Page 1

Manual do

LĂ?DER


O papel do Líder Guzzatti O Líder Guzzatti é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo. É desenvolver uma relação de confiabilidade e comportamento ético para influenciar e extrair a melhor performance de sua equipe. Saber lidar com pessoas, tratá-las com respeito, mas sem misturar relacionamento profissional com pessoal, é papel fundamental em um líder. Sendo assim, é fundamental fornecer feedback constantemente para os integrantes da sua equipe, é uma das ferramentas mais poderosas no processo de desenvolvimento profissional de uma equipe. Por isso, o Líder Guzzatti deve dedicar algum tempo para conversar com cada um de seus liderados, para saber quais são suas expectativas, analisar seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver,

2 I Guzzatti

conversar sobre suas metas e sobre a empresa. O líder Guzzatti deve deixar claro quais os objetivos a serem alcançados, para que todos possam caminhar juntos na busca dos seus resultados. Sempre que possível, delegar tarefas para sua equipe por competência, reconhecendo os méritos de seus liderados e cobrando resultados de uma forma justa. Motivando seus profissionais com exemplos, fazê-los enxergar que todos saem ganhando com bons resultados e estimular o desenvolvimento profissional da equipe. Saber resolver problemas, entregar resultados, acompanhar os profissionais, fornecer feedbacks, ser responsável, são alguns atributos necessários para uma postura do Líder Guzzatti. Por isso, o líder tem a capacidade de desviar a atenção de si mesmo e incentivar outras pessoas a expressar suas opiniões, desenvolvendo cada profissional.


O LÍDER GUZZATTI

3 I Guzzatti


4 I Guzzatti


Competências do LÍDER GUZZATTI

Para se tornar um líder Guzzatti é preciso desenvolver e sustentar algumas competências importantes. 1 – Inteligência Emocional

Diferentemente da inteligência cognitiva, tradicionalmente bastante valorizada na hora da contratação de um líder, a inteligência emocional está associada ao entendimento e ao controle das emoções. Ela é fundamental para a manutenção da harmonia em qualquer ambiente onde há convivência humana.

2 – Comunicação assertiva

Essa pode ser eleita como uma das características mais importantes de um líder. Por natureza a comunicação depende de dois lados. O primeiro, da fala: ao delegar tarefas, compartilhar seu conhecimento e dados importantes dos projetos, além de dar feedbacks pontuais a fim de reduzir erros. O segundo, da escuta: saber ouvir o seu liderado e o que está por trás das palavras, buscando identificar possíveis soluções e inovações. 5 I Guzzatti


3 – Relacionamento Interpessoal

Ele consegue construir boas relações com sua equipe e seus superiores, proporcionando um clima positivo dentro da equipe.

4 – Confiança

É muito comum o liderado buscar congruência entre o que o líder diz e o que ele faz. Quando ela não acontece, a equipe pode se sentir desmotivada e deixe de aceitar tão facilmente o que for delegado, criando um clima ruim dentro da empresa.

5 – Foco em resultado

Em qualquer área, visão de futuro é ter clareza do objetivo final. Assim entender os reais motivos pelo que tenho que fazer hoje para dar mais um passo rumo ao objetivo. Quando o líder consegue despertar essa visão em sua equipe, se torna fácil engajar os profissionais para que nos momentos de trabalho eles utilizem seu máximo desempenho.

6 – Organização

O dia a dia de uma empresa inclui diversas demandas e responsabilidades, e para não se perder no meio delas é fundamental a elaboração de um cronograma. Além das vendas, realizar atividades que competem à liderança na administração do tempo, desde estoque a limpeza e organização da loja. 6 I Guzzatti


7 – Respeito

Cada profissional dentro de uma equipe possui diversas habilidades e limitações, cada um possui um sistema de valores e crenças. Um bom líder é aquele que consegue respeitar as diferenças entre cada um, valorizando seu lado humano, utilizando o máximo das habilidades individuais.

8 – Empatia

É saber se colocar no lugar do outro e não projetar todas as suas habilidades sobre ele. É enxergar o liderado de acordo com suas habilidades e limitações, sem se colocar em um nível superior.

9 – Gestão Humanizada

Pessoas, pessoas, pessoas. Gestão humanizada. Conhecer o ser humano, essa é a base de uma liderança de sucesso, pessoas são o maior diferencial em uma empresa. Se você não se dedica a conhecer as pessoas e entender suas diferenças você não terá uma liderança eficaz nos tempos atuais e futuros.

10 – Atitude de Dono

O novo desafio consiste em dar aos colaboradores o sentimento de “dono”. Ao se sentirem donos do processo, as pessoas passam a realizar ações e tarefas como se fossem delas, gerando o sentimento de satisfação. É pensar e agir como dono, isto é, assumindo a responsabilidade por suas escolhas, por aquilo que fazem, pelo que deixam de fazer e por seus comportamentos. 7 I Guzzatti


“ O bom líder sabe que a responsabilidade é sua, mas a vitória é de todos.”

Manual do líder guzzatti 1  
Manual do líder guzzatti 1  
Advertisement