3 minute read

Bebel participa das comemorações do Dia da Mulher, com o presidente Lula

> Evento foi marcado por anúncios de medidas e ações em prol das mulheres, entre eles a igualdade salarial

A deputada estadual Professora Bebel (PT), que também é presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paul), juntamente com mulheres líderes de movimentos populares e organizações femininas, ministras, secretárias, sindicalistas e personalidades, participou nesta manhã de quinta-feira, 8 de março, em Brasília, no Palácio do Planalto, da celebração pelo Dia Internacional das Mulheres, marcado por anúncio de ações para garantir direitos das mulheres.

Advertisement

O evento teve a presença do presidente Lula, e da ex-presidenta Dilma Rousseff, e todas as 11 ministras de Estado estiveram presentes, além das presidentas dos bancos federais e autoridades do governo federal. A secretária para Assuntos da Mulher da Apeoesp, Suely Oliveira, também participou da solenidade.

Na solenidade, em que houve depoimentos importantes e emocionantes que contam a história de dificuldades, desafios e avanços da mulher, a ex-presi-

> “Estão de volta as políticas públicas para as mulheres”, anuncia Bebel denta Dilma Roussef, recebeu “justíssima salva de palmas”. “Foi um momento importante de reafirmação de todos os compromissos e lutas das mulheres por igualdade e justiça”.

Durante o evento, sob o lema de respeito às mulheres, o presidente Lula anunciou uma série de medidas e programas, ressaltando-se o projeto de lei que garantirá igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função. Entre as medi-

Premia O

Prefeitura presenteia vencedores do “Prêmio Professor Nota 10”

A Prefeitura de Itapevi realizou a cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio Professor Nota 10. Um carro 0 km para o melhor projeto e mais R$ 27 mil para os 9 finalistas. O evento aconteceu na Escola do Futuro de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano.

Neste ano, participaram do concurso professores de 32 escolas da rede municipal com projetos educacionais originais e inovadores. O tema “A importância do trabalho com as Habilidades Socioemocionais e a Cultura Digital na Recuperação das Aprendizagens”, voltado à Educação Infantil (Berçário, Maternal, Pré 1 e Pré 2), Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano) e Ensino Fundamental I (4º e 5º ano). A grande vencedora foi a professora de Ensino Fundamental I (1º,2º e 3º anos), Fabiana Oliveira Lima Gualberto, do Cemeb Jornalista João Valério (Amador Bueno), com o projeto “Geração Consciente e Empreendedora – Ressignificando a Aprendizagem Interdisciplinar”.

das estão:

• Linhas de crédito do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES para empreendimentos liderados por mulheres.

• Investimentos no desenvolvimento agrário com as mu-

Revis O

lheres.

• Lei da igualdade salarial entre os gêneros, garantindo a obrigatoriedade do pagamento de salário igual para trabalho igual.

• Ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), voltada à eliminação do assédio e violência no mundo do trabalho.

• Casas da Mulher Brasileira 24 horas para abrigar mulheres vítimas de violência 24 horas em todo o Brasil.

• Instituir o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça.

• Promoção da igualdade de gênero e raça.

• Construção de creches para assegurar direitos das crianças e das mães trabalhadoras.

“Como várias oradoras e o presidente Lula disseram durante a ato, estão de volta as políticas públicas para as mulheres. E vamos seguir avançando”, disse Bebel.

Escrito por Vanderlei Zampaulo

Ministro da Educação não considera revogar o Novo Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a Reforma do Ensino Médio aprovada sob o governo de Michel Temer (MDB) não deve ser revogada, mas revisada pela gestão Lula (PT).

“Não é questão de revogar”, disse o petista. “O [Novo] Ensino Médio está em andamento. O que nós estamos colocando é criar um grupo de trabalho, que será oficializado por portaria. Vamos reunir todos os setores para discutir.”

Camilo declarou que o ‘grande equívoco’ da reforma foi não considerar o diálogo com as diversas representações e que o grupo incluirá secretários estaduais de Educação e entidades de classe, como representantes de associações de alunos e professores.

“Nós queremos fazer pesquisas, consultas online a professores e à comunidade acadêmica, fazer seminários e reunir os estudiosos para que a gente possa, numa discussão coletiva, melhorar o que puder ser melhorado no Ensino Médio.” Camilo Santana destacou também que o Novo Ensino Médio tem “pontos positivos”, como “a ampliação da carga horária e a oportunidade de você ter disciplinas complementares”. Esse processo, no entanto, “precisa ser consolidado”, segundo o ministro.