1 minute read

ES I M , P O RQ U Ê ?

mesma lógica, caso a eutanásia fosse legal, não seria correto exigir que qualquer profissional de saúde a deva exercer, conservando o seu direito à objeção de consciência.

Há ainda quem argumente que a legalização da eutanásia seria um caminho aberto para abusos, tais como a eutanásia involuntária, particularmente no contexto de falta de recursos para cuidados paliativos. Fala-se também de um possível sobreuso no acesso voluntário à eutanásia, no sentido em que qualquer um a poderia pedir, mesmo que a sua situação não fosse assim tão grave. Para ambas as questões a resposta é a mesma: a legalização da eutanásia implica também uma cuidada regulamentação e penalizações bem estabelecidas para o respetivo incumprimento , tal como todas as questões desta importância. Não se pode rejeitar uma boa medida apenas com base na

Advertisement

WMA International Code of Medical Ethics (2006) World Medical Association. Disponível em: https://web. archive.org/web/20100428131219/http://www.wma.net/ en/30publications/10policies/c8/index.html (Consultado a: 20 de Novembro de 2022).

Alexander, L. and Moore, M. (2020) Deontological ethics, Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford University. Disponível em: https:// plato.stanford.edu/entries/ethics-deontological/#PatCenDeoThe (Consultado a: 20 de Novembro de 2022).

O significado da Palavra Eutanásia. Medicina Paliativa. Disponível em: https://medicinapaliativa.pt/itools/upload/document/ blog/181227210657.pdf (Consultado a: 20 de Novembro de 2022).

Ana Fagundes