
4 minute read
Literatura
from Apostila 3
Atividades de Literatura Nome: ______ Professora: _______ Turma:______
A origem da fome
Advertisement
Eu procurei entender qual a receita da fome. Quais são seus ingredientes, a origem do seu nome. Entender também porque falta tanto o de comer. Se todo mundo é igual, chega dá um calafrio, saber que o prato vazio, é o prato principal. Do que é que ela é feita? Se não tem gosto, nem cor. Não cheira, nem fede a nada, e o nada é seu sabor. Qual o endereço dela? Se ela tá lá na favela, ou nas brenhas do sertão. É companheira da morte, mesmo assim não é mais forte, do que um pedaço de pão! Que rainha estranha é essa? Que só reina na miséria, que entra em milhões de lares, sem sorrir, com a cara séria. Que provoca dor e medo e sem encostar um dedo, causa em nós tantas feridas. A maior ladra do mundo, que nesse exato segundo, roubou mais algumas vidas! Continuei sem saber, do que é que a fome é feita, mais vi que a desigualdade deixa ela satisfeita! Foi aí que eu percebi, por isso que eu não a vi, eu olhei pro lado errado. Ela tá em outro canto, entendi que a dor e o pranto era só seu resultado! Eu achei seus ingredientes, na origem da receita, no egoísmo do homem, na partilha que é má feita! E mexendo num caldeirão, eu vi a corrupção, cozinhando a tal da fome. Temperando com vaidade, misturando com maldade, pro pobre que lhe consome!
17
Acrescentou na receita: Notas superfaturadas; 1 Kg de desemprego; 30 verbas desviadas. Rebolou num caldeirão, 20 gramas de inflação e 30 escolas fechadas! Sendo assim; Sendo assim, se a fome é feita de tudo que é do mal, é consertando a origem que a gente muda o final. Fiz uma ponte ligeiro, se juntar todo dinheiro, dessa tal corrupção. Mata a fome em todo canto, e ainda sobra outro tanto, pra saúde e Educação! (Bráulio Bessa)
Marque a alternativa correta com um X:
1- Qual é a definição de desigualdade social que aparece no texto? ( A) Desigualdade social é a igualdade econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. ( B ) Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. ( C ) Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre um país e outro de um mesmo continente.
_____________________________________________________________ 2- De acordo com o texto quais são as causas da desigualdade social? ( A ) As causas mais comuns da desigualdade são: Má distribuição de renda, má administração dos recursos, acumulação de riquezas, falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação, falta de oportunidades de trabalho, corrupção. ( B ) Trabalho infantil. ( C) Distribuição justa de renda, oportunidades para todos, investimentos nas áreas sociais, culturais, saúde e educação.
18
3- Baseado no texto, quais são as consequências mais graves da desigualdade social?
( A ) As consequências mais graves da desigualdade, segundo o texto são: A riqueza, a prosperidade, a moradia e saneamento básico para todos.
( B ) As consequências mais graves da desigualdade, segundo o texto são: A pobreza, a riqueza e a urbanização.
( C ) As consequências mais graves da desigualdade, segundo o texto são: A pobreza, a miséria e a favelização.
4- O cordel escrito por Bráulio Bessa retrata a origem da fome e suas consequências. Esse cordel tem relação com a desigualdade social?
( A ) Sim, pois uma das causas da desigualdade é a falta de oportunidade de trabalho, o que gera a falta de renda familiar, contribuindo assim com situações de extrema pobreza ocasionando a situação de fome entre muitas pessoas.
( B ) Não, pois a desigualdade é ocasionada pela falta de iniciativas das pessoas que não se preocupam com o seu futuro.
( C ) A desigualdade é algo natural na sociedade e sempre haverá diferenças sociais.
19
5- Baseado no cordel “A origem da fome”, de Bráulio Bessa, responda as questões a seguir:
A) O que dá calafrio num indivíduo?
B) Quem é “A RAINHA ESTRANHA” à qual o cordelista (autor) se refere?
C) Por que o cordelista (autor) compara a fome com uma ladra?
D) Quais são as causas da desigualdade social?
20
Literatura
Conhecendo Bráulio Bessa:
Bráulio Bessa nasceu no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, no ano de 1986.
Com 14 anos aprendeu a amar a poesia através da obra de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002), depois que uma professora passou um trabalho escolar de pesquisa sobre o grande poeta de cordel.
Bráulio Bessa, é um “fazedor de poesias”, como ele mesmo se define.
Através do celular gravou um vídeo onde faz um protesto contra as drogas e postou na internet. O vídeo fez grande sucesso! Ciente do poder da mensagem que a literatura de cordel leva para as pessoas, Bráulio passou a gravar com frequência e postar suas poesias na mídia. Logo, seus vídeos conquistaram 30 milhões de visualizações.
Foi convidado pelo programa Encontro, da Rede Globo e com o sucesso conquistado passou a ocupar semanalmente um quadro intitulado “Poesia com Rapadura”.
Bráulio passou a fazer palestra como “grande empreendedor social”, e viaja por todo o país. Em 2017, lançou o livro “Poesia com rapadura”. Nos anos seguintes lançou "Poesia que transforma" (2018) e "Um carinho na alma" (2019).
21
Poesia de Bráulio Bessa em homenagem ao professor:
22