2 minute read

Psicóloga dá dicas de como lidar com o sentimento de insegurança

Next Article
Paz na Educação

Paz na Educação

dando com o sentimento de insegurança e medo?

Margarida - Estamos vivendo momentos muito conturbados. Os ataques às escolas trouxeram grande insegurança, intranquilidade e até um certo pânico aos pais, frente a essa ameaça contra os filhos. Um dos pontos importantes é bloquear as repercussões de tais fatos, para não colocar em evidência a figura do agressor, que pode vir a incentivar novos atos semelhantes.

Advertisement

Acredito ser imprescindível que os pais busquem as escolas para saberem quais as medidas de proteção que a escola está usando para maior defesa de seus alunos.

Jornal Agora Itu - Como os pais e professores podem perceber sinais em seus filhos/alunos, que possam vir a desenvolver comportamentos agressivos?

-sociais, ou seja, começa a retirar objetos de outras pessoas, seja na escola ou em outros ambientes. Vão se tornando irritados, agressivos. Isso é um pedido de socorro, mostrando que algo não está bem com eles. Se nada é feito em relação a isso, pode evoluir para distúrbios de caráter.

Trouxemos uma breve entrevista com a psicóloga e psicanalista Margarida Maria Vilhena Simeira, que orienta pais e professores sobre como atravessar este momento de preocupação extrema com as crianças nas escolas.

Jornal Agora Itu - Como passar por este momento difícil, li-

Infelizmente, não se sabe bem de onde vem as fake news, que estão tentando espalhar pânico na população, em especial aos pais de alunos.

É de extrema importância que o ambiente familiar esteja coeso e tentando manter a serenidade, para trazer a tranquilidade aos filhos. Caso os pais estejam excessivamente abalados, seria recomendável a busca de ajuda psicológica.

Margarida - Novamente vou falar do ambiente familiar que é de extrema importância para o desenvolvimento do caráter das crianças. Nas famílias que mantêm um ambiente saudável, os pais estando próximos dos filhos podem perceber mudanças em seu comportamento, ou muito agressivos, irritação excessiva, falta de sono, falta de apetite, etc. Muitas vezes a criança que não se sente compreendida pelos pais, começa a apresentar comportamentos anti-

O mesmo acontece em relação às escolas e professores. Sempre estar atentos a comportamentos muito diferentes, aumento da agressividade, brigas constantes com colegas, dificuldade para se relacionar com o grupo. Tentativa de liderança através de tirania. Fazer bullying agressivo com a maioria dos colegas.

Consultório

Rua Acre, 26 - Bairro Brasil, Itu Fone: (11) 4023-2806 @margaridasimeira

Tributo a Tim Maia e Queima do Judas marcaram feriado prolongado em Itu

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, marcou o feriado prolongado da Semana Santa com duas atrações gratuitas e recomendadas para toda a população.

Na noite de sábado (08), o cantor

Charles Maia apresentou seu show em tributo ao saudoso mestre da MPB, Tim Maia. O espetáculo ocorreu no Mercado Municipal e reuniu um público variado, que cantou e vibrou durante os diversos sucessos do artista brasileiro. Charles é considera- do um dos melhores covers do Tim Maia no Brasil e foi aplaudido pela multidão que compareceu ao evento.

Já no domingo (09), pontualmente ao meio-dia, foi a vez da tradição renovada da Queima do Judas, que desde o ano passado foi remodelada para atender as determinações das leis sobre fogos de artifício. Milhares de ituanos e visitantes se reuniram na Praça Padre Miguel,, para acompanhar o show pirotécnico que mostra bonecos traidor de Cristo e do diabo se desfazendo em chamas.

This article is from: