu Cemapresrárilia


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Amei!

Duas tiras

Vocês sabiam que a cantora paraense Gaby Amarantos vai participar do vídeo de natal da C&A com um daqueles seus looks superoriginais? Mas não, seus modelitos não estarão à venda na C&A. Ufaa! Quem participa do vídeo com ela é a top model Izabel Goulart , que veste os looks by C&A. Eu que adoro um fast fashion, achei fofo ter Gaby Amarantos em uma das campanhas!

A moda das sandálias de salto agora está bem fresquinha e a cara do verão! São as sandálias de tiras que estão fazendo o maior sucesso. Para ser mais precisa, são as sandálias de duas tiras que estão fazendo sucesso entre as fashionistas. Dá para usar de dia, mas eu prefiro mesmo em looks noturnos. Fica sexy e muito moderno! Mesmo não usando muito salto, nesse eu me arrisco. Acho lindo!

Por falar em fast fashion... Vem aí mais uma coleção assinada por um estilista famoso! Dessa vez a Riachuelo trará peças do estilista André Lima. A coleção é de alto-verão e será lançada agora no dia 26 de outubro. A coleção foi fotografada em Barbados, no Caribe. Quem não quiser perder nada da coleção, pode correr para o site da Riachuelo e reservar suas peças preferidas para serem resgatadas na loja até três dias antes do lançamento oficial. Legal, né? Já deu para ver que vem coisa boa por aí!

Linha óleo de Argan da Avon Uma linha que anda fazendo sucesso nos blogs de beleza é a linha Advance Techniques com Óleo de Argan da Avon. Tem shampoo, condicionador, creme de hidratação e óleo de tratamento. Eu já testei o óleo e ando louca para testar o creme de hidratação que é novidade no catálogo. Também li coisas ótimas sobre o shampoo e o condicionador. O bom é que o precinho é bem amigo!

Oi gente, como foi o feriado de vocês? Espero que tenham visitado o Toque de Neon na internet! Hoje o domingo é de preguiça, mas cheio de tendências e dicas de produtos baratinhos como nós amamos. Afinal, é bom demais estar na moda e linda gastanto pouco, não acham?

Look do dia

O look de hoje é com uma saia que eu amo! O bom dessa saia é que, por mais que seja longa, ela é fresquinha por conta da transparência da renda. Fica a inspiração de look bacana para usar durante a semana. Saia: Renner Camisa: Renner Bolsa: Renner Colar: Forever 21

NEO EON ON

www.toquedeneon.com

Elenco

Toque de

(18)

Carol Heinrichs


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

moda# Elenco (19)

Temporada de

moda à vista Como já haviamos falamos desde o fim da edição de Verão 2013, o Calendário Oficial da Moda Brasileira entra em ajuste a partir do fim deste mês, com a realização da SPFW de Inverno 2013 no fim de outubro. A locação também será inédita, os jardins do Parque Villa Lobos, na capital paulista Para esta edição, um número reduzido de desfiles está programado. Entre os destaques, a apresentação do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que retorna ao line up depois de ter anunciado uma pausa das passarelas. Ansiosos com o que vem por aí?

Duas tendas serão montadas dentro do parque com cenografia de Felipe Morozini, inspirado nas grandes estufas de plantas. “Gosto de pensar que, na estufa, germinam e crescem novas vidas, novas ideias, como o momento atual da moda brasileira”, diz Felipe. A ideia agora é que as edições de inverno passem a ser realizadas em outubro/novembro e as de verão em março/abril, o que deve permitir um intervalo maior entre a apresentação das coleções na passarela e a chegada das peças nas lojas, melhorando o planejamento e aumentando a competitividade do setor.

Calendário oficial da moda Segunda-feira, 29 de outubro de 2012 1 Osklen – 12h00 2 Têca por Hêlo Rocha – 15h00 3 Ronaldo Fraga – 16h00 4 FH por Fause Haten – 17h30 5 Tufi Duek - 19h00 6 Triton – 20h00 7 Ellus – 21h00 Terça-feira, 30 de outubro de 2012 1 João Pimenta – 16h00 2 Uma Raquel Davidowicz – 17h30

3 Samuel Cirnansck – 19h00 4 Lino Villaventura – 20h30 5 Colcci – 21h30 Quarta-feira, 31 de outubro de 2012 1 Gloria Coelho – 11h30 2 Alexandre Herchcovitch – 16h00 3 Maria Garcia – 17h30 4 R.Rosner – 19h00 5 Vitorino Campos - 20h15 6 Forum – 21h30 Quinta-feira, 1º de novembro de 2012 1 Reinaldo Lourenço – 11h00

Fraga Ronaldo estilista O estilista mineiro retorna ao line up após uma pausa na passarela


(20)

Elenco #tendencia

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

O luxo traduzido em detalhes tipicamente urbanos como cetim

Rio

40 graus

Marca traduz o lifestyle carioca de beleza, cores e gingado, em sapatos e acessórios para enlouquecer as mulheres Não há maior referência ao verão brasileiro do que o Rio de Janeiro. Cidade maravilhosa, cheia de cores, luz e samba que inspiram moda em todos os sentidos. Em total harmonia com este ambiente, a Dumond apresenta um verão cheio de gingado. A mulher carioca, que sabe curtir uma praia com a mesma intensidade que aproveita a noite e todas as maravilhas do Rio, agora tem seu lifestyle retratado pela marca. São diversos calçados, bolsas e acessórios em um mix perfeito entre o moderno e o descolado. Nesta temporada, os blocos de cores revisitam os candy colors. Uma verdadeira salada de frutas em que tons leves como acerola, graviola, goiaba, lima, framboesa e mirtilo chegam para refrescar o verão. Trançados multicoloridos na medida certa dão graça e frescor aos calçados. Materiais tipicamente urbanos como cetim, lurex e verniz perolado contracenam com o animal print, em estampas de onça e cobra, dando o tom glam e


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

tendencia# Elenco (21)

Linho, couro vazado, vegetal, nobuck e cortiça na moda

sofisticado. Os saltos em stileto acompanham as principais tendências e as plataformas chegam para impor. Em contrapartida, o linho, couro vazado, vegetal, nobuck, saltos de cortiça, tiras de tecidos entrelaçado e as famosas espadrilles, surgem em sintonia com o visual étnico e destacam o trabalho artesanal, total handmade. Da praia ao shopping, bolsas carteiro, shopping bags e clutchs nas mais variadas cores, estampas e tecidos preparam a mulher carioca para todas as ocasiões, combinadas aos sapatos que vão das básicas rasteirinhas e sapatilhas, aos clássicos scarpins ou sandálias meia pata. Brilhos com aplicação de paetês furtacor, couros metalizados, saltos cromados, tecidos nobres e brilhantes chegam com tudo para iluminar a estação mais alegre do ano. Vale destacar ainda os detalhes em acrílicos e acessórios em vinil, levando a transparência para o universo dos calçados. Sem falar nos sneakers da marca. Queridinho entre as fashionistas, os sneakers aparecem em estampas e materiais para lá de sofisticados, garantindo ao look casual, um visual cool e divertido. O clima esportivo é elevado às alturas com os sneakers de salto interno, grande aposta da marca.

A moda pede muito brilho, paetês e cores suaves


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

variedades# Elenco (23)

Timtim para as crianças

As garrafinhas são estilizadas e muito decorativas

WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Como os tempos mudam. E pensar que agora existe até champanhe para a meninada É isso mesmo, o produto é tão lembrado nas comemorações dos adultos que vem se tornando moda nas festas de crianças. Mas calma, não fica espantado, o champanhe vem sem álcool, e o líquido, ao invés de espumante, vem com deliciosos sucos, tudo isso para a criançada poder brindar e comemorar com os amiguinhos.

As garrafas foram criadas pela Cereser e chegaram ao Brasil com os estilos industrializados dos desenhos da Disney. A embalagem é no mesmo formato dos espumantes da marca, com direito à rolha e tudo, porém o mais legal é o desenho da embalagem. São quatro modelos diferentes que levam personagens da Disney. Há as Princesas, Carros e Mickey e sua turma. Mas agora começam a surgir as personalizadas, com desenhos do gosto dos meninos e das meninas, como o Ben e Barbie, e os preços variam de acordo com o tamanho e a personalização.

Para quem ainda não conhecia, o nome exato da bebida é Spunch e ela é desenvolvida especialmente para a criançada brindar e comemorar junto com a família. O produto gaseificado não alcoólico é produzido a partir do suco natural do morango. De acordo com a empresária Juliana Guerreiro, que administra festa de crianças em Manaus, muitos pais gostam de usar a garrafa para decoração das mesas. “As garrafas de champagne infantil são bastante usadas nas festas, e os pais fazem questão de personalizar com o desenho que os filhos mais gostam de ver”, acrescenta.


(24)

Elenco

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Full HD A empresa HTC apresentou no Japão o primeiro smartphone do mundo com tela Full HD. Intitulado J Butterfly, o produto só chegará ao mercado em dezembro. Porém, algumas configurações já foram adiantadas. Por exemplo, o aparelho possui tecnologia Android, 2GB de memória RAM, câmera de 8 megapixels, processador de 1,5 GHz, possui acesso a rede 4G e ainda é aprova d’água. Como se já não fosse o bastante, sua bateria é resistente e é fácil de colocar no bolso por sua espessura. Agora, é esperar para conferir!

