Issuu on Google+

folha.informativa@esb.pt Escola Secundária c/ 3.º Ciclo de Bombarral  Folha informativa n.º 03

Vamos ter uma Avaliação Externa

Janeiro de 2008

Página na Internet para Pais e Encarregados de Educação (continuação)

No âmbito do programa de avaliação externa das escolas que está a ser levado a cabo pela IGE (Inspecção Geral da Educação) vão ser avaliadas, no presente ano lectivo, 276 unidades escolares. A nossa Escola disponibilizou-se para se sujeitar a esta avaliação que decorrerá durante dois dias (23 e 24 de Janeiro) e cuja metodologia principal consiste em entrevistas em painel. Os painéis são bastante diversificados, procurando envolver representantes de toda a comunidade educativa. A avaliação terá ainda como base um conjunto de documentos elaborados para o efeito (relatórios, dados estatísticos, etc.) e a análise dos documentos estruturantes da actividade da Escola (Projecto Educativo, regulamento Interno, Projecto Curricular, etc.). Este processo ocorre em simultâneo com um esforço acrescido por parte da Escola no sentido de sistematizar e implementar mecanismos de avaliação interna que conduzam a resultados fiáveis e geradores de dinâmicas de melhoria. Como é referido pela própria IGE, “espera-se que o processo de avaliação externa fomente a auto-avaliação e resulte numa oportunidade de melhoria para a Escola”. Acrescentando que, “ao identificar pontos fortes e fracos, bem como oportunidades de desenvolvimento e constrangimentos, a avaliação externa oferece elementos para a construção ou aperfeiçoamento de planos de melhoria e de desenvolvimento de cada Escola, em articulação com a administração educativa e com a comunidade em que se insere”. Prof. Emanuel Vilaça , P.C.E. .

Página na Internet para Pais e Encarregados de Educação No site da nossa Escola há, agora, uma área destinada aos Pais e Encarregados de Educação. Com a criação desta página pretendeu-se facilitar o acesso dos mesmos à informação disponível no site da Escola e, consequentemente, melhorar a comunicação Escola / Pais.

(continua)

Nesta nova área foram, ainda, introduzidas algumas novidades. Exemplo disso é a informação sobre a constituição dos vários órgãos escolares e dos representantes dos Encarregados de Educação nesses órgãos. Há, ainda, um acesso directo a informações sobre a Acção Social Escolar, horários dos serviços, horários de atendimento dos Directores de Turma, uma caixa de sugestões e outras funcionalidades. À página pode chegar-se através do site oficial da Escola (www.esb.pt) ou directamente em http://w2.esb.pt/pais.

Teatro – Debate no Auditório da Caixa Agrícola: «Nem Muito Simples, Nem Muito Complicado»

No âmbito do projecto «Escola Promotora de Saúde» os alunos do 10º ano de escolaridade assistiram, em Dezembro, a uma peça de teatro-debate que procurou esclarecer algumas dúvidas dos adolescentes na área da Educação Sexual. A peça, levada à cena pela Companhia de Teatro Usina, de Leiria, decorreu no novo Auditório da Caixa Agrícola do Bombarral e contou com a participação entusiasmada dos alunos daquele nível de escolaridade. De um modo geral a peça foi considerada muito interessante e lamentou-se o facto de actividades dirigidas a este tema não serem tão frequentes como seria desejável.


folha.informativa@esb.pt Escola Secundária c/ 3.º Ciclo de Bombarral  Folha informativa n.º 3

. Notícias da Biblioteca: O Livro do Mês

Bichos de Miguel Torga foi, pelo segundo mês consecutivo, a obra mais requisitada na Biblioteca Escolar. Editado pela primeira vez em 1940, o primeiro livro de contos do autor transmontano, conheceu sucessivas edições (mais de vinte) e foi traduzido em diversas línguas. Constituída por catorze contos, esta “pequena arca de Noé”(nas palavras do autor) dá-nos a conhecer personagens tão singulares como o cão Nero, o macho Morgado ou o galo Tenório, “ bichos” que se humanizam e nos transmitem a sua dor, a sua alegria, a sua coragem ou a sua tristeza. Por sua vez, personagens como o senhor Nicolau ou o pastor Ramiro são homens que se tornam “ bichos”, lutando arduamente pela sua sobrevivência. A obra retrata fielmente o ambiente rural de Trás– os–Montes, a rudeza da vida e a ligação entre o Homem e a Terra, marcos que acompanham toda a prosa do autor. Nascido em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), em 12 de Agosto de 1907, Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, é um dos nomes maiores da Literatura Portuguesa do século XX. Em 1928, publica Ansiedade, obra poética que assinala o início de uma vasta produção literária que inclui géneros como o conto, a poesia, o romance, o teatro e sobretudo os Diários, com dezasseis volumes publicados. Proposto três vezes para o Prémio Nobel da Literatura, Miguel Torga recebeu vários prémios nacionais e internacionais, prova do reconhecimento da sua relevante criação literária. Para além de Bichos – cota 82/43, nº de registo 223, a Biblioteca Escolar dispõe ainda das seguintes obras de Miguel Torga: Lavrador de Palavras e Ideias (Antologia) – cota 82/155, nº de registo 1409 O Porto – cota 82/192, nº de registo 2011 80 Poemas – C.D. 2/16; nº de registo 1283 Diário XII – cota 82/426, nº de registo 4432 Novos Contos da Montanha – cota 82/427,nº de registo 4433 Leitor do Mês A Biblioteca continua a atribuir um pequeno prémio ao leitor que, durante o mês, fizer mais requisições. No mês de Novembro o prémio foi atribuído a Vanessa Guerra do 11º D A aluna Mara Faustino do 11º D foi a leitora do mês de Dezembro.

Janeiro de 2008

Jornal “Factos & Feitos” O Jornal "Factos e Feitos" é uma iniciativa do Clube do Património. Trata-se de um jornal de parede, mensal e está patente para a comunidade escolar junto da Biblioteca. Com a pesquisa histórica a cargo do Professor José Carinhas, a sua redacção é feita também com a colaboração da Professora Helena Serra e dos alunos que, dentro do horário do Clube, podem participar nesta actividade. As letras que lhe dão nome saíram da ponta do lápis do hábil Professor António Carmelo, a quem agradecemos a pronta colaboração neste projecto. O "Factos e Feitos" pretende dar a conhecer como se processou a 1ª Invasão Francesa e a Resistência dos Portugueses perante a chegada dos Franceses. Se este ano se comemora o bicentenário das Invasões Francesas, a Batalha da Roliça-Vimeiro foi um dos acontecimentos que nos está mais próximo. Desta forma não nos podemos alhear da História de Portugal nem da História Local. É muito importante conhecer o passado para se perceber o presente. Desta forma mais lúdica temos esperança de cativar toda a comunidade escolar para tudo o que se passou. Para nós que a dinamizamos tem sido muito gratificante porque nos apercebemos que os alunos colam o nariz à vitrine e aprendem, divertindo-se com as notícias que vão saindo. Mais edições se seguirão ao longo dos próximos meses...basta estar atento porque ao virar da folha do calendário surgirá mais uma edição. Helena Serra Profª de História Dia Dos Namorados na ESB - Concurso

Está aberto um concurso para a elaboração de cartões alusivos à data, usando um programa informático adequado, a escolher pelos próprios concorrentes. Para o referido concurso existe um regulamento que pode ser disponibilizado pelos professores da área disciplinar das TIC. Apela-se à participação e à criatividade de todos os alunos da ESB, qualquer que seja o seu nível de frequência.


FI_SI_3