Page 1

N達o pode ser vendida separadamente

Elenco lenco MANAUS, DOMINGO, 12 DE MAIO DE 2013

Gizella e Giullia Bolognese

Amor

sem limites


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

#índice Elenco

DIEGO CAJA

Editorial Dia das Mães. Domingo mais que especial. Regado com um almoço em família, presentes, carinho e muitas declarações de amor. Afinal, foi essa “pessoinha” que de vez em quando pega no seu pé, mas que dá sua vida ao mínimo sinal de perigo e que carregou durante nove meses você, que está sendo homenageada. São elas, que sem reclamar, atendem aos mais singelos pedidos e até os mais complexos mimos. De um modo geral, mães sempre são mães e vivem por instinto (amando e protegendo sua prole). É por isso que neste domingo especial, beije, abrace e faça tudo que tiver direito. Por isso que trouxemos nesta edição várias reportagens que falam sobre esse doce personagem, como as mães que desenvolvem o trabalho de cerimonialistas em vários segmentos e que fazem de tudo para levar essa árdua rotina de organizar encontros, reuniões institucionais, apresentações, solenidades, jantares e tantos outros eventos que exijam sua presença. Mas o melhor, em momento algum sem ofuscar o papel de mãe.

Guto Oliveira

9 ESTILO

Muitas mulheres têm paixão por sapatos, bolsas, roupas e outros itens que recheiam os closets de milhares de mulheres pelo mundo, porém as joias são a paixão número um.

14 COMPORTAMENTO

Se trabalhar ao lado de amigos ou sócios pode ser complicado, imagine trabalhar com os filhos. No entanto existem famílias que conseguem conviver nesse ambiente com maior harmonia.

18 VARIEDADES

Quando a paixão por algo toma conta, nada nem ninguém pode impedir de demonstrar esse amor. Conheçam um carro que dá o que falar por onde ele passa.

16 ESPECIAL

Nota Os artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do jornal.

Com uma rotina atribulada, essas profissionais que fizeram escola com a pioneira no cerimonial do Amazonas, Lourdes Buzaglo, contam como fazem para exercer a maternidade e o amor pela profissão.

Atendimento ao leitor: E-mail: elenco@emtempo.com.br./Tel. (92) 3090-1042 /Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Expediente Editor Guto Oliveira guto@emtempo.com.br

(3)

Subeditora Vera Lima weralima@yahoo.com.br

Repórteres Renata Paula Mellanie Hasimoto

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri, Alex Derzi e André Fendii

Diagramação Adyel Vieira

Revisão Eustáquio Libório Gracycleide Drumond

Tratamento de imagem Pablo Filard


(4)

Elenco #indica

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Eu vejo

flores em você! RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

Tem horas que fica difícil mensurar a vontade de agradecer tudo de bom que nossa mãe já fez. Tantas noites mal dormidas, quantas conquistas adquiridas e tantos futuros sorrisos que ainda virão. Ser filho não é uma tarefa tão fácil e no dia delas o desafio ainda é maior. Mas as flores ainda são excelentes gestos de amor e carinho à genitora. Arranjos exclusivos, decora-

dos, cuidados com toda delicadeza que a mãe merece são os principais produtos da Flora Tropical, uma das mais tradicionais floriculturas da cidade, aproveita o período do dia das mães para fazer esse investimento que uma vez bem cuidado, pode durar anos. Engana-se quem pensa que flores são produtos frágeis e perecíveis, a indicação da floriculturista Tania Nagai são as orquídeas. “Muitas mães gostam de cuidar de plantas, tem esse cuidado com as flores e seria ideal um vazo de orquídea para este Dia das Mães, além de serem flores nobres, são elegantes e tem longa durabilidade”, argumenta. Rosas, margaridas e outras inúmeras opções de cores e tamanhos de flores. Vai da preferência de cada cliente. Os presentes vão acima de qualquer demonstração de carinho, as flores representam vida e alegria no ambiente. Além de almofadas, podem acrescentar sabonetes, chocolates, toalhas bordadas. Os preços para cada arranjo vão a partir de R$50 e o cliente pode agregar inúmeros acessórios. A Flora Tropical vai ficar aberta, até as 15h, neste domingo, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 229, Adrianópolis. O telefone para contato é 3633-4033.


(6)

Elenco #boa mesa

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Saudade! SELMA REIS Especial EM TEMPO

Hoje é o nosso dia, e falar de mãe, pra mim, é sempre algo que me emociona muito. Tenho muito amor e um respeito infinito por minha mãe, a D. Zefinha, pessoa linda e iluminada, admirada por tantos e que tanto já plantou o bem por essa vida. Teve dez gravidez e nove partos e criou toda essa turma incluindo ainda duas enteadas. Onze mesmo no total. Você achou muito? Nada. Dona Josefa criou outros tantos filhos de outras pessoas que a

ela confiaram essa missão. Tive os conhecidos irmãos de criação por muitos anos, até que ela desistiu e passou a fazer o bem em grande escala. Há muitos anos, ela cuida de vários grupos de ribeirinhos, fazendo tudo o que é possível para ajudá-los. Minha avó foi outra que criou um monte de filhos e minha tias-avós também e por aí vai. O que quero dizer pra vocês é que o exercício da maternidade na historia de minha família daria muitos livros e todos escritos com muito orgulho, graças a Deus. Família de mulheres guerreiras e de muito caráter. As Holanda Cavalcante são

mães no melhor exercício da palavra. O fato é que é raro, graças a Deus, encontrar uma mãe que não seja dedicada, amorosa e que não dê a vida por seus filhos e quando vemos uma, vira notícia nacional, afinal a maternidade é algo que nasce naturalmente com a gente. Não consigo lembrar como era não ter filhos, o que sei foi que me tornei infinitamente melhor depois que me tornei mãe. Com isso, chego a crer que hoje a comemoração deveria ser inversa e nós é que deveríamos homenagear os filhos por nos


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

fazerem tão importantes, tão belas de alma e por encherem nosso coração com tanto amor e nos fazendo tão felizes com as suas existências. As pessoas costumam me perguntar se eu aprendi a cozinhar com a minha mãe, a resposta é não. Dona Zefinha não é chegada a um fogão, nunca foi, mas garanto que isso não piorou em nada a nossa vida, porque ela sempre foi uma administradora espetacular e a casa funcionava que era uma maravilha. Mas como dar uma receita de mãe? Minha não vale!!! Amigas, tias...avós...boa! Minha avó materna, D. Piririma Holanda, morava em Borba e quando eu chegava no barco, que ancorava nos fundos da casa dela, construída na beira do barranco, bem no meio da cidade, eu subia as escadas e começava a sentir os cheiros...o feijão e arroz com nata de leite em cima. Inconfundível! Essa sim é a minha primeira memória de comida de mãe ou de avó afinal avó é mãe duas vezes. Feliz Dia das Mães!

boa mesa# Elenco

Feijão Amazônico ½ kg de feijão de boa qualidade 200 g de charque 200 g abóbora 200 g maxixe 100 g quiabo 2 colheres de sopa de óleo 1 cebola grande picada 3 dentes de alho bem amassados Sal a gosto pimenta-do-reino a gosto 1 banana-pacova cortada em 5 pedaços 1 maço de couve cortado em tiras grossas Modo de Preparo: Cate bem o feijão e lave-o em água corrente. Coloque-o de molho em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-lo uns dois dedos acima dos grãos. Deixe de molho de um dia para

o outro. Leve-o para cozinhar na mesma água em que ficou de molho e complete a água para que fique uns quatro dedos acima dos grãos. Escalde o charque duas vezes em água fervente e acrescente-o ao feijão. Deixe-o cozinhar por 1 hora com a panela fechada. Se precisar, acrescente mais água. Quando ele começar a amolecer, vá acrescentando o maxixe, o quiabo e a abóbora. Enquanto ferve, faça um refogado para temperálo, com o alho e a cebola, e deixeo cozinhar por mais 15 minutos, com a panela semitampada. Acrescente agora a banana e a couve e deixe cozinhar mais 10 minutos. Verifique se está bom de sal e pimenta e sirva a seguir. Bom apetite!

(7)


(8)

Elenco #seu lar

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Cozinhando os pinhões Coloque os pinhões num recipiente com água e deixe ferver. Escorra, coloque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endurecem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

Bolo gostoso Para dar um gostinho diferente no pão-deló, substitua a água por suco de laranja.

Glacê bem grudado Para que o glacê fique bem aderido ao bolo, antes de aplicá-lo polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo.

Para conservar o mel Guarde-o em lugar fresco e escuro ou pelo menos em vidros transparentes.

Bifes dourados Para que os bifes fiquem dourados mais rapidamente, coloque uma pitada de açúcar no óleo da fritura.

Dica importante Ao cozinhar verduras, coloque uma colherzinha de açúcar para manter a cor e o sabor naturais. Não use bicarbonato de sódio, pois ele elimina as vitaminas das verduras.

Soltando a casca facilmente Cozinhe as castanhasda-amazônia numa panela de pressão. Quando estiverem prontas, escorra a água quente e deixe as castanhas em água gelada por algum tempo. As cascas sairão com facilidade.

Batata sequinha Quando fritar batatas, coloque-as já cortadas no congelador durante meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.

Bolo leve e colorido Para que o bolo de chocolate fique bem escuro e leve, acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio.


Mulheres &joias m

Estilo


(10)

Elenco #estilo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

As joias são exclusivas da joalheria Jaqueline Chagas e foram cedidas para o editorial de hoje FOTOS: DIEGO CAJA

MELLANIE HASIMOTO Especial EM TEMPO

Muitas mulheres têm paixão por sapatos, bolsas, roupas e outros itens que recheiam os closets de milhares de mulheres pelo mundo, porém as joias são a paixão número um. Qualquer mulher se sente querida quando ganha um presente, ainda mais quando ele vem cravejado de brilhantes E todas se encantam com a beleza das peças, que são presentes que não se acabam com o tempo – pelo contrário, quanto mais “vintage” e passando de geração em geração, mais histórias acumulam, dando muito mais charme para qualquer peça. Grandes ícones do Brasil e do mundo são conhecidos por sua paixão pelas joias. A dama da televisão, Hebe Camargo, é uma das mais conhecidas por ostentar grandes pedras preciosas e muito ouro por onde passava. As joias da família real britânica também são

famosas, por conta da história que carregam. Brincos, colares, anéis e muitas outras peças deixaram de ser consideradas apenas adornos e passaram a integrar a personalidade feminina. Marcantes Na casa da procuradora do Município, Gizella Bolognese, a paixão por joias veio dos pais. As recordações agregam mais valor ainda às peças. “A gente vai se encantando com as joias com o passar dos anos. Ganhei uma quando fiz 15 anos, no meu casamento, em datas especiais para mim. Tive oportunidade de ganhar dos meus pais e do meu marido, e são presentes que realmente marcam”, disse. Ela conta que, desde pequena, via seu pai presenteando sua mãe com joias, e esse hábito permanece até hoje. “Cresci nesse ambiente, em que as joias são presentes marcantes, em datas especiais. Claro, tem momentos que uma flor ou um cartão tem muito mais importância para aquele momento, mas joias são especiais”.

O objeto desejo vem de família e já conquistou Guillia


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

lognese o B ia ll iu G

Gerações Giullia,, filha de Gizella, está começando Giullia a entrar nesse mundo. A mãe diz que a adolescente já tem algumas peças pequenas, apropriadas para a idade. “Ela ainda está descobrindo. Permito que ela use coisas proporcionais a idade dela mas, de vez em quando, ela pede algo emprestado para usar em alguma ocasião especial”, revelou Gizella. Prestes a completar 15 anos, a procuradora acredita que a paixão pelos brilhantes vai tomar conta de Guillia. “Acho que ela vai dar mais importância, quando estiver maior. Porque, com joia é assim, a gente começa a gostar e dar mais valor com o passar dos anos mesmo, quando começamos a entender o valor sentimental das peças”, apontou. “Diamantes são os melhores amigos de uma mulher”. A música, que foi cantada pela diva Marilyn Monroe, em 1953, não deixa de ser verdade, 60 anos depois. Atemporais, as joias são presentes de mães para filhas, se tornam amuletos, representam conquistas e encantam qualquer mulher, não apenas pelo seu brilho, mas também pelo valor sentimental de cada peça. Ou seja, não importa se é ouro amarelo ou branco, se é rubi ou esmeralda, diamante ou safira... Para as mulheres, comprar uma jia é especial, e melhor ainda é ganhar de presente um item tão especial, que é marcante na vida de qualquer pessoa.

estilo# Elenco

olognese Gizella B

(11)


(12)

Elenco #baby&cia

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Primeira viagem à

maternidade RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

Tem gente que diz que quando nasce uma criança também nasce uma mãe. Essa versão dá todo suporte que uma mãe de primeira viagem precisa ter diante de todos os terrorismos da maternidade. Todas as mudanças, conquistas e novas ações a serem tomadas adiantam o processo de evolução de uma mulher Conhecimento sobre vacinas, testes de infância e toda a estrutura educacional que uma criança precisa são as primeiras mudanças que uma mãe precisa adicionar à agenda. O pré-natal também é fundamental para quaisquer esclarecimentos em relação às duvidas que as mães possam ter. Logo após conquistar maioridade, Yasmin Oliveira deu à luz a pequena Letícia Suan Melo que hoje já tem cinco anos. “Pra mim foi tudo muito rápido, eu ainda tinha 17 anos, era

virgem e na primeira vez engravidei, hoje a principal lição que ela me trouxe foi de que nenhuma mulher é completa até ser mãe. Ninguém sabe o que é amor incondicional antes de ter um filho, revela. Aos 23 anos e uma faculdade de ciências naturais para ser concluída, Yasmin disse que quando descobriu que estava grávida entrou em desespero. “Também inexperiente, o pai dela pediu que eu abortasse, mas eu não quis em nenhum momento, foi difícil pra mim, aprender tudo na marra, mas não abro mão de nenhum momento que passei”, acrescenta. De acordo com a mãe coruja, hoje em dia, Letícia é comportada e obediente. “Ela tem muita noção em respeitar os mais velhos, obedece aos adultos e se comporta sempre”, orgulha-se, acrescentando que pensa ainda em ter mais filhos, mas não agora, pois esse momento ainda está sendo de estrutura pessoal.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

pet# Elenco (13)

Amor com os

filhotes

RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

O mundo animal é um universo muito curioso para observar. Após o parto, a natureza se encarrega de criar o filhote da forma mais legítima que ele precisa ser O momento é delicado para todas elas, há quem brinque que de tanto brincar, o cachorro foi e cruzou com a própria mãe. Brincadeiras a parte, o cruzamento de animais da mesma família pode ser perigoso para os futuros filhotes. De acordo com o médico veterinário Donard Diefenbach o

amor das mães é algo que segue para todas as raças, espécies de animais sejam eles domésticos ou selvagens. “Isso não quer dizer que o tratamento de cada uma das mães vai ser o mesmo, tem mães que logo após o desmame, deixa seus filhotes com a certeza de que a própria natureza vai se encarregar de criar”, explica. O cruzamento entre animais é uma pratica ainda comum mas, erra quem acha que não causa nenhum dano aos animais, o cruzamento consanguíneo não é um aperfeiçoamento de raças e sim um enfraquecimento genético da origem do animal. Muitas conseqüências fora do normal podem

acontecer devido a esse tipo de cruzamento, isso inclui possíveis alterações genéticas com dispasias e criptorquidismo (testículo localizado fora da bolsa escrotal), até doenças psicológicas como epilepsia. Ainda de acordo com Donard, não é aconselhável permitir que macho e fêmea, com algum grau de parentesco cruzem. “Se o macho e a fêmea parentes morarem no mesmo ambiente, retire o macho do local no período de cio da fêmea, porque os cães sempre tentaram encontrar um jeito de acasalar. Outra sugestão a ser feita é a castração de ambos ou de um deles”, explica.


(14)

Elenco #comportamento MELLANIE HASIMOTO Especial EM TEMPO

Se trabalhar ao lado de amigos ou sócios pode ser complicado, imagine trabalhar com os filhos. No entanto, a harmonia prevalece nas empresas das famílias Chagas, Felicori e Souza. Filhos levam adiante os negócios criados e comandados pelas mães, e colaboram de todas as maneiras possíveis. A vida pessoal é separada da profissional, o que colabora para o crescimento profissional de todos A empresária Jaqueline Chagas é proprietária de uma joalheria. Com ela, trabalha Lutty, que começou a se interessar pelo negócio da mãe aos 18 anos. Hoje, aos 27, é ele quem toma conta da parte administrativa do empreendimento. “É muito fácil trabalhar com o Lutty. Ele, felizmente, é super responsável e toma conta da loja de uma forma que não preciso me preocupar”, conta. É ele que, todas as manhãs, abre a loja

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

para receber os clientes, e é ele também que fica até à noite para encerrar o expediente. “Ele é pontual, cumpridor do dever dele. Isso facilita nossa relação, que é de total parceria. Tem muito entendimento e respeito mútuo, por isso nosso trabalho fica mais fácil”, pontuou. O trabalho ao lado dos pais tem seus altos e baixos, mas quando há a paixão por trás do negócio, tudo fica menos complicado. Para Lutty Chagas, que administra a joalheira ao lado da mãe, a motivação que ela dá ajuda e facilita o trabalho. “Ela está sempre de alto astral, e sempre me motiva a melhorar. Quando acontecem problemas, procuro resolver para que ela nem se estresse, mas se preciso de algum auxílio, pergunto para ela”, contou o empresário. Parceria No Villa Angell, mãe e filhos é quem estão à frente do negócio. No espaço de beleza, Lia Souza conta com Roberto e Emily para enfrentar os contratempos de quem lida diretamente com o público. “Estamos em

Jaqueline e Lutty Chagas dividem a admistração da joalheria

Laço

fam


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

os de

mília

sintonia. Acho legal trabalhar com meus filhos, porque queremos que o nosso empreendimento cresça. Somos sócios, e combinamos juntos tudo o que deve ser feito”, conta Lia. No salão, cada um em setores que tem mais a ver com sua personalidade. “Eu fico no salão, a Emily cuida da parte da divulgação e o Roberto da administração. Acho legal eles demonstrarem interesse de levar o meu negócio adiante, mesmo que eles estejam seguindo outras profissões”, conta. Isso porque Emily é residente de oſtalmologia, em São Paulo, e vem constantemente à Manaus para ver como está indo o Villa Angell. Ciclo fechado Ricardo, Leonardo e Cristiane Felicori cresceram dentro do restaurante Sabor a Mi. Portanto, nada mais natural do que levar adiante o negócio da mãe, Luciana. “Eles acompanharam e sempre me ajudaram, desde crianças, nas dificuldades

comportamento# Elenco

(15)

e conquistas que tive por conta do restaurante. Então, foi natural que seguissem comigo”, contou. E, além de serem apaixonados por culinária, os filhos da empresária se formaram em áreas que pudessem colaborar no crescimento do negócio: a família tem um administrador, um economista e uma advogada para que tudo possa fluir de maneira harmoniosa. Por conta desse time, Luciana diz que sua carga de trabalho até diminuiu. “Com o tempo, eles foram assumindo as responsabilidades. E deu tão certo, que abrimos mais uma unidade do restaurante”, disse. Na opinião de Ricardo Felicori, em qualquer empresa pode haver atritos, e em uma empresa familiar não é diferente. “Mas já conversamos sobre isso, muitos anos atrás. O que é de casa fica em casa, e o que é da empresa é resolvido na empresa. Mas é muito gostoso trabalhar com a minha mãe. Ela é meu maior exemplo”, finalizou. Emily e Lia Souza à frente do Villa Angel, uma grande parceria

Luciana e os filhos Ricardo, Leonardo e Cristiane Felicori


(16)

Elenco #especial

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Mães na linha de frente com o poder

MARCELO GUILHERME Especial EM TEMPO

Com uma rotina atribulada, essas profissionais que fizeram escola com a pioneira no cerimonial do Amazonas, Lourdes Buzaglo, contam como fazem para exercer a maternidade e o amor pela profissão Supervisionar o protocolo, organizar encontros, reuniões institucionais, apresentações, solenidades, jantares e tantos outros eventos que exijam sua presença, são algumas das atribuições que as cerimonialistas que estão à frente do cargo em instituições governamentais ou não, fazem para que tudo venha a sair dentro do que foi planejado. Dedicadas, elas vêm de uma

escola liderada pela chefe de cerimonial do governo do Amazonas, a expert, dona Lourdes Buzaglo e amam o que fazem. No domingo que homenageia a data, a revista Elenco optou por destacar algumas dessas mães-cerimonialistas. Chefe do cerimonial da Prefeitura de Manaus, Odenir Machado, conta que iniciou seu trabalho como cerimonialista no órgão, no ano de 2005. na administração do então prefeito Serafim Corrêa. Procurando se espelhar e seguir a escola e trajetória da pioneira Lourdes Buzaglo, ela garante que sempre seguiu a linha da modéstia e de responsabilidade de Lourdes. Quanto à rotina do Dia das Mães, ela explica que sempre ajusta os horários com sua filha, Gabriella, para que possibilite uma relação presente. “Sou mãe

de uma única filha, (Gabriella Machado). Respeitamos e adequamos nossas agendas que nos possibilitam reunir e trocar ideias”, garante. Cerimonialista da Secretaria de Estado de Cultura, Nazaré de Águila, também começou sua trajetória na profissão ao lado de Lourdes Buzaglo, no cerimonial do governo, onde trabalhou por 16 anos, chegando a subchefe. Sua rotina profissional, segundo ela, sacrifica um pouco a relação com seus filhos. “Todas nós que somos mães e profissionais temos jornada dupla. O empenho em fazer o melhor no trabalho e a preocupação em atender à família faz de nós mulheres especiais, mulheres vencedoras, mulheres que trabalham com a razão e o coração juntos”, acredita.


DIEGO CAJA

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Erica Ribeiro ta

Cerimonialis

Nazaré Águila

Cerimonialista da SEC

Amed PatrCerícimiaonialista do TCE

achadPMoM OdenirCerM ta da imonialis

FrotTaRE Verereimna do onilaista C

especial# Elenco (17) Profissionalismo Formada em direito e secretariando a presidência do Tribunal do Trabalho, em 1990, Verena Frota, cerimonialista do TRT, teve a oportunidade de ser convidada pelo desembargador Benedicto Lyra, para assumir a assessoria de comunicação social, que abrangia a seção de cerimonial. Como mãe, Verena diz que mantém uma verdadeira ginástica acelerada. “Trabalha-se muito, sem horário para voltar para casa, procurei criar a Giovanna, conhecendo minha escolha profissional, conversando e mostrando a necessidade da participação da mulher no trabalho fora de casa”, analisa. A cerimonialista Erika Ribeiro lembra que começou suas atividades no governo do Estado do Amazonas na antiga Utam e, logo após, foi trabalhar no cerimonial do gabinete do governador e acabou ficando durante 13 anos. “Foi uma função que consegui aprender, amar e me dedicar totalmente”, ressalta. Ser mãe e cerimonialista, segundo ela, é uma profissão árdua. “Diego Abdala com 5 anos e Guilherme Abdala com 3 aninhos, nasceram nesta profissão, conclui. Diretora de cerimonial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Patricia Amed, há 12 anos trabalhando na área, conta que começou suas atividades no Ministério Público Federal. Durante este período, ela buscou qualificação profissional fazendo cursos de especialização e intercâmbios fora de Manaus. “A rotina de cerimonialista nem sempre é entendida. Mas é uma profissão que adotei pelo dom”. Na relação com seu filho, Milton Neto, ela diz que quando existe amor, sempre pode se dar um jeitinho. “Nosso tempo de fato é muito tomado. Mas arrumamos horários na agenda para que a relação entre mãe e filho não seja prejudicada”, finaliza.


(18)

Elenco #variedades

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Paixão sem limites

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

FonsEmeprcesa ária Rivanda

MELLANIE HASIMOTO Especial Em Tempo

Quando a paixão por algo toma conta, nada nem ninguém pode impedir de demonstrar esse amor. E, por onde passa, todo mundo fica sabendo da paixão da empresária Rivanda Fonseca: a estampa de oncinha Isso porque seu carro é todo envelopado com o animal print, e chama a atenção de quem o vê – gostando do estilo ou não. A empresária conta que a paixão por estampa de bicho vem desde criança, mas a preferência pela oncinha tomou conta da sua vida assim que comprou seu primeiro carro. “Eu sempre disse que, assim que comprasse um carro, iria envelopá-lo. Isso há 13 anos. Agora, esse carro é usado apenas para eu brincar. Só saio de casa com ele aos sábados”, completou. Ela conta que seu marido, Rios, não acreditou quando ela levou a ideia adiante, de estampar o carro – que custa R$ 122 mil – com o animal print, que é febre entre as fashionistas. “Mas ele leva numa boa. Quando estou no trânsito, as pessoas tiram foto, gente me para e fala parabéns pela coragem”, disse. Mas, infelizmente, não são todos que levam na esportiva. “Teve gente que teve a audácia de tirar foto do meu carro e postar nas redes sociais tentando me denegrir. Não estou fazendo mal a ninguém, só é um hobby” diz. Ela levou outro susto, quando uma viatura da polícia a parou. “Pediram para eu encostar. Aí baixei o vidro e uma policial veio falar comigo. Adorei o carro!, ela disse: Que susto! Pensei que fosse algo relacionado ao documento, mas o carro é todo legalizado’”, contou. Sim, a cor original do carro é preta, mas para transitar, é preciso obter uma licença no Detran/AM. “No documento do carro, a cor é fantasia”, riu.


variedades# Elenco (19)

Paixão Mas isso é nada na frente da paixão da empresária. Quem conhece Rivanda Fonseca já sabe como agradá-la. “Basta me dar qualquer coisinha com essa estampa. Minhas amigas já sabem, e quando vêem falam ‘olha, aquilo é a tua cara!’ ou ‘isso só combina contigo’”, contou. Não só o carro, mas bolsas, sapatos, e qualquer objeto que tenha a estampa faz parte do guardaroupas de Rivanda. Na sua casa, o carro é chamado apenas de “onça”. “Virou até referência. Às vezes, meus filhos, Vitória e Ian, pedem para sairmos na onça. Realmente, não é todo mundo que tem coragem de andar por aí com um carro todo estampado de oncinha, mas é uma paixão que tenho. Sou mãe e empresária, e acho muito divertido”, finalizou. Personalização A customização automotiva é uma febre entre os aficionados por carros. Um acessório a mais (a “onça” tem até cílios!) ou uma cor diferente deixam o veículo mais personalizado. Em Manaus, o envelopamento do carro da empresária Rivanda Fonseca foi feito pela In Novation Comunicação Visual, localizado no bairro Petrópolis. De acordo com a proprietária Selma Vasconcelos, o envelopamento pode ser feito em qualquer objeto, com qualquer estampa. Para mais informações, basta ligar para os números 3664-1730, 91616300 ou 8812-1373. A empresária Rivanda Fonseca é apaixonada por aminal print, o carro com estampa de onça, chama atenção pelas ruas da cidade


(20)

Elenco #decor

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Mãe, de m RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

A maternidade transforma o corpo de uma mulher e essa mudança atribui novas funções, além de aguçar a percepção para os detalhes. A empresária Adriana Cordeiro é um exemplo dessa transformação

CorEdmpreesirároia a n ia r d A

Acostumada a receber convidados especiais em sua casa, ela revela alguns segredos de como dar as boas-vindas a gente importante, sem esquecer dos maiores presentes de sua vida, os gêmeos Luiz Mário e Marcos Paulo. A prática de convidar amigos para jantares e almoços informais faz da casa de Adriana Cordeiro e do juiz Victor Liuzzi um dos ambientes mais aconchegantes da cidade. Junto à família, Adriana acredita que a sofisticação não está apenas no prato a ser servido, mas no entusiasmo que os convidados sentem ao frequentar sua casa.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

decor# Elenco (21)

anfitriã e dona uito bom humor!

FOTOS: IONE MORENO

As louças merecem maior atenção para que tudo saia impecável

Cristais e pratarias são itens que não podem faltar à mesa

Charme “Gosto de chamar nossos amigos para cá. As pessoas gostam daqui pela simplicidade. Não gosto de servir bacalhau ou lagosta, que é algo que qualquer pessoa pode conhecer num restaurante. O peixe regional pode ser uma comida mais marcante”, conta. A prova de quão bem frequentada é a casa de Adriana e Victor, na última quinta-feira, receberam o ministro do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do TSE, Marco Aurélio Mello. Para compor o cardápio, houve a versatilidade da culinária amazônica com o requinte de aperitivos europeus. “Gosto sempre de servir como entrada um queijo brie com geléia de pimenta que sempre são unanimidades, além de um caldinho de peixe e picadinho de tambaqui, porque é leve e todo mundo gosta”, acrescenta. Adriana também investe nos petiscos, como bolinho de peixe e não abre mão de uma boa champanhe.

“Qualquer jantar sempre fica maravilhoso com uma champanhe, isso sem contar com a companhia, que fazem toda diferença”, conta. E como o povo brasileiro gosta mesmo de explanar a criatividade, a sobremesa nada mais é que uma receita parisiense transformada para Amazônia. “Quando alguém visita a nossa cidade, quer mais provar os sabores locais, por isso fiz um creme brulê de abacaxi sem deixar faltar a nossa bala de castanha”, acrescenta. Para o jantar com o ministro, Adriana preferiu elaborar o cardápio e usar a estrutura de cozinha da casa, até porque ela tem experiência de sobra quando o assunto é receber convidados importantes. Sempre atenta a todos os detalhes, neste caso o que vale é quebrar a formalidade. “Meus talheres, pratos, toalhas são os mesmos usados no dia a dia, as pessoas gostam disso, se sentem em casa assim”, conclui.


(22)

EM TEMPO Elenco #beleza AMAZONAS Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Rosto bonito é preciso de investimento Você gosta de cuidar da pele do rosto, usa produtos bons e fique sempre atenta à hidratação. E a limpeza da pele como está? Não estamos falando de retirar a maquiagem antes de dormir, trata-se daquela limpeza profunda que só pode ser feita por gente competente Pode-se dizer que é um tratamento para a pele livrá-la de cravos, espinhas e das bolinhas brancas que dão um aspecto feio e desleixado ao rosto, lembrando que aparecem mesmo que se use bons produtos todos os dias. Voltando ao dia a dia, limpar e hidratar a pele deve ser rituais semelhantes ao do banho, ou seja, deve fazer parte da rotina. Achar que a pele ainda é jovem demais para isso é um grande erro. Diariamente a pele está em contato com a poluição, o suor, a fumaça de cigarro, com as intempéries e etc. Só isso já é suficiente para comprometer a camada superficial da pele, a epiderme que vai ficando com os poros cada vez mais obstruídos. Daí começa uma reação em cadeia, as outras duas camadas que compõem a pele, a derme e a hipoderme, não ajudam o sangue a circular por todo o rosto e isso altera as funções das glândulas e células. Placar final: pele sem viço e precocemente envelhecida. Então está visto e provado que, se a beleza não tem idade, nunca

é cedo demais para começar a tratar a sua pele. A primeira coisa a ser feita é reconhecer o seu tipo de pele. Existem quatro tipos de pele: oleosa, mista, seca e normal. Se a boa saúde da pele depende de uma limpeza externa constante, também é verdade que a alimentação é fator decisivo para isso. Embora a gente saiba que a correria do dia a dia muitas vezes dificulta uma alimentação mais sadia e

PELE

Se a boa saúde da pele depende de uma limpeza externa constante, também é verdade que a alimentação é fator decisivo para isso. Embora a gente saiba que a correria do dia a dia muitas vezes dificulte equilibrada, sempre que possível é bom optar por saladas e frutas e não abusar do açúcar refinado (substituir por açúcar mascavo ou mel); alimentos picantes ou condimentados; frituras; carnes gordurosas, principalmente as de porco; carnes enlatadas e patês; gordura animal, nata, manteiga; frutas e sementes oleaginosas (abacate, nozes, amendoim, castanhas e azeitonas); sal em excesso; café e chá preto; farináceos em geral

(substitua por produtos naturais e integrais); doces, refrigerantes e sorvetes. Lembrando sempre que a água é essencial, devemos ingerir de seis a oito copos por dia, incluindo sucos e leite. É melhor prevenir do que remediar. A prevenção ainda é o melhor remédio. Procure comer alimentos saudáveis; não abuse do sol; use sempre filtros solares; não abuse do álcool e do fumo e, na medida do possível, fuja do estresse, pois tudo isso junto vira uma verdadeira “bomba” que certamente vai explodir na pele do seu rosto. Escolha os produtos adequados para o seu tipo de pele. A maioria das empresas que fabricam cosméticos mantém um serviço de atendimento com profissionais prontos para atender e orientar o consumidor. Outra boa opção é recorrer ao dermatologista. Não pense que basta espalhar um creme no rosto. Siga sempre as orientações que se encontram nos rótulos das embalagens. Usar os produtos todos de uma mesma linha também é uma boa iniciativa. Normalmente estas linhas têm três produtos básicos: espuma de limpeza facial, loção adstringente facial e hidratante facial. Nunca é cedo demais para começar o seu ritual de saúde e beleza. São cuidados diários que devem ser feitos a vida toda. Lembre-se de que “aos 20 anos, cada um tem o rosto que Deus lhe deu”.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

beleza# Elenco

(23)


(24)

Elenco #celebridades

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

JOÃO COTTA/RG

Grande atriz Cláudia Netto tem dado verdadeiro show na novela “Flor do Caribe”, interpretando Guiomar, o nora de Dionísio (Sérgio Mamberti); quem acompanha o folhetim já percebeu que ela rouba a cena, sem contar que é importante peça para desvendar o passado negro de Dionísio e também de alguns habitantes do vilarejo.

JOÃO MIGUEL JR/RG

Casamento marcado

Talento mirim Luiz Felipe Mello, o ator menino que faz o Júnior, filho de Morena (Nanda Costa), em “Salve, Jorge”, é um talentoso flautista e quando encerrar a sua atuação na novela, entrará para o elenco da próxima temporada de “Malhação”. Amor assumido Deborah Secco e o cantor Allyson Castro assumiram o romance. Tanto que o casal foi visto em jantar romântico num restaurante carioca e em clima de carinho explícito atendeu aos fãs que pediram autógrafos e fotos. Vontade José Loreto disse que adoraria

MATHEUS CABRAL/RG

Quem viu conta que Cléo Pires esteve em São Paulo na semana passada e precisou de cuidados médicos. A atriz passou uma noite internada no Hospital Sírio Libanês, diagnosticada com gastrite. Tudo ocorreu no mais absoluto sigilo, sendo que ela retornou ao Rio de Janeiro a bordo de um helicóptero. Lembrando que atualmente, ela faz a Bianca, em “Salve, Jorge”.

Suzana Vieira e Sandro Pedrosa pretendem se casar ainda neste ano. A atriz tem dito que o seu vestido será bem curto e o desfecho será bem diferente do outro que terminou de forma trágica. Ela está no elenco de “Amor à Vida”.

interpretar um vilão em seu próximo trabalho. O ator faz o inocente Candinho, em “Flor do Caribe”, mas ganhou notoriedade quando interpretou o Darkson, em “Avenida Brasil”. Recado Marcos Veras tem dito que gostaria de atuar em um dos próximos folhetins da Globo. Lembrando que o humorista faz imitações no “Zorra Total” e também participa do “Encontro Com Fátima Bernardes”. No teatro Miguel Falabella pretende transformar o seu “Pé Na Cova” em um musical para o teatro. O autor e

Doente

ator explicou que pretende ter alguns atores que participam do humorístico na montagem. É esperar para conferir. Telona Caio Castro vai dividir-se entre as gravações das cenas do Dr. Michel, em “Amor à Vida” e as filmagens de “Confissões de Adolescente”. O convite para aparecer no filme partiu do diretor Daniel Filho. Apagando as velinhas Fausto Silva embarcou com toda a família para Miami. A viagem foi em comemoração aos seus 62 anos de idade. O apresentador deixou programa gravado e assim

poderá curtir a viagem com tranquilidade. Profissional Caio Blat raspou os cabelos e circula careca. É porque o ator viverá um monge budista, em “Joia Rara” e já viajou para o Nepal onde serão gravadas as primeiras cenas da história de Thelma Guedes e Duca Rachid. Montando a personagem No filme “Super Crô”, Carolina Ferraz será a vilã Vanusa, uma mulher que é dona de uma fábrica de roupas, mas que não tem educação e nem refinamento. Ela sonha em contratar Crô (Marcelo Serrado) para ensiná-la a se vestir.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

ligado nas novelas# Elenco

(25)

18h25, na Globo Segunda Rafael percebe que Duque armou o sequestro para que ele reencontrasse Cristal e confessa à filha que sente sua falta. Guiomar se preocupa com a obsessão de Alberto por Ester. Cassiano pega Samuca na escola e o leva para brincar na praia.

19h30, na Globo Segunda Amora discute com Bento. Verônica dá uma ideia para a campanha do Kim Park e Natan se anima. Natan faz declarações para Verônica. Giane pede para Renata ajudá-la a ser mais “doce”. Bárbara ensina Damáris técnicas de conquista.

21h10, na Globo

20h30, no SBT

Segunda Rosângela liga para Haroldo. Vanúbia se enfurece ao perceber que foi traficada. Lívia fala para Rosângela que ela não pode deixar a organização. Ao descobrir que Celso não é seu filho biológico, Arturo não resiste ao impacto da notícia e morre.

Terça Amaralina conta para Duque que fundou o fã-clube de Cristal. Lindaura convence Samuel a não denunciar Dionísio. Dom Rafael resolve pagar o que deve a Duque pela antiga sociedade dos dois.

Terça Verônica discute com Natan. Maurício questiona Amora sobre Bento. Perácio fala para Rosemere que assumirá a paternidade de Filipinho após o exame de DNA. Natan comunica sua separação de Verônica a Maurício.

Segunda Paulo vai até a sorveteria e encontra Mário e Jaime. Os amigos ignoram a presença do encrenqueiro. Jaime ameaça brigar com Paulo e diz que ninguém mexe com os amigos dele. O menino avisa que ele e Kokimoto não fazem mais parte da Patrulha Salvadora.

Terça Russo mente para Wanda. Vanúbia é mandada de volta ao Brasil. Mustafá diz a Pescoço que conseguirá um emprego para ele. Um homem suspeito vai até o bar de Diva e coloca sonífero no suco de Lucimar e Neuma.

Quarta Maurício fica confuso com a declaração de Malu. Rosemere busca Filipinho no hospital. Nice coloca vinagre no antisséptico que leva para Damáris. Natan afirma a Bárbara que não ficará com ela. Margot implora que Santa não desmascare Fabinho.

Quarta Morena e Theo ficam transtornados com a notícia do sequestro de Jéssica. Jô sugere colocar uma escuta no escritório da organização. Morena mostra Riva para Theo. Lívia suspende o patrocínio de Élcio.

Quarta Cristal avisa a Cassiano que chegará a Vila dos Ventos no dia seguinte, mas omite que Duque está com ela. Ciro fica triste porque Mila deixará Vila dos Ventos. Duque surpreende Cassiano ao aparecer no Flor do Caribe. Quinta Reinaldo trata Natália como se os dois ainda fossem casados. Dionísio fica surpreso ao ver no álbum a foto que havia sumido e se vê forçado a pedir desculpas a Doralice. Guiomar descobre que Doralice roubou a foto de Dionísio e alerta a funcionária sobre o perigo de o sogro descobrir que está sendo investigado. Sexta Ester interrompe o assédio de Cristal a Cassiano. Juliano cobra de Natália o fato de ela não o ter apresentado para Reinaldo como seu namorado. Alberto convida Cristal para almoçar em sua casa. Sábado Cristal recusa a proposta de Alberto. Chico se emociona ao saber que a homenagem que Cassiano lhe prestou foi divulgada no jornal. Ester pergunta a Cassiano se ele confia em Cristal.

“Malhação” – 17h30 SEGUNDA Vitor decide abandonar Sal. Raquel recebe uma carta do cartório e confessa a Paulina que pode perder o apartamento. Rosa procura Vitor na oficina. Lorenzo descobre que Raquel não pagou o empréstimo do banco. Sal invade a casa de Lia, que se desespera. Bruno finge sair

Quinta Wilson orienta Malu a levar as crianças para o Kim Park. Brenda e Tábata estranham a reação de Glória por causa de Wilson. Rosemere consegue um emprego na Para Sempre. Lara decide mudar a pauta do Luxury e Peixinho fica apreensivo.

Quinta Penúltimo capítulo. Sexta Último capítulo. Sábado Reapresentação do último capítulo.

Sexta Bárbara confirma sua predileção por Amora e deixa Malu arrasada. Perácio conhece Filipinho. Xande e Júlia fingem ser namorados na frente de Edu e Cléo. Amora humilha Malu. Lara se arrepende de pedir ajuda para Tito. Sábado Bento não aceita a proposta de Malu. Fabinho vai embora sem contar a Plínio por que o estava seguindo. Tito aparece na Casa Verde e Renata fica tensa. Natan ganha o prêmio de melhor publicitário e Maurício fica indignado.

com Ulla e Louise para provocar Fatinha. Ju se sente culpada por tomar sorvete com Gil. Vitor briga com Sal. Bruno considera a ideia de cursar a faculdade de Direito Ambiental, e Olavo aprova. Fatinha pergunta a Kika por seu celular, e a menina finge não saber onde está. Vitor se preocupa com Lia. Fatinha pega seu celular na mochila de

Lia e o coloca na bolsa de Kika. Raquel implora que Lorenzo a ajude a pagar sua dívida. Alemão manda Caixote seguir Sal. Fatinha provoca Bruno. Kika entrega dinheiro a Sal. Morgana reclama de ter assistido ao treino de Orelha. Kika conta para Sal que Lorenzo tem dinheiro e ele se interessa. Vitor e Lia saem do mutirão escondidos.

Terça Ao deitar em sua cama, Cirilo encontra uma caixa, que contém um par de luvas de Maria Joaquina. Não bastasse, tem um bilhete da patricinha que deixa o garoto radiante. Margarida afirma a Daniel que Paulo mereceu ser expulso da Patrulha Salvadora. Quarta Matilde conta que teve ideias para angariar fundos às comunidades africanas, e quer aplicar suas ideias na Escola Mundial. Koki e Paulo leem a carta de desculpas à turma. Ao final, a classe aplaude com má vontade. Quinta No zoológico, Olívia grava um vídeo de Matilde. O guarda do zoo intervém, diz que é proibido. Os alunos voltam à sala de aula animados depois de praticarem boas ações. Os garotos começam a planejar o jogo de futebol contra o time dos garotos da rua de cima. Sexta Na diretoria, Matilde diz a Olívia que o material que captou é pouco. Olívia afirma que não vai filmar mais nada, está exausta. A partida de futebol de início. Os garotos da Escola Mundial fazem o primeiro gol, mas o juiz anula. Sábado Não há exibição.


(26)

Elenco #destaque da TV

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 12 de maio de 2013

Quem é rainha, nunca perde a majestade MATHEUS CABRAL/RG

Há quase 30 anos na Globo, Xuxa é uma das principais estrelas da emissora Xuxa não é mais considerada a “rainha da audiência”, mas ainda é um dos principais ícones da Rede Globo e um dos nomes mais lembrados no mercado publicitário. Líder absoluta de audiência nas manhãs dos anos 80, Xuxa foi ídolo de uma geração inteira de crianças que assistiam diariamente, aficionados no “Xou da Xuxa”. O tempo passou e quem é rainha, nunca perde a majestade. Conhecida como “Rainha dos Baixinhos”, Xuxa agora vive uma nova fase em sua vida profissional e pessoal; atualmente o coração da loira anda batendo mais forte por causa do ator Junno Andrade, com quem parece viver um romance cheio de paixão. Em 2008 estreou nas tardes da Globo o novo “TV Xuxa”, no ar até hoje, o programa é dedicado à família brasileira. Quando não está trabalhando, Xuxa gosta de se cuidar. Tem um personal trainer e gosta de ler tudo que diga respeito à boa forma. Não é à toa que ela considera Demi Moore e o falecido John-John - duas pessoas que sempre se dedicaram ao preparo físico - seus modelos de beleza. Para quem não sabe, Xuxa nasceu Maria da Graça Meneghel, e só recebeu o apelido de Xuxa por causa de uma promessa feita por seu pai, Luís Floriano, na hora de seu nascimento. Em plena sala de parto ele soube que sua mulher, Alda e a criança corriam perigo e se comprometeu a render graças a Deus no nome da criança, se tudo

corresse bem. Isso tudo aconteceu em 27 de março de 1963, quando nasceu a pequena Maria da Graça Meneghel, um lindo bebê de cabelos louros e olhos claros. E o famoso apelido apareceu logo. O irmão Bladimir olhou a recém-nascida e não teve dúvidas e a chamou de Xuxa. A família nem imaginou que o nome se tornaria sinônimo de sucesso, talento e fortuna. Natural de Santa Rosa, cidade do Rio Grande do Sul, Xuxa quando criança era muito magrinha, e alguns conhecidos a chamavam de Olívia Palito e quando tinha sete anos seus pais se mudaram para o Rio de Janeiro. Para uma pessoa que um dia seria conhecida como “Rainha”, a infância de Xuxa foi modesta, embora divertida. Como ela mesma viria um dia a declarar, na cesta de frutas que ficava à mesa da cozinha da casa de seus pais havia somente duas opções: laranja e banana. Xuxa cresceu cercada pelas atenções dos irmãos, Solange Aldaiz, Mara Rúbia, Cirano Rojagabaglia e Bladimir. O pai era militar, muito rígido, mas carinhoso com os filhos. Uma das mais gratas lembranças da apresentadora são as festas de Páscoa, durante as quais Floriano e Alda preparavam cestinhas com chocolates para as crianças. Xuxa adorava os doces, mas era avessa a leite e não gostava de carne. A opção pelo vegetarianismo foi precoce, aos 13 anos. Até hoje é assim. Apesar da fama, Xuxa sempre procurou se manter meio longe dos holofotes, principalmente quando é a vida pessoal, assim ela segue a vida com uma carreira de sucesso.

Xuxa recebeu uma homenagem especial pelo seu aniversário de 50 anos


Elenco - 12 de maio de 2013  

Elenco -Revista de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO