2 minute read
Secção de Pré-Misturas e Aditivos
DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO ANIMAL PARA 2022 - OS CONTRIBUTOS DA SPMA
Foram apresentadas nas últimas Jornadas de Alimentação Animal realizadas no INIAV – Polo de Santarém, os principais desafios e as 5 áreas de maior focus que a SPMA irá dedicar ao longo de 2022, em alinhamento com a Direção da IACA e os Comités Técnicos da FEFAC e, em permanente comunicação com os seus Associados:
Advertisement
• Nova legislação sobre Alimentos Medicamentosos;
• REFIT – revisão da legislação sobre Aditivos
• Nova legislação sobre Limites Máximos de Tolerância para as Micotoxinas do Fusarium
• Declarações das denominadas Substâncias Perigosas aos Centros de Anti-Veneno (no caso de Portugal, CIAV)
• Preparar implementação do Green Feed e Green Label
Resumo do 122º Comité de Nutrição Animal
No passado dia 21 de outubro foi realizado, em formato híbrido, o 122º Comité de Nutrição Animal, sob a presidência de Peter Radewahn. Foi dada continuidade a vários assuntos abordados na última reunião, nomeadamente, no que diz respeito à gestão do risco de níveis elevados de iodo nas algas Asparagopsis. (...)
Entretanto foi publicada a opinião científica pela EFSA a propósito de níveis máximos de contaminação cruzada especificamente para 24 substâncias ativas antimicrobianas, tendo-se chegado apenas à conclusão para seis destas substâncias. (...)
Já no que respeita à revisão da legislação dos aditivos para alimentação animal (REFIT), encontra-se aberta a última fase de recolha de opiniões de operadores do setor. (...)
Quanto ao tema das substâncias indesejáveis, nomeadamente as micotoxinas, parece que alguns EM não atuam especificamente no cumprimento dos valores de orientação definidos. Como consequência, a CE irá definir limites máximos nos alimentos compostos para animais, colocando assim toda a responsabilidade na fase final da cadeia. [...]
Resumo do 41º Comité de Pré-Misturas e Alimentos Minerais
No passado dia 20 de outubro foi realizado, em formato híbrido, o 24º Comité de Pré-misturas e Alimentos Minerais, sob a presidência de Reinder Sijtsma. A maioria dos temas debatidos tinham já sido discutidos aquando da última reunião do Comité, nomeadamente, o ponto de situação relativo à vitamina B2 (5%) – utilizada como aditivo nutricional – , produzida pelo microrganismo não geneticamente modificado Eremothecium ashbyi CCTCCM 2019833. [...]