
5 minute read
Potiguar Felipe Bunes estreia
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…
B q s c c d p
Advertisement
MIMADO OU MALUCO?
NASCIDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO, EM UMA FAMÍLIA ABASTADA E TRADICIONAL DE SÃO JOÃO NEPO-MUCENO, MINAS GERAIS, ERA MIMADO E BIRRENTO, INTELIGENTE E ESTUDIOSO. TODOS OS FILHOS DO EXPOR TADOR DE CAFÉ, ÓSCAR FREITAS, ERAM "BONS DE BOLA", MAS SÓ HELENO DE FREITAS, ERA FANATICO POR FUTEBOL. DESDE OS 10 ANOS, JÁ ENCANTAVA A CIDADE COM SUA HABILIDADE. O SONHO DE OSCAR, ERA VER HELENO ADVOGADO. AOS 11 ANOS DE IDADE, HELENO, PERDEU O PAI. DESOLADA, SUA MAE VENDEU A CASA E OS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA E DOIS ANOS, APÓS A MORTE DO MARIDO MUDOU-SE PARA O RIO DE JANEIRO, ONDE SEUS FILHOS RÔMULO E OSCAR, ERAM BEM SUCEDIDOS, COMO ADVOGADO E DENTISTA. E FOI NAS AREIAS DA PRAIA DE COPACABANA, JOGANDO NO POSTO 4 F.C., DIRIGIDO POR NENÉM PRANCHA, QUE OS CARIOCAS, CONHECERAM FUTEBOL DE HELENO. DA PRAIA, FOI PARA O BOTAFOGO, JOGOU, TAMBÉM, NO BOCA JRS, VASCO, JUNIOR DE BARRANQUILLA, SANTOS E AMERICA-RJ. MESMO JOGANDO FUTEBOL, REALIZOU O SONHO DO PAI E FORMOU-SE EM DIREITO, PELA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO, NAPRACA DA REPUBLICA. LEVAVA UMA VIDA INTENSA DENTRO E FORA DE CAMPO. POR TODOS OS CLUBES, POR ONDE PASSOU, ARRUMOU CONFUSÃO. COM UMA SÍFILIS MAL CURADA, A DOENÇA AVANÇAVA AGRESSIVAMENTE E SUAS ATITUDES, AINDA, ERAM CONSIDERADAS DE MENINO MIMADO.
TORCEDOR FANATICO DO BOTAFOGO, EXIGIA ENTREGA TOTAL DOS COMPANHEIROS. NÃO ACEITAVA A DERROTA. TODOS NO CLUBE, TEMIAM CONTRARIAR HELENO. CHEGAVA AOS TREINOS E JOGOS, EM UM CARRO CONVERSÍVEL, COM AS ROUPAS E SAPATOS, MAIS CAROS, QUE SE PODERIAM ENCONTRAR NO RIO DE JANEIRO.
CERTA VEZ, AO CHEGAR PARA UMA PARTIDA, EM GENERAL SEVERIANO, OUVIU DO MEIA ESQUERDA GENINHO "CHEGOU O MASCARADO ". NA MESMA HORA HELENO, RETRUCOU, "MASCARADO NAO, LORDE, PRA VOCÊ EU SOU UM LORDE". DURANTE A PARTIDA, GENINHO, NÃO PASSAVA A BOLA PARA HELENO, QUE DESESPERADO PEDIA A BOLA A GENINHO, ENTÃO GENINHO RESPONDEU " GENINHO NÃO, PRA VOCÊ EU SOU UM GÊNIO. SE PEDIR AO GÊNIO, EU PASSO A BOLA"'.
SAIU DO BOTAFOGO VENDIDO PARA O BOCA JRS, ONDE JOGOU APENAS 17 JOGOS, MARCANDO 7 GOLS. DURANTE MUITO TEMPO, NA ARGENTINA, SE DISSE QUE HELENO, MANTINHA UM ROMANCE SECRETO COM EVITA PERÓN.
AO VOLTAR AO BRASIL, ASSINOU COM O VASCO E FOI CAMPEÃO CARIOCA DE 1949. AO TODO FORAM 24 PARTIDAS COM 19 GOLS. NÃO GOSTAVA DE FLÁVIO COSTA E FLÁVIO COSTA, NÃO GOSTAVA DELE. NO INÍCIO DE 1950, DISSE A FLÁVIO COSTA, QUE NÃO JOGARIA MAIS NO VASCO. INDAGADO POR QUE, RESPONDEU "O ADEMIR E O CHICO NÃO PASSAM A BOLA PRA MIM POR CIÚMES, OS OUTROS, PORQUE NÃO SABEM ". E FOI EMBORA. ESSA ATITUDE, FEZ COM QUE FLÁVIO COSTA, O DEIXASSE FORA DO MUNDIAL DE 1950.
HELENO, TEVE UMA PASSAGEM RELÂMPAGO, PELO SANTOS, MAS NÃO CHEGOU A JOGAR UMA PARTIDA. DURANTE UM TREINO, JOGOU GUARANÁ , NA CABEÇA DO TÉCNICO AYMORÉ MOREIRA, E RINDO DIZIA "AIMORÉ E BOM COM GUARANA", NUMA REFERÊNCIA AOS BISCOITOS AYMORÉ, FAMOSOS NA ÉPOCA. A DESPEDIDA DE HELENO, DO FUTEBOL, FOI MELANCÓLICA. AO PISAR NO GRAMADO DO MARACANA, PELA PRIMEIRA VEZ, EM 1952, ESTREANDO PELO AMÉRICA, FOI EXPULSO AOS 25 MINUTOS DO PRIMEIO TEMPO, POR OFENSAS MORAIS AOS COMPANHEIROS. O JOGO ERA CONTRA O SÃO CRISTÓVÃO, O AMÉRICA FOI DERROTADO POR 3X1. AO SAIR DO MARACANÃ, HELENO, ANUNCIOU SUA DESPEDIDA DO FUTEBOL. A DOENÇA HAVIA CHEGADO AO SEU CÉREBRO E HELENO, JÁ DAVA OS PRIMEIROS SINAIS DE DEMÊNCIA.
QUANDO EM 1950, JOGOU NO ATLÉTICO JUNIOR DE BARRANQUILLA, NA LIGA PIRATA DA COLÔMBIA CHAMADA DE "EL DORADO", ENFRENTOU OS MAIORES CRAQUES DA ARGENTINA E DO URUGUAI. LÁ EM BARRANQUILLA, HELENO TEM UMA ESTÁTUA, NO ESTÁDIO DO ATLÉTICO JR E SE TORNOU AMIGO DE UM JOVEM
JORNALISTA, QUE UM DIA GANHARIA O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA, GABRIEL GARCIA MARQUES, QUE PRI MEIRO SE APAIXONOU PELO FUTEBOL DE HELENO E DEPOIS PELA VIDA DO JOGADOR. EM 1959, QUANDO SOUBE DA MORTE DO AMIGO, ESCREVEU " HELENO DE FREITAS, TINHA PINTA DE CIGANO, CARA DE RODOLFO VALENTINO E HUMOR DE CÃO RAIVOSO. NOS GRAMADOS RESPLANDECIA. UMA NOITE, PERDEU TODO SEU DINHEIRO NO CASSINO. OUTRA NOITE, NÃO SE SABE ONDE, TODA A VONTADE DE VIVER. NA ÚLTIMA NOITE MORREU, DELIRANDO EM UM HOSPÍCIO ".
neste sábado no UFC: "Mais do que pronto"
Campeão da LFA, atleta da Pitbull Brothers enfrenta o cazaque Zhalgas Zhumaguloev em Las Vegas
Ge
Após conquistar o cinturão dos moscas do Legacy Fighting Alliance (LFA), o potiguar Felipe Bunes conquistou o tão sonhado contrato com o UFC. A estreia do atleta do Pitbull Brothers no octógono será neste sábado, em Las Vegas. O adversário será o cazaque Zhalgas Zhumaguloev.
- Eu me mantive com o peso baixo e treinando forte. Eu estava ajudando o Igor Siqueira, que vai lutar no LFA pelo título dos moscas. Eu não mudei muito o treino porque geralmente os meus adversários são menores que eu, então só adicionamos algumas coisas em cima das falhas que detectamos no jogo do Zhalgas. Estou me sentindo muito bem e mais do que pronto para fazer a minha estreia no UFCfalou.
Felipinho, 33 anos, possui um cartel com 19 lutas, sendo 13 vitórias, oito delas por finalização, e seis derrotas. Em janeiro, ele conquistou o título peso-mosca do LFA ao derrotar o japonês Yuma Horiuchi por nocaute técnico ainda no primeiro round. Zhalgas Zhumaguloev tem 14 vitórias, sete delas por nocaute.
Pelo UFC, o cazaque seis lutas e venceu apenas uma.
- Não foi por acaso que eu fui campeão do LFA nocauteando o japonês oriundo da trocação. Eu estou bem preparado para Zhalgas também na luta agarrada, que acredito que ele não vá fazer. Sei que ele vem de três derrotas seguidas, mas não acho que ele venha para o tudo ou nada. Se vier, as coisas vão ficar ruim bem rápido para ele (risos). A ideia é manter a luta em pé, mas não descarto de forma alguma levá-lo para o chão. Mas acredito que vou nocauteá-lo - finalizou Bunes.
Patrício Pitbull expressa interesse em ser campeão de quatro categorias do Bellator
Por suas conquistas e longo tempo na organização, Patrício Freire já é classificado por parte da comunidade do MMA como o melhor lutador da história do Bellator, mas o atleta busca ampliar ainda mais seu legado. Nesta sexta-feira (16), em Chicago (EUA), 'Pitbull' enfrenta Sergio Pettis, campeão do peso-galo (61 kg), em sua estreia na categoria, pode ter o terceiro título em uma divisão diferente e, caso vença, já está de olho no quarto cinturão.
No 'media day' do Bellator 297, realizado na última terça-feira (13), 'Pitbull' expressou o interesse em disputar o cinturão do peso-mosca (57 kg) após sua luta contra Pettis. Vale pontuar que a companhia criou a divisão recentemente. Inclusive, o primeiro campeão da categoria da empresa sai do confronto entre Kyoji Horiguchi e Makoto Shinryu, que acontece em julho, no Japão.
Como Patrício, atual campeão dos penas (66 kg) e ex-detentor do título dos leves (70 kg), teve o seu pedido de disputar o cinturão dos galos atendido pelo Bellator, já manifestou o desejo de seguir fazendo história no MMA. No esporte - dentro das principais ligas do mundo -, o brasileiro pode se tornar o primeiro lutador a alcançar o topo de três divisões diferentes. Como revelou que a perda de peso não foi tão desgastante, 'Pitbull' se mostrou otimista quanto a atuar com 57 kg na sequência.

"Estou bem e pronto para fazer história. Vocês vão ver um Patrício muito melhor nessa próxima luta. Há muitos GOATS, mas ninguém tem três cinturões. Essa é a diferença, mas primeiro tenho que vencer essa luta. Meu foco é isso. Os fãs gostam de campeões, mas acho que todo lutador merece respeito. Só penso em aumentar meus recordes. Essa é uma marca importante que quero atingir e garanto que é só o começo. Talvez eu possa ir em busca do quarto título. Veremos o que acontece. Estou bem. Depois dessa luta, se eu vencer e o cinturão estiver disponível, estou dentro", declarou a estrela do Bellator.