
6 minute read
Atividades de Francês e Matemática
from ArrRivar
by aearraiolos4
Texto elaborado em francês Internet: ses avantages et ses dangers
J´aime surfer sur internet parce que c´est un moyen de communication qui nous permet de rester en contact avec le monde entier et simplifier notre vie de tous les jours. De plus, c´est un outil pour la recherche d´information et on peut disposer d´un bureau virtuel (travailler à domicilie/cours en ligne), poser nos doutes/questions et trouver une page avec les réponses. Mais internet a des dangers car il y a des pièges (les cyberprédateurs et le piratage) et des informations fausses qui circulent sur le web. De plus, on ne développe pas les relations réelles. Internet peut devenir une addiction et freiner des activités saines comme le sport ou la lecture. Pour ces raisons, je pense qu´internet est importante, mais il faut l´utiliser avec précaution. Je suis rarement en ligne parce que je préfère faire du sport avec ma famille et jouer des jeux vidéo avec mes frères.
Advertisement
Samuel, 8èmeD
DIA INTERNACIONAL DA MATEMATICA

Semana da leitura
De 8 a 12 de março decorreu a semana da leitura. Iniciativa do PNL colocada no terreno pelas BE. No agrupamento de escolas de Arraiolos partilhou-se, através de um padlet, as leituras que cada um estava a fazer no momento.
https://padlet.com/ PaulaGaspar/ n1sc9i7mrbr3u3m1
As três turmas do 5º ano em aula síncrona em simultâneo juntaram-se na mesma vídeo conferência e partilharam leituras, com as três professoras de português e duas convidadas, a diretora de turma do 5ºA, Lourdes Inglês e a PB Paula Gaspar que também leram. SEMANA DA LEITURA de 08 a 12 de Março Concurso #estoualer...#português2ºciclo SIMPLES... PARTICIPA
Regulamento :
ATIVIDADES



1. Como participar:
1.1. Tirar uma fotografia do (a) próprio (a) ou de alguém a ler, sem mostrar rostos ou marcas.
1.2. Publicar aqui a foto no Google Classroom. 1.3. Cada participante pode candidatar-se com mais do que uma fotografia.
2. Os participantes garantem que as fotos submetidas são da sua autoria, inéditas, não pertencendo nem violando direitos de terceiros, designadamente de imagem e de propriedade intelectual.
3. A melhor fotografia selecionada pelas três professoras de Português de 5º ano será premiada.
4. O prémio a atribuir é constituído por um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. 5. Estarão automaticamente desclassificados os participantes que partilhem fotografias que tenham carácter ofensivo, discriminatório ou inadequado.
6. O resultado será divulgado no último dia de aulas e o prémio será entregue no primeiro dia de aulas do 3º período. Boa sorte!
Semana da Leitura Encontro de Turmas de 5º ano, na terça-feira, no dia 9 de março às 11:45. O link do "Meet" estará acessível à hora agendada, o qual vai surgir debaixo do código da Semana da Leitura no Google Classroom. 30 minutos a ler Vai buscar o teu livro, escolhe o sítio que mais gostes, bem iluminado e confortável. Senta-te e... Lê! Viaja com as personagens e entra nas suas aventuras. Bo@s leituras! O que são os livros para ti?

CURSO PROFISSIONAL (TÉCNICO DE APOIO PSICOSSOCIAL/ TÉCNICO DE INFORMÁTICA— INSTALAÇÃO E GESTÃO DE REDES)
Notícia sobre saúde oral na infância
Neste primeiro período, por causa da pandemia COVID-19, nós alunos do Curso de Técnico de Apoio Psicossocial com o apoio da Prof Clarisse Fialho nossa diretora de turma, decidimos desenvolver um Projeto de intervenção Social dentro do Agrupamento. Nesse âmbito, eu propus-me a dinamizar sessões sobre a Saúde Oral na Infância para os alunos da pré primária, e alunos do 1º ciclo. A doença oral é a quarta doença mais onerosa de tratar. A cárie dentária, que afeta 60 a 90% das crianças em idade escolar, causando milhões de faltas escolares anualmente e continuando a ser uma das doenças crónicas mais comuns. Foi uma experiencia muito gratificante as crianças, mostraram-se muito interessadas no tema, e participaram bastante. Bernardo Canelas

XADREZ EM TEMPO DE CONFINAMENTO
Ojogo presencial, o tocar nas peças, o frente a frente ao adversário, o jogo psicológico é para muitos um grande prazer mas, em tempo de confinamento tal não sendo possível houve necessidade de nos reinventar e arranjar estratégias para que o Xadrez não parasse. A professora de Xadrez criou uma equipa da nossa escola “Os Guardiões do Castelo de Arraiolos” para jogar online na plataforma Lichess.org, pois sentiu esse dever perante os alunos que gostam desta modalidade. Quando indagou alguns desses alunos sobre o que sentiam perante o xadrez obteve algumas repostas, como as seguintes: “Para mim o Xadrez é uma forma interessante de preparar a minha concentração”; “O xadrez faz com que me concentre numa só coisa e isso é bom. Ajuda a pensar nas jogadas seguintes. O xadrez não é um desporto só para nos entreter nos tempos livres, mas também para treinar o nosso cérebro.” De facto, no Xadrez qualquer um pode ganhar ou perder. Tem que se analisar muito bem as jogadas e basta uma peça mal jogada para nos fazer perder um jogo, por isso, como disseram os alunos é preciso grande concentração! Mas dá um grande prazer quando chegas ao fim e dizes Xeque-Mate!




Professora: Ana Percheiro

Filmes (em casa) O Clube de Cinema propõe,
Lista de propostas durante o ensino a distância
O SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO /CLUBE DE CINEMA PROPÕEM No âmbito da comemoração do Dia da Mulher:
Uma minissérie documental baseada no filme "Mulheres do Meu País", da realizadora Raquel Freire, por sua vez inspirado na obra "As mulheres do meu país", de 1948, da escritora Maria Lamas. São retratos e relatos de mulheres, histórias de resistência e de afirmação. Da autoria de Raquel Freire, com produção da Associação Espaços e que conta com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e da RTP. Do trabalho de pesquisa para o filme, Raquel Freire escolheu 14 mulheres que falam das suas vidas, como ultrapassam dificuldades e “como chegaram à sua emancipação”.
Cada uma destas mulheres é um país diferente e juntas constroem um fresco brilhante de coragem, força e dignidade. Mulheres que venceram as desigualdades sociais e transformam o mundo à sua volta. São mulheres do nosso país. Lúcia Vaz, empregada de limpeza, Maria do Mar Pereira, socióloga, Alice Azevedo, mulher transgénero, as irmãs Flores, artesãs do Alentejo, Leonor de Freitas, empresária, Mynda Guevara, rapper, e Adelaide Costa, engenheira do Ambiente e bombeira, são algumas das mulheres retratadas. Há uma coisa em comum entre todas elas, explica Raquel Freire: “Cada mulher tem força e a capacidade de olhar o mundo à volta, de o compreender e de o transformar. Só não faz mais, porque está absolutamente assoberbada de trabalho”.
Em articulação com o SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) do AE Arraiolos, uma conversa sobre cinema. E, em articulação com o grupo disciplinar de Filosofia, o Clube de cinema sugere um pequeno documentário sobre Ideologia, a propósito do filme Eles Vivem de John Carpenter.
Go Tell It on the Mountain
A professora Cristina Seixas sugeriu-nos este filme, inspirado no romance de James Baldwin, sobre o qual escreveu um texto. https://youtu.be/70V0MAxLSlw https://www.youtube.com/watch?v=JFLpxPVI7QE&t=185s&ab_channel=OEquadordasCoisas http://ogazzeta.blogspot.com/2020/12/se-o-disseres-na-montanha-de-james.html
Dois filmes italianos. Um é uma obra prima, o outro não. Deixamos também o link da quarentena cinéfila da Medeia filmes https://medeiafilmes.com/?fbclid=IwAR29zIW-hLlTu7b4BryhRMR1g88IZn8MEYSTJBrtFM2vihBG6pHerxktHlc https://www.youtube.com/watch?v=1kFfTHmPZtg&t=6380s&ab_channel=DiogoLima https://www.youtube.com/watch?v=alLEqEieAno&ab_channel=CinematecaBrasil
Nesta Páscoa o Clube de cinema Apresenta um anti filme-pipoca: O Cavalo de Turim, do cineasta húngaro Béla Tarr. Será um filme sobre uma Quaresma sem ressurreição? https://www.youtube.com/watch?v=uR4IdLrR3I8