FI_SIV_03

Page 1

Folha

informativa equiparedaccao@aefp.pt Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Folha informativa IV Série n.º 3

EDITORIAL - “É a comunicar que nos unimos…” Numa organização com a dimensão da nossa, a comunicação é absolutamente fundamental para que exista coerência na acção e para que se criem sentimentos de unidade e pertença. Estão criados canais internos de comunicação que não podem deixar de ser utilizados sob pena de total ineficácia. A Folha Informativa foi criada para divulgar as actividades e iniciativas de todos os professores e alunos do Agrupamento e destinase, essencialmente, à comunidade escolar. Para além da divulgação, constitui já um histórico dos últimos anos de actividade e, ter história, é ter memória, uma memória colectiva que nos confere uma identidade. Convido a que visitem, no portal do Agrupamento, a página da Folha Informativa, onde poderão consultar as várias FI desde 2007. Porém, a FI vive dos contributos de cada um. Não basta reconhecer a importância da existência deste canal de comunicação, é preciso participar divulgando as iniciativas que cada um (professores, funcionários, alunos e pais) desenvolve. A algumas das notícias é, depois, dada uma maior visibilidade exterior através do Jornal Notícias do Bombarral.

«Se programarmos e desenvolvermos as nossas actividades tendo em mente que as vamos divulgar e que essa divulgação será parte do sucesso da actividade, encontraremos uns breves momentos para partilhar com todos o que foi importante apenas para alguns.» Devo confessar que é com alguma tristeza que consulto, frequentemente, a nossa página no jornal local. São tantos os acontecimentos e iniciativas que ocorrem diariamente no nosso Agrupamento, são vários os projectos em que participamos e que deveríamos dar a conhecer à comunidade - para que saibam que fazemos muitas coisas boas e bem feitas, para que tenham uma imagem positiva do nosso Agrupamento. E o que se publica, com alguma frequência, é o resultado da boa vontade de alguns, os quais contribuem com poemas ou com artigos sobre temáticas específicas, por vezes de grande extensão, para que a página possa ter algum conteúdo. Bem sei que tudo requer tempo e que ele nunca chega. Porém, acredito que se programarmos e desenvolvermos as nossas actividades tendo em mente que as vamos divulgar e que essa divulgação será parte do sucesso da actividade, encontraremos uns breves momentos para partilhar com todos o que foi importante apenas para alguns. Emanuel Vilaça Director do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Folha

infor mativa equiparedaccao@aefp.pt

Março de 2011

O Plano Tecnológico da Educação (PTE) Plano Tecnológico da educação (PTE) é o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas, aprovado em Setembro de 2007 pelo Governo. “O PTE interliga de forma integrada um esforço ímpar na infraestruturação tecnológica das escolas, na disponibilização de conteúdos e serviços e em linha e no reforço das competências TIC de alunos, docentes e não docentes. Com o PTE, as escolas portuguesas estão a transformar-se em espaços de interactividade e partilha sem barreiras, preparando as novas gerações para os desafios da sociedade do conhecimento. A ambição do PTE é a de colocar Portugal entre os 5 países europeus mais avançados em matéria de modernização tecnológica das escolas até 2010”

Uma das várias iniciativas que tem sido desenvolvida pelo PTE é o Kit Tecnológico – Computadores, Videoprojectores e Quadros Interactivos: visa aumentar o parque de equipamentos informáticos das salas de aula, com vista a permitir práticas pedagógicas mais inovadoras e interactivas, pressupõe que haja 2 alunos por computador, 1 Videoprojector por cada sala de aula e 1 Quadro Interactivo por cada 3 salas de aula. A implementação desta iniciativa ocorreu no final do mês de Dezembro na escola sede do Agrupamento. Neste momento além das condições a nível físico que a escola possui e que serão excelentes no final da 2ª fase de obras que estão a decorrer no edifício, temos ainda excelentes condições a nível tecnológico, que contribuem para que esta escola, cada vez com melhores infraestruturas, seja uma escola cada vez com mais qualidade. A implementação do actual Plano Tecnológico da Educação permite e facilita a generalização à utilização, desenvolvimento e partilha de conteúdos, o que acarreta grandes desafios e, simultaneamente, um enorme salto qualitativos quer nas metodologias de ensino/aprendizagem, quer nas metodologias de estudo. A utilização crescente no Agrupamento de plataformas de conteúdos trabalhadas pelos professores e pelos alunos, já é disso um exemplo actual. A constante disponibilidade de aprendizagem contínua dos nossos professores demonstra a sua enorme capacidade adaptabilidade, dedicação e aposta no crescimento e desenvolvimento intelectual dos nossos jovens. Esta é, sem dúvida, uma área de oportunidade que a Escola irá certamente aproveitar e que será de enorme benefício para toda a nossa comunidade educativa. As professoras Ana Carvalho e Patrícia Lopes Equipa PTE


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.