2 minute read

Indonésia:

Formação Contínua da Pastoral da Família

Na Indonésia, os Missionários da Sagrada Família são conhecidos pela Pastoral Familiar mais do que pela missão. Por isso, não é de estranhar que em muitas das dioceses deste país pedissem pessoas para trabalhar especificamente nesta pastoral. Alguns membros da Província de Java trabalham em Tanjung Karang (Sumatra), Tanjung Selor (Kalimantan Norte), também nas Arquidioceses de Jacarta, Semarang, e um padre trabalha como secretário executivo na Comissão para as Famílias da Conferência Episcopal. Os confrades de Kalimantan trabalham na Arquidiocese de Samarinda (Kalimantan Oriental), nas dioceses de Banjarmasin (Kalimantan Sul) e Palangkaraya (Kalimantan Central). Todos são responsáveis pela Pastoral Familiar nas dioceses mencionadas. A fama de Pastoral Familiar na Indonésia atinge também os membros que trabalham nas paróquias MSF, onde é mais frequentada do que em outras que não são de nossa congregação.

Advertisement

Com esta situação sabemos que não é possível responder a todas as necessidades pastorais, sobretudo, em razão da escassez de pessoas que temos. Além disso, como Congregação Religiosa, devemos dar importância à vida comunitária, que é considerada ao enviar pessoas para a missão na Pastoral Familiar.

Levando em conta essa situação, sabemos que a formação em questões familiares é inevitável, tanto para os membros de MSF quanto para os agentes pastorais das dioceses. Estamos cientes de que nem todos os membros estão preparados nesta área para trabalhar diretamente nas dioceses, para isso, os projetos realizamos:

Formação para os seminaristas no Juniorato

Na formação inicial do Juniorato, os seminaristas devem aprofundar todas as pastorais específicas dos MSF e uma vida pastoral por um ou dois anos. Estudam os documentos eclesiais sobre família e participam na pastoral familiar nas paróquias, orientados pelo responsável por este ministério, o formador do Juniorato e os párocos. De vez em quando, algumas famílias são convidadas a compartilhar a vida conjugal com os juniores, ou o responsável da família na província lhes fornece formações ou materiais sobre os temas atuais da vida conjugal e da vida familiar.

Formação básica da Pastoral da Família

A formação básica é realizada no Centro de Pastoral Familiar em Semarang. Anualmente, é realizado um curso de duas semanas para agentes de pastoral familiar, especialmente para sacerdotes e religiosos. Os materiais pastorais são variáveis: Doutrina da Igreja, psicologia, direito, formação contínua das famílias, etc. Os palestrantes são nossos irmãos e colaboradores especialistas em várias questões familiares. Jovens sacerdotes estão participando deste curso. Este centro também realiza programas de formação para famílias: paternidade, consulta familiar, retiro da Sagrada Família, terapia familiar, etc. Os padres podem participar e estudar como administrar e realizar programas pastorais.

Formação contínua dos membros MSF

Três vezes por ano, as equipes de Pastoral Familiar da província participam do Fórum de Pastoral Familiar, que dura duas horas e consiste em palestras de especialistas em questões matrimoniais e familiares, além de painéis. Este fórum é um site para membros MSF (Java e Kalimantan) que trabalham na diocese (conferência para compartilhar materiais, atividades ou estudar juntos). Este ano, temos 3 temas: A saúde mental como desafio pastoral, a pastoral da pessoa idosa e o papel da família na formação dos seminaristas.

A Província de Java também prepara alguns membros para estudar a especialidade de Pastoral Familiar na Indonésia ou no exterior (Roma ou Filipinas) em vários campos de estudo.

Sabemos que a Pastoral Familiar não é dar algo, é caminhar juntos, como diz o Papa Francisco. Para caminhar, temos que saber para onde temos que ir. Para acompanhar, temos que saber como. O Ministério da Família é trabalho de todos.

Faça o que Jesus lhe diz!

1. Cantando:

Ouça ou cante uma canção para a Virgem.

2. A Palavra ilumina nossa realidade

Leia o Evangelho de João 2, 1-12 (As Bodas de Caná)

Para refletir:

• O que acontece nesta festa?

• Qual é a atitude de Maria e Jesus?

• Qual é a mensagem deste texto para nós hoje?