
3 minute read
O ADOBE INDESIGN
Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização, criado para substituir o Adobe PageMaker, apresentando uma variedade de aprimoramentos, resultando em produtividade.
Quer diagramar, e editar todo o material usando apenas um software? Conheça o InDesign e sua variedade de aprimoramentos, que resultam em maior produtividade na hora da criação!
Advertisement
O InDesign, aliado a outras ferramentas, é um dos mais utilizados em agências de publicidade, indústrias de embalagens, departamentos de marketing, editoras de jornais e revistas e afins.

Com o InDesign é possível ter um controle preciso sobre a tipografia e ferramentas de criação, para forma digital e tendo utilização posterior para a impressão. O programa cria documentos em formato editável, que posteriormente pode ser exportado para PDF ou outros formatos de impressão.
Hoje junto com os programas Photoshop e Illustrator, também da Adobe, formam as principais ferramentas de trabalho utilizadas por designers, agências de publicidade, editoras de jornais e revistas, indústrias de embalagens,departamentos de marketing e afins

8 Dicas Para Uma Diagrama O Eficiente
Embora o InDesign permita gerar e distribuir os documentos em sua forma digital, o documento final normalmente é utilizado para a geração de matrizes para a posterior impressão. Esta fase em que o InDesign é para a criação dessas matrizes é conhecido como pre-press
Utilize o Adobe InDesign e coloque a imaginação para funcionar!
Em jornais, revistas, cartazes, qualquer material editorial, a diagramação, disposição dos elementos gráficos, principalmente textos e imagens, em um espaço definido e que será impresso, é empregada de forma perceptível aos que tem conhecimento da mes- ma. Sendo um dos trabalhos do design gráfico, podemos ressaltar a hierarquização tipográfica e a legibilidade como uma habilidade poderosa para desenvolvimento de projetos bem-sucedidos. É essencial que o produto gráfico esteja adequado ao seu público-alvo para que se obtenha o resultado esperado pela publicação.
Abaixo, dicas para ajudar sua empresa a concluir uma diagramação excelente
Para iniciar sua diagramação é necessário organizar as informações, da mais importante para a menos, para que o consumidor leia de acordo com o critério desejado. Esta página deve ser simples e clara, para que o cliente leitura afável, sem se distrair ou cansar-se da sua diagramação.
A publicação deve atentar-se aos padrões de identidade, uma vez que, antes que o consumidor leia sua diagramação, será a primeira impressão que passará a ele. Padronize os elementos que compõe seu projeto, como tipografias, cores, elementos gráficos, entre outros, para que o leitor sinta segurança na hora que fazer contato com a marca/título da revista, por exemplo, e consiga identificá-la sem que precise olhar o logotipo, porém, diferencie títulos, subtítulos, textos e legendas, para que sejam reconhecidos facilmente pelo leitor.
Escolha a fonte que deseja trabalhar na sua diagramação, mas lembre-se que ela deve ser evidente para o leitor, caso contrário levará o consumidor à troca de publicação, escolhendo outra que transmita a mensagem com clareza. Não encha sua diagramação de letras, poderá embaralhar o leitor.
As cores são fundamentais para sua diagramação, combine-as e use-as a favor de sua publicação. Aconselham-se cores escuras em fundos claros, dando leveza e são percebidas positivamente. Já cores claras em fundos escuros, um texto escuro em fundos com particularidade ou uma fonte branca em um céu azul claro, quebram o ritmo da leitura e cansam o consumidor.
A imagem escolhida para sua diagramação, antes de tudo, deve ter qualidade e condizer com o assunto tratado no projeto. Além disso, o profissional deve saber como posicioná-la na página, algumas fotografias já contribuem para uma boa localização, como as que possuem fundos uniformes ou neutros. Já as que apresentam muitos detalhes, é recomendado a utilização de boxers embaixo dos textos, legendas ou títulos.
Não exagere nos textos, o leitor vai se cansar da sua diagramação e perder o foco na mesma. Na diagramação sobre uma imagem, esta já vai pode possuir muita informação, ocupando um determinado espaço, portanto, se houver um texto muito grande, ficará extremamente cansativo e talvez até ilegível, elimine sempre que puder essas extravagâncias.
Atente-se ao tipo de papel que será impresso sua publicação, pois na tela do computador parece ter uma ótima qualidade e ser nítida, no entanto, quando impresso, a resolução diminui, alterando o resultado final.
O item mais importante da diagramação é a legibilidade, uma vez que, se o material não estiver claro e legível, certamente o seu cliente perderá o interesse pela sua publicação. Leve em consideração o espaço onde o texto será colocado e se dará para ler perfeitamente quando impresso. Nenhum consumidor gostaria de ter que fazer esforços e ter de decifrar o que está escrito no seu trabalho, isso fará com que ele procure seu concorrente, mais claro e atento às suas necessidades.

