Page 1




Afirmativa Plural é uma publicação da Afrobras - Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, Centro de Documentação, através da: Editora Unipalmares Ltda., CNPJ nº 08.643.988/ 0001-52, Av. Santos Dumont, 843 - Bairro Ponte Pequena - São Paulo/SP - Brasil - CEP 01101-080 - Tel. (55 - 11) 3325-1000. (www.afrobras.org.br). Edição Especial Troféu Raça Negra 2012. CONSELHO EDITORIAL: José Vicente • Francisca Rodrigues • Cristina Jorge • Nanci Valadares de Carvalho • Humberto Adami • Sônia Guimarães. DIREÇÃO EDITORIAL E EXECUTIVA: Jornalista Francisca Rodrigues (Mtb.14.845 - francisca.rodrigues@afrobras.org.br).

4

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012

FOTOGRAFIA: J. C. Santos e SR Fotos. COLABORADORES: Rejane Romano, Daniela Gomes e Ana Luiza Biazeto. ASSINATURA E PUBLICIDADE: Maximagem Mídia Assessoria em Comunicação - Francisca Rodrigues - (francisca.rodrigues@ afrobras.org.br) • Tel.(11) 3325-1000. CAPA: SR Fotos. PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO: Alvo Propaganda e Marketing (revistas@alvopm.com.br) • Tel. (11) 4325-0605.





8

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 9


10

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 11




14

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Celebração da cidadania O Troféu Raça Negra 2012 promoveu no dia 19 de novembro, uma grande festa na Sala São Paulo, na capital paulista. O prestigiado “Oscar” da comunidade negra fez uma retrospectiva dos dez anos de realização do evento e homenageou Martin Luther King Jr., um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. A filha do ativista, Bernice King, recebeu em homenagem póstuma ao pai, o troféu.

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 15


16

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 17


É sempre uma satisfação renovada estar presente neste trabalho belíssimo que vem sendo feito. Um trabalho que vem mostrando seus resultados e vem frutificando ao longo do tempo. É um prazer para nós do Sistema Petrobras, participar e apoiar este tipo de atividade.

José Lima de Andrade Neto Presidente da Petrobras Distribuidora

Independente de onde nascemos, do nosso credo e da nossa raça, somos todos irmãos e responsáveis pela construção deste planeta.

Robson Rocha Presidente do Banco do Brasil

18

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Mais uma vez uma linda festa com grandes manifestações culturais, premiando aqueles que se envolvem na causa negra, na extinção, na eliminação e no enfrentamento ao racismo no nosso Estado de São Paulo e no Brasil. Um trabalho que derruba barreiras, de reafirmação da cidadania, grandioso, de inclusão de pessoas.

Eloísa de Sousa Arruda Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 19




Formidável esta cerimônia do Troféu Raça Negra, ainda mais porque escolheram homenagear Martin Luther King Jr., inclusive com a presença de sua filha Bernice King. Luther King representa os anseios maiores de toda humanidade.

Eduardo Suplicy Senador da República

22

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Vemos esta premiação com muita alegria, afinal de contas é muito importante participar do Troféu Raça Negra. Um evento muito prestigiado por toda comunidade paulista, pois faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo. Para nós, do Bradesco, é uma honra muito grande estar presente.

José Luíz Bueno Diretor de Recursos Humanos do Bradesco

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 23


Que venham mais dez, dez e dez anos de Troféu Raça Negra.

Patrícia Dejesus Atriz

Uma festa como esta de dez anos de existência do Troféu Raça Negra deve ser celebrada como uma vitória. Este é um prêmio importantíssimo para a cidade de São Paulo e para o Brasil. Esta premiação tem que se repetir por vários e vários anos. Érico Brás Ator

24

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Esta festa, este encontro é muito feliz, porque temos a oportunidade de estar com pessoas que devido às batalhas enfrentadas em suas vidas não têm tempo de se encontrar. Então, além de premiar os talentos, o Troféu Raça Negra é o momento para encontrar os amigos. Joyce Ribeiro Jornalista

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 25


Na abertura da celebração o presidente da Afrobras, organizadora do evento, José Vicente refletiu sobre a iniciativa do Troféu Raça Negra. “É uma ótima noite, a noite que convidados, autoridades e personalidades nos reunimos para celebrar a cidadania. É uma satisfação poder fazer isso na companhia de tantos amigos, de tantos artistas negros brasileiros e de tantos parceiros que se uniram para fazer desta noite e dos últimos nove anos, um dia de celebração, de reverência e de agradecimento, primeiramente a Deus pela vida, e segundo aos que nos antecederam nesta luta, pelo exemplo e pelo legado. E ao final agradecer por estarmos participando deste movimento em que o direito de cada cidadão precisa, deve e será sempre o direito de todos”, ressaltou o presidente da organizadora da solenidade. A beleza e a irreverência dos mestres de cerimônia estavam por conta dos atores Érico Braz e Patrícia Dejesus, da jornalista Joyce Ribeiro e do atleta Robson Caetano. Além disso, o evento contou com a cantora Margareth Menezes interpretando o hino nacional e a atriz e poetiza Elisa Lucinda recitando um de seus poemas. 26

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Receberam a estatueta, o ator mirim Jean Paulo Campos, Cacau Protásio, Renato Sorriso e Macau, compositor de Olhos Coloridos, sucesso na voz de Sandra de Sá; os cantores Carlinhos Brown, Martinho da Vila, o grupo de rap Racionais MC’s, os atletas olímpicos Anderson, Fofão e Fabiana, que receberam o prêmio das mãos do vice-presidente do Banco do Brasil, Robson Rocha, a jornalista Glória Maria, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, o diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Otavio Frias Filho, o Bispo Afonso Nunes, de Angola, o empresário Raimundo Nunes e a mestre Griô, Vanda Ferreira.

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 27




30

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 31


32

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 33


34

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012



36

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu

Raça Negra relembra sua

história A noite de celebração da décima edição do Troféu Raça Negra, um dos maiores eventos da semana da Consciência Negra no país, trouxe uma retrospectiva dos principais acontecimentos para a população negra no Brasil e no mundo, e também dos principais momentos das dez edições do evento.

Um dia o José Vicente teve um sonho, assim como Martin Luter king. E um sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Mas quando se sonha junto é muito melhor, e o Vicente juntou a todos nós e tornou este sonho em uma grande realidade. Benedita da Silva – Deputada Federal

Nós temos orgulho de poder ajudar e compartilhar com a Afrobras e com a Faculdade Zumbi dos Palmares, neste trabalho maravilhoso através da educação, que fomenta a igualdade, a liberdade e o progresso.

Os shows, homenageados e atrações da noite relembraram as principais mudanças que ocorreram desde o ano 2000, quando foi criado o prêmio, com o objetivo de dar visibilidade à história da resistência negra brasileira e homenagear personalidades negras e não negras que contribuem para a inclusão do negro na sociedade. Em 2004, quando São Paulo fez 450 anos e não reconheceu a contribuição do negro no crescimento da cidade, ressurgiu a premiação. Nesse ano, a Sala São Paulo passa a ser palco do evento e pelas portas da frente, mais uma vez de black tie e limousine, muitos negros lotam o templo da elite paulistana.

Murilo Portugal – Pr esidente da FEBRABAN Presidente Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 37


Em 2005, devido à necessidade de uma premiação como essa, o evento passa a ser anual e tem na brilhante noite diversos negros homenageados. Em 2006, personalidades e autoridades que investem em responsabilidade social e apoiam a causa do negro também começam a ser outorgados com a estatueta. O artista Wilson Simonal, um dos mais polêmicos e injustiçados do Brasil, foi homenageado em 2008; em 2010 foi a vez de Milton Nascimento, em 2011, Jair Rodrigues. Mas foi em 2009 que a premiação conquistou intensa visibilidade, porque entrou oficialmente na agenda da cidade de São Paulo.

Inspirado no ideal de liberdade de Martin Luther King, nasceu em 2003 a Faculdade Zumbi dos Palmares, a primeira e única Faculdade negra do país. Então, esta homenagem que se faz ao Martin Luther King é em boa hora, porque é uma revisitação não só das iniciativas da Afrobras, mas dos nossos ideais.

Antônio Pitanga – Ator

Reverenciar ícones da história do negro no Brasil e no mundo passou a ser uma tarefa indispensável para o Troféu Raça Negra, por isso em 2012, Martin Luther King Jr., através das mãos de Bernice King, sua filha, recebeu a estatueta pelo conjunto da obra.

Dez anos de Troféu Raça Negra e esta premiação que é referência no Brasil inteiro, só cresce, todos os artistas querem participar, todo mundo quer prestigiar.

Netinho de Paula – V er eador de São Paulo Ver ereador

38

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012

Para orgulho de todos que creem na equidade, seja na raça ou etnia, a décima edição contempla todo o trabalho realizado nesse período e prepara os anos que ainda virão.


A frase de Martin Luther King (I have a dream), foi a frase do século e o sonho dele se concretizou. O resultado da cidadania negra americana deve muito ao sonho do Luther King.

Elisa Lucinda Atriz e Poetisa

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 39




O Troféu Raça Negra 2012 – “I have a dream” – foi uma cerimônia elucidada pela homenagem póstuma ao ícone negro, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos e do mundo, Martin Luther King Jr. No evento, lembranças passadas e atuais de luta pela equidade foram compartilhadas por aqueles que agem para realizar o sonho que Luther King teve em meados de 1960. Após os homenageados receberem o troféu, a principal estatueta foi

42

Edição Especial

dada à filha de Martin Luther King Jr., Bernice King, em homenagem póstuma ao pai. “Quando meu pai fez o discurso ‘I have a dream’, ele não estava falando de um sonho americano, mas um sonho para o mundo. Quando ele falou para as crianças, não eram suas crianças, mas todas as crianças e jovens marginalizados e oprimidos ao redor do mundo”, afirmou Bernice. Para ela, o sonho do pai estava latente na eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, que foi uma conquista significante para a humanidade.

Troféu Raça Negra 2012

“Mas sabemos quantos afro-brasileiros e afro-americanos vivem na marginalidade e na pobreza. Nós não podemos ficar satisfeitos enquanto oportunidades educacionais não sejam iguais, com a mesma qualidade para todos. E, nas palavras da minha mãe, a liberdade nunca vai ser concedida, vamos ter de lutar por ela.” Bernice desejou forças e energias, até que a liberdade, justiça e igualdade sejam para todos os brasileiros e, em especial, afro-brasileiros. “Trabalhem e lutem juntos, não desistam”, almejou a filha de Luther King, com a estatueta em mãos.


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 43


44

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 45


A noite do Troféu Raça Negra 2012 foi marcada por dança afro e emocionantes apresentações musicais acompanhadas pela Filarmônica Afro Brasileira (Filafro) e o Coral Zumbi dos Palmares. A cantora Margareth Menezes interpretou o hino nacional, Luiz Melodia cantou “Negro Gato”, Sandra de Sá dançou com a plateia “Olhos Colidos”, Jair Rodrigues saltou do palco para cantar Cartola ao lado do público. Dona de uma voz marcante, Vanessa Jackson interpretou a

46

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


canção “I’ll be there”, de Michael Jackson, representado também por Rodrigo Teaser, cover oficial do ídolo pop, durante a perfeita encenação de “Thriller”. Rappin Hood envolveu a todos com o rap, os cantores Thulla Melo e Bukassa contaram com a percussão de Carlinhos Brown durante sua apresentação. A décima edição do “Oscar” da comunidade negra foi concluída com a participação contagiante da bateria da Vai-Vai, que ecoou o samba na grandiosa Sala São Paulo.

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 47




A homenagem ao grande Martin Luther King é um momento muito especial e minha apresentação com o musical “Negro Gato”, é uma homenagem a toda raça negra existente no mundo.

Luiz Melodia – Cantor

50

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Fico muito feliz com esta homenagem ao Macau. Todos sempre falam da música “Olhos Coloridos” como se fosse minha, mas foi ele quem me deu este presente. Obrigada Macau, obrigada Troféu Raça Negra por mais esta oportunidade.

Sandra de Sá Cantora

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 51


É um prazer estar aqui e virão mais 20 e 30 anos de Troféu Raça Negra, se Deus quiser, e eu espero estar junto com a Afrobras.

Vanessa Jackson Cantora

52

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Fico grato por participar desta décima edição homenageando ao Cartola, apenas um ano depois da linda homenagem que recebi.

Jair Rodrigues – Cantor

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 53


Para mim é uma honra estar aqui mais uma vez, num evento que tem uma importância muito grande. Que o Troféu tenha longa vida, e que grandes personalidades sejam representadas e homenageadas sempre.

Rodrigo T easer Teaser Cover Oficial do Michael Jackson

54

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Mais um ano que a Afrobras nos presenteia com o Troféu Raça Negra e ficamos felizes em ver todo o pessoal reunido. É uma oportunidade que temos de ver esta constelação de guerreiros e guerreiras negros.

Rappin Hood – Rapper

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 55


O Troféu Raça Negra faz parte da minha vida e participar desse evento para mim é uma honra.

Thulla Melo – Cantora

56

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Muito bom participar de mais um Troféu Raça Negra, ainda mais nesta festa pelos dez anos de existência desta premiação que nos une e alegra.

Margar eth Menezes Margareth Cantora

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 57





depoimentos dos patrocinadores

Temas como educação, inclusão social, desenvolvimento de pessoas e promoção da cidadania são questões que estão presentes no cotidiano do Bradesco desde a sua fundação. Patrocinar o Troféu Raça Negra mais uma vez este ano é uma excelente oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com os direitos humanos, com a promoção da igualdade de oportunidades, com a justiça social e com a valorização da diversidade.

A Ford é uma companhia multicultural que investe fortemente no desenvolvimento de talentos diversificados. Diferentes visões e culturas são fatores essenciais para o sucesso de toda empresa. Iniciativas como o Troféu Raça Negra são fundamentais para jogar luz sobre tema tão importante para reconhecer e estimular esforços nessa direção.

Adriane Rocha Gerente de Relações Corporativas Ford Brasil

Banco Bradesco

Participar de uma iniciativa como o Troféu Raça Negra reforça o trabalho da Coca-Cola Brasil pela equidade, em especial na questão étnica, mas também em favor da diversidade de forma ampla. Há seis anos apoiamos esta importante iniciativa para o desenvolvimento social, cultural e educacional do Brasil, uma premiação que se torna mais relevante a cada edição. O trabalho sério que a Afrobras realiza nos orgulha e nos motiva a continuar a parceria. Parabéns a todos pela realização de um evento forte e grandioso e também pelos 10 anos de sucesso. Continuaremos apoiando seu trabalho pelo reconhecimento àqueles que escrevem a história de um País melhor, mais justo e igualitário.

Marco Simões Vice-presidente Comunicação e Sustentabilidade Coca-Cola Brasil

Promover a diversidade é um dos pilares da gestão de pessoas do Itaú Unibanco. Somos cerca de 97 mil colaboradores e representamos um extrato da sociedade. Se ela é diversa, também seremos – e devemos ser. A diversidade faz bem e provoca o hábito saudável de rever conceitos, provocar discussões, reorganizar fluxos. A transformação faz parte do mundo e para acompanhar essas mudanças realizamos parcerias importantes, com entidades engajadas em promover a inclusão social. Por meio delas, implementamos programas exemplares, como o de Estágio para a Diversidade, cujo principal projeto é contribuir para a capacitação profissional de jovens afrodescendentes. Os resultados têm nos orgulhado muito e são fruto de um caminho que a instituição trilha há anos, pois faz parte do seu DNA.

Zeca Rudge Vice Presidente de Pessoas do Itaú Unibanco

Trofèu Raça Negra 2010

Edição Especial 61


depoimentos dos patrocinadores

Responsabilidade Social Corporativa é um tema fundamental para a Mercedes-Benz do Brasil, pois acreditamos que as atividades empresariais e o comprometimento social caminham juntos. Seguindo os princípios do Grupo Daimler, valorizamos e contribuimos com a diversidade: a união de diferentes pessoas, culturas e condições sociais. Por isso, nossa parceria de quatro anos com a Afrobras é tão importante. Parabéns pelos 10 anos de sucesso do Troféu Raça Negra e também pela iniciativa com a Faculdade Zumbi dos Palmares junto às empresas. A Mercedes-Benz está muito orgulhosa em contribuir com essa nobre causa.

Mercedes-Benz do Brasil

Participar de uma iniciativa como oTroféu Raça Negra, demonstra a preocupação permanente da TBE em apoiar atividades que promovam a diversidade brasileira. Nossa atuação profissional nas cinco regiões do país nos possibilita enxergar um Brasil cada vez mais plural.

TBE

62

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012

Fiquei honrado por mais uma vez ter sido convidado a participar da 10ª Edição do Troféu Raça Negra. Primeiro, pela bela homenagem a Martin Luther King, um importante líder no combate à desigualdade nos Estados Unidos. Sua filha, ao receber o prêmio, destacou que o sonho que ele tinha de ver uma sociedade igualitária não era apenas para os americanos, mas para todo o mundo. Em seguida, por ter celebrado o reconhecimento de profissionais que contribuem para uma sociedade mais plural e democrática. Promover a equidade racial também é recuperar a história e valorizar a relevante participação da população negra na construção de nosso país. É importante salientar que o respeito à diversidade humana e cultural é um valor do Sistema Petrobras, que, em sua Política de Responsabilidade Social, adota como princípio a promoção dos direitos humanos e da cidadania. Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Petrobras Distribuidora aderiu à 4ª Edição do Programa Próequidade de Gênero e Raça com ações que valorizam e promovem a diversidade, dentro e fora da Companhia.

José Lima de Andrade Neto Presidente da Petrobras Distribuidora


Ganhadores do Troféu (por ordem alfabética)

Anderson de Oliveira Atleta do Vôlei

Bernice King

Filha de Martin Luther King Jr.

Bispo Afonso Nunes

Bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Angola)

Cacau Protásio Atriz

Carlinhos Brown Cantor

Fabiana

Atleta do Vôlei

Fofão

Atleta do Vôlei

Glória Maria Jornalista

Jean Paulo Campos Ator

Luiz Fux

Ministro do Supremo Tribual Federal

Macau

Compositor

Mano Brown Rapper

Martinho da Vila Cantor

Otávio Frias Filho

Diretor de Redação do Jornal Folha de S. Paulo

Raimundo Nunes Empresário

Renato Sorriso

Personagem do Carnaval Carioca

Vanda Ferreira Mestra Griô

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 63


Estou muito feliz de estar aqui recebendo o Troféu Raça Negra. Eu, um ator mirim, tão pequenininho e um troféu da minha cor, é uma alegria. Jean Paulo Campos - Ator

64 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




Quando meu pai fez o discurso ‘I have a dream’, ele não estava falando apenas de um sonho americano, ele estava falando de um sonho para o mundo... ...Nós não podemos estar satisfeitos enquanto oportunidades educacionais não sejam iguais e com a mesma qualidade para todos os cidadãos. Lutem juntos, e não desistam.

Bernice King

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

65


Acho esta festa formidável! Eu fico muito feliz como negro brasileiro por ter construído uma história no esporte. Anderson de Oliveira - Atleta do Vôlei

66 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




Eu, que tenho uma participação muito ativa no movimento negro e lutei bastante para a instituição das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, me sinto honrado com esta homenagem.

Luiz Fux - Ministro do Supremo Tribunal Federal

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

67


Penso que o Troféu Raça Negra é uma providência divina que se concretiza, por isso viemos aqui para participar com toda alegria.

Bispo Afonso Nunes - Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Angola

68 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




O que acontece atualmente nas cerimônias do Troféu Raça Negra, há bem pouco tempo era impensável. Hoje minhas filhas sabem que a mamãe delas saiu de casa para receber um troféu em homenagem a raça negra e para elas é natural. Isso não tem preço.

Glória Maria - Jornalista

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

69


Agradeço a minha mãe, a quem dedico este troféu, a Deus e a algumas pessoas que sempre estão ao meu lado, me apoiando nesta profissão.

Cacau Protásio - Atriz

70 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012



””



Muito obrigado a todos por esta grande homenagem que estou recebendo em nome de todos os que trabalham pelos benefícios que desfrutamos agora.

Raimundo Nunes - Empresário

72 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




Que este amor que reina em nossos corações hoje nos faça melhor a cada dia. Sou negro e a África me fez miscigenado. Muito obrigado.

Carlinhos Brown - Cantor

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 73




Obrigado por esse troféu, pelo fato de eu estar aqui diante de tanta gente consciente, fazendo valer a nossa cultura, o nosso empenho e a nossa luta. Macau - Compositor

74 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




Sem dúvida, eu acho que o ‘efeito exemplo’ é o melhor tipo de força para possibilitar mudanças na sociedade. Eu acredito que as pessoas que se formam pela Faculdade Zumbi dos Palmares trazem todo um simbolismo em termos de exemplo, que é útil para todo o mundo. Em nome da Folha de S.Paulo, jornal que vem acompanhando essa história de sucesso dede o início, muito obrigado.

Otávio Frias Filho - Diretor de Redação do Jornal Folha de S. Paulo

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

75


Vejo as premiações do Troféu Raça Negra como um crescimento e uma evolução muito grande da nossa raça. Este é o momento onde temos mais consciência dos nossos valores, de tudo aquilo que já foi feito e das pessoas que lutam pela nossa raça.

Fofão - Atleta do Vôlei da Seleção Brasileira

76 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




Eu agradeço primeiramente a Deus e depois aos meus pais e a Afrobras por esta homenagem. É muito bom saber que estou servindo de referência para tantos outros negros e negras.

Fabiana - Atleta do Vôlei da Seleção Brasileira

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

77


O Troféu Raça Negra é a festa do ano para nós que trabalhamos, nós que somos negros de raça e de vivência. Para mim, particularmente, é uma oportunidade de encontrar pessoas das quais sou fã.

Mano Brown - Rapper

78 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




É emocionante constatar que o Troféu Raça Negra cada vez fica mais forte. Então, estar presente é muito bom, é fantástico. Luther King é um dos expoentes da cultura negra, da raça negra mundial. Luther King teve um sonho e há muito tempo eu também tive um sonho de ver uma noite como esta.

Martinho da Vila - Cantor

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

79


Eu acredito muito que é em cima do povo negro humilhado, crucificado, que vai surgir a paz universal e o reconhecimento à raça humana.

Vanda Ferreira - Mestra Griô

80 Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012




Em momentos como este me sinto honrado em ter nascido no Brasil.

Renato Sorriso - Personagem do Carnaval Carioca

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial

81


82

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 83


O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra foi um dia histórico na Faculdade Zumbi dos Palmares. Com a presença da filha de Martin Luther King Jr., Bernice King, a instituição de ensino superior realizou o I Seminário Internacional do Observatório do Negro

84

Edição Especial

Troféu Raça Negra 2012


Um total de 11 universidades norte-americanas, a sua maioria historicamente negras, órgãos governamentais e instituições do terceiro setor participaram do evento que reuniu também a imprensa e alunos da Zumbi. Os alunos das universidades internacionais participaram de mesas de discussões com alunos e professores da Faculdade Zumbi dos Palmares onde tiveram a oportunidade de trocar experiências. A diretora da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Rosane Mendonça, aproveitou a ocasião para anunciar o resultado da pesquisa sobre a nova classe média brasileira com um recorte sobre a população negra.

Troféu Raça Negra 2012

Edição Especial 85


“Nos últimos 10 anos, da população que entrou para a classe média brasileira 75% são negros e 25%, brancos e amarelos. Isso quer dizer que, de cada 100 pessoas que entraram na classe média de 2001 a 2011, 75 eram negras e 25, brancas. A entrada maciça de negros fez com que a participação desse grupo na classe média brasileira subisse de 38%, em 2002, para 51%, em 2012”, explicou. O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, ressaltou que apesar das boas novas ainda é preciso muito empenho para mudar a atual situação. “Apesar dos dados sobre o novo perfil da classe média brasileira demonstrarem que houve um processo de ascensão da parcela da população negra e mais igualdade de oportunidades, ainda há muito a ser feito pela redução das desigualdades no País, como por exemplo, investir na educação de qualidade”, enfatizou o reitor. Além disso, o Dia da Consciência Negra na Zumbi foi escolhido para anunciar convênios da Defensoria Pública de São Paulo e do CNPq com a faculdade. A ouvidora da Defensoria Pública, Luciana Zaffalon, anunciou o compromisso de desenvolver a democratização de acesso à justiça da população negra e ampliar o trabalho em conjunto com alunos da Zumbi. E o diretor do CNPq, Guilherme Sales de Mello, anunciou que o órgão vai destinar 15 bolsas de estudopara pesquisadores da Faculdade Zumbi dos Palmares. “A nossa motivação é muito boa porque nós vislumbramos e temos certeza que a Faculdade Zumbi dos Palmares vai conseguir cumprir todos os objetivos destas bolsas que se destinam a colocar os alunos para pesquisar em assuntos de suas áreas de conhecimento juntamente aos professores. E não temos dúvida que a faculdade vai colocar os alunos para trabalhar!”, disse o diretor do CNPq. Com certeza o ponto alto do dia 86

Edição Especial

de reflexões ao herói zumbi foi a palestra com a filha do líder negro, Martin Luther King, a Dra.Bernice King, que reuniu-se com mais de 300 alunos e convidados. Artistas e personalidades das mais distintas áreas participaram do seminário, tais como a repórter da TV Globo, Maria Júlia Coutinho, a atriz Zezé Mota e o atleta Robson Caetano, entre outros. Bernice encerrou o I Seminário Internacional da População Negra pedindo que o Brasil se una às comemorações mundiais pelas cinco décadas de luta pelos direitos civis dos negros e pela igualdade racial.

Troféu Raça Negra 2012

Emocionada, a filha de Luther King lembrou a plateia de jovens estudantes, que seu pai começou a luta pelos direitos dos negros aos 26 anos e falou sobre sua participação no seminário. “Minha presença nessa faculdade significa que meu pai tenha feito algo para realizar o sonho de todos vocês. Significa que estamos no caminho certo.” Ao final todos, Bernice, artistas, alunos internacionais e da Zumbi, se reuniram no salão de eventos da faculdade e juntos degustaram uma feijoada planejada pelos alunos da instituição, que contou ainda com a participação de apresentações musicais.



Troféu Raça Negra 2012 Realização:


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.