Issuu on Google+


Parque Terra Mágica Florybal Onde a imaginação não tem limites Mais de 20 atrações, entre elas um Cinema 7D, divertem as famílias que visitam o parque temático, que funciona diariamente em Canela O universo do turismo da Serra Gaúcha já conhece este grande empreendimento com mais uma assinatura Florybal, o Parque Terra Mágica Florybal, em Canela. Nele acontecem experiências interativas e atrações surpreendentes, onde a força da imaginação ultrapassa a barreira do tempo trazendo o passado para bem pertinho. Conhecidos pelos seus deliciosos chocolates caseiros, que a mais de 22 anos adoçam a vida de muitas pessoas, a Florybal sempre acreditou nas várias emoções proporcionadas pelas delícias dos chocolates, e na possibilidade real de simplesmente

ser feliz! Por tal convicção decidiu transformar os sonhos mais puros em realidade. Com um empreendimento pioneiro e arrojado inaugurou, no final de 2011, o parque em uma área de 62 mil metros quadrados de muito verde, muita criatividade, muita liberdade de imaginação e de respeito ao nosso planeta, onde mais de 12 mil metros quadrados são de área natural preservada. Durante a visita, lixeiras por todos os lados garantem a limpeza do parque e a conservação da área nativa. A cada trilha surgem fascinantes caminhos pelas histórias do mundo, que vão dos mamutes aos dinossauros, dos pinguins aos felinos e muito... muito mais! A história deste parque está no coração e na memória de seus criadores que orgulhosamente falam de sua importância para a Região, “Acredito que o chocolate proporciona momentos coloridos de prazer e de alegria. A ideia de construir um parque existe há mais de cinco anos quando iniciamos com

as lojas temáticas. Desde aí eu e minha esposa começamos uma busca pelo local mais apropriado para executarmos e realizarmos esse sonho. Almejamos que cada visitante encontre seu mundo mágico, de alegria e de entretenimento, fazendo com que a criança que há em cada um de nós se sinta feliz! Queremos passar boas informações e salientar o cuidado e o respeito com o meio ambiente. Esta é a nossa prioridade!”, afirma o empresário Valdir Cardoso. Esta é uma encantadora proposta de destino para as férias na Serra, onde o visitante é recebido pelo Gigante Semeador. Fazendo sua parte no mundo, o Gigante carrega o Mundo Florybal nas costas no intuito de protegê-lo, de evidenciá-lo e de oferecêlo aos que entrarem nesse mundo mágico. Em sua mão estão sementes do bem que, simbolicamente, estão sendo jogadas à terra para que cada um dos visitantes colha sempre muita alegria, paz e diversão.

Entrada Parque Terra Mágica Florybal Gigante Semeador


Cenário Competitivo Analisando todo o mercado de entretenimento oferecido no Brasil, dentro do segmento de parques temáticos ou parques de diversões, percebemos a carência de opções oferecidas. Os mais lembrados e visitados parques brasileiros que podemos citar, são: Hopi Hari ( Vinhedo- SP), Beto Carrero World ( Penha- SC) e o Beach Park ( Fortaleza), nenhum deles apresenta a mesma proposta de entretenimento que o Parque Terra Mágica Florybal. O Terra Mágica surgiu com o intuito de não trazer apenas diversão para toda a família, ele vem com o ideal de proporcionar momentos de magia, encantamento e muito aprendizado por quem passa por entre seus cenários. A Serra Gaúcha, em particular a Região das Hortênsias é conhecida pelos seus cenários encantadores, pelas muitas fábricas de chocolates, por seu setor moveleiro e pelos seus restaurantes cheios de requinte e aconchego. O Parque Terra Mágica Florybal buscou trazer para esta região uma nova forma de lazer aproveitando-se de toda a beleza natural, incorporando a obra ao lugar. É um mercado totalmente novo para a região por este ser um local muito escolhido para viagens amorosas, famílias que são atraídas pelo clima de inverno, Natal Luz, compras- especialmente as de chocolates- entre diversas outras opções. Conseguimos atrair um público de todas as classes sociais, vários cantos do Brasil e bem diversificado (crianças, jovens, adultos e idosos) devido às várias opções de divertimento encontradas dentro do parque. Tobogãs, Cinema 7D, teleférico e passeio no Dino Móvel são algumas das mais de 20 atrações deste território mágico, e que atrai milhares de turistas todos os dias. No passeio também temos o playground, destinado às crianças, áreas de alimentação, loja da Florybal Chocolates e um teatro infantil com peças voltadas à conscientização ambiental, produzida e executada por artistas locais. Trilhas que atravessam riachos e quedas d’água naturais guiam os visitantes a cada novidade, entre elas os dinossauros animatrônicos que emitem sons e se movimentam. Frente ao meio ambiente o Parque está posicionado junto a Produção mais Limpa (PmaiL), que proporciona uma significativa redução dos impactos ambientais e respeitando a biodiversidade. As cascatas são autos sustentáveis. Placas informativas dão o nome científico das árvores, proporcionando uma aula de biologia e de respeito à natureza. O parque ainda possui um espaço exclusivo para o Teatro Ambiental, que exibe peças de conteúdo educacional sobre o meio ambiente.

Atração Vôo do Pterodáctilo


Atração Cinema 7D

Pelo fato de ter menos de 2 anos de existência, o trabalho na área de comunicação é constante. A principal ideia de seu fundador sempre foi a divulgação “ boca a boca”, para ele é através de um bom trabalho, de forma íntegra e consciente que conseguimos realizar tudo que a nossa mente possa imaginar. Através disso, uma das primeiras ações desenvolvidas foi o incentivo para que os moradores de Gramado, Canela e arredores pudessem conhecer este novo projeto trazido à cidade de Canela. Cada morador tinha o custo de R$ 5,00 para conhecer o Parque e vivenciar momentos que com certeza passariam adiante, tanto positivamente quanto negativamente. Olhando para trás pudemos observar que essa foi uma ação muito positiva, pois com a ajuda da própria comunidade conseguimos divulgar de forma bem mais massificada o que estava surgindo em um tempo razoavelmente bom.

“O parque ainda possui um espaço exclusivo para o Teatro Ambiental, que exibe peças de conteúdo educacional sobre o meio ambiente.” Além desta ação muitas outras são realizadas, a participação em feiras relacionadas ao setor de turismo em todos os estados do território brasileiro, divulgações regionalizadas com funcionários da Florybal, anúncios em revistas segmentadas, anúncios em jornais locais e regionais, projetos desenvolvidos junto às escolas da rede pública onde oferecemos a entrada ao Parque e um lanche para as crianças através de reservas de visitação (o agendamento é efetuado para crianças até o 5º ano. Para no máximo 100 crianças e 10 professores por dia, de segunda- feira à sextafeira), spots em rádios, comerciais de TV, divulgação em redes sociais e website do parque.

Atração Passeio de dinomóvel


Análise PFOA

potencialidades, Fragilidades, oportunidade e ameaças A análise ajudou e ainda ajuda o Parque Terra Mágica Florybal a identificar onde pode melhorar e o que poderá encontrar em sua jornada, avaliando de forma mais clara seu mercado como um todo.

Potencialidades:

• Criação de vários “ artistas” pelo fato de o Parque possuir um pavilhão próprio, de onde saem todas as esculturas, bonecos, estruturas da própria construção, dinomóvel... São esses colaboradores que criam as peças e transformam o Parque. • Funcionários comprometidos e envolvidos com o projeto através da capacitação da mão de obra; • Excelente reputação da marca Florybal (chocolates) no mercado; • Nenhuma ação depende de pessoas terceirizadas, o Parque oferece treinamento e ferramentas para o aprimoramento e trabalho de seus funcionários; • Os cenários interagem com o público através de dinossauros animatrônicos, sistema de luzes e som instalados por todo o Parque.

Oportunidades:

• Aumento da visibilidade da marca Florybal como um todo; • Inovação no mercado de entretenimento em frente à proposta apresentada pelo Parque; • Referência no quesito de empreendimento sustentável e de grande responsabilidade social.

Fragilidades:

• Pouco tempo no mercado de entretenimento; • Necessidade de investimento e adaptação para o novo mercado (antes seu fundador atuava apenas no ramo de chocolates).

Ameaças:

• Proposta nova oferecida à Região, exigindo uma comunicação muito eficiente no quesito informação ( atrações, funcionamento...) e como este empreendimento é incorporado junto ao cenário local.

Você está preparado?


Objetivos estratégias de Marketing de Marketing Com base nos resultados da análise das potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças (PFOA), o Parque Terra Mágica Florybal chegou à seus Objetivos de Marketing. Usando a seu favor a reputação de sua marca já muito conhecida pela fabricação de chocolates, seu fundador pôde perceber que estava diante de uma grande oportunidade de mercado. Naquele momento os objetivos para a realização do projeto foram estabelecidos. São eles: • Lançar um parque diferenciado dos conhecidos no Brasil, onde a criança, o jovem, o adulto, o idoso possa deparar-se com vários momentos da história da humanidade, voltando a tempos remotos através do território dos dinossauros, passando pelos primatas e aldeia dos índios, vivenciando momentos mágicos e de muito aprendizado; • Proporcionar bem estar e encantamento aos visitantes, para isso uma das primeiras tarefas foi iniciar a fase de pesquisa para a criação da identidade visual do Parque que deveria transmitir toda a fantasia que o local proporciona à seu público, o arquétipo utilizado foi o de explorador; • Inserir o serviço no contexto atual da região, como é uma nova proposta de mercado foi inicialmente seguida a estratégia de divulgação “ boca a boca” como forma de atrair o público local tornando o Parque conhecido primeiro pela sua comunidade; • O objetivo inicial é tornar o parque conhecido para depois poder torná-lo rentável, para isso foi cobrado o valor de R$ 5,00 no ingresso do público local e R$ 30,00 para visitantes de outras cidades e estados. A meta de público para o primeiro ano de funcionamento foi de 150.000 visitantes no ano de 2012. • Planejar uma estratégia de lançamento que mostre o lazer a mais que a Região das Hortênsias tem a oferecer num cenário totalmente integrado com a natureza local.

“Usando a seu favor a reputação de sua marca já muito conhecida pela fabricação de chocolates, seu fundador pôde perceber que estava diante de uma grande oportunidade de mercado”

Com base nos objetivos citados, foram criadas as estratégias para atingir tais objetivos. A estratégia de marketing é essencial para colocar o projeto numa posição de cumprir eficientemente a sua missão. Além da equipe de marketing, houve um envolvimento total dos próprios gestores da empresa e colaboradores além dos fornecedores de diferentes mercados a fim de concretizar o plano elaborado. • A principal estratégia é o pioneirismo que o parque trouxe para a Serra Gaúcha como primeiro parque temático da região; • Por ser um serviço intangível deveríamos envolver toda a ação no emocional ( apelo emocional) do cliente criando valor para o indivíduo com informações sobre o bem estar, emoção e alegria que o passeio irá proporcionar à seus visitantes; • Vender a ideia do parque para a comunidade local proporcionando experiência a este público a fim de fazê-lo divulgar espontaneamente o novo empreendimento lançado; • Diferenciação em relação à outros parques através da divulgação de atrações trazidas especialmente para o Parque, como o primeiro cinema 7D do Brasil; • Confiabilidade com um atendimento pró ativo e segurança nas informações repassadas; • Parque sustentável posicionado junto à produção Mais Limpa ( Pmail) com a redução de impactos ambientais zelando pela biodiversidade; • Estratégias no âmbito da responsabilidade social com a Campanha do alimento na qual 1 Kg de alimento não perecível é trocado por 1 ingresso no Parque Terra Mágica Florybal, apoio em diversas ações sociais promovendo a inclusão e integração social, oportunidade oferecida aos alunos de rede pública para conhecer o Parque de forma gratuita através de agendamento da escola, cada aluno ainda é beneficiado com um lanche oferecido de forma gratuita para o estudante; • Comunicação de primeiro momento regionalizada com visitas à instituições e divulgação feita em eventos e cidades vizinhas pela equipe do Parque através da distribuição de folders e cortesias de entrada; • Elaboração de material gráfico para mídias ( revistas, jornais, sites...), jingle do Parque, comercial de TV.


Plano de Ação Ações de Marketing Baseando-se no conceito de diferenciação e nova opção de entretenimento para a Região das Hortênsias (Serra Gaúcha), a fim de informar ao público alvo as atrações que seriam encontradas no local

bem como o seu funcionamento e as emoções que estava querendo proporcionar, foram adotadas ações através de um planejamento de comunicação diversificado, são elas:

Ações de Relacionamento

• Ações de relacionamento; • Mídias Convencionais; • Mídias alternativas.

Liga Network- São Paulo

Ações de divulgação realizadas em feiras do segmento de turismo com participação nas maiores feiras do trade, gerando a oportunidade de se relacionar, conhecer e realizar negócios com as maiores operadoras do Brasil que são as responsáveis pelo planejamento de pacotes das agências de viagens. Os resultados foram imediatos com a vinda de grupos de outros estados brasileiros para visitação ao Parque Terra Mágica Florybal bem como o treinamento de funcionários de operadoras para a venda do Parque aos agentes de viagem.

“Os resultados foram imediatos com a vinda de grupos de outros estados brasileiros para visitação”

Neila Lopes- Gerente de grupos e eventos GJP. Adriana Rambo - Marketing Parque Terra Mágica Florybal, Arthur Farias - Gerente de contas GJP

Feira ABAV- São Paulo

Feira AVVIRP- Ribeirão Preto- São Paulo

Moisés - Secrataria de Turismo de Canela/ RS, Adriana Rambo - Marketing Parque Terra Mágica Florybal, Robson - Proprietários Mundo Gelado, Fabiane- Marketing Hotel Continental

Tiago Cardoso e Adriana Rambo: Setor de Marketing Parque Terra Mágica Florybal


Mídias Convencionais O Planejamento de mídias contou com a participação do Parque em rádios, revistas, comerciais de TV, estratégias digitais, outdoor e patrocínios em eventos.

Veículo

Rádio Sorriso Rádio Atlântida Rádio Antena 1 Rádio Gaúcha Rádio Guarujá Rádio Itapema RBS TV Serra RBS TV POA Jornal Integração Jornal de Gramado Jornal Zero Hora Revista Panorama Revista Via Serra Revista Receptiva TV Cultura- SC Jornal Pioneiro

Mídia

Mobile Bus

Jingle/ Spot Jingle/ Spot Jingle/ Spot Jingle/ Spot Jingle/ Spot Jingle/ Spot Comercial Comercial Anúncio Anúncio caderno roteiros da serra Anúncio caderno especial da serra Anúncio Anúncio Anúncio Matéria Campanha foca Outdoors Folders 1 ônibus + 4 carros

Facebook

Ações gratuítas

Formato

15 X 30” 15 X 30” 15 X 30” 15 X 30” 15 X 30” 15 X 30” 15 X 30” 15 X 30” Página ½ de página 1 página ½ página Página Página 5 min Todas as mídias do grupo

Período

12/2011 à 08/2013 03/2013 à 06/2013 08/2013 à 09/2013 03/2013 à 07/2013 11/2012 à 12/2013 11/2012 à 12/2012 03/2013 à 04/2013 03/13 à 04/13 09/13 Esporádico 06/13 a 12/13 05/2013 07/2013 08/2012 e 08/2013 06/2013 e 07/2013 09/13

12/2011 à 09/2013 Adesivação

Valor Negociado

R$ 5.650,00 R$ 4.557,00 R$ 1.500,00 R$ 4.220,40 R$ 2.500,00 R$ 903,60 R$ 11.238,88 R$ 28.862,72 R$ 4.594,00 R$ 6.500,00 R$ 10.000,00 R$ 1.680,00 R$ 3.500,00 R$ 1.500,00 R$ 635,00 R$ 6.000,00 R$ 13.361,60 R$ 120.000,00 R$ 26.000,00

Os resultados em relação às mídias apresentadas acima foram bem significativas, através delas foi possível a disseminação do novo conceito de entretenimento apresentado para a Serra Gaúcha e uma ampla distribuição de informações sobre o empreendimento possibilitando o conhecimento do público. Após estas ações o movimento do Parque cresceu mais de 30% e no primeiro ano de funcionamento conseguimos atingir um público maior do que a meta estipulada, ultrapassando 200.000 visitas no ano de 2012. O foco para 2013 é aumentar 20 a 30% o público de visitação. Frota Parque Terra Mágica Florybal


Mídias Alternativas Em paralelo com as ações tradicionais realizadas, foram aproveitadas as divulgações em lojas de chocolates Florybal, através de Displays e banners, material de divulgação junto aos clientes da Florybal Chocolates com a inserção de uma página falando do Parque em catálogos e folders entregues. O planejamento muito bem estruturado possibilitou colher os frutos e sucesso que o Parque Terra Mágica Florybal já vem passando. O grande ganho dos fundadores do Parque é poder proporcionar momentos reais de pura emoção aos visitantes e poder ver no olhar de cada um aquele brilho de criança. Foi através do empenho de vários profissionais que todo este projeto ganhou asas e voou. O Parque Terra Mágica Florybal criou e capacitou profissionais para encantar e trazer à realidade todo o mundo de fantasias com o poder de “ transportar” o público para o Mundo Mágico da Florybal. Foi isso que moveu toda a equipe na busca do melhor, ONDE A IMAGINAÇÃO NÃO TEM LIMITES!

“Em paralelo com as ações tradicionais realizadas, foram aproveitadas as divulgações em lojas de chocolates Florybal, através de Displays”


Mapa do Parque


Segmento de mercado entretenimento parque florybal