Issuu on Google+

M s

MONTEIRO & SARAN a s s e s s o r i A j ú r i d i c o e m p r e s a r i a l

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL


ÍNDICE Apresentação .......................................................................................................... Estrutura e Construção ........................................................................................... Área de Proteção .................................................................................................... Tipologia ................................................................................................................. Cores Institucionais ................................................................................................ Padrões Cromáticos ............................................................................................... Assinaturas ............................................................................................................. Uso Incorreto da Marca ..........................................................................................

03 04 06 07 08 09 10 11


Com a importância que a Monteiro & Saran merece nas suas relações com o mercado, é essencial que a nossa marca seja utilizada seguindo o manual de identidade visual. Uma marca sempre bem aplicada reforça a presença corporativa de uma empresa, dá credibilidade e transmite seriedade ao serviço, produto ou projeto.

Apresentação

Cuide bem da nossa marca. Ela é o nosso DNA.

Por trás da marca há mais do que um logotipo. Há um DNA. Um conjunto de informações e benefícios. É uma história contada com uma só palavra. E aí está a importância dela precisar ser tão clara e evidente. Por isso, observe sempre as cores, formatos, tamanhos e demais características da nossa marca. E, sempre que possível, consulte a Monteiro & Saran ou sua agência de comunicação. Um trabalho bemfeito resulta em um melhor destaque para a nossa marca e gera ótimas parcerias para você.

03

A marca e o Manual de Identidade Visual da Monteiro & Saran são destinados aos parceiros e colaboradores do escritório que possuam permissão legal ou contratual para utilizá-los. O uso comercial da marca, logotipo ou símbolo da Monteiro & Saran, sem autorização expressa e por escrito da empresa, constitui ato ilícito.


estrutura e construção

A marca da Monteiro & Saran segue medidas específicas em todo e qualquer material na qual for utilizada. Tais medidas têm o objetivo de torná-la facilmente reconhecível e legível. Abaixo, você pode observar a correta disposição da proporção do corpo da marca. Não se esqueça, uma marca fácil de ler é uma marca fácil de lembrar.

Temos duas assinaturas:

Uma horizontal.

M s

04

E uma vertical.

MONTEIRO & SARAN


M s

MONTEIRO & SARAN 6cm =

estrutura e construção

Aplicação da marca com slogan. Só deve ser inserido quando o logo tiver mais de 6cm na horizontal e 5cm na vertical.

05

5cm =


área de proteção

Definição dos limites mínimos de proximidade para a assinatura, ou seja, a distância que outros elementos gráficos, devem estar para não prejudicar a sua percepção. Deverá ser deixado um campo livre de interferência equivalente à espessura de «X», em toda a sua volta. Espessura do símbolo = X

=X

=X =X X= =X

=X

X=

M s

MONTEIRO & SARAN

06

=X

=X


Trajan Pro - Normal

tipologia

Uma das características mais importantes de uma marca é sua tipologia. Ela ajuda no reconhecimento imediato da logo. A tipologia adotada é a família Trajan Pro, com todas as letras em maiúscula.

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890 @#$%^&*(,.:;?!)

Trajan Pro - Negrito

07

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890 @#$%^&*(,.:;?!)


cores institucionais 08

As cores da marca Monteiro & Saran, assim como suas outras características,seguem um padrão específico. Consulte a tabela abaixo para garantir sua aplicação correta.

CMKY C = 20 M = 25 K = 60 Y = 25

PANTONE

871 C

RGB R = 133 G = 112 B = 64


M s

MONTEIRO & SARAN Principal: usado na maior parte das vezes, é a marca-símbolo.

M s

MONTEIRO & SARAN

padrões cromáticos

Dependendo da aplicação, pode ser necessária a adaptação do padrão cromático da Monteiro & Saran. Existem três tipos de padrão:

Secundário: usado em impressos com padrão P&B ou para evitar problemas de leitura.

M s

MONTEIRO & SARAN

09

Exceção: é o padrão usado em ocasiões extraordinárias, com um elemento que separe a marca do fundo da aplicação. Importante: quando o fundo for escuro ou vermelho, a marca deverá entrar em branco. Exceção 2: em casos raros, em peças gráficas específicas, como convites, fundo de tela de cinema, livros e brindes, a marca poderá entrar em dourado (ouro) ou prateado (prata).


assinarturas

De acordo com o projeto gráfico, a marca poderá ser aplicada conforme os exemplos abaixo, visando sua melhor visibilidade.

M s

MONTEIRO & SARAN

M s

MONTEIRO & SARAN

M s

MONTEIRO & SARAN

10

Obs.: Logomarcas e orientações quanto a sua aplicação poderão ser encontradas nos site:: www.monteirosaran.com.br


Nunca modificar disposição

Nunca aplicar marca dentro de caixas

uso incorreto da marca

Nunca deformar proporção.

11 11

Quando a marca é usada ou exposta de maneira incorreta, prejudica e enfraquece a imagem de uma empresa perante o público. Por isso, deve-se prestar atenção especial para não cometer esse tipo de erro. Veja alguns exemplos de formas INCORRETAS de utilização.


MATERIAL DESENVOLVIDO POR DECIFRAR COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA - (51) 3029.3699 - WWW.DECIFRAR.COM.BR

ED. EDEL TRADE CENTER AV. LOUREIRO DA SILVA, 2001/813 PORTO ALEGRE - RS - CEP.: 90.050-240 (51) 3286.1813 - MONTEIRO@MONTEIROSARAN.COM.BR


Manual Monteiro & Saran