2 minute read

Grand’Entrevista

MariaRufinoeGabrielaCosta

Estivemos a entrevistar o jornalista Vítor Matos, que estudou na nossa escola e veio hoje fazer umas conversas com os alunos do 7.º ano e promoveu um workshop para o clube de jornalismo.

Advertisement

Grand’Olhar - Em quantos jornais participou?

Vítor Matos - Estive um ano no Diário Económico, na revista Sábado 12 anos, 2 no Observador e estou agora, há 5 anos, no Expresso.

JG - Qualfoioseujornalfavoritoatéagora?

VM - Todos os jornais tiveram coisas boas e más.

JG - Você prefere fazer jornais em papel ou digitais?

VM - Prefiro fazer jornais em papel, porque nãoháoriscodeseperder,masgostomuito dodois.

JG - Teve muitas dificuldades em começar a suacareira?

VM - Não, não tive, formei-me e comecei logoatrabalhar.

JG - Apandemiaafetouojornalismo?

VM - Afetou porque tinha que trabalhar de casaenãopodiasair,masojornaltevemais lucronessaaltura.

JG - O que é que o inspirou para se tornar jornalista?

VM - Gostomuitode escreverequeroinformaraspessoas.

LiaBarradaseFilipaPiedade

Existem diferentes setores de trabalho na escola D. Jorge de Lencastre. Alguns são mais fáceis do que outros, mas cada um tem as suas vantagens. Mas todos eles são essenciais para garantir o bom funcionamento da escola.

Reprografia

AReprografiaéondeosalunoseprofessoresimprimemdocumentos.Ojornalfoientrevistar aSaraCarvalho,quetrabalhana reprografia, eelafalou-nossobrea suaexperiênciaprofissional. Contou-nos que quando começou a trabalhar aqui, em 2013, sentiu que foi bastante desafiante.Tevequeenfrentarváriasdificuldades,como“aprenderafazermontagensdetrabalhoseconhecerosgostosdecadaprofessor”. Elaafirmagostardetrabalharláe“umdos aspetosmaispositivosécontinuaratrabalharcomcrianças”, paraalémdejátertrabalhado emváriossetoresdaescolaeaReprografiasercomoquemaisseidentifica.

Papelaria

A papelaria é onde os alunos compram os seus materiais escolares. A senhora Teresa, que trabalha na papelaria há 7 anos, disse que foi bastante fácil começara trabalhar aqui e que gostamuito,afirmouquemesmoquepudessenãomudariadesetor.

Portaria

Aportariaéondeosalunospassamocartãoparadaraentradaesaídadaescola.Oencarregadodetrabalharna portaria éosenhorLuís,amaiorpartedosalunoscostumamdaruma grandedordecabeçaaosenhor,quetrabalhacáfaz30anos.OSr.Luísdizquegostadetrabalhar ali, mas que com o passar dos anos os alunos foram ficando cada vez mais maleducados,sendoqueelefoiumdosprimeirosporteirosaquinaescola.

Bar

Obaréondetodososalunospassamamaiorpartedetempoeondelancham. As senhoras Célia e Lina, contaram ao jornal que ambas começaram a trabalhar no bar em outubro/setembro de 2022. Também disseram que tinha sido desafiante começar a trabalharnumbarqueservemuitosalunos,porquetodostêmdiferentespersonalidades.AsenhoraLinapediuparairtrabalharparaobar,esepudesse mudarpara outraáreaseriaparaa cozinha.

Destaques

Regresso Escola Do Jornalista V Tor Matos

Quem regressou à escola foi o jornalista Vítor Matos, que estudou na nossa escola e agora é jornalista do jornal Expresso. Além de promover duas palestras às turmas E e F do sétimo ano e ter respondido às perguntas colocadas pelos alunos, dinamizou também uma oficina/ workshopparaoClubedeJornalismo. Explicou adiferençaentrereportagem,entrevistaenotícia,referiucomoéaredaçãodeumjornal,asua dinâmica e os termos mais utilizados entre jornalistas.Apartirdaídesafiouosparticipantesa serem jornalistas por uma tarde e todos meteram mãos-à-obra. Desenharam, escreveram, tiraram fotografias e o resultado foi este suplemento.

Opinião

PROVAS DE "AFELIÇÃO"

HaniellyOliveira,GabriellaSilvaeMelissaCastilho

Os alunos da Escola Básica D. Jorge de Lencastre realizaram as provas de aferição do 8.º ano e 5.º ano e fomos tentar saberassuasopiniões...

ANaomytem13anosdeidadefezprova de aferição de TIC, é do 8º ano e achou chato, não terminou a prova porque o aplicativofechou.

O Afonso tem 11 anos de idade fez uma prova de Educação Física, é do 5.º ano. Ele acha que correu bem, foi divertido, menos a parte da dança, no dia anterior correucomopaiparasepreparar.

A Fernanda tem 15 anos de idade fez uma prova de TIC, do 8º ano, achou que foichatoefácil.

OFICINAS DE PROJETOS ARTÍSTICOS (CEDARTE)

AsaulasdeCedArtesãofacultativas,porque só se inscreve quem quer, no 5.º e no 6.º ano. No 7.º já é obrigatório para todos. Nas aulas de CedArte os jovens deixam as suas ideias fluírem e “puxam pela cabeça” para arranjar soluções para as suas ideias. Aqui juntam-se alunos de diversas turmas, porque para participar é preciso estar. Na minha opinião estaárea disciplinar émuito divertida, fazemos trabalhos engraçados e felizes.Fazemoscoisasmuitoboas. Foramsessõesmuitoalegreseproveitosas.

This article is from: