
1 minute read
O JUÍZO FINAL CAPELA SISTINA
O JUÍZO FINAL
Mais de vinte anos depois, Michelangelo regressou à Capela Sistina para executar O Juízo Final (1536-1541) um afresco pintado na parede do altar da Capela. Este trabalho foi encomendado a Michelangelo pelo Papa Clemente VII (1478- 1534), mas a obra só teria início após a morte desse Papa e já sob o pontificado de Paulo III (1468- 1549).
Advertisement
Contrastando com a vitalidade, o ritmo e a energia radiante dos afrescos do teto, a representação do Juízo Final é sombria. No total estão exibidos trezentos e noventa e um corpos, originalmente retratados a nu (incluindo a Virgem).
A composição é dominada pela figura central de um Cristo implacável e temível. Ao fundo temos um céu que se rasgou e na parte inferior vemos como os anjos tocam as trombetas anunciando o Juízo Final.
Ao lado de Cristo a Virgem olha para o lado, se recusando a enxergar o caos, a miséria, o sofrimento e como todos os pecadores serão lançados no inferno. Uma vez que todas as figuras tinham sido pintadas sem roupa, houve muita polêmica gerando campanha para a destruição da obra.