Conecte-se Bruno Mazieri

Impressora Todos os usuários de iPhone, iPad e Android, em algum momento, já sentiram vontade de imprimir aquela foto especial instantaneamente. Pensando nisso, foi criada a Photo Cube Wi-Fi, dedicada a “revelar” seus momentos mais especiais e de maneira simples. O produto, imprimi as fotos sem borda com resolução de 300dpi e 16.7 milhões de cores. Tudo isso por meio de rede sem fio ou do dock para iPhone e sem usar tinta ou toner. A invenção já está à venda no www.amazon.com e custa a singela quantia de US$ 150.

Grife

Portátil Bem, muita gente sabe da qualidade dos fones de ouvido Dr. Drew. Porém, agora, a marca decidiu expandir ainda mais sua zona de alcance. Para tal, lançou recentemente a primeira caixa de som portátil intitulada Pill Wireless Audio System. A criação tem formato de pílula, conexão 3,5mm e Bleutooh de até nove metros de alcance. Além disso tudo, ela vem com microfone interno, carregador USB e funciona por até sete horas sem recarregar. É possível encontrar o produto em três cores: preto, branco e vermelho e está custando US$ 200. Mais informações: www.beatsbydre.com.

Em parceria com a LG, a grife Prada lança no mercado o smartphone Prada Phone by LG 3.0 e ganha adeptos. Tudo porque o aparelho, que custa a bagatela de R$ 2.100, mas caro que um iPhone 4 ou um Galaxy 3, possui antes de mais nada um belo design. O display apresenta ícones e letras grandes, teclado que acompanha o dedo do usuário reduzindo a quantidade de erros, câmera frontal e traseira de 8 megapixels e uma velocidade de navegação de fazer inveja para muitos computadores. O único problema, segundo a crítica especializada, é com relação a bateria, que demora para ser recarregada. Detalhes: www.lge.com/br.

Español Depois do sucesso do TIM+Inglês, a TIM lança mais um curso em sua plataforma de educação móvel: o TIM+Espanhol. O serviço via mensagens de texto (SMS) ajudará os clientes da operadora a aprenderem um dos idiomas mais falados no mundo, com um preço acessível: apenas R$ 0,99 por semana. Assim como o curso de inglês, o TIM+Espanhol disponibiliza conteúdo interativo e personalizado, que poderá ser acessado na hora e no lugar em que o usuário quiser, com um formato simples de utilização. Então tá!


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

tecnologia# Elenco (25)

O aplicativo de voz e vídeo do iPad oferece vários serviços

O poder da

adivinhação ALITA MENEZES Equipe EM TEMPO

Programado para ser lançado ainda este mês, o novo aplicativo para iPad, batizado de “MindMeld”, promete revolucionar as conversas de vídeo e voz com a promessa de adivinhar o que os usuários de tablets querem Imagine-se conversando com um amigo, on-line, pelo seu tablet iPad, e ele lhe conta que conheceu um restaurante ótimo. Antes mesmo de você ou ele buscar informações sobre o local, o novo aplicativo para iPad já disponibilizará dados sobre o local, como

localização, cardápio, contatos e tudo que puder ser encontrado na rede. É mais ou menos assim que funcionará o MindMeld, em português algo semelhante a elo mental. Ainda sem anúncio de quanto custará o app, os usuários já estão ansiosos pela novidade, que analisa as conversas em tempo real. “É o primeiro aplicativo de chamadas de voz e vídeo de iPad que pode, de fato, entender o que as pessoas dizem e encontrar informações relevantes para que tenham alcance”, disse o cofundador da Expect Labs – empresa que está criando o sistema, Timothy Tuttle.

“Parece ficção científica, mas funciona bem e em cinco a dez anos vai ser um padrão em quase todas as ligações ou aplicativos de comunicação em tempo real”, completou. O investimento para criação do aplicativo está na casa dos US$ 2,4 milhões e, mesmo que não esteja completamente aperfeiçoado, o Mindmeld já é considerado um avanço a mais. Isso porque os sistemas similares desenvolvidos até hoje, como o Siri, requerem que o usuário seja ativo, ou seja, ordene alguma coisa. Enquanto o MindMeld é passivo, mudando completamente a maneira do usuário se relacionar com o aparelho tablet.


(26)

Elenco #entrevista

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Floresta O Homem da

WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Um dos exemplos para muita gente e que ganhou recentemente a medalha de ouro na Câmara Municipal de Manaus pelo relevante trabalho prestado à sociedade amazonense e que tem uma bagagem de deixar qualquer amazonense orgulhoso, é doutor em PhD em geriatria, membro das academias de medicina e letras do Amazonas, ex-parlamentar, ex-secretário de saúde, diretor da Universi-

dade Aberta da Terceira Idade – UnATI, escritor, professor e um apaixonado por gastronomia. Mais uma dica, é conhecido também como o “Homem da Floresta”. Estamos falando do Dr. Euler Ribeiro, que deu uma entrevista para a revista Elenco falando sobre seu trabalho e o que pensa fazer futuramente.

Como surgiu o “Homem da Floresta”? O “Homem da Floresta” surgiu com um programa de TV local que falou sobre as questões da Amazônia e o comportamento do homem da floresta, como ele vive e quais os benefícios que a natureza oferece para ele ter uma vida longa e saudável. Qual o segredo da longevidade? A longevidade das pessoas precisa ser trabalhada em todos

os aspectos, como se alimentar, quantas horas de sono a pessoa precisa ter por dia, dentre outros assuntos. Isso tudo é importante para ter uma boa relação com o corpo e com a saúde. É verdade que antes o senhor tinha uma vida sedentária? Sim, eu era bem sedentário e fumava bastante, minha alimentação era totalmente errada e com isso mal conseguia dormir direito. O resultado não foi um

ION

EM

eiro Euler Rib médico

dos melhores, pois acabei tendo um infarto aos 33 anos e, a partir daí, comecei a cuidar da minha saúde. Hoje como peixe, frutas, verduras, leite desnatado e, claro, procuro praticar exercícios diariamente. Quantos livros já escreveu e já tem outro em mente? Já publiquei vários artigos e escrevi sete livros falando sobre geriatria e georontologia e pretendo continuar esse trabalho na esfera do envelhecimento.

Meu próximo livro é sobre a farmácia da floresta, abordando a medicina encontrada na nossa Amazônia. Quais os planos futuros? Hoje temos a Universidade Aberta da Terceira Idade, em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas, e a minha intenção é fazer dessa unidade uma fundação para assim ter uma massa crítica sobre o envelhecimento, porque no futuro teremos muitas pessoas idosas.

OR

EN

O


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

For H MME ALLEX DERZI

Elenco (27)

Cores que combinam: azul e verde Para muitos o verde pode ser um desafio, sendo difícil encontrar peças de roupa que combinem, e a solução certeira é o azul. Seja azul claro, escuro ou marinho. Para os casos mais informais, uma calça azul (jeans ou outra) com camiseta básica verde pode ser uma boa saída. Ou ainda, uma camisa azul com gravata verde torna um figurino diferente e elegante.

Top 5 perfumes esportivos! Para levar na bolsa da academia um desses 5 perfumes esportivos. 1-Dolce & Gabbana – the one Sport 2-Lacoste - L12.12 rouge 3-Avon Ironman extreme 4-Kenzo Homme Sport 5-Polo Ralph Lauren Blue Sport

O novo uso do Jeans Após décadas do uso do jeans em situações mais casuais, chegou a hora do seu upgrade em momentos sociais, surgindo com texturas mais leves e menos detalhes.

12 alimentos para ajudar o seu cérebro!

Vem aí... Flight!

Mente cansada, falta de concentração ou preguiça de pensar? Tudo isso pode ser falta de alimentar o cérebro. Mesmo! Um estudo inglês apontou o óbvio: fazer refeições balanceadas é garantia para uma mente sadia. Para promover o fluxo sanguíneo, prevenir problemas e promover oxigenação do nosso cérebro eis os alimentos: nozes, sardinha, frutas vermelhas, abacate, óleo de oliva, café, espinafre, chocolate, água, farelo de trigo, beterraba e alho.

Apertem os cintos… o piloto é Denzel Washington! Quedas de aviões fascinam o público há muito tempo e para quem gosta das atuações de Denzel, essa já está dando o que falar. O filme ‘’Flight’’ estreia em fevereiro de 2013 e retrata a queda de um avião por possível falhas mecânicas, mas que pode ter algum mistério por trás. A direção é de Robert Zemeckis, o mesmo da trilogia De Volta Para o Futuro e Forrest Gump.


(28)

EM TEMPO Elenco #beleza AMAZONAS Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Os ócul

Modelos com aros mais discretos

Imitação de aro de tartaruga

Modelo mais clássico com meio arco

Tom mais suave em moldura clássica

Para quem gosta de um estilo mais fechado

Com um toque de cor e alegria

Os óculos de sol se tornaram adereço indispensável. Protege os olhos em todas as estações do ano e foi incorporado no dia a dia de homens e mulheres. Até mesmo as crianças ganharam modelitos adequados a elas A indústria do setor aperfeiçoou-se e não faltam novidades. Os óculos de sol são item que também entraram nas tendências da moda. Gente famosa empresta seu nome para vários modelos que movimentam o mercado. Tem óculos de sol para todos os gostos, que combinam com todos os tipos de rosto e com todos os bolsos. É chique e moderno usar óculos escuros. Bombardeado por tantas variedades, nem sempre o consumidor consegue ver a diferença entre o adequado e o que é simplesmente bonito, falando agora do ponto de vista da saúde dos olhos. Geralmente, os modelos são escolhidos seguindo os critérios da moda e que tenham bom preço, sem levar em conta o material com que realmente foram produzidos, quer sejam as lentes ou os metais que dão a sustentação. Os oſtalmologistas são unânimes ao afirmarem que óculos de sol de má qualidade causam danos aos olhos. Se de um lado foram criados para proteger a visão e a pele ao redor dos olhos contra os efeitos do sol, quando são de procedência duvidosa deixam de cumprir essa importante função. A principal função dos óculos escuros é filtrar os raios ultravioletas, infravermelho e outras irradiações, ao mesmo tempo em que permite a pessoa enxergar as mesmas coisas sem alteração de cores. Segundo os especialistas, os óculos de sol diminuem a luminosidade, as pupilas ficam mais dilatadas, permitindo uma passagem maior de raios ultravioletas. Justamente por as pupilas se dilatarem é que as lentes dos óculos de sol devem ter o filtro anti-UV, que protege e bloqueia a entrada da radiação solar indesejada.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

beleza# Elenco (29)

os de sol na berlinda Proteção especial Durante a aquisição do acessório, o primeiro item que deve ser avaliado é em relação à proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. Qualquer outro nível de proteção abaixo disso poderá causar queimaduras de retina e córnea, além de outras doenças como catarata, ceratite, doença degenerativa da retina, dores de cabeça e proliferação do pterígio, aquela “carne” que cresce no canto do olho. As cores das lentes não interferem na eficácia da proteção, porém as mais adequadas são as âmbar, verde, cinza e marrom, pois provoca pouca distorção da visão e das cores do ambiente, o mais importante é que as lentes tenham proteção garantida pelos órgãos competentes e superfície regular para evitar o esforço do cristalino, responsável pela focalização. Os preços praticados por alguns comerciantes, na venda dos óculos, são bem atrativos, mas é preciso analisar se tal diferença não afeta a qualidade do acessório, já que os produtos sem procedência trazem diversos malefícios à saúde. O excesso da radiação fica concentrado na parte central da retina, que causa degeneração macular e os principais sintomas são na dificuldade de leitura, no reconhecimento de fisionomias e na distinção de cores ou detalhes, sendo estes nos casos avançados. Os médicos alertam que é importante lembrar que o uso de óculos de sol, com lentes de qualidade, passou a ser uma necessidade em razão do buraco na camada de ozônio estar cada vez maior. Vale lembrar que as lentes devem sempre ser em resina e nunca em acrílico. Ao comprar óculos de grau ou de sol, o melhor é procurar um profissional especializado.

Os óculos de sol complementam qualquer produção


(30) Elenco

#pet

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Eles também sentem dor

Se o problema aparentar gravidade, o melhor conselho é procurar ajuda especializada rapidamente WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Quem tem animal de estimação em casa já deve ter passado por situações em que pensava que ele ia “bater as botas”, como diz o ditado popular Os animais, assim como nós, podem sofrer acidentes dentro de casa, ou até mesmo na rua. Não importa se for o gato, que por curiosidade resolveu escalar as cortinas da sala e despencou, ou o cachorro, que sem resistir a um portão aberto se aventurou pela rua e acabou atropelado.

Ninguém espera e nem deseja que aconteça, mas um acidente pode ocorrer a qualquer hora e é essencial saber o que fazer. Ou, mais importante ainda, o que não se deve fazer. Os filhotes estão vulneráveis a vários imprevistos perigosos, que pode ser uma briga com outro animal ou até uma intoxicação. No momento de ajudar, os minutos são preciosos e os procedimentos caseiros podem fazer muita diferença. A veterinária Valquíria da Silva orienta aos donos dos pets o que fazer nessas horas. “Os animais não são diferentes de nós humanos quando o assunto é saúde. Se acontecer qualquer acidente em

casa que o dono não sabe como proceder, o melhor é levar o bichinho imediatamente para uma unidade veterinária, para que ele seja submetido a exames, onde podem apontar se ele teve alguma fratura ou houve alguma lesão mais grave que requeira cirurgia”, explica. Se o animal for picado ou mordido por algum inseto peçonhento, a veterinária orienta ao dono fazer uma compressa com água fria, cobrir a lesão e levar o bichinho ao consultório veterinário. Em caso de intoxicação, não vá pensando que o leite vai ajudar, pois o líquido pode contribuir ainda mais com a substância ingerida pelo animal.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

baby# Elenco (31)

E hora de

dormir! WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Quem aqui lembra do tempo de criança em que os pais só faziam olhar com o canto do olho e aquele olhar já dizia que era hora de dormir? Pois é, os tempos passaram, e o comportamento também mudou para a criançada. Nos dias atuais muitos pais acabam acostumando seus babys a dormirem tarde da noite e não sabem que isso pode comprometer a vida futura da criança. Se a criança não gosta de ir para a cama de jeito nenhum no horário recomendado e es-

tende um pouco a noite assistindo televisão ou brincando com o irmãozinho e ainda chia quando é obrigado a ir dormir, é preciso pensar em uma maneira de começar a reeducar esses hábitos para que não se tornem rotineiros. A orientação da pediatra Margareth Teixeira, é impor limites à criança no período noturno com o propósito que ela tenha um sono de até oito horas. “Uma criança precisa dormir oito a nove horas por noite para poder estimular os hormônios de crescimento, que são liberados de madrugada, por isso os pais precisam por limites nos horários. Isso significa que diversões costumeiras à noite,

como internet e videogame, devem ter horários pré-estabelecidos de uso. Atividades intensas nesse período deixam as crianças mais agitadas, dificultando a chegada do sono”. Outra dica da pediatra é que os pais coloquem a criança na cama e façam uma leitura antes de dormir, para que a criança cresça com o hábito de ler e tenha um sono tranquilo. “Uma recomendação útil é viajar no mundo da imaginação a partir da leitura de historinhas contadas para a criança já deitada na cama. Essa rotina diária implicará na absorção por parte da criança de que a noite é hora do descanso”, afirma a médica.


(32)

Elenco #celebridades

AL HO /R G

MÁRCIO NUNES/RG

RV

Férias Amora Mautner pretende ficar algum tempo em Fernando de Noronha acompanhada da filha Julia, que tem 4 anos de idade e é fruto do seu casamento com Marcos Palmeira.

Deborah Secco bateu o martelo e declarou na coletiva de imprensa de lançamento da nova temporada de “Louco Por Elas” que não falará mais de assuntos pessoais e que não adianta perguntarem, pois ela não responderá. Quem viu conta que ao dizer isso a estrela foi extremamente gentil e educada, impressionando os profissionais presentes ao evento.

CA

Cinema nacional Paolla Oliveira tem se dedicado integralmente às filmagens de “Bala Sem Nome”, no qual contracena com Leopoldo Pacheco. A atriz declarou que além desse longa, ela deverá participar de mais um filme.

Fechou questão

EX

Contando tudo Vem aí a biografia de Amy Winehouse. O livro “Amy, Minha Filha” foi escrito por Mitch Winehouse, pai da cantora que morreu no ano passado. A obra mostra a carreira e vida pessoal da artista, trazendo também fotos inéditas.

Fofoca internacional Jennifer Aniston e Justin Theroux anunciaram que pretende se casar. Por enquanto, nenhum outro detalhe foi divulgado sobre o evento. É esperar para conferir.

AL

Premiada E por falar na atriz, Deborah Secco ganhou o Troféu Grande Otelo de Melhor Atriz por sua atuação no filme “Bruna Surfistinha”. A cerimônia de premiação aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Roger Flores, marido dela, fez questão de sentar-se na primeira fila e prestigiar a amada.

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

Festa diferente Em “Salve Jorge”, Cléo Pires aparecerá na pela da moderna Bianca. Recém-chegada dos Estados Unidos, Bianca desembarca no Rio de Janeiro chocando a sociedade carioca com um “descasamento” em grande estilo. Ela organizada uma megafesta e demora a chegar no evento como uma noiva tradicional. Sua entrada é triunfal, e os convidados curiosos observam detalhes como o buquê de peônias pretas, o bolo separado ao meio com bonequinho do noivo enterrado de cabeça para baixo e os docinhos “bem-separados”. O momento de maior surpresa é a entrada do ex-marido (Diego Cristo). O bonitão chega à comemoração e, com a maior naturalidade, chama a ex-esposa para a pista de dança. As mulheres da festa reparam na beleza do novo desimpedido. JOÃO MIGUEL JR/RG

Confissões de uma atriz Giovanna Lancelotti ganhou maior notoriedade quanto interpretou a Cecília, em “Insensato Coração”. Atualmente, ela é a Lindinalva, em “Gabriela”, uma personagem dramática e a atriz tem mostrado grande versatilidade de interpretação, embora seja jovem. Giovanna namora o ator Arthur Aguiar e não esconde de ninguém o seu lado romântico. Quando se casar, pretende que a cerimônia seja tradicional, com direito a vestido, véu e grinalda.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

ligado nas novelas# Elenco (33)

18h25, na Globo Segunda Edgar e Guerra são presos. Isabel, Diva e Laura conversam sobre o bebê. Margarida exige que Bonifácio liberte Edgar. Laura visita o marido na cadeia. Bonifácio ameaça transferir Praxedes. Mário repreende Neusinha por não pedir ajuda a ele.

ESTREIA - 21h10, na Globo Segunda Morena foge com Junior. Moradores e comerciantes procuram abrigo. Um bandido entra na casa de Delzuite. Marcia aconselha Érica a não se apaixonar por Theo. Érica confessa que está apaixonada por Theo. Theo fala para Áurea que só pensa em vencer no hipismo.

19h30, na Globo Segunda Fábio implora para que Juliana não o abandone. Roberta tenta se controlar na frente de Nando. Kiko sai apressado de casa, quando vê Analú. Otávio tenta obrigar Vânia a trair Charlô. Roberta fica perturbada ao ficar sozinha com Nando.

Terça Laura pensa em ir com Isabel comprar o enxoval para o bebê. Celinha pega a carta de Edgar. Neusinha se decepciona com a falta do salário. Albertinho repreende Fernando por ter contado a Constância que ele é o pai do filho de Isabel.

Terça Morena é levada, com Junior, para uma sala do regimento. Élcio reclama com Érica sobre a falta de atenção dispensada a seu cavalo. O coronel questiona Theo sobre seu envolvimento com Érica. Raquel e Aída chegam à casa de Leonor.

Terça Carolina exige que Fábio faça algo em seu favor antes de contar onde Ciça está. Charlô ameaça entrar em greve.

Quarta Celinha aconselha Laura a não entregar a carta para Edgar. Zé Maria pede segredo a Isidoro sobre sua procura por Isabel. Berenice vê Zé Maria sendo seguido por capangas e avisa a Chico. Isabel vê Zé Maria ser encurralado pelos capangas na rua e cuida de seus ferimentos. Eulália sai de casa novamente e deixa Sandra e Teresa desconfiadas. Quinta Edgar e Laura brigam. Isabel e Zé Maria pensam um no outro. Carlota se espanta com a frieza de Constância. Albertinho desdenha o emprego que Teodoro conseguiu para ele. Margarida pede que Bonifácio cumpra a exigência de Eulália. Sexta Edgar recebe um telegrama de Portugal. Isabel conversa com Jurema sobre a parteira. Edgar comunica a Laura que vai para Portugal. Diva fala para Mário e Frederico que tem os dois como irmãos. Sábado Praxedes encontra um antigo livro escondido e se espanta com a possibilidade dele ser de Eulália. Laura é avisada sobre o filho de Isabel. Berenice leva Zenaide para o Morro da Providência.

Quarta Diva tece insinuações sobre Morena. Miro é preso. Amanda arma para que quebrem um cano em sua casa para passar um tempo na casa de Leonor. Theo pede para falar com Érica. Morena conta para Lena que ela e Theo se beijaram. Quinta Érica se enfurece com Theo. Theo conta para Morena que Érica era sua namorada. Wanda tenta aliciar Julia. Raquel pensa em interditar Leonor. Haroldo faz perguntas sobre Lívia para Celso. Carol avisa a Amanda que Yolanda chegou à festa. Wanda fala para Lívia que Russo está tendo problemas com Jéssica. Sexta Ciro e Drago separam a briga dos oficiais. Érica manda flores para Áurea. Isaurinha recebe um cheque de Leonor. Raquel mostra para Aída uma foto de Lívia e Haroldo em um evento. Jéssica pede ajuda para um homem, que não entende o que ela fala. Sábado Morena sente-se mal e vai para o posto de saúde. Nilceia deixa Junior com Diva. Lucimar leva Morena a outro posto de saúde.

Quarta Ciça é levada para o hospital. Charlô perde a partida de golfe, e Otávio comemora. Juliana afirma que esquecerá Fábio. Kiko fica pendurado na murada, e Ulisses corre para salvá-lo. Otávio orienta Nando a sumir com os tacos falsos. Dino estranha o jeito com que Veruska fala ao telefone. Quinta Juliana tenta despistar Carolina. Fábio e Manoela se tranquilizam ao falar com o médico. Charlô conta para Roberta que Otávio e Vitório foram sócios. Kiko sofre por causa de Analú. Felipe aconselha Fábio a não se separar de Manoela. Sexta Vânia enfrenta Carolina, que se faz de vítima. Dino implora que Nieta o deixe entrar em casa. Analú percebe o interesse de Nando em Juliana. Roberta reage às reclamações de Kiko contra Nando. Montanha fala para Nenê que Ulisses deveria desistir de lutar. Sábado Roberta chora, e Otávio fica furioso. Manoela implora que Fábio não se separe dela. Carolina vê Zenon no lugar de Ulisses e se declara. Semíramis fica apavorada ao saber que Dino e Nieta foram para a delegacia por causa dos pacotes de Nenê.

“Malhação” 17H30 – Globo Encontro nas redes Orelha pede que Fatinha finja estar apaixonada por ele. Lia teme que Ju se arrependa de preparar a surpresa para Dinho. Pilha comemora seu bom desempenho em sala de aula. Tatá procura Rômulo, amigo de Paulina, nas redes sociais. Excelsior prepara um exer-

20h30, no SBT - ESTREIA Segunda Os garotos decidem entrar na casa abandonada, Rabito fica de guarda na entrada. Os garotos entram munidos de lanternas, espadas e escudos. Daniel afirma ao grupo para esquecer os fantasmas e pensar no resgate de Maria Joaquina. Terça Os garotos saem de seus esconderijos e escondem Dedinho atrás do sofá. Depois voltam para as mesmas posições para esperar Lobinho aparecer. No quarto da casa abandonada, Lobinho escuta a voz de uma das crianças e vai até a sala averiguar. Quarta Rafael repreende a atitude de Jaime, embora o parabenize pelo ato de coragem. Mário procura uma peça de roupa para ir à festa e acaba discutindo com Natália. Mais tarde, durante a festa na escola, Laura e Jaime não aguentam a tentação e comem parte dos salgados escondidos. Quinta Mário está preocupado com Rabito e não consegue ser participativo durante a aula. Preocupada, Helena pergunta o que está acontecendo. Mário conta que Rabito está morrendo. Germano e Natália conversam sobre o estado de saúde do cachorro. Enquanto isso, Suzana vai até a sala da diretora Olívia para dizer que Helena anda deixando os alunos com outras pessoas durante as aulas. Sexta Miguel explica para Maria Joaquina que tudo o que é feito por gratidão não se deve esperar ou exigir reconhecimento e que essa é uma atitude de compaixão. Mais tarde, o veterinário vai até a casa de Mário para examinar Rabito. Mário fica esperançoso. SÁBADO Não há exibição.

cício para estimular os meninos a serem menos machistas. Ju coloca uma pista na mochila de Dinho. Marcela convida Lorenzo para jantar. Tatá cria um perfil na rede social para Paulina. Sônia intercepta um bilhete que Fatinha escreve para Orelha. Gil não aceita o jantar que Marcela combina com Lorenzo. Ju recusa um convite de Dinho.

Dinho e Ju dormem abraçados. Gil atrapalha o jantar de Marcela e Lorenzo. Rafael e Rita implicam com a desatenção de Fera, e Morgana se incomoda. Lia fica aliviada depois que Ju conta como foi a noite. Fatinha e Orelha fingem o namoro assim que chegam ao colégio e todos estranham. Excelsior dá conselhos para Marcela sobre Gil.


(34)

Elenco #destaques da tv

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 21 de outubro de 2012

JOÃO MIGUEL JR/RG

Uma história de coragem e determinação A partir de amanhã, a Globo coloca no ar a sua novela “Salve, Jorge”, escrita por Glória Perez Novamente a autora levanta a bandeira para um tema social, desta vez é o tráfico de pessoas, crime que gera lucro de milhões de dólares anualmente. O cenário principal da história será o Complexo do Alemão, comunidade pacificada do Rio de Janeiro e a Turquia. Os protagonistas Morena e Theo serão interpretados por Nanda Costa e Rodrigo Lombardi; os dois serão unidos pelo amor que terá que sobreviver às diferenças sociais e a luta dela para escapar das garras da máfia do tráfico humano, este será o fio condutor da história, e há de movimentar e gerar consequências em todos os núcleos e personagens. O tráfico de pessoas ainda é pouco conhecido da maioria da população, apesar de fazer tantas vítimas. Essa forma de escravidão, característica do Século XXI, é a grande campanha social de “Salve Jorge”. “Há muitas vertentes deste comércio de indivíduos e vamos abordá-lo para três fins: sexo, trabalho doméstico e adoção ilegal. É uma campanha de esclarecimento, que vai contar com a participação mais

do que especial de Carolina Dieckmann (Jéssica)”, explica Glória Perez. Compõem ainda o grupo de jovens traficadas: Rosangela (Paloma Bernardi) e Waleska (Laryssa Dias), que vão sofrer e lutar, cada uma a seu modo, para escapar de tanta opressão. A protagonista, Morena, foi criada no morro dominado pelo tráfico, entre metralhadoras, fuzis e tiroteios. Filha de Lucimar (Dira Paes) e mãe de Júnior (Luiz Felipe Mello) aos 14 anos, amadureceu cedo. É no cenário da pacificação do Complexo do Alemão que ela encontra Theo (Rodrigo Lombardi), oficial da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, como tantos brasileiros. Nem tudo, porém, se resolve quando acontece o amor. Pressionada por graves problemas familiares, Morena antevê uma grande oportunidade no convite de Lívia (Cláudia Raia) para trabalhar, por alguns meses apenas, fora do país. Lívia, vilã da trama, é uma mulher sofisticada, estilosa e inteligente, acima de qualquer suspeita. Apresenta-se como agenciadora de talentos artísticos, com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Em função dessas atividades, costuma passar longas temporadas fora do Brasil.

Protagonistas de “Salve, Jorge”, Nanda Costa e Rodrigo Lombardi


Elenco - 21 de outubro de 2012  

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you