Page 1

Critérios de Avaliação – 2014/2015

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS GRUPO DE RECRUTAMENTO 510 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE FÍSICA E QUÍMICA A (10º e 11º) e FÍSICA A (12ºano)

ENSINO SECUNDÁRIO 2014/ 2015

I - AVALIAÇÃO FORMATIVA Os objetivos das disciplinas lecionadas pelos professores deste Grupo contemplam, de uma maneira integrada, o desenvolvimento de atitudes e competências, para além da aquisição de conhecimentos. A avaliação formativa é encarada como um processo contínuo nas atividades de ensino aprendizagem e tem como finalidade verificar em que medida cada aluno vai atingindo os objetivos da disciplina. Neste tipo de avaliação privilegia-se a observação sistemática dos sucessos e dificuldades de cada aluno, detetando os desvios e tentando corrigi-los através da prática letiva e incentivando o aluno para um trabalho pessoal mais aprofundado. Para além da observação direta poderão ser usadas algumas fichas de trabalho. II - AVALIAÇÃO SUMATIVA A avaliação sumativa tem como finalidade verificar o estado do aluno relativamente ao seu desenvolvimento e aquisição de conhecimentos de uma forma objetiva. Neste tipo de avaliação é dado maior peso às classificações obtidas nos testes escritos realizados em momentos marcados, não deixando, porém, de ter em consideração os dados da observação direta e as várias atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina.


Critérios de Avaliação – 2014/2015

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE FÍSICA E QUÍMICA A (10º e 11º) e FÍSICA A (12ºano)

Domínios a avaliar

Ponderação %

Instrumentos de avaliação

Cognitivo   

Adquirir conceitos Compreender/Aplicar teorias ou leis à luz do conhecimento científico actual Pensar de uma forma criativa e crítica (resolução de problemas) Em conformidade com os Objetivos Gerais de Aprendizagem e Competências, constantes no Programa da disciplina de Física e Química A.

Fichas de Avaliação Teóricas 65% 95 Fichas de Avaliação práticas Relatórios Questões Aula Lista de verificação do trabalho realizado em contexto de aula teórico - prática/Laboratorial 30%

Preparação pré-laboratorial, execução experimental, registo das observações efetuadas, tratamento de dados e cumprimento das regras de segurança.

Comportamental    

Expor ideias com fluência e argumentação e possuir poder de análise e de síntese. Desenvolver a comunicação oral e escrita, utilizando diversos suportes. Desenvolver atitudes sociais e científicas (curiosidade, perseverança, respeito por pessoas e normas, responsabilidade, interesse/empenho, consciencialização pessoal e social) Desenvolver a criatividade e espirito crítico.

Listas de verificação 5% 5

*No caso de não ser avaliado algum destes itens, a classificação será distribuída pelos outros parâmetros de forma equitativa.

Fqef  

http://portal.aepinhel.org/images/Alunos/criterios/FQeF.pdf

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you