3 minute read

Editorial

CINDACTA I

Uma história inovadora marcada pelo crescimento e modernização a serviço do País

Chegamos a mais um marco em nossa história.

Completamos, no dia 22 de outubro de 2021, 45 anos de existência, em uma trajetória de grandes conquistas e realizações.

Criado a partir de uma ideia revolucionária e desafiadora, a concepção de união entre as tarefas de Controle do Tráfego Aéreo e Defesa Aérea, utilizando a mesma cadeia de infraestrutura, num único e complexo sistema de gerenciamento, mostrou-se extremamente eficiente e eficaz, levando nosso País a uma posição de destaque no cenário aeronáutico mundial.

O pioneirismo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) é uma das mais marcantes características de nossa organização.

Possuímos um papel de destaque no âmbito nacional e internacional e recebemos em nossas instalações, ao longo dos anos, um número expressivo de visitas de todas as partes do mundo, interessados em conhecer este Centro que une o Controle do Espaço Aéreo e a Defesa Aérea do nosso território.

Diante do complexo cenário que o mundo enfrenta na luta contra a pandemia da COVID-19, foram muitos os desafios e, apesar de tudo, o CINDACTA I não deixou de cumprir sua missão. Tivemos grandes conquistas e avanços alcançados com o trabalho e dedicação incessante de nossos integrantes, distribuídos na Sede e por oito Estados, em 20 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo.

Dentre os vários projetos realizados nos últimos anos, podemos destacar a implementação da Setorização Vertical na FIR Brasília, possibilitando uma grande ampliação da capacidade de absorver

a demanda do tráfego aéreo, além do início das operações paralelas simultâneas de pouso e decolagem, no aeroporto Juscelino Kubitschek. Concluímos, ainda, a implantação da nova versão do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios Operacionais (SAGITARIO) e substituição das consoles operacionais, a ampliação da capacidade de atendimento do Sistema de Tratamento de Mensagens ATS (AMHS), além da modernização das instalações e de diversos equipamentos, destacando-se a nova KF da Sede.

O apoio ao homem foi foco de diversas ações e investimentos, principalmente, pela presença maior nos Destacamentos, por meio do Serviço Social e Médico, além de recuperação das instalações administrativas, técnicas e operacionais. A Seção de Engenharia atuou na recuperação da estrutura básica, como fornecimento de água e energia, além dos Próprios Nacionais Residenciais (PNR) que atendem ao efetivo destacado. Todos esses investimentos continuarão pelos próximos anos, como parte de um grande projeto iniciado em 2019.

Esses projetos, dentre tantos outros conduzidos pelo CINDACTA I, foram possíveis graças à determinação, profissionalismo e integração de nossos militares e civis.

Portanto, renovo aqui meus agradecimentos a cada um de nossos integrantes de nossa Organização, pelo sucesso dessas conquistas e pelo empenho para fazer frente aos desafios apresentados ao longo dos anos.

Agradeço ao DECEA por todo o apoio despendido, que nos proporciona o suporte necessário para o cumprimento de nossa missão.

É uma honra poder comandar essa importante e estratégica Organização. Tudo isso somente é possível com o apoio, a dedicação e o comprometimento dos meus comandados, na busca pela excelência dos serviços prestados pelas áreas operacional, técnica e administrativa. Muito me orgulha estar, com os Senhores e Senhoras, à frente desta missão.

Nesta edição especial em comemoração aos 45 anos do CINDACTA I, os leitores poderão conhecer mais profundamente nosso trabalho e constatar um ciclo de crescimento e modernização que nunca deixou de existir, desde a sua ativação em 22 de outubro de 1976.

Tenham uma boa leitura!

Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes Araujo Comandante Interino do CINDACTA I

Moeda Comemorativa aos 45 anos do CINDACTA I