Issuu on Google+

Não pode ser vendida separadamente

Elenco MANAUS, DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2013

Roseane Lima

doce

Meu amigo é #Páginas 18 e 19


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

#índice Elenco

(3)

Editorial A paisagem social de grandes centros urbanos ganhou mais cor com o surgimento dos hipsters. O termo é utilizado para se referir a pessoas que dão início a tendências. A tribo hipster geralmente é composta por jovens que se vestem com roupas não muito comuns, já que o estilo é aquele que lança novas combinações. No que diz respeito às tendências de moda, como a própria definição de hipster diz, são eles que dão início às novidades, da mesma forma que são eles que decidem quando esse ou aquele perfil deve ser descartado. Aproveitando esse clima fashion, destacamos neste número a união de duas personalidades locais que são exemplo de bom gosto e sofiscação. Estamos falando da estilista Tânia Castro e da artista Plástica Gisele Alfaia, que juntas arregaçaram as mangas para lançar um projeto inovador que une arte. Para conferir basta saborear as próximas páginas. Uma boa leitura e bom domingo!

Guto Oliveira

5 MODA

Confira algumas das tendências que foram apresentadas no Trend Concept, evento de moda que reuniu um time poderoso de lojas.

9 DECOR

Quem está pensando em redecorar a casa ou está nesse processo de decoração não pode deixar de conferir a reportagem sobre mesas de jantar.

22 BELEZA

Tão importante quanto a boca, as sobrancelhas merecem atenção. A grife de cosméticos Contém 1g lançou no mercado produtos que podem facilitar a vida a favor da beleza.

18 ESTILO

No Instragam Ruínas, por Claudia do Valle Os prédios do centro antigo da capital sempre serão um cenário deslumbrante. Nem mesmo o tempo consegue destruir o luxo de sua arquitetura.

No próximo domingo pode ser a sua, basta enviar para email: elenco@emtempo.com.br

O talento de duas manauenses produziu uma obra de arte que pode ser usada como acessório para compor um look ou para presentear. Os lenços e echarpes criados pela estilista Tânia Castro em parceria com a fotógrafa e artista plástica Gisele Alfaia prometem.

Expediente Nota Os artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do jornal. Atendimento ao leitor: E-mail: elenco@emtempo.com.br./Tel. (92) 3090-1042 /Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623, São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Editor Guto Oliveira guto@emtempo.com.br

Revisão Antonio Fonseca Eustáquio Libório

Subeditora Vera Lima weralima@yahoo.com.br

Tratamento de imagem Pablo Filard

Repórteres Renata Paula / Mellanie Hasimoto

Capa Alberto César

Diagramação F. Júnior Fonseca

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri, Alex Derzi e André Fendii


(4)

Elenco #indica

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Alimentação

DIVULGAÇÃO

moderna oderna

& saudável RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

A correria do dia a dia faz com que busquemos cada vez mais alimentos rápidos e industrializados. Quem rema contra essa maré é a franquia de produtos e lanches light sem perder a delícia da comida brasileira. A DNA Natural já está em Manaus em dois lugares para melhor atender os amantes da culinária saudável. A combinação de massas saudáveis com produtos naturais faz toda a diferença no sabor do pedido. No cardápio poderão ser encontrados, smoothie, wraps, sanduíches, risotos, sopas, sobremesas, vitaminas e um autêntico açaí frozen com frutas e recheios a escolha do cliente. Um destaque são as opções de sucos terapêuticos, como o Tira-Ressaca, o Termogênico, Emagrecedor e Alto Astral, em receitas exclusivas para melhorar o humor de todos. Com preços acessíveis, as lojas também oferecem serviços de cartões de

crédito e débito automático. Todas as informações dos pratos e cardápio podem ser encontrados na íntegra no site www. dna-natural.com.br, lá também pode ser feito um atendimento on-line, disponível para todas as cidades franqueadas. É possível ter a saúde e o bemestar caminhando ao seu lado, principalmente pelas opções de refeições e lanches oferecidas numa praça de alimentação em pleno shopping da cidade. Os pratos também são voltados para atletas e pessoas que precisam repor as energias.

SERVIÇO DNA NATURAL Endereço: 2º piso do Amazonas Shopping, na avenida Djalma Batista, 482, Chapada Contato: 3321-3621 3236-5658

Os pratos são elaborados com ingredientes saudáveis e naturais, adequados para quem deseja se alimentar bem e repor energia


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

ELLUS

IO FABRIZ E GIANNON

moda# Elenco

(5)

FORUM

a l e r a s s Pa GLOSS

TO DRESS

Comandado pelo produtor Rodrigo Santos, o Trend Concept veio trazer as novas tendências de outono/inverno para este ano na passarela montada na Musique Nuit.

MARIA FILÓ

REZZ

Com os desfiles das lojas Ellus, Forum, Gloss, Rezz, Degradê, Dress To, Maria Filó, Fabrizio Giannone, Bunita e Sapatinho de Luxo, o evento marcou o início da temporada de moda na cidade, além de ter reunido gente bonita, bacana e cheia de estilo. O clima de Manaus não possibilita quem adora moda se jogar nas peles, casacos e couro com gosto, mas o desfile das lojas no Trend Concept deixou bem claro que dá para adaptar as tendências da temporada e montar um look cheio de estilo. Para a temporada, as marcas mostraram tendências que já vinham dominando os guarda-roupas dos mais antenados: brilhos, spikes e até paetês terão espaço nos dias mais frios do ano. O dourado também estará em alta e as mulheres poderão investir em diferentes modelos de calças, como a skinny, pantalona, cigarrete e reta. Para o time masculino, as tendências têm destaque nos looks mais confortáveis, dando ênfase aos tecidos tecnológicos e com cara de “amassado”.

FOTOS: PAULO DE LIMA

BUNITA

INHO SAPAT O DE LUX


(6)

Elenco #boa mesa

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Contemporâneo...

A Magia SELMA REIS Especial EM TEMPO

Seguindo aquela proposta de mostrar o que tem de novo no nosso setor, fui conhecer o restaurante dos filhos dos meus amigos queridos Maria Olinda e Hiroya Takano.

Hiroko, formada em gastronomia, é apaixonada pela culinária francesa

Essa dupla tem mais de 30 anos atuando à frente do Suzuran, nosso premiadíssimo oriental, só isso já vale como referência e como bem diz o ditado “filho de peixe, peixinho é”, então essa visita já tinha chance de ser muito especial. Hiroko e Hiroya relutaram um pouco em seguir os passos do pai, mas duas coisas foram mais fortes, o talento natural e a tradição adquirida por terem crescido dentro de um restaurante. Ainda assim, Hiroko, formada em gastronomia aqui mesmo em Manaus, apaixonou-se pela culinária francesa. O Hiroya voou mais alto, foi estudar no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros -, ainda passou por um estágio com o chef Laurent aprendendo a cozinha molecular, mas sua paixão mesmo é a cozinha artesanal italiana. Ao final, ele

voltou para Manaus e passou a dividir com o pai o sushi bar do restaurante da família, e só então ele e sua irmã resolveram criar o A Magia do Sabor, restaurante de culinária contemporânea que fica na praça de alimentação de um prédio comercial localizado na avenida Darcy Vargas. É simples, pequeno, mas com um cardápio surpreendente. Cozinha de qualidade, talento e dedicação surpreendentes. Eles carinhosamente me apresentaram alguns dos pratos de seu cardápio... saí rolando porque não consegui deixar nada no prato. Começamos com Bolinho de Salmão, depois Bolinho de Palmito (cremoso por dentro... divino!), passamos por um Capeletti in Brodo (perfeito... caldo de aroma impecável e capeletti artesanal de textura e paladar delicioso). Passamos para um Fettuccinne ao Molho Putanesca, que de tão leve me fez comer três colheradas para aceitar que era um putanesca mesmo... e olha que esse é o meu molho preferido e eu vivo me gabando que sou expert nele. Muito bom! Depois disso, cada um me apresentou seu prato individual. Hiroko preparou um clássico Boeuf Bourguignon de cozimento


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

do Sabor!

Selma Reis saboreando as delícias preparadas pelos amigos

perfeito e uma polenta muito gostosa... Comecei a pedir socorro, mas ninguém teve pena de mim... Hiroya me trouxe seu Ravioli de Carne com gema no azeite e manjericão, simples, belo e surpreendente. Imaginem uma massa fresca bem fina, recheada com um ragu leve de carne e um ovo inteiro em cima, quando você corta a gema é liberada. Show! A essa altura já estava xingando a minha mãe com aquela conversa que não se deixa comida no prato... isso definitivamente não é ser educado e sim, uma excelente desculpa para gulosos... Vieram as sobremesas... um pudim de leite para a minha Rapha, que em pleno Pessach não poderia consumir nada que tivesse trigo, lindo e delicioso (eu provei, eu juro!), e para mim uma torta de maçã de massa pecaminosamente crocante, recheio leve e deliciosa... acabou! Nada!!! Para encerrar fui apresentada a um Choux Cream simplesmente lindo e gostoso... saí de lá correndo porque ainda tive a cara de pau de colocar calda de chocolate nele... sou uma gulosa! O que posso dizer mais... lugar seguro e com estacionamento, preços honestos, atendimento simpático e uma comida que vale cada garfada. Precisa de mais? Não.

boa mesa# Elenco

(7)


(8)

Elenco #seu lar

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Casa em primeiro lugar FOTOS: DIVULGAÇÃO

Bem firmes

Para que as claras batidas em neve fiquem mais firmes, junte uma pitada de bicarbonato antes de bater.

Umidade nos armários

É comum a umidade “atacar” os armários e tudo fica com um enjoado cheiro de mofo. Em alguns casos, as paredes internas dos armários ficam cobertas com uma espécie de pó branco, isto é mofo. Neste caso, retire tudo do armário, limpe tudo com uma solução de água e água sanitária. Enxugue bem e deixe aberto para arejar. Para livrar-se do cheiro de mofo nas roupas, lave tudo com sabão. Antes de arrumar novamente, coloque dentro do armário um recipiente com carvão vegetal ou com sal grosso. Importante: todos os dias, por um período, deixe as portas dos armários abertas e abra todas as janelas da casa para o ar circular pelo ambiente.

Vitaminado

Antes de cozinhar beterrabas, leve bem o legume usando uma escova para retirar toda a terra. Coloque na panela de pressão e cubra com água. Quando estiveram macias, aproveite a água da cocção para cozinhar feijão.

Não desperdice

- Para conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde num vidro, coberta com óleo.

Queijo saboroso

Experimente colocar o queijo duro de molho no leite durante algum tempo. Ficará bem mais gostoso.

 A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.  Use as folhas de salsão seca como condimento em sopas, molhos de saladas e cozidos.

Panela limpa

Quando cozinhar ovos junte à água fatias de limão ou algumas gotas de vinagre. Assim a panela não ficará preta internamente.

Brilhante

Para limpar talheres e outros objetos de prata esfregue-os com creme dental até que fiquem brilhantes. Depois enxágue em água quente e seque com um pano macio

 Sirva as saladas separadas dos molhos. Dessa forma, os restos podem ser guardados separadamente, servindo para outros pratos.  Ossos de bisteca podem ser usados para dar sabor a sopas, caldos e ensopados.


Decor

Como n達o errar

na sala de jantar


(10)

Elenco #decor

FOTOS: JOEL ROSA

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

Quem tem família grande, pequena ou gosta muito de confraternizar precisa ter muito cuidado na hora de escolher uma mesa para a sala de jantar. Seja redonda, quadrada ou retangular o ambiente em que serão realizadas as principais refeições da família precisa estar combinando com o local e pessoas que vivem ao redor Caso sua família seja pequena, com no máximo quatro pessoas ou o espaço seja limitado, você poderá optar por uma mesa de quatro lugares. Já se a sua família for maior, ou sempre receber visitas, o melhor é escolher uma mesa com no mínimo oito lugares. Se você possui crianças em casa, não é bom ter uma mesa de vidro, pois a mesma pode vir com quinas que podem machucar ou quebrar caso recebam um impacto mais forte. De acordo com o decorador de ambientes e responsável pela ambientação da MS Casa, Arlindo Paiva, para não errar na combinação das cadeiras, a indicação são os pés de madeira para mesa de aço inox com tampo de cristal incolor.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

“Em caso de mesas de vidro, sugerimos cadeiras laqueadas na mesma cor. Em casos de mesas retangulares, o ideal seria uma cadeira com braço para as cabeceiras ou todas sem braço”, explica. Além de um conceito light ou sofisticado, não existe um padrão ideal para cada tamanho, o que precisa ser levado em conta é a quantidade de pessoas presente na família. Em caso da mesa redonda, ela deve ter pelo menos 1,35cm, a quadrada, no mínimo 1,50cm de lado, nas composições de bases de vidro incolor, pintado ou espelho. Já as retangulares, a partir de 200cm x 100cm. “Mesas com tampos de madeira sobrepostos, de vidros pintados em cores variadas ou tampos de madeiras com padrões de lâminas de madeira ou laqueadas”, esclarece Arlindo. Em casos de ambientes externos, Arlindo costuma recomendar mesas com madeira de demolição de todos os tamanhos ou madeira camaru vermelho. “Esse material é tanto apropriado para ambiente com contato do sol, quanto da chuva, base de alumínio nas mesas, tampo de madeira ou mármore também podem ser usados”, acrescenta.

#decor Elenco

(11)

Arlindo Paiva

PONTO DE VISTA

“Quando se trata de bases, colunas e mesas de jantar é necessário um cuidado especial em relação ao ambiente que o móvel vai ficar. Iluminação, tamanho e acessórios influenciam bastante no resultado final. Indicamos marcas como Artefacto, Beach & Country, Essenza entre outras que se preocupam com a sofisticação e praticidade. Para ambientes compactos, indicamos mesas menores, redondas ou quadradas de 120cm x 120cm”.


(12)

Elenco #designer

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013 DIVULGAÇÃO

Iluminação ideal

para cada ambiente RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

A entrada e permanência de luz no nosso lar é fundamental para um bom convívio. Seja num tom romântico ou com uma estrutura mais moderna, cada ambiente requer uma iluminação apropriada. Para ninguém pagar pelo mau gosto, conversamos com o arquiteto Marcelo Brasil que deu várias dicas para evitar o exagero ou presença da escuridão Para Marcelo, nada é tão antigo que não possa ser moderno. Hoje em dia o retrô também está em alta, dependendo de como se usa. Na arquitetura nada se perde, tudo se aproveita, dependendo da visão

e criatividade do arquiteto. Na sala de jantar, por exemplo, os lustres são apropriados mas vai ter sempre que ser proporcional ao tamanho da mesa. “Se a pessoa quiser destacar o lustre grande, temos um estilo, caso queira harmonizar, teremos um lustre proporcional, criando outro estilo mais “clean”. É de “prast” na arquitetura usarmos lustres em cima da mesa, para destacarmos o local especial como a sala de jantar, principalmente quando as luzes se apagam, criando um clima mais romântico ou de reflexão”, argumenta. “A luz mais indicada hoje em dia, por sua economia e durabilidade, é a fluorescente. Não desmerecendo a incandescente. A grande diferença, além do custo entre elas, é calor que produzem em funcionamento”, explica Marcelo, ressaltando ainda

que o clima da região também deve ser importante na hora da escolha das cores das lâmpadas. Ainda de acordo com Marcelo, para ser mais prático, a indicação é usar cores quentes em ambientes de circulação ou paredes de texturas, onde as pessoas fiquem pouco tempo ou momentos esporádicos. E cores frias onde as pessoas passem mais tempo, como quartos, sala de estar e jantar. Lógico, dependendo da visão e gosto do cliente. No caso dos lavabos, por ser um local pequeno, precisam de uma luz fria e luminosidade alta, no caso as fluorescentes, por nem sempre ter ventilação e muito espaço. “Já no banheiro é necessário mais luzes, para mais espaços e funções, podendo ser incandescente ou fluorescente, nunca esquecendo a qualidade”, comenta.


Estilo

Sofisticação

regional


(14)

Elenco #estilo

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

MELLANIE HASIMOTO Especial EM TEMPO

O talento de duas manauenses produziu uma obra de arte que pode ser usada como acessório para compor um look ou para presentear. Os lenços e echarpes criados pela estilista Tânia Castro em parceria com a fotógrafa e artista plástica Gisele Alfaia prometem ser a nova sensação para quem é adepto do bom gosto e do estilo

Gisele Alfaia

Paisagens amazônicas, animais silvestres e todas as belezas da região estão estampados nos lenços e echarpes da nova coleção. A idéia da dupla surgiu com o convite que Tânia fez a Gisele. “Ela me chamou para fazer uma exposição, que vai ser inaugurada no dia 18 de maio, com 17 fotografias minhas. Ao ver as fotos, tivemos a ideia de desenvolver uma coleção, com as fotografias estampadas”, revelou Gisele. A partir do momento em que decidiram engatar a parceria, ambas colocaram todo seu talento artístico para fora, além de buscarem qualidade e acabamento perfeito para as peças. “Fomos em busca da melhor estamparia para a produção dos lenços. Fabricar essas peças em seda é difícil, então procuramos uma estamparia digital fora da cidade, porque aqui, infelizmente, ainda não é possível encontrar esse serviço”, declarou Gisele. Por serem confeccionados em seda pura, a técnica utilizada para estampar o tecido teve de ser muito específica. “A estamparia em sublimação não aceita seda pura, tem que haver um pouco de poliéster no tecido, e eu não queria isso de maneira nenhuma”, completou Tânia. Por ser um produto regional, as duas lembram que é um presente ideal para quem quer presentear algo amazônico, fugindo do clichê dos objetos de decoração. “Homens e mulheres do mundo inteiro usam lenços, e os nossos são ideais para quem é viajado, conhece o que é bom e quer ter ou dar de presente algo original”, explicou a estilista, que trabalha com moda há mais de 20 anos. A sintonia entre elas foi tão grande que decidiram expandir a parceria. Em breve, calças e camisas desenhadas por Tânia ganharão estampas clicadas por Gisele. “Há opções para quem tem um estilo mais ousado, para quem é mais discreta, para inverno ou verão”, disse. Além disso, o próximo passo é exportar as peças, e a primeira leva já tem destino certo. “Vamos levar os lenços para Portugal, no Faro, em pleno verão. Depois de lá, pretendemos levar as peças para outros lugares, porque o produto é de qualidade e não deixa nada a dever para qualquer outra marca”, completou Gisele.


FOTOS: IONE MORENO

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Peças fundamentais Lenços e echarpes são coringas no guarda-roupa de qualquer mulher moderna. É possível encontrar, na internet, centenas de maneiras de usar o acessório, e dar um charme especial em qualquer produção. Famosas como a duquesa de Windsor, Kate Middleton, utilizam a peça para dar um up no visual clássico e deixar o look sofisticado. A Hermès, grife francesa conhecida pelo seu luxo e qualidade, é uma das marcas que investe nos lenços, tanto que criou os “Knotting cards”, cartões que vêm em cada embalagem quando uma cliente compra um lenço ou echarpe. Os cartões ensinam a amarrar lenços na cabeça, nos cabelos, no pescoço, transformálos em cintos, blusas, tiaras, turbantes e até mesmo em bolsas. Uma dica infalível é amarrar um lenço de tamanho pequeno a médio numa bolsa mais básica para dar um charme ao acessório básico de toda mulher. Outro jeito bacana de usar a peça é em combinação com uma produção básica, tipo blazer e calça jeans: basta enrolar o lenço no pescoço ou jogar sobre os ombros de um jeito casual, para deixar o look instantaneamente mais cool.

o Tânia Castr

estilo# Elenco

(15)


Elenco #turismo

FOTOS: GB IMAGEM

(16)

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Vá para o México Já houve quem dissesse que o México é muito mais do que Cancún, que, aliás, é apenas uma entre as milhares de atrações daquele maravilhoso e alegre país As opções de passeio vão desde as cordilheiras que seguem o curso do mar até incríveis selvas e praias tropicais a maravilhosos vulcões nevados. As pirâmides astecas contrastam com as modernas estruturas da paisagem urbana, e as ruínas maias embelezam o Caribe Mexicano. Explorar tesouros arqueológicos, percorrer cidades coloniais ou simplesmente desfrutar das maravilhosas praias mexicanas são apenas algumas das opções de lazer. Mais de três milhões de pessoas de origem maia habitam o México. Sua cultura e suas tradições seguem vivas até hoje. Tudo é muito festivo, com uma média de 6 mil comemorações por ano. São eventos curiosos, geralmente regados à música e danças que mostram a cultura local. No México, cada praia tem seu próprio encanto, afinal são quase nove mil quilômetros de litoral: água de cor turquesa no Caribe Mexicano, ondas ideais para a prática de surfe no Pacífico e uma mistura de deserto e praia na costa do Mar Cortes. A costa do Pacífico, rodeada de palmeiras, oferece praias com ares mais selvagens e tranquilos. Huatulco abriga nove baías e fica afastado, a poucas horas da capital do Estado de Oaxaca, sendo que as praias têm acesso pelo mar. A mais conhecida é a Baía de San Agustin, com águas tranquilas, próprias para a prática de vela, mas é na beira de Tangloyunda que se concentram os hotéis de luxo. Puerto Escondido, conhecido pela formação de ondas perfeitas, se transformou em reduto de surfistas do mundo inteiro. A vegetação exuberante conserva um ar selvagem.


AMAZONAS EM TEMPO VFOTOS: JOEL ROSA Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

turismo# Elenco (17)

e divirta-se muito

As praias, a catedral metropolitana, as pirâmides astecas, Puerto Vallarta, onde foi filmado “A noite do iguana” e Acapulco são pontos turísticos muito procurados e tesouros históricos do tradicional México

Já Acapulco oferece todos os tipos de atividades características das grandes metrópoles, é o centro turístico do Pacífico mexicano, além das praias, bons restaurantes e danceterias. A Praia de Caleta, com seu aquário, é muito popular. Dali saem excursões para a Ilha de Roqueta, onde se encontra o único zoológico do mundo situado numa ilha. Em direção ao norte de Acapulco está Ixtapa, com belas praias e modernos hotéis e do outro lado da colina está Zihuatanejo, preciosa aldeia de pescadores que irradia a magia do México tradicional. Mais ao norte, Manzanillo é um lugar íntimo, onde se pode curtir as praias e depois disputar uma partida de golfe no Clube “Mantarraya”. Em Puerto Vallarta, varandas decoradas com flores e ruas de pedras se misturam com os centros de jazz e os hotéis de luxo. Mazatlan, que celebra o

Carnaval na primavera, mistura encanto colonial com agitadas danceterias. Ao norte da península encontra-se Loreto, que combina o mar e o deserto. O litoral do México ainda oferece mais. O Caribe Mexicano pertence a um universo totalmente diferente, com os hotéis mais luxuosos do mundo. Lá fica a maior ilha do país, Cozumel, próxima a Cancun. Com o segundo maior recife de coral do mundo, é ideal para a prática de mergulho e também para qualquer outra modalidade de esporte aquático. Nesta ilha também podem ser vistas zonas arqueológicas, um jardim botânico, o Museu de Cozumel e a espetacular Lagoa de Chankana, cujas águas provém do mar, vindas de túneis submarinos. A cultura do México é marcante, desde as elevadas regiões centrais até as costas do Pacífico e a Península de

Yucatán. A maioria de seus templos se mantém de pé. No coração do país se encontra a Cidade do México, antiga capital do império asteca, que não pode deixar de ser visitada pelos turistas. Ao sul da cidade, em Xochimilco, continuam cultivando jardins flutuantes, herança daqueles tempos. No centro da cidade, se pode ver os vestígios do “Templo Maior”, mas ao norte, a “Plaza de Las Tres Culturas”, onde se estabeleceu um dos mais importantes mercados astecas. Isto é somente uma pequena parte deste vasto país, digno de ser visto. Para conhecê-lo é necessário passaporte com visto de turista. No México há hotéis de todos os tipos, tamanhos e preços. Para quem quer reviver a época mais romântica do país, pode ficar em uma das fazendas ou num dos belos conventos que foram transformados em hotéis.


(18)

Elenco #comportamento

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Hipsters Todos amam odiar


MELLANIE HASIMOTO Especial EM TEMPO

Se você frequenta a noite, usa as redes sociais e está ligado com o que acontece no mundo, em algum momento já ouviu falar nos “hipsters” O termo é usado para definir o que, antes, era chamado de “moderninho” ou “trendsetter”: gente jovem, que dita tendências e que é até meio blasé com o resto do mundo. E muitos não gostam nem de admitir que se encaixam nessa categoria. Em Manaus, a cultura hipster tem seus adeptos, que adaptam o estilo e o comportamento para a calorosa região. A paisagem social de grandes centros urbanos ganhou mais cor com o surgimento dos hipsters. Surgido em 1940, durante a Era do jazz, quando “hip” surgiu como um adjetivo para descrever os fãs da tendência na época, o termo voltou a ser empregado no início dos anos 2000 e hoje é utilizado para definir uma tribo que quer ser e parecer autêntica: desde o que usam, até o que ouvem, assistem e gostam precisa ser completamente novo. É capaz até de você mesmo, leitor, ser um hipster e nem saber disso. Ou já saber e não querer admitir, porque uma das lições do mundo hipster é fingir que isso nunca existiu e nunca existirá. Em Manaus, eles podem ser encontrados em festinhas pelo Centro, em barzinhos, escutando música alternativa, usando óculos de aro grosso, calça justa e alguma camiseta com dizeres irônicos e/ou engraçados. O visual é importante, e dá para reconhecer de longe. Por quererem ser os mais originais e diferentes da “grande massa”, os hipsters procuram roupas em brechós, misturam o que encontram em lojas de fast fashion com roupa dos pais e avós. Por conta disso, gente que força a barra acaba sendo ridicularizada, e por isso o receio em ser definido por esse termo. Rótulo O professor de inglês André Barbosa, 23, e a designer Mayana Nobre, 25, se encaixam nesse estilo, mas não gostam do rótulo. “Nunca me considerei hipster, apesar de me

comportamento# Elenco (19)

identificar com alguns elementos desse universo”, disse Mayana, que completa: “acho bobagem quando usam rótulos, inclusive de forma depreciativa nesse caso. Mas, se é para ser rotulada, prefiro fazer parte de um grupo com estilo que é confundido com modismo do que entre aqueles que não têm estilo algum”, declarou a designer, que é uma das quatro responsáveis pelo blog Chá das Phynas (http://chadasphynas.com). Para André, que gosta de garimpar peças nas lojas de fast fashion, o mais legal de pertencer a esse grupo é poder fugir do comum. “Nenhum hipster assume que é hipster, mas a sociedade encaixa as pessoas em ‘etiquetas’ mesmo. Mas acho bacana quem consegue tirar leite de pedra, e sair de casa cheio de estilo, do que estar vestido igual a outras 500 pessoas”, filosofa. Estilo O povo do mundo fashion vê os hipsters com receio, mas o espírito novidadeiro dessa galera sempre traz alguma peça ou outra à tona. É o caso dos óculos Wayfarer, dos chapéus estilo fedora, da camisa xadrez (jamais de mangas curtas, porque eles não querem ser confundidos com cantores de sertanejo universitário), dos bonés de tela e até mesmo dos bigodes, que além de estarem no rosto dos hipsters, estampam camisetas, tênis e até jóias . Adepta do estilo retrô, Mayana diz que o mix de épocas é que faz o seu estilo. “Sou fã de retrô e trago influências desse estilo: delineador marcado, boca vermelha e franjinha, mas também acompanho as tendências modernas, sendo que só uso aquilo que combina comigo, sem forçar nem me restringir a padrões da moda”, disse. Para ela, o importante é ser original. “Gosto de coisas diferentes, originais e que combinem com a minha personalidade criativa, por isso vivo mudando os cortes e as cores do cabelo”, completou. André diz que prefere se vestir com roupas mais básicas, e investir pesado nos acessórios. “Gosto do vintage, e tento criar um visual próprio. Acho melhor tentar achar sua maneira própria de ser do que se entupir de grife. Recebo muita informação o tempo todo, de muitos meios, e as minhas referências variam de acordo com meu humor”, contou.

ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013


(20)

Elenco #tecnologia

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Vilões

das operadoras? WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

AÇÃ ULG DIV

Já pensou poder falar com vários amigos ou familiares em uma sala que você mesmo pode criar em seu aparelho celular, sem perder muito tempo ligando para cada um para poder comentar ou marcar um cineminha? E ainda enviar fotos, vídeos e áudios sem custo algum? Quem um dia pensaria que isso estaria longe de acontecer pelo visto se enganou, pois os usuários agradecem pela ideia genial da criação de aplicativos que hoje facilitam cada vez mais a comunicação de forma rápida e bem mais econômica. Mas parece que quem vem perdendo com essas ferramentas, são as operadoras. Aplicativos gratuitos de mensagens para smartphones já começam a ameaçar a receita das operadoras com SMS e criam uma nova tendência no mercado. Conforme a empresa de pesquisas Ovum, até 2016, as operadoras vão perder US$ 54 bilhões em receitas geradas pelas mensagens de texto (SMS) tradicionais devido à crescente popularidade desses serviços de bate-papo para celular. Fundada em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo, a empresa WhatsApp criou um dos aplicativos de mensagens mais populares hoje. Além do WhatsApp, aplicativos para smartphone do Skype, Viber e Facebook permitem enviar mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo por meio do acesso à internet, sem custo nenhum, para outros usuários que também têm a aplicação. A maioria desses serviços está disponível para todos os sistemas operacionais, como Android, iOS e BlackBerry. Por enquanto, a quantidade de smartphones ou telefones capacitados para suportar essas aplicações ainda é limitada no Brasil. Além disso, para tirar proveito desse tipo de serviço, o usuário deve ter um plano de dados para acesso à internet móvel. .

O

Operadoras já começam a sentir ameaças com aplicativos gratuitos de mensagens


O primeiro

banhinho WANDILSON PRATA Especial EM TEMPO

Aos pais, dar o primeiro banho não é uma tarefa fácil e requer muita atenção. Quem tem um bebê em casa sabe a atenção que precisa ter com a criança, principalmente na hora do banho. O primeiro banho do bebê é sempre um acontecimento importante. Mas quando, como e onde são dúvidas comuns dos pais de primeira viagem. Limpar uma criança que não para de se mexer, requer prática. Por isso, respire fundo e relaxe. A tarefa vai se tornar cada vez mais fácil e logo o seu bebê vai adorar brincar na água. A frequência do banho dependerá da idade do bebê. Para um recém-nascido é importante que a área coberta pela fralda, as mãozinhas e o rostinho estejam sempre bem limpinhos, principalmente após a criança regurgitar ou se sujar. Não há muito com o que se preocupar, os recém-nascidos se sujam muito pouco, mas precisam de banhos diários. Quanto mais velho for o bebê, mais frequentes terão de ser os banhos, principalmente quando começar a engatinhar e a comer as primeiras papinhas. Quando já estiver andando, o bebê terá que tomar banho também quase todas as noites,

para mandar a sujeira do dia pelo ralo e para ajudá-lo a se acalmar antes de dormir. Em geral, é melhor dar o banho do recémnascido antes de alimentá-lo, caso ele não esteja com muita fome. Se o banho for dado logo depois da alimentação, o bebê poderá ter refluxo. Para bebês um pouco maiores, um banho antes de dormir é a melhor opção, pois além de limpar, o banho também acalma. Que tal criar essa rotina na hora de dormir? Um banho, uma história e, em seguida, cama. Mas não faça dessa rotina uma obrigação; use o bom senso e só dê o banho caso seja necessário.

baby# Elenco (21) DIVULGAÇÃO

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013


(22)

Elenco #beleza

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Sobr

falam RENATA PAULA Equipe EM TEMPO

Grossas, fininhas, curvadas, seja como for a sobrancelha, o importante é que é ela que dá a moldura do olhar. Em meio a um puxa dali e valoriza daqui, ter uma sobrancelha perfeita também pede o recurso da maquiagem para chegar ao resultado desejado. Chega de aproveitar o lápis de olho ou sombra marrom para corrigir as falhas. Já existem produtos específicos para defini-las sem exagerar. Como o Duo Perfect da Contém 1g, que consiste em duas tonalidades de marrom que permite à sobrancelha a ter a sensação de naturalidade, com aplicação uniforme e com uma aderência resistente. O segundo passo pode ser dado com o Gel Perfect, que como diz o nome é perfeito para pentear cada fio. De acordo com a proprietária da loja, Roseane Lima, esse é o melhor produto para pentear as


beleza# Elenco

(23)

FOTOS: DIVULGAÇÃO

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

ancelhas

mais do que a boca sobrancelhas. “Antigamente as mulheres usavam aquelas máscaras para cílio, o que deixava as sobrancelhas muito escuras. Hoje em dia já existe um produto específico em pó que faz com que o fio não quebre, como acontecia também com a ponta dos lápis”, explica. Outra mágica para as sobrancelhas pode ser dada com o Corretivo em Pasta para Sobrancelhas, que vem com um pincel junto. “Parece uma pintura definitiva, é usada para quem quiser usar uma sobrancelha mais marcante, sem falhas e uma escurecida gradativa”, acrescenta Roseane. A simetria do rosto é algo muito abrangente, é em respeito a isso que chega o Light Up, que faz o contorno da sobrancelha. “O ideal é fazer o contorno da sobrancelha com o dedo mesmo, e ele sozinho vai dar a luminosidade natural. Aqueles iluminadores que deixam o canto dos olhos com um tom prateado são coisas do passado e não dão um tom natural no olhar, sem contar que dá para usar sem precisar pintar o olho”, argumenta.

A simetria do rosto é algo muito importante e na hora da maquiagem é fundamental seguir determinadas regras

Uma boa dica para uma sobrancelhas irretocável é usar o corretivo em pasta, que parece uma pintura definitiva e já vem com pincel


Elenco #celebridades

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

Duplo papel

Cor de rosa

Bruna Marquezine foi confirmada no elenco de “Em Família”, título provisório da novela que está sendo escrita por Manoel Carlos. A atriz será a protagonista Helena, dos 18 aos 20 anos, e posteriormente, a filha da heroína que na fase adulta será vivida por Julia Lemmertz. Atualmente, Bruna é a Lurdinha, em “Salve, Jorge”.

Guilhermina Guinle, a Manoela de “Guerra dos Sexos”, grávida de cinco meses revelou que será mãe de uma menina. O papai Leonardo Antonelli é pura felicidade e o casal já disse que faz questão de cuidar pessoalmente de todos os detalhes necessários à chegada do primeiro bebê do casal. A titia Giovanna Antonelli promete “cocorujar” bastante a sobrinha.

RAPHAEL DIAS/RG

ARQUIVO GB IMAGEM/RG

(24)

Ideia perigosa Comenta-se que o SBT pretende emplacar um remake de “Éramos Seis”, um dos melhores folhetins de todos os tempos. O texto original é de Maria José Dupré que escreveu uma história comovente e rica em detalhes. A protagonista, Dona Lola, já foi interpreta pelas competentes Cleyde Yáconis, Nicette Bruno e Irene Ravache que tornaram a personagem inesquecível.

Recado Luan Santana tem dito para quem quiser ouvir que ele gostaria de participar de um musical no teatro, pois esta seria uma experiência totalmente nova em sua carreira.

Sossego Quem convive com Dudu Azevedo (foto) conta que o ator adora ficar em casa e não costuma frequentar baladas. Atualmente interpretando o piloto Amadeu, em “Flor do Caribe”, um dos únicos motivos que o faz sair da rotina são os shows da banda “Redup”, da qual ele é o vocalista.

RAPHAEL DIAS/RG

No Brasil Tom Cruise, que esteve no Brasil semana passada, disse que quer voltar em breve para rodar um filme por aqui e que vai vir para assistir aos jogos da Copa. Novo papel Carolina Kasting estava cotada para interpretar uma enfermeira em “Amor à Vida”, no entanto teve o papel trocado e

Bom de cozinha Quem convive com Zeca Camargo garante que o apresentador do “Fantástico” é bom de cozinha, sendo que os pratos tailandeses seriam a sua especialidade. Quem já experimentou, recomenda.

Comentarista Ronaldo Fenômeno foi oficialmente anunciado como comentarista esportivo da Globo. A estreia na função será na transmissão dos jogos da Copa das Confederações.

agora será Gina, a filha de Ordália, que será vivida por Eliane Giardini. Os motivos da alteração não foram revelados e a atriz não fala sobre o assunto. Apaixonado? Caio Castro foi flagrado num show que aconteceu em São Paulo no último final de semana acompanhado de uma bela morena, desconhecida da mídia. O clima era de romance com direito a carinhos e beijos na boca. Só para lembrar, o ator será um dos galãs de “Amor à Vida”. Surpresa O SBT pretendia segurar Rosane Mulholand em seu elenco, no entanto a atriz declarou que vai dedicar-se a outros projetos profissionais e, assim, não continuará sendo a professora Helena na segunda temporada de “Carrossel”.


AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

18h25, na Globo Segunda Duque fica em dúvida entre desembarcar com Cassiano ou seguir para o Rio de Janeiro com Amaralina. Dionísio avisa a Samuca que não quer mais William em sua casa. Ester deixa claro a Alberto que não vai mais admitir as interferências de Dionísio em sua vida.

19h30, na Globo Segunda Carolina diz para Dino e Nieta que sabotou o desfile a mando de Felipe. Roberta e Kiko procuram a boneca russa na casa de Ulisses. Juliana pensa em fazer um café da manhã para Nando..

Terça Cassiano diz ao pai que quer encontrar Ester. Donato fala com Bibiana que seus filhos estão distantes. Samuel mostra a medalha de Dionísio para Quirino. Cassiano discute com Alberto. Ester cobra satisfações de Cassiano, que tenta explicá-la por que desapareceu por sete anos. Quarta Cassiano conta para Ester tudo o que passou durante os sete anos em que esteve preso no Caribe. Ester fica confusa e prefere se afastar de Cassiano. Juliano convida Natália para sair de barco. Donato resolve ir para o mar sozinho, sem Juliano, que fica preocupado. Quinta Cassiano recebe Alberto e lhe apresenta Duque, que se disfarça de investidor. Donato surge com o barco repleto de peixes. Cassiano diz a Duque que ele será seu aliado para destruir Alberto. Ester encomenda peças de renda para Dadá e Lino. Sexta Cassiano fica comovido ao ver Samuca. Alberto orienta Hélio a encontrar um comprador para a mina. Cassiano resolve abrir um bar com o dinheiro que o pai lhe deu, e o batiza de Flor do Caribe. Alberto manda Yvete pesquisar sobre Duque. Sábado Duque revela que Cristal aceitou cantar na inauguração do Flor do Caribe. Marizé conta ao pai que foi Hélio quem emprestou o dinheiro para ele comprar seu barco. Donato invade a reunião onde está Hélio e insulta o filho na frente de Alberto

“Malhação” – 17h30 Sal tenta beijar Lia, mas ela consegue desviar do rapaz. Morgana e Orelha convencem Fatinha a beijar Pilha para a cena do filme. Sal se aproxima de Nanda. Lia conversa com Gil sobre seu namoro com Vitor. Rosa fala com Vitor. Fatinha e Bruno se desentendem por causa da festa da

Terça Juliana sente ciúmes da atenção de Nando a Roberta. Felipe conversa com Vânia sobre a campanha da Positano na Charlo’s. Analu pede ajuda a Frô. Nieta conta para Dino que Carolina foi a única responsável pela sabotagem. Quarta Juliana chega à casa de Felipe, impedindo Dino de conversar com ele. Roberta pede para Charlô aconselhar Juliana. Felipe comemora a briga entre Juliana e Nando. Carolina teme que Dino conte para Felipe que ela sabotou a Positano. Zenon pergunta se Ulisses sabe para onde Nando levava Otávio quando ele pintava o bigode. Quinta Roberta fica perturbada com a proximidade de Felipe. Juliana discute com Nando em seu quarto na mansão. Frô se enfurece com Lucilene quando ela volta de seu encontro com Kiko. Kiko fala para Nenê que os diamantes de seu pai estão na boneca russa. Sexta Dino mostra o laudo pericial para Felipe, e Carolina pede perdão ao noivo. Charlô e Roberta pensam em como descobrir o responsável pela sabotagem no desfile. Carolina tenta convencer Dino a não levá-la para a delegacia. Sábado Dominguinhos fala para Charlô que pode imitar Otávio no tribunal para que ela ganhe a aposta. Felipe diz a Carolina que não sabe se vai se casar com ela. Dalete e Lucilene implicam com Frô. Nando fica tenso quando Juliana diz que vai cozinhar para ele.

agência. Sal deixa Nanda no colégio e provoca Lia, que estranha o relacionamento dos dois. Olavo se prepara para ir a Brasília. Lia tenta avisar a Nanda sobre Sal, mas a garota não escuta. Sal acerta um balde com água suja em cima de Bruno, que está vestido para a festa da agência, e diz ter sido sem querer.

ligado nas novelas# Elenco

(25)

21h10, na Globo

20h30, no SBT

Segunda Morena e Théo se beijam. Wanda critica Lívia por ter denunciado Theo. Érica descobre que o marido não está no regimento. Creusa fala para Stenio que Helô está com ciúmes dele e Lívia. Theo não conta para Morena sobre a gravidez de Érica.

Segunda Os alunos entregam tecidos para Valéria confeccionar os vestidos de boneca para vender. A menina agradece aos amigos. Graça pergunta às meninas o que elas estavam armando na sala de música. As garotas desconversam e dão um abraço coletivo em Graça.

Terça Helô tenta tranquilizar Morena. Almir fala para a delegada que Jô fez um bom trabalho na boate. Áurea defende Theo para Cacilda. Érica pede para Márcia pegar seus pertences na casa de Áurea. Helô confirma para Lucimar que Theo ficou com Lívia. Quarta Helô convence Morena a conversar com Theo. Almir conta para a delegada sobre a evolução de Jô na missão e avisa sobre Riva, nova integrante da quadrilha. Morena cobra uma explicação de Theo sobre a denúncia de Lívia. Quinta Morena desiste de ir para a Turquia para ficar com Jéssica Vitória. Áurea incentiva Theo a procurar Érica. Stenio pede para Lena explicar para Lucimar por que vai testemunha a favor de Lívia. Sexta Élcio conta para Lívia que Érica não se separou de Theo. Wanda embarca mais pessoas traficadas e policiais avisam Helô. Um espião da quadrilha observa Helô entrando no esconderijo de Morena. Sábado Márcia vê Lívia provocando Theo e a enfrenta. Theo tenta encontrar com Morena por meio de Helô, mas a delegada nega seu pedido. Rosângela descobre que Lívia é a chefe da quadrilha. Helô conta para Morena que Jéssica pode ficar internada caso o quadro piore.

Fatinha se atrapalha com os sapatos de salto e acaba chamando a atenção de Thales, um importante parceiro da agência de Bruno. Lia tenta falar com Vitor. Marcela sonda com Lia sobre a reação de Raquel aos presentes que enviou. Fatinha evita Elisa. Thales se aproxima de Fatinha.

Terça Rafael pergunta a Jaime se ele rasgou sua toalha. Roberto também percebe que sua camisa está cortada e pergunta o que aconteceu a Marcelina e Jaime. Valéria passa a noite costurando os vestidos e no dia seguinte não consegue acordar para ir à escola. Quarta Ao conversar com Davi e Valéria, a dona da loja afirma que não tem tempo para brincadeiras. Valéria diz que o assunto é sério. Valéria mostra os vestidos à mulher, que afirma não trabalhar com vestidos avulsos e mal costurados. Valéria diz que foi ela mesma quem fez. Quinta Margarida diz que gostou da apresentação de Cirilo. O menino pergunta se ela acha que Maria Joaquina também gostou. Margarida diz que a patricinha foi grossa com ele. Cirilo diz que não liga e que Maria Joaquina apenas disfarça. Sexta Graça conta o que aconteceu para Firmino. O zelador ri e lembra-se da nota promissória que deixaram em seu quarto no lugar do ovo. Toca o sinal, Jaime e Paulo contam o plano de soltar aranhas na sala de aula para Davi. Sábado Não há exibição.


(26)

Elenco #destaque da TV

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 7 de abril de 2013

BOB PAULINO/RG

A busca da felicidade é o tema de

“Sangue Bom” Por que nunca se está feliz com o que se tem? Será que fama e dinheiro realmente fazem a diferença? Estas são algumas das perguntas que a nova novela global das sete pretende responder. Novamente propagandeando ares de megaprodução, a Globo segue gravando as cenas de “Sangue Bom”, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari que substituirá “Guerra dos Sexos”. Toda a história tem como cenário a cidade de São Paulo e como eixo central a moda e suas tendências, sendo protagonizada por seis personagens, Giane (Isabelle Drummond), Bento (Marco Pigossi), Amora (Sophie Charlotte), Maurício (Jayme Monjardim), Malu (Fernanda Vasconcellos) e Fabinho (Humberto Carrão). É em torno deles que a trama principal de “Sangue Bom” se desenrola. Entre muitos encontros, e desencontros, a vida desses seis jovens vai se cruzar. O destino uniu Amora, Fabinho e Bento no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso). A partir daí, cada um deles foi responsável pela sua própria história. Amora foi adotada pela atriz Bárbara Ellen (Giulia Gam) e se tornou quase “sua imagem e semelhança”. “A personagem é uma famosa ‘it girl’, vira tendência e ela adora isso”, explica Sophie Charlotte, sua intérprete. E Bárbara? Bom, ela é encrenqueira e canastrona, é a mãe bi-

ológica de Malu. “Marqueteira”, fez da adoção de crianças uma bandeira para promover-se e isso deixa Malu furiosa, já que é completamente o oposto da mãe e da irmã, Amora. “O grande conflito da Malu são esses dois mundos, pois ela vive os dois lados da moeda, esses dois valores”, descreve Fernanda Vasconcellos. Bento cresceu nas redondezas da Casa Verde, bairro paulistano e fundou uma cooperativa de flores, onde trabalha com Giane. E Fabinho foi adotado por uma família falida do interior do Estado. Mas ele volta para São Paulo disposto a encontrar os pais biológicos e reencontrará Bento, e principalmente Amora, a quem tentará conquistar a qualquer preço. “O Fabinho chega com papo de que é rico, que estudou e fez coisas que nunca existiram”, adianta Humberto Carrão. Quando a história começa, Amora é noiva de Maurício e nem imagina que sua irmã de criação, Malu, nutre por ele uma paixão platônica. “Eu o vejo como um menino que se molda demais para estar ao lado de uma mulher elegante, desejada”, identifica Jayme Monjardim. Giane também tem um amor não revelado, mas sua personalidade é completamente diferente. “Ela é impulsiva. Fala o que sente e tem aversão a Amora”, define Isabelle Drummond. Neste novo folhetim, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari pretendem mostrar por que tanta gente deseja o sucesso sem trabalho e a fama sem mérito.

A atriz Sophie Charlotte numa das cenas de sua personagem Amora, em “Sangue Bom”



Elenco - 7 de abril de 2013