Page 1

facebook.com/HospStellaMaris twitter.com/HospStellaMaris youtube.com/HospStellaMaris

Caraguatatuba, Janeiro e Fevereiro de 2013 | edição n. 10 | ano 3

Melhoramos nosso desempenho

no Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos

Bruna Vieira

Conquistamos 317 pontos na última visita dos auditores, no final de 2012, que seguiram o Roteiro do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitaltar). Elevamos nosso desempenho e mantivemos o Selo PRATA no Programa do Cealag/Samaritano.

VA I T EC

SP O ETR

R

2 1 20

Pag. 2

Nesta edição especial, trazemos +4 páginas de notícias para relembrar os fatos que marcaram o ano de 2012 no maior Hospital do Litoral Norte .

Pag. 5

A obra de ampliação do Pronto Atendimento de Convênios e Particulares do Hospital Stella Maris está em fase final de acabamento, com inauguração prevista para este início de 2013. Quatro novas salas para gesso, sutura, observação e inalação, além de dois consultórios, um para atendimento ortopédico e outro multidisciplinar (várias especialidades) foram construídas ao lado da Maternidade. O Pronto Atendimento a pacientes particulares e de convênios médicos agora dispõe de nova recepção, banheiros e fraldário independente. O projeto arquitetônico foi feito dentro dos padrões de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais.

Bruna Vieira

Novo setor de Convênios e Particulares está em fase final de acabamento

Pag. 3

Convênios Atendidos: Amil, Ativia Saúde, Cabesp, Cooperativa Médica, Fundação Cesp, Intermédica, Marítima, Medial, Mediservice, Notre Dame, Plantel, Petrobras, Policlin, Porto Seguro, Caixa Econômica Federal, Cassi, Correios, Gama Saúde, Golden Cross, São José Saúde, Santa Casa SJCampos, Sabesprev, Sul América, Saúde Bradesco, Saúde Internacional, São Francisco Vida, SUS, Tempo Saúde e Unimed.


2

Notinhas

NOSSA PALAVRA

Em direção ao futuro Há dois anos a Casa de Saúde Stella Maris integrou o Programa do Cealag/Samaritano que avalia o Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). A terceira e última auditoria deste programa foi feita em novembro de 2012 e o Hospital Stella Maris conseguiu elevar o seu desempenho, passando de 263 pontos (conquistados em outubro de 2011) para 317 e, dessa forma, manteve o Selo Prata. Faltaram apenas 33 pontos para conquistar o maior Selo, o Ouro. No entanto, o salto foi grande, pois na primeira auditoria, em abril de 2011, o Hospital iniciou o programa com apenas 48 pontos. Este resultado foi divulgado no dia 13 de dezembro, durante o 2º Encontro de Integração dos Hospitais Filantrópicos, no Hospital Samaritano, em São Paulo. Ao todo, 12 hospitais gerais e especializados, apresentaram as melhorias e os projetos implantados durante o Programa de Revitalização dos Hospitais, apoiado pelo Ministério da Saúde. O intuito do Hospital é se inscrever novamente no CQH, alcançar o Selo Ouro até o final de 2013, e elevar o desempenho administrativo e a excelência dos serviços por meio de um sistema de gestão de qualidade. No biênio 2011/2012, o Programa foi dividido em dois grupos que receberam avaliações diferentes. No primeiro grupo, a avaliação foi mais simples e feita por meio de um questionário aplicado por avaliadores do Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão). Integrou este primeiro grupo vários hospitais, entre eles o de Ilhabela e São Sebastião. No segundo grupo, na qual a Casa de Saúde Stella Maris e outros dois hospitais “sedes” foram inseridos, houve critérios rígidos com planos e metas, além de serem avaliados pelos auditores do Cealag por meio do roteiro do CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Para Amauri Toledo, gerente de relações institucionais, a obtenção do Selo Prata comprova que o Stella Maris presta bons serviços à população de Caraguatatuba e que a equipe está focada na melhoria contínua. O Planejamento Estratégico do Hospital Stella Maris para 2013 está dividido em quatro setores:

1-Aprimorar o modelo gerencial; 2-Criar políticas socioambientais; 3-Promover a sustentabilidade econômico-financeira; 4-Revitalizar a política de recursos humanos.

Expediente

Bom início de ano para todos nós!

(ano 3, n.10, Jan. e Fev. 2013)

O Informativo Casa de Saúde Stella Maris é uma publicação interna distribuída no Hospital. Jornalista responsável: Bruna Vieira - MTB 32.441

Nasce o primeiro bebê de 2013 Com 3,715kg e 50 centímetros, a pequena Ana Victória Silva de Oliveira foi o primeiro bebê do ano nascido na Maternidade do Stella Maris. Filha de Kledibleny Santos e Paulo Eduardo, a caiçarinha veio ao mundo no dia 02 de janeiro. Lions de Caraguá doa cadeiras de rodas para o Hospital Visando propiciar acessibilidade e bem estar aos pacientes do Hospital, o Lions de Caraguatatuba realizou recentemente a doação de duas cadeiras de rodas para utilização no Pronto Socorro, onde a demanda é maior. Colaboraderes rifam bicicleta e ajudam colega com câncer Todos funcionários e amigos do Hospital se uniram no final do ano para vender a rifa de uma bicicleta. Arrecadaram R$ 2 mil reais para a colega de trabalho Michele Bueno poder pagar a cirurgia de reconstituição da mama (devido a um cancêr) que teve o custo de R$ 9 mil. A ganhadora da bicicleta foi à voluntária do Hospital e também bancária Regina Freire. Internautas querem serviço de Hemodiálise em Caraguá No dia 07 de novembro último, o Hospital lançou na sua página oficial do Facebook, a pergunta: Quais dos serviços/especialidades você gostaria que fossem implantados no Hospital? Em 1º lugar ficou Hemodiálise, em 2º Cardiologia, 3º Pediatria, depois Oftalmologia, Neurocirurgia e Cirurgia Vascular.

Vagas no Stella Maris <FARMACÊUTICO: Desejável espec. em Farmácia Clínica. <TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA: (aux. banco de sangue)

Assessoria de Imprensa e Marketing

<CONTROLADOR DE ACESSO

Diagramação e textos: Jessyca Biazini

<TÉCNICO OU AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Colaboração: Evelyn Graziele

Temos vagas para portadores de necessidades especiais

1.000 exemplares (Gráfica Copcentro) Contato: (12) 3897.3300 ou marketing@hospitalstellamaris.org.br Este informativo é uma produção da: www.gentecom.com.br

Enviar currículo para rh@hospitalstellamaris.org.br Aos cuidados de Gina Zanini ou na Portaria 2/RH do Hospital.

Informativo Stella Maris - Janeiro e Fevereiro de 2013 - edição n. 10


Notícias 2013

3

Hospital registra aumento de atendimentos a pacientes particulares e de convênios médicos Bruna Vieira

De outubro a dezembro de 2011, foram atendidas 7.688 pessoas com convênios médicos, já no mesmo período de 2012 foram 12.191 atendimentos

Colaboradores do Setor de Faturamento de Convênios

A obra da ampliação do Setor de Convênios e Particulares está em fase final de acabamento e deve ser inaugurada nestes próximos dias. Foram utilizados recursos próprios do Hospital que é administrado pelo IPMMI – Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. Nos últimos dois anos, o Hospital ampliou o número de convênios atendidos e hoje contempla 28 operado-

ras. O Setor de Faturamento de Convênios e Particulares do Stella Maris conta com 12 funcionários responsáveis pelo faturamento -cotação, negociação e solicitação- junto às operadoras de convênios e fornecedores de materiais. Segundo a coordenadora do Setor, Ana Cláudia Alcoforado, o crescimento de convênios e particulares é resultado do trabalho comprometido de sua equipe.

Conheça o Setor - O Setor de Faturamento de Convênios e Particulares do Stella Maris está dividido em departamentos, entre eles: a Triagem que organiza os prontuários e redireciona os casos dos pacientes; a Autorização que negocia a liberação dos procedimentos como exames, remoções e transferências de eletivos (previamente agendados), urgências e OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais); o Faturamento verifica os processos dos pacientes que passaram pelo pronto atendimento, ou que foram internados para processar as contas; e caso uma solicitação não seja liberada o Recurso de Glosas pede ao convênio a reavaliação do pedido; paralelamente a Auditoria Interna de Enfermagem avalia a atuação e o desempenho dos profissionais durante os serviços. O Repasse Médico faz o pagamento dos honorários e lança as consultas diretamente no sistema. Os atendimentos fora dos convênios são recebidos pelo Pagamento de Particulares.

O estudo desenvolvido por Elaine Avelar, auxiliar de enfermagem da Casa de Saúde Stella Maris, revelou que mulheres que tiveram hipertensão durante a gravidez ou não participaram do grupo educativo de Pré-natal tem maior possibilidade de dar a luz à bebês prematuros. A pesquisa “Fatores de risco para casos de prematuridade na cidade de Caraguatatuba”, foi apresentada no final de 2012 como Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo. As Irmãs e o Centro de Estudos do Hospital deixaram a disposição os prontuários das parturientes e deram livre acesso para que a colaboradora entrasse em contato com as novas mamães. Elaine entrevistou 20 mulheres que tiveram bebês com menos de 37 semanas de gestação. Os principais resultados foram: 45% eram primigestas (primeira gravidez), 50%

Arquivo Pesssoal

Colaboradora conclui pesquisa sobre prematuridade em Caraguá

Elaine e seu filho Vinícios que nasceu prematuro.

tiveram Doença Hipertensiva Específica da Gestação, 65% passaram por situações de estresse, 75% não planejaram a gravidez e 83% não participaram de nenhum grupo pré-natal.

Hospital realiza curso de Preparo e Administração de Medicamentos Alunos de cursos técnicos, auxiliares e de graduação em Enfermagem, além dos colaboradores do Hospital participaram do curso Preparo e Administração de Medicamentos que foi ministrado nos dias 22, 25 e 31 de janeiro, no Salão Padre Américo do Hospital. “Os participantes compreenderam os princípios elementares da farmacologia relacionado à composição dos medicamentos. Também estudaram as operações

matemáticas básicas relacionadas ao preparo de remédios, além da composição, diluição, rediluição e gotejamento dos medicamentos e a notificação de reação dos efeitos e erros ocasionais”, confirma a enfermeira Patrícia Mendes do Setor de Educação Continuada.

www.hospitalstellamaris.org.br


4

Aconteceu

Coren/SP empossa Comitê de Ética Capacitação com o curso de Enfermagem do Stella Maris de Gestão de Segurança O Comitê de Ética de Enfermagem formado por dez colaboradores do Hospital foi empossado no final do ano pelos conselheiros Estevão Luiz Bassi e Nair Tachikawa que integram o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de São Paulo. O órgão é responsável por fiscalizar e disciplinar o exercício profissional da Enfermagem. O Comitê do Stella Maris tem a função de analisar a postura profissional de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Casos de desentendimento entre a equipe sem danos ao paciente, são considerados Casos Administrativos e cabe ao Conselho local ouvir os envolvidos e fazer a reconciliação.

Recém-nascidos ganham camisetas personalizadas Um gesto de carinho das irmãs pequenas missionárias Foi confeccionada uma camisetinha tamanho PPP que tem na frente a frase: “Sou Feliz. Nasci Aqui”, e atrás: “Senhor, o perfeito louvor nos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, da criança que a mãe amamenta (salmo 8)”. Este mimo é entregue às mães que tem bebês nascidos na Maternidade do Stella Maris. Entregue pela Irmã Celina, a camisetinha integra o Projeto de Acolhida que foi retomado o ano passado com maior regularidade. Por dia, nascem cerca de 3 bebês na Maternidade do Stella Maris.

Sem saber nome e origem, homem está há seis meses na Casa de Saúde

Homem desconhecido levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vítima de violência física que causou traumatismo craniano foi atendido na Casa de Saúde Stella Maris, e mesmo após ter alta, permanece no Hospital desde o dia 02 de julho de 2012. Não apresenta enfermidade, mas por não saber informar seu nome, nem origem permanece na Enfermaria do Hospital. Os atestados médicos confirmam que houve perda de memória e por isso ele só responde a estímulos como comer, beber, dormir e caminhar, além de soltar palavras sem sentido. Não é violento, mas não tem consciência de suas ações. Representantes de Entidades de Assistência ao Idoso estiveram no local, mas ainda não houve uma resolução para o caso.

Fotos: Bruna Vieira, Jessyca Biaizini e Evelyn Graziele

Discutir estratégias de gerenciamento de riscos e conhecer as falhas associadas ao ambiente hospitalar foram os objetivos do curso “Gestão da Segurança na Saúde”, realizado no último dia 24 de janeiro e em dezembro de 2012, no Hospital. O curso foi ministrado pela professora Waldirene Lopes Batista, responsável pelo setor de Segurança de Qualidade do Hospital Madre Teresa, de Belo Horizonte, também pertencente ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.

Prevenção de Acidentes mobiliza colaboradores O Hospital promoveu em dezembro, o Treinamento de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Os temas abordados pelos palestrantes foram o uso adequado dos materiais de segurança, legislação de saúde, prevenção de doenças infecto contagiosas e indicação para reduzir custos. Ao todo, 120 colaboradores do Stella Maris participaram do treinamento.

Hospital faz treinamento de combate a incêndio

Um total de 28 funcionários do Stella Maris participaram do curso de Brigada de Incêndio, no final do ano passado, no próprio Hospital. O intuito foi orientar os colaboradores nas ações que devem ser feitas, em casos de incêndio no ambiente de trabalho. “Relembramos as técnicas de combate ao fogo. Foi um dia de reciclagem profissional”, confirma Claudio Queiroz, encarregado da Segurança do Trabalho no Stella Maris.

Informativo Stella Maris - Janeiro e Fevereiro de 2013 - edição n. 10


Retrospectiva Vamos relembrar os principais eventos e projetos da Casa de Saúde Stella Maris de Caraguatatuba Fevereiro Janeiro

13/01 24/02 Inauguração da Pediatria, novo mobiliário, equipamentos hospitalares e decoração com desenhos do fundo do mar. Começa a funcionar a Central de Materiais Esterelizados (CME).

Campanha “Abrace o Hospital“ mobiliza mais de 500 pessoas por uma saúde melhor em Caraguatatuba. Criamos o Jornal Mural com notícias internas de eventos, cursos e atividades.

Março

Abril

03/03 11/04 Audiência Pública na Câmara de Caraguá sobre o repasse de verbas públicas para a Casa de Saúde e a retirada do Pronto Socorro que passará a funcionar em prédio da Prefeitura.

Curso de Gestão de Suprimentos ministrado pelo consultor do Cealag/Samaritano, Wilson Reinhardt, capacitou mais de 90 profissionais de saúde, três hospitais do Litoral Norte. www.hospitalstellamaris.org.br


6

Retrospectiva 2012

Junho

Maio

25/05 Câmara celebra os 60 anos do Stella Maris em Sessão Solene de gratidão aos serviços prestados pelo Hospital e Maternidade à Saúde de Caraguá. Semana de Enfermagem teve como tema “Cuidado e Humanização na Enfermagem: reflexão necessária“. O evento ocorreu no Salão Padre Américo e reuniu colaboradores de vários setores.

24/06 Celebração Eucarística presidida por Dom Altieri, então Bispo Diocesano, em agradecimento a Deus aos 60 de graças. A Capela do Hospital ficou cheia de irmãs e convidados. O Àgua Viva Coral ficou responsável pelos cantos da Liturgia. Grupo com 12 palhaços do Riso Solidário passa a visitar os pacientes do Hospital semanalmente. A iniciativa é do Companhia Popatapataio de Teatro.

Agosto

Julho

28/07 1ª Jornada de Neonatologia do Litoral Norte promovida pelo Centro de Estudos do Hospital, debateu ações para garantir a saúde dos bebês prematuros. Começa a implantação de um sistema de gestão em novo Laboratório de Análises Clínicas. Exames que eram entregues em um mês, passam a ficar prontos em, no máximo, uma semana.

10/08 O Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa Bento XVI no Brasil, visitou o Hospital e foi recepcionado pelas funcionários e pelas Irmãs do IPMMI. Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada no Hospital, contou com palestras, sorteio e ginástica laboral para os colaboradores.

Informativo Stella Maris - Janeiro e Fevereiro de 2013 - edição n. 10


Retrospectiva 2012

Setembro

7

Outubro

14/09 Liberado o repasse de R$ 400 mil para compra de equipamentos da lavanderia e do centro cirúrgico do Hospital, advindo de emenda parlamentar do deputado federal Cândido Vacarezza (PT). Implantação do setor de Ouvidoria para críticas, elogios e sugestões dos usuários. A ouvidora Lea Maria, que atua no Stella Maris há 35 anos, atende de 2ª a 6ª feira, das 10h às 15h, próximo a Recepção.

18/10 Entrega da reforma no Pronto Socorro Infantil que melhorou o acolhimento aos pais e seus filhos. O local foi decorado com motivos infantis e ganhou novas salas de atendimento médico pediátrico. O Gerente de relações Institucionais do Hospital, Amauri Toledo, esteve em Brasília/DF em busca de verbas públicas junto aos deputados federais e senadores.

Dezembro

Novembro

08/11 Retomado o Cultivo de Horta no Stella Maris. A ação integra Projeto Socioambiental do Hospital. Parte das hortaliças são usadas para consumo interno e outra parte é doada para o Asilo Pró+Vida. Hospital reabre Centro de Estudos para auxiliar e promover o desenvolvimento de pesquisas e dar suporte técnico aos médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde.

15/12 Natal dos Colaboradores reuniu os familiares e amigos para confraternizar a data mais esperada do ano, com um delicioso almoço, sorteio de brindes e apresentações culturais. Divulgado o resultado do Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos. Crescemos na pontuação e mantivemos o Selo Prata, mas o nosso esforço e motivação valem OURO! www.hospitalstellamaris.org.br


Nossas Festas em 2012 Noite Italiana 24/03

Mais de 500 pessoas provaram o delicioso macarrão e puderam escolher entre três tipos de molho que foram preparados pelas Irmãs e colaboradores do Hospital.

Noite do Caldinho

28/04

Além da boa comida, teve ação entre amigos com sorteio de bicicleta, cafeteira e outros brindes que garantiram o divertimento e satisfação dos convidados.

Festa dos 60 anos

24/05

Muita gente bonita e alegre comemorou o aniversário do Stella Maris. De dia teve almoço especial para os funcionários e de noite um coquetel para convidados.

Festa D’Agosto

18/08

Repetimos o sucesso de 2011 e reunimos mais de 800 pessoas no gramado do Hospital. Adultos e crianças se divertiram e provaram o “arroz carreteiro”.

www.hospitalstellamaris.org.br

Informativo Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro e Fevereiro 2013  

Boletim Informativo da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro e Fevereiro de 2013. Produzido pela Agência GENTECOM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you