Page 1

E-BOOK

A melhor maneira para vocĂŞ ser bem-sucedido na Rede Social.


O Instagram pode parecer um pouco misterioso para os empresários. Recentemente eu li um comentário que dizia: "SE VOCÊ NÃO É UMA CELEBRIDADE, É MUITO DIFÍCIL SER FAMOSO NO INSTAGRAM". Embora isso possa ser verdade, eu aposto que o seu foco não é ser famoso. Em vez disso, você quer construir uma sólida presença na Rede Social para se engajar e se conectar com seu público-alvo, afim de aumentar as suas vendas.


ESTE GUIA VAI ACOMPANHAR VOCÊ....................................................................04 HASHTAGS PRECISAM SER PARTE DE SUA ESTRATÉGIA..............................05 FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO INSTAGRAM..............................................07 USE A FREQUÊNCIA DE POSTAGEM IDEAL .........................................................09 MANTENHA AS SUAS IMAGENS COERENTES COM A SUA MARCA ............10 OTIMIZE O SEU PERFIL INTEIRO...................................................................................11 USE AS FERRAMENTAS CERTAS PARA AGILIZAR SEUS ESFORÇOS...........12 ATINJA OS SEGUIDORES O SEU CONCORRENTE ...............................................13 CRESCER SEUS SEGUIDORES É UMA ARTE E UMA CIÊNCIA..........................14 SEJA UM SEGUIDOR ........................................................................................................16 PUBLIQUE UMA VARIEDADE DE FOTOS E VÍDEOS ATRAENTES.................18


AtravĂŠs dos nossos 10 passos vocĂŞ aprenderĂĄ a montar um excelente plano de marketing para o Instagram.

04


PASSO #01

ALÉM DAS IMAGENS QUE VOCÊ PUBLICA, AS HASHTAGS SÃO OS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTE DE SUAS POSTAGENS. Enquanto as legendas ajudam você a contar a história por trás de uma publicação, as hashtags permitem que aquela postagem (imagem e legenda) seja vista por pessoas que não seguem você. Logo, você aumenta o alcance da sua publicação.

Quando os usuários pesquisam por hashtags relevantes relacionadas à sua área de atuação, você, certamente, vai querer que sua Marca apareça, certo? Por isso você precisa usar as hashtags na legenda das suas postagens. Agora, como escolher a melhor hashtag para a sua postagem?

05


1 USE HASHTAGS POPULARES QUE TENHAM AS MELHORES CHANCES DE SEREM PESQUISADAS DENTRO DA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO Essa estratégia lhe ajudará a ser visto por um número maior de pessoas, mas são pessoas mais genéricas.

2 UTILIZE HASHTAGS ESPECÍFICAS DO SEU NICHO DE ATUAÇÃO. ASSIM VOCÊ SERÁ ENCONTRADO POR PESSOAS MAIS ESPECÍFICAS. PESSOAS QUE TENHAM AFINIDADE COM O SEU PRODUTO OU SERVIÇO. As pessoas que usam essas hashtags estão em menor quantidade, porém, estão mais perto de comprar de você.

06

EXEMPLO #soucoach #marketingdigital #socialmedia

EXEMPLO #decoraçãodefestas #treinofuncional #funildevendas


PASSO #02

COMO EM TODAS AS REDES SOCIAIS, O INSTAGRAM FUNCIONA MELHOR QUANDO VOCÊ USA PARA CRIAR RELACIONAMENTOS COM OS USUÁRIOS. Usar a plataforma com o foco exclusivo em seu produto ou serviço não é o ideal. A melhor forma de se diferenciar é criando um relacionamento com os seus seguidores, assim eles terão um bom motivo para escolher você e não o seu concorrente.

HÁ MUITAS MANEIRAS DE CONSTRUIR E/OU FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE NO INSTAGRAM O uso de hashtags (veja no passo #01) permite que você se conecte com usuários que, talvez, nunca tenham percebido o seu negócio antes.

07


SER UM CURADOR E COMENTAR AS FOTOS DE OUTRAS PESSOAS OU MARCAS FAZ VOCÊ SE ENVOLVER COM A COMUNIDADE QUE SEGUE AQUELA DETERMINADA MARCA OU PESSOA. Ficou claro? É como se você falasse para a plateia dos outros e atraísse a atenção deles para você. Isso, muitas vezes, vai ajudar a aumentar seus próprios seguidores à medida que as pessoas olham pra você).

PARTICIPAR DE CAMPANHAS DO INSTAGRAM COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA CAUSA DIGNA PODE AJUDÁ-LO A CONTRIBUIR PARA UM BEM MAIOR. (#outubrorosa é um ótimo exemplo de uma causa perfeitamente adequada para o seu negócio participar no Instagram) Compartilhar imagens e vídeos de eventos pode ajudar seus seguidores a se sentirem como se estivessem na ação, e como se fossem parte da sua comunidade.

08


PASSO #03

VOCÊ LERÁ MUITOS CONSELHOS CONFLITANTES SOBRE A FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO NO INSTAGRAM. EM ÚLTIMO CASO, VOCÊ DECIDE O QUE FUNCIONA MELHOR PARA O SEU NEGÓCIO. Dito isto, há uma grande pesquisa da Union Metrics (empresa americana especializada em métricas nas redes sociais) que nos dá um direcionamento para iniciarmos nossa frequência de postagens.

Em suas pesquisas, com base no monitoramento de 55 grandes marcas no Instagram, eles descobriram que a maioria das marcas publica, em média, 1,5 vezes por dia. O que mais chamou a atenção foi a descoberta de que publicar com mais frequência não diminui o engajamento (como seria de se esperar, uma vez que um determinado limite foi cruzado).

EM OUTRAS PALAVRAS, NÃO TENHA MEDO DE “EMPURRAR O ENVELOPE” QUANDO SE TRATA DE SUA FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO. Comece com uma vez por dia, e gradualmente tente aumentar a frequência. Quando você atingir um ponto em que o compromisso começa a cair, reduza um pouco até chegar ao seu nível que você possa manter diariamente.

09


PASSO #04

ALGUMAS DAS MARCAS MAIS BEM-SUCEDIDAS NO INSTAGRAM PRESTAM MUITA ATENÇÃO AO MODO COMO SUAS IMAGENS CONTRIBUEM PARA A IDENTIDADE DA SUA MARCA. Apesar de terem um tema abrangente para suas imagens, sempre buscam alinhar a postagem com a imagem geral da empresa.

PEGUE A STARBUCKS, POR EXEMPLO, CUJA DECLARAÇÃO DE MISSÃO DA EMPRESA É A SEGUINTE: "INSPIRAR E NUTRIR O ESPÍRITO HUMANO - UM COPO, UMA PESSOA E UMA VIZINHANÇA DE CADA VEZ". Suas postagens do Instagram, como você pode conferir, apoiam esta afirmação muito bem, oferecendo inspiração e imagens que aquecem o coração. Ao invés de simplesmente publicar promoções e fotos aleatórias de café, eles usam suas imagens para promover sua missão e história.

10


PASSO #05

NÃO DEMORA MUITO PARA OTIMIZAR O PERFIL DO INSTAGRAM ADEQUADAMENTE E PODE TER UM IMPACTO SIGNIFICATIVO EM QUANTAS PESSOAS CLICAM EM SEU SITE (SEM MENCIONAR COMO ELES VISUALIZAM SUA MARCA). Algumas práticas recomendadas para otimizar seu perfil são:

Certifique-se de que suas imagens e suas legendas estejam alinhadas com a vibração da sua marca (ver Passo #4) Sempre inclua um link para o seu site em seu perfil do Instagram. Você pode querer criar uma página especifica para visitantes do Instagram ou usar um destino para promover sua campanha ou conteúdo atual. Use o logotipo da sua empresa em algum lugar do seu perfil para que os usuários saibam que é o perfil oficial da sua marca. Se a imagem mais forte do seu negócio é o seu rosto, vá em frente. Inclua sua localização física se você tiver um negócio local.

Considere adicionar uma hashtag específica em suas postagens para que as pessoas saibam que uma determinada postagem "pertence" a você. (Ex: #gerenciagram) Certifique-se de que suas imagens e outros conteúdos sejam consistentes com suas outras propriedades de mídia social, como Facebook, Youtube, etc. Tenha em mente que usar hashtags no seu perfil do Instagram não ajuda, porque elas não serão indexadas e não se apresentarão nas pesquisas. Então, ao invés de usar sua biografia para atrair o tráfego de busca, use-a para articular claramente o que é a sua marca e para atrair usuários para clicarem em seu site.

11


PASSO #06

VOCÊ PODE SER BEM-SUCEDIDO NA REDE SOCIAL USANDO APENAS SEU APLICATIVO DO INSTAGRAM. NO ENTANTO, EXISTEM FERRAMENTAS EXCELENTES QUE PODEM POUPAR TEMPO E LHE DAR UM MELHOR DESEMPENHO NA PROSPECÇÃO DOS SEUS PRÓXIMOS CLIENTES. Uma das minhas ferramentas multiusos favoritas é o Gerenciagram. Ele permite que você programe as suas postagens, alcance usuários com o mesmo perfil dos seus clientes, possui um relatório detalhado do seu crescimento na rede, entre outras funcionalidades.

12


PASSO #07

COM O GERENCIAGRAM, VOCÊ PODE CONFIGURAR PARA SEGUIR E CURTIR AS FOTOS DE TODOS OS SEGUIDORES DO SEU CONCORRENTE OU DA PRINCIPAL REFERÊNCIA DO SEU MERCADO. DESSA FORMA, VOCÊ ATINGE PESSOAS COM MAIOR POTENCIAL PARA COMPRAREM DE VOCÊ.

13


PASSO #08

SEM UMA BASE SÓLIDA DE SEGUIDORES, SEUS ESFORÇOS NO INSTAGRAM, PROVAVELMENTE, SERÃO INFRUTÍFEROS. Felizmente, o segredo #1 para aumentar seus seguidores é relativamente simples: um compromisso duradouro leva, naturalmente, a seguidores.

AO CONTINUAR PUBLICANDO IMAGENS INTERESSANTES E RELEVANTES, SUA CONTAGEM DE SEGUIDORES CRESCERÁ ORGANICAMENTE. SOMANDO ISSO AO USO DO GERENCIAGRAM VOCÊ VAI CRESCER SEUS SEGUIDORES COM MAIS VELOCIDADE E GERANDO OPORTUNIDADE DE VENDAS A CADA NOVO SEGUIDOR.

14


Lembre-se de que a qualidade supera a quantidade. Edite sua conta para deixar apenas as melhores imagens. Ninguém quer seguir alguém com milhares de imagens inúteis e que tentam se promover o tempo inteiro. Sempre inclua uma legenda relevante. Fazer uma pergunta dentro de sua legenda é uma ótima maneira de aumentar o engajamento. Use o Instagram em modo de negócios para ver quais imagens estão obtendo mais engajamento (depois poste mais delas). Participe de suas próprias fotos e de outras pessoas. À medida que as pessoas percebem que você está interagindo regularmente, elas terão maior probabilidade de seguir o seu perfil. Promova sua conta do Instagram em todos os lugares: para seus assinantes de e-mail, em seus materiais de marketing físico e para seus outros fãs e seguidores de outras redes sociais.

15


PASSO #09

A MENOS QUE VOCÊ SEJA UMA MARCA GRANDE E CONHECIDA, VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO PODE FICAR SEM SEGUIR AS PESSOAS DE VOLTA. QUANTO MAIS PESSOAS VOCÊ SEGUE, MAIS PESSOAS CONHECERÃO A SUA MARCA. Além de seguir, você deve curtir as fotos dessas pessoas, assim você chama ainda mais a atenção delas. Mas isso parece trabalhoso, né? Se você usar o Gerenciagram, esse trabalho vai ser feito automaticamente através da plataforma.

16


1 Encontre pessoas que você já conhece: enquanto estiver conectado, vá para sua página de perfil e clique no canto superior direito da tela. Toque em 'Localizar amigos' para seguir as pessoas na sua lista de amigos do Facebook, lista de contatos e lista de usuários sugeridos. 2 Procure por pessoas ou empresas que você conhece usando a barra de pesquisa do Instagram.

3 Siga os usuários que seguem os influenciadores do seu segmento. No Gerenciagram você pode configurar isso automaticamente. 4 Faça uma pesquisa do Google para usuários influentes em sua área de atuação (por exemplo, "mídia social" + Instagram).

17


PASSO #10

É FÁCIL FICAR ACOMODADO E PUBLICAR OS MESMOS TIPOS DE CONTEÚDO REPETIDAS VEZES (ISSO ACONTECE EM TODAS AS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS, E NÃO APENAS NO INSTAGRAM). Publicar fotos de produtos e selfies, certamente podem fazer parte do seu repertório, mas certifique-se de mudar a sua estratégia e monitorar quais formatos de postagem obtêm o maior envolvimento. Aqui estão algumas ideias mais populares de postagem:

Fotos enviadas pelo usuário Fotos de bastidores de seu espaço de trabalho ou funcionários Citações em imagens simples criadas usando uma ferramenta como Canva Demonstrações de produtos ou tutoriais curtos Imagens do seu dia a dia para mostrar o seu lado pessoal Imagens e vídeos com temas de férias

18


HÁ, TAMBÉM, À MEDIDA QUE VOCÊ DECIDE O QUE PUBLICAR, TAMBÉM É IMPORTANTE CONSIDERAR QUAIS ESTRATÉGIAS SÃO MAIS PODEROSAS PARA QUE SUAS FOTOS RECEBAM MAIS LIKES E MAIS COMENTÁRIOS. EXISTEM VÁRIAS ESTRATÉGIAS QUE PODEM AJUDAR VOCÊ A OBTER OS MAIS ALTOS NÍVEIS DE ENGAJAMENTO:

Fotos ou vídeos com rostos humanos (de preferência de perto) Clientes reais que usam seus produtos As cores claras são preferíveis às cores escuras em termos de obter amizade Os vídeos tendem a superar as fotos (mas isso não significa que você nunca deve usar fotos) Imagens que mostram muito espaço de fundo ganham mais engajamento do que aquelas que mostram pouco espaço de fundo

19


Tenho certeza que utilizando estes 10 Passos para montar a sua estratégia de marketing para Instagram acima tenham dado a você a motivação para começar a usar a Rede Social como parte de sua estratégia de marketing ou para aumentar o seu investimento atual na plataforma. Com mais de um terço de todos os comerciantes agora usando, é claro que o Instagram é válido para as empresas, independentemente do tamanho ou do setor.


www.gerenciagram.com.br @gerenciagram

@gerenciagram

Profile for alancasaes

E-book plano de marketing  

E-book plano de marketing  

Advertisement