Page 1

São Paulo, 11 de Abril de 2011 | Edição Nº

água

news

011

papel

energia elétrica

resíduos

combustível

emissões

Nesta edição

Você sabia? • Produzir 1 tonelada de papel reciclado é muito mais econômico do que produzir a mesma quantidade de papel branco. O consumo de água diminui em 80%. Já o gasto de energia elétrica cai pela metade.

Você sabe o quanto consumimos de papel por ano? Cada pessoa consome duas árvores em papéis a cada ano, seja para escrever, usar guardanapos, embrulhar presentes. No mundo, a média anual de consumo de papel é de 56 kg por habitante. Já no Brasil, o consumo é menor: 39,5 kg por pessoa. Estamos no caminho certo, mas ainda precisamos melhorar esse número – até porque, na produção do papel branco, são usados produtos químicos altamente tóxicos que representam um sério risco para a saúde humana e o meio ambiente. A melhor solução é reduzir o consumo, reutilizar quando possível e reci clar. Hoje, o índice de reciclagem de papel no país é de 30%. A tecnologia tem nos mostrado alternativas: revistas e jornais, antes impressos, têm versões digitais e online. Além de economizar papel, é possível economizar no bolso. A assinatura mensal da versão eletrônica de um jornal chega a custar a metade da tradicional impressa. Dispositivos digitais de leitura, como Ipad e Kindle, também são opções para desfrutar da leitura de livros e periódicos. Há assinaturas de jornais e revistas feitas especialmente para esses aparelhos. O Brasil e o mundo vistos na palma da mão! Essa nova onda tecnológica contribui para o meio ambiente consumindo menos papel.

Por dentro da EDP Projeto Impressão Verde Reduzir o consumo de papel e melhorar a qualidade das impressões. Essa é intenção da área de TI (Tecnologia da Informação) com o Projeto Impressão Verde (outsourcing especializado de impressão). O piloto começa na EDP Bandeirante, em São Paulo, e depois será implantado em Vitória/ES, Tocantins e Mato Grosso do Sul. São diversos benefícios que podem ser vistos nos próximos três meses, como: • melhoria na qualidade dos sistemas de impressão; • impressão frente e verso; • serviço especializado de manutenção dos equipamentos e tonners; • destinação adequada de cartuchos e tonners. Além disso, todas as impressoras terão os recursos de cópia, digitalização, fax e impressão. O projeto conta com a nossa ajuda para que possamos reduzir o consumo de papel e tornar a EDP uma empresa ainda mais sustentável. Acompanhe a mensuração dos ganhos nos próximos meses pela intranet.

É com você Que tal entrar em uma loja de decoração ou papelaria da sua cidade e apreciar cadernos com capas trabalhadas, cestos, potes, abajures, sandálias, cartões, origamis, quadros e tantos outros produtos feitos com jornais, revistas e papéis reciclados? Você também pode aprender a fazer esses objetos pela internet. Separamos este vídeo que ensina a fazer potes com revistas antigas: http://www.youtube.com/watch?v=cZpYwxldUUA&feature=related

Nossa próxima fase é Energia Elétrica. Se você tem algum projeto de eficiência energética, geração renovável ou práticas de consumo consciente de energia, mande um email para instituto.edp@edpbr.com.br, com o assunto “econnosco”. Sua história pode estar na próxima edição.

As newsletters anteriores estão disponíveis na intranet. Caso você não tenha o fichário do econnosco, solicite o seu pelo email do Instituto EDP. Temos 90 unidades disponíveis. Jornalista responsável: Bruna Vieira Guimarães (MTB 32.441) EDP no Brasil - Geração, Comercialização e Distribuição de Energia Elétrica www.edpbr.com.br


Econnosco news  

Econnosco News 11

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you