5 minute read

FreePort Container Port Limited O mais profundo do coração das Américas

Freeport Container Port Limited

O mais profundo do coração das Américas

Advertisement

María Fernanda Ardila Líder de Comunicações ALSUM

maria.ardila@alsum.co

É considerado o centro de transbordo das Américas graças à sua localização imbatível e sua conexão com o mundo. Possui um aeroporto de classe mundial e um porto não apenas para turistas, mas também para o amplo trânsito e armazenamento de contêineres.

Está localizado no centro da interseção das principais rotas comerciais da América do Norte, América do Sul, Leste e Europa.

O Freeport Container Port está localizado na costa sudoeste da Grand Bahama Island, uma área de livre comércio localizada a 160 quilômetros a nordeste de Fort Lauderdale, na Flórida.

Esse porto é composto pelo FreePort Container Port, o FreePort Harbour Company, o Grand Bahama Airport Company e pelo Sea-Air Business Center. Todas essas unidades são gerenciadas pela Hutchison Ports, uma rede portuária global com mais de 30.000 funcionários, operando portos e terminais em 27 países da Ásia, Oriente Médio, América e Austrália.

A Hutchison Ports chegou à Ilha Grand Bahama em 1996 para realizar um estudo sobre a viabilidade dos negócios na área. O grupo encontrou o local ideal não apenas para um terminal de transbordo (FreePort Container Port), mas para um porto (FreePort Harbor Company), um aeroporto (Grand Bahama Airport Company Limited) e um centro de negócios marítimo-aéreo (Sea Air Business Centre).

De acordo com o relatório portuário do Cepal de 2018, a atividade portuária aumentou este ano em 7,7% nos 118 portos analisados. O Bahamas FreePort registrou 1.050.140 TEU naquele ano. Em relação ao transbordo portuário, foi classificado na posição 6, com 1.039.638 TEU 1 .

1 . https://www.cepal.org/sites/default/files/infographic/files/informe_portuario_cepal_esp_04-04-19.pdf

Em 2018, a Hutchison Ports lidou com um desempenho combinado de 84,6 milhões de TEUs.

O FreePort Container possui 16 metros de calado, 750 pontos de resfriamento e 3 estações de ancoragem. Possui 57 áreas de empilhamento e capacidade para lidar com 1,5 milhão de TEUs por ano, tornando-o um importante centro global de transbordo de carga de contêineres e o terminal de contêineres mais profundo da região.

Este terminal opera 24 horas por dia através de uma instalação computadorizada, oferecendo suporte e tecnologia de ponta aos maiores navios porta-contêineres do mundo.

De acordo com o FreePort Container Port 2 , depois de concluir a fase V da expansão de US $ 250 milhões, terá um comprimento total de doca de 1.536 metros, um pátio de 63 hectares, um calado de 15,5 metros, nove guindastes PostPanamax e um guindaste Super-Post-Panamax .

FREEPORT (16m) FCP

2 https://www.freeportcontainerport.com/freeport-container-port

FASES DE EXPANSÃO

Fases I, II, III Estação de ancoragem de 1036 metros (CONCLUÍDA) Fases IV Área de empilhamento de 12 hectares (CONCLUÍDA) Fases V Estação de ancoragem de 350 metros e área de empilhamento

Fases IV (AB) Esação de ancoragem de 440 metros

Fases VII

335 metros de amarração e área de empilhamento

Fonte: Site oficial FreePort Container Port De acordo com o FreePort Container Port, um memorando de entendimento foi assinado em 2004 entre os Estados Unidos e as Bahamas para iniciar a implementação da iniciativa Megaports. O objetivo desta iniciativa é detectar e interceptar tráfego ilícito de materiais nucleares ou radioativos através do sistema marítimo mundial.

Esse porto é regido pela Iniciativa de Segurança de Contêineres (CSI), que busca implementar processos que garantam que todos os contêineres que apresentam um risco potencial de terrorismo sejam identificados e inspecionados em portos estrangeiros antes de colocá-los em navios destinados aos EUA.

Sobre FreePort Harbour Company

Vantagens como terminal de cruzeiros: múltiplos serviços

Este é um dos maiores portos artificiais do mundo, além do porto mais profundo da região. O canal de entrada e a bacia giratória afundam

ATRIBUTOS DO FREEPORT CONTAINER PORT

Localização

Caribe, Costa Leste dos EUA EUA, América Central, América do Sul.

Instalações em águas profundas

Capacidade de lidar com navios de +8000 TEU (calado de -16 metros), sendo o mais profundo da região. Mais de 1 km em linha reta a partir de estações de ancoragem em águas profundas.

Fonte: Site oficial FreePort Container Port

Alta produtividade

30 movimentos / GCR. 24/7 operações. Certificações de varredura de radiação, ISPS, CSI e mega port security.

Capacidade expansível

47 acres de expansão. Comprimento das estações de ancoragem de 788 metros. Área de atividade de logística disponível.

a uma profundidade de 52 pés e permitem que as empresas do porto incluam a chegada de navios de cruzeiro e balsas, o carregamento e descarregamento de contêineres e LTLs, o transbordo de automóveis e até instalações para reparo de barco.

Este porto tem uma vantagem representativa, pois suas instalações permitem o alojamento de três navios de cruzeiro, cinco navios de carga e descarga e duas estações de ancoragem molhadas de 900 pés. Além disso, embarcações com calado máximo de 30 pés podem ser acomodadas ao lado, além de facilitar linhas de cruzeiro de até mil pés de comprimento total.

Todos esses serviços estão disponíveis através da coordenação da Autoridade Portuária Grand Bahama e do Hutchison Ports, que operam através de uma joint venture.

Um pouco de história

Em 1956, a cidade de Freeport tinha apenas 156 habitantes e, depois que o governo colonial autorizou a Grand Bahama Port Authority Limited a construir e operar um porto lá, experimentou um crescimento exponencial. Em 1955, o governo das Bahamas concedeu ao empresário Wallace Groves aproximadamente 200 quilômetros quadrados de pântanos e matagal para o desenvolvimento do porto de contêineres de Freeport. Como incentivo, o governo concordou que as empresas não pagariam impostos até 2054.

A cidade de Freeport se estabeleceu lá e rapidamente cresceu para se tornar a segunda cidade mais populosa das Bahamas.

O porto de contêineres Freeport foi aberto em 1997 pela Hutchison Port Holdings. Operando como um importante centro de transbordo global de carga em contêiner, o Freeport contém mais de mil metros de atracadouros com 15,5 metros de profundidade.

Em 2018, o Hutchison Ports teve um rendimento combinado de 84.6 milhões de TEU.

Imagen tomada de FreePort Container Port (Propietario intelectual)

This article is from: