7 minute read

ARMAÇÃO GRATÍS

Neste sábado (11), às 18h, no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes”, em Itu. A partida contra o Unimed Campinas terá entrada gratuita, e contará com a nova pivô, Karina Jacob. Saiba mais na página 7.

Advertisement

Comprando Lentes

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Jornal Agora Itu preparou uma edição especial trazendo três grandes figuras femininas na região, que representam, cada uma a sua maneira e em suas particulares, a força, a determinação, a coragem, ao mesmo tempo a delicadeza, o amor e a beleza, que transformam vidas ao seu redor. É uma maneira de homenagear a cada mulher, cada leitora, e destacar, que quando uma mulher quer, ela consegue! Não é teimosia, ou pode até ser algumas vezes, ok!? (risos), mas sim, determinação, resiliência! A mulher nasce e com ela, apenas o começo de muitos desafios a superar. O cuidado com o corpo, em aprender a conviver com certas situações em que elas sentem medo mas não podem se intimidar. Ainda a ideia de que homem pode tudo, e ok, mas a mulher… Ideia que mulheres à frente do seu tempo lutam há décadas para mudar. E como cada conquista importa! Passo a passo, as mulheres caminham mostrando que são tão capazes para o trabalho e para posições de liderança, além dos cuidados com a família que sempre lhes foram designados. À elas, toda a força deste universo para que continuem e brilhem muito! E aos homens tão grandes quanto elas que aprenderam a valorizar cada talento feminino, o nosso respeito e agradecimento. Que o futuro seja de menos violência, de mais parceria, igualdade e respeito entre homens e mulheres! Feliz dia a todas, afinal, é sempre dia de celebrar pelas mulheres!

Imagem Da Semana

A Melhor Praia Do Mundo

A Baía do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, foi eleita a melhor praia do mundo pelo prêmio Travelers Choice Awards 2023. O Brasil emplacou mais praias no ranking das 25 melhores do mundo em 2023: a de Ipanema, no Rio de Janeiro, ocupou a 19ª posição.

REGULARIZAÇÃO

Fundi Ria

O prefeito Guilherme Gazzola esteve na Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), visando a regularização fundiária de mais de mil imóveis nos bairros Parque das Rosas, Jardim das Rosas e Vila Martins.

Vacina O Em Itu

Representando a Secretaria de Saúde de Itu, Lúcia Pacífico esteve na terça-feira (7), na Câmara de Vereadores, para falar da importância da imunização no município, já que Itu tem apresentado queda na cobertura vacinal.

VACINA BIVALENTE

Pessoas com 60 anos ou mais já podem receber a vacina de reforço contra a Covida vacina Covid 19 Pfizer bivalente continua sendo aplicada para grupos prioritários seguindo orientação do Ministério da Saúde. Saiba mais no site www.agoraitu.com.br.

Manifestações em protesto pelo acidente entre dois trens que vitimou dezenas de pessoas, com a morte confirmada de ao menos 57 delas, estão acontecendo na Grécia. O trem viajava com 350 pessoas de Atenas para Tessalônica e chocou-se com um outro veículo de carga, que estava lotado de estudantes. O governo relacionou o desastre a um erro humano e há informações através de sindicatos dos trabalhadores ferroviários que alegam que sistemas de segurança deficientes e falta de pessoal são comuns em toda a rede ferroviária.

Decreto da Prefeitura possibilita diminuição da Taxa de Lixo

A Taxa de Lixo, imposta por determinação federal aos municípios brasileiros, deve ficar mais suave aos moradores de Itu com a publicação do seu decreto de regulamentação. A regra, assinada pelo prefeito Guilherme Gazzola, onera os grandes produtores de resíduos sólidos e alivia a taxa para alguns segmentos específicos como, por exemplo, lava-jatos e lavanderias. Com uma distribuição mais proporcional dos custos das despesas da cidade com o manuseio do lixo, os cidadãos co- muns deverão sentir, nos próximos meses, redução na cobrança.

Os estabelecimentos considerados grandes geradores de resíduos sólidos serão notificados para que, no prazo de até 15 dias úteis, autodeclarem e informem a quantidade de lixo produzida. Nos casos em que isso, porventura, deixe de ocorrer, o Poder Público municipal irá se basear nos seus próprios dados para realizar a cobrança.

A regulamentação, decretada agora, já era prevista desde setembro do ano passado, quando houve a apro- vação da lei municipal, mas houve a necessidade de aguardar os prazos legais para seu trâmite. O decreto nº 3.999, de 6 de março, já foi publicado e pode ser conferido na íntegra na Imprensa Oficial (www.itu. sp.gov.br/imprensaoficial/).

A Prefeitura de Itu, assim como todos os municípios brasileiros, é obrigada a cobrar o Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (SMRSU), conhecido também como Taxa do Lixo. A cobrança ocorre por determinação do Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado no Congresso Brasileiro em 2020, ou seja, é uma lei de cumprimento obrigatório, aprovada pela maioria dos deputados federais e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro. Em Itu, o valor da Taxa de Lixo é equiparado ao de outras cidades da região como Sorocaba, Jundiaí, Indaiatuba e Campinas. O cálculo leva em consideração o consumo de água do imóvel. Quanto maior o consumo, maior será a taxa calculada. Quanto menor o consumo, menor a Taxa de Lixo.

Taxa de lixo continua gerando debates na Sessão da Câmara de Vereadores

Durante a 5ª Sessão Ordinária de 2023, realizada nesta terça-feira (7), a cobrança da taxa de lixo continuou sendo pauta. A vereadora Patrícia da Aspa (PSD), fez um relato sobre vazamento de água durante o final de semana em sua casa e questionou quanto pagaria da taxa de lixo devido a esse vazamento. Em resposta, o vereador Thiago Gonçales (PL) informou: “quando existe vazamento, pede um laudo para o encanador, laudo simples, e apresenta para a CIS que eles fazem a média e é abatido, neste caso específico”. Em seguida, Patrícia destacou que esta seria uma informação importante para todos os munícipes.

Desde que começaram as reclamações sobre a cobrança pelos mu- nícipes, as sessões passaram a ter populares acompanhando o assunto em plenário. Patrícia ainda afirmou que “com o fundamento que o vereador Eduardo colocou no projeto de lei apresentado, tá muito claro tudo para ser revogada esta taxa”. Patrícia, Eduardo Ortiz, Maria do Carmo e Dr. José Galvão apresentaram e protocolaram projeto de lei mencionado em sessão anterior, que dispõe sobre a revogação da lei Complementar nº 48/2022 que institui a taxa municipal de lixo, nos termos do novo marco legal regulatório. O projeto deve tramitar pelo jurídico, e ter o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, para então prosseguir e chegar à votação nas próximas ses- sões, podendo ser aprovado ou não pelos vereadores. Eles também entraram com pedido no Ministério Pú- blico para a revogação da taxa, e têm realizado a coleta de assinaturas da população com esta finalidade.

Shinichi Chinen recebe Título de Cidadania Ituana

No dia 1º de março, a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu realizou a entrega do Título de Cidadania Ituana ao senhor Shinichi Chinen. Nascido no Japão em 1942, Chinen chegou ao Brasil aos 15 anos de idade, em 1957 e, junto com a família, começa a trabalhar na lavoura em Campinas/SP.

Estabelece-se em Itu no ano de 1962 e funda a “Ciclo Tókio”. Na década de 1970, a pequena bicicletaria expande seus negócios para atividades industriais, com serviços de serralheria e caldeiras. Com a mudança, a “Ciclo Tókio” torna-se a “Mecânica Tókio”, em funcionamento até hoje na Rua IV Centenário, ao lado do Estádio Municipal Novelli Júnior, e que há mais de 30 anos consolidou-se na atuação junto a companhias de fornecimento de saneamento básico através de seus serviços prestados.

Shinichi Chinen casou-se em 1978 com Evani Previde Chinen e constituiu sua família em Itu. Durante os anos de 2018 e 2019, o homenageado esteve à frente da ACENDI – Associação Cultural Esportiva Nikkey Itu, contribuin- do para manter suas raízes culturais no município.

Prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara, Normino da Rádio; o vice-prefeito de

Noite de coquetel da MN Corretora de Imóveis

Central de Tratamento de Resíduos deve inicia operação ainda neste ano

A Prefeitura de Itu deverá dar início, ainda neste ano, à primeira fase das operações da CTR (Central de Tratamento de Resíduos) do município. Com um investimento total de R$ 85 milhões, o complexo industrial fará o tratamento e disposição final dos resíduos urbanos gerados no município, cessando o uso dos dois aterros atualmente ativos (sanitário e inertes), promovendo seu reaproveitamento e consequentemente agregando valor ambiental e econômico.

“Com a CTR, Itu entra de vez no ranking das cidades sustentáveis e se destaca a nível nacional. Além de caminhar para um significativo salto ambiental, a cidade atrairá novos investimentos, mais indústrias e, dentro de poucos anos, vai gerar renda com a produção de energia elétrica”, explica o prefeito Guilherme Gazzola.

A completa implantação da CTR é dividida em três fases distintas, com previsão de conclusão em 2026, trazendo gradualmente tecnologias que contribuem para a redução da quantidade de resíduos dispostos em aterro. Quando houver o funcionamento efetivo dessas etapas, estima-se que menos de um terço dos resíduos sólidos domiciliares gerados em Itu necessitarão de aterro. “Em Itu, a média de produção do lixo é de 5 mil toneladas por mês. Manejar esse material não consiste somente em sua coleta. Tem o tratamento, que é o mais caro. A soma elevada da coleta e do tratamento desses resíduos é dividida por todos da cidade. Os investimentos na CTR irão ajudar, a médio prazo, a tornar essa despesa mais leve para o município e, por consequência, aos cidadãos”, declara Moyses Alberto Leis Pinheiro, secretário municipal de Finanças.

O reaproveitamento dos resíduos, num primeiro momento, possibilitará a produção do CDR (Combustível Derivado de Resíduo), com potencial uso por empresas produtoras de cimento em seus fornos. Nas etapas seguintes, a intenção é gerar o biogás purificado, transformando-o em biometano, podendo ser utilizado da mesma forma que o gás natural. Também por meio dos biogestores, será viável a produção de energia elétrica. Há ainda a opção da conversão dos resíduos do tratamento em produtos como, por exemplo, fertilizantes e blocos de pavimentação.

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Jornal Agora Itu traz histórias de lideranças femininas para inspirar outras mulheres a não deixarem de sonhar e mais que isso, correrem atrás da realização destes sonhos, se ainda não foram concretizados. Histórias de coragem, dedicação e amor ao trabalho, que deram super certo!

A “Maga” da cozinha

Uma história de empreendedorismo de sucesso, que começou com uma busca despretensiosa por emprego. Magali Mabel Mateus, a Maga, há 15 anos deu o primeiro passo rumo ao sonho realizado de seu próprio negócio, o “Cozinhando com Amor”.

Mas a cozinha nunca foi área que ela almejava como sua profissão, o que foi uma grande descoberta. “Cozinhar nem sempre foi a minha paixão, sabia o básico que aprendi com a minha mãe, que foi a grande cozinheira da família; minhas filhas costumam brincar que na infância delas, o único prato que eu sabia fazer era macarronada, rs!”, revela. Ao mudar para Itu em 2006, a necessidade de buscar um emprego e a indicação de uma amiga a levaram a trabalhar em uma casa no Campos de Santo Antônio, onde conseguiu absorver muitos aprendizados, por um ano. Depois disso, teve alguns trabalhos curtos em casas no condomínio Terras de São José, onde iniciou a sua maior jornada na co-

This article is from: