1 minute read

ONG criada por moradora de Itapevi busca transformar a vida de famílias carentes

> Comitê de Solidariedade Pela Vida nasceu em 1995 pelas mãos de Dalvani Caramez

Advertisement

Transformar vidas. Foi com esse objetivo que a moradora de Itapevi, Dalvani Caramez, criou a ONG Comitê de Solidariedade Pela Vida (@comitesolidariedade) em junho de 1995, que promove assistência às famílias carentes. Depois de 27 anos de existência, a associação atende, aproximadamente, 2 mil pessoas em diferentes projetos.

“Atendemos essas pessoas por meio da execução do Programa Viva Leite, aulas de tricô/ crochê, aulas de corte e costura, atendimentos de fisioterapia, acupuntura auricular, serviço de manicure, confecção de bichos de pelúcia e já montamos consultório dentário para atendimento à população a partir do próximo mês. Também doamos fraldas geriátricas para idosos e deficientes, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores e camas hospitalares”, explicou Dalvani.

À reportagem, ela destacou que, para manter os projetos, a ONG tem como principal fonte de renda a confecção de brindes.

“Fazemos brindes em couro para a empresa Ornare, que nos doa retalhos, e confecção de brindes para a Páscoa para a AFUPI e escolas particulares. Toda confecção de brindes gera renda para famílias que não estavam inseridas no mercado de trabalho, mas principalmente nos permitiu atingir a nossa missão de transformar vidas”, disse.

Motivação

A moradora de Itapevi enfatizou ainda que é o sentimento de gratidão que a motiva todos os dias a seguir com este projeto na cidade.

“O que me move a continuar esse trabalho, posso resumir em uma só palavra: gratidão. Eu entendo que tenho que fazer algo para retribuir tudo que essa cidade me deu e principalmente seguir o legado que meus pais nos deixaram, ou seja, servir e não ser visto”, finalizou.

Os interessados em participar das atividades da ONG precisam se inscrever presencialmente na sede, que fica na Av. Pedro Paulino 500-B, Cohab I. O atendimento acontece de segunda-feira à sexta-feira.