
5 minute read
Quando chove podemos
from O Manual da Gotinha
A água no futuro
A responsabilidade de evitar o desperdício de um bem tão precioso e finito como a água é maior de dia para dia. Por ser um recurso fundamental para toda a actividade humana e vida na Terra, torna-se preocupante satisfazer as necessidades de água das populações, já com sérias dificuldades em algumas regiões do mundo. Com o desenvolvimento industrial e expansão urbanística aumentaram os consumos de água, mas é sabido que é nas acções do dia-a-dia e nas actividades domésticas que se desperdiçam maiores quantidades de água.
Também as alterações climáticas e o aumento da poluição são uma outra parte do problema, que nos exigem comportamentos responsáveis e ecológicos.
O Homem tem sido responsável pela contaminação de grande parte das águas doces do planeta, mesmo dos lençóis de água, por infiltrações de produtos químicos.
Sabias que...
as principais formas de poluição são a poluição química, bacteriológica, radioactiva e física?
Por isto, é necessário mudar comportamentos, individual e colectivamente. É preciso adoptar novas práticas quotidianas para prevenir e diminuir a poluição, poupar e estimar a água que pertence a todos. Cerca de 40% da população mundial vive sem água potável. Assim, há quem afirme que, pela sua importância, a crescente falta de água e a sua poluição poderão levar a conflitos pela posse deste recurso, originando uma Guerra da Água.
Sem dúvida que o que começarmos a mudar hoje pode contribuir para um futuro mais risonho - está mesmo nas nossas mãos!
As profissões da água
Há várias profissões que estão ligadas à água, que dela dependem para o desempenho da sua actividade ou por se dedicarem ao seu estudo e protecção.
Vamos conhecer algumas:
Biólogo Marinho - os biólogos marinhos estudam a vida aquática, as espécies de fauna e flora que se desenvolvem nos aquíferos, mares, oceanos, etc. Especialmente preocupados com a vida na água, são quem muitas vezes detecta problemas ligados à poluição deste recurso, pelo facto da poluição condicionar directamente o bem-estar das espécies que são estudadas.
Canalizador - o canalizador é quem soluciona vários problemas ligados ao consumo doméstico da água. Se tiveres um entupimento, uma torneira avariada, um cano rebentado, é o canalizador quem irá resolver esses problemas, para que possas desfrutar do consumo de água em casa ou na escola, sem desperdícios ou avarias maçadoras.
Pescador - os pescadores vivem do rio ou do mar e dependem da água e dos seus estados (formações de gelo, marés e chuvas, por exemplo) para navegarem e desempenharem a sua função: pescar bom peixe, dentro das boas práticas sustentáveis, necessárias para manter equilibrado o ecossistema aquático.
Serralheiro Civil - monta estruturas metálicas para edifícios, pontes, comportas e outras que são utilizadas na construção civil. Trabalha com chapas de aço, tubos e diversos outros materiais e construções que permitem, também, a condução e armazenamento da água.
Técnico de Laboratório - quando a água é analisada em laboratório para ver testada a sua qualidade, é observada por um técnico normalmente ligado à área da Engenharia Ambiental. Assim, este profissional garante que a água que bebes e que usas é boa para consumo, sem microrganismos que façam mal à saúde.
Técnico de Metrologia - analisa e controla os sistemas de medição da água. Faz estudos para melhorar o rigor dos instrumentos que medem a água. Para isso, acompanha as inovações tecnológicas e colabora na actualização dos equipamentos.
E tu, conheces mais alguma?
Glossário
Adutores – são usados para a condução da água do ponto de captação até a ETA, e da ETA até aos reservatórios de distribuição.
Albufeira - lago artificial, feito pelo Homem, normalmente para armazenar água numa região seca.
Aqueduto - canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, construído com a finalidade de conduzir a água dos rios para distribuir pelas populações.
Aquífero - rochas permeáveis que podem absorver e armazenar água que, ao infiltrar-se, permanece no subsolo.
Barragem - barreira artificial para a retenção de grandes quantidades de água, para abastecimento, produção de energia eléctrica ou regularização de um caudal.
Ciclo Hidrológico ou Ciclo da Água - ciclo responsável pela renovação da água no Planeta que contém três grandes fases: a condensação, a evaporação e a precipitação.
Depuração da água - conjunto de processos físicos, químicos e/ou biológicos utilizados para purificar a água.
Estação Elevatória - instalação de bombeamento destinada a transportar a água a pontos mais distantes ou mais elevados.
ETA - Estação de Tratamento de Água, onde esta é sujeita a várias análises e filtrações, de forma a tornar-se própria para consumo.
Glaciares - grandes massas de gelo formadas em camadas sucessivas de neve compactada, sendo os maiores reservatórios de água doce na Terra.
Glossário
Grelhagem – fase de tratamento da água numa ETA que consiste na retenção de resíduos por passagem numa grelha.
Lençóis de água – ou lençóis freáticos, reúnem água proveniente de chuvas, de rios, de lagos, ou do derretimento da neve, infiltrando-se no solo.
Microrganismos - organismos microscópicos, como bactérias, micróbios ou fungos.
Poluição bacteriológica - poluição causada por aglomeração de lixo ou matéria orgânica decomposta, originando uma elevada concentração de bactérias que propagam doenças.
Poluição física - poluição por material dissolvido ou material em suspensão na água, que interfere directamente com a sua transparência, temperatura e turbulência.
Poluição química - poluição causada nomeadamente por produtos químicos, lixo, matéria orgânica e inorgânica, que provoca contaminações do solo e da água.
Poluição radioactiva - poluição resultante da acção de material radioactivo.
Reservatório - local de armazenamento de água potável, própria para encaminhamento para o consumidor.
Resíduos sólidos - lixo ou matérias sólidas.
Tamização ou Peneiração - é um método mecânico para separar sólidos que apresentem grãos com dimensões diferentes.
Jogo
Espero que tenhas aprendido muito com o meu Manual. Deixo-te agora um desafio para pores à prova os teus conhecimentos. As imagens que vês abaixo mostram comportamentos correctos e incorrectos sobre a utilização da água. Coloca uma cruz nas coisas que não devemos fazer, pois dessa forma não estamos a usar a água de modo eficiente, e um certo nos comportamentos correctos, aqueles que devemos adoptar sempre.
Boa sorte!
Certo Errado
Links úteis
> Museu da Água http://museudaagua.epal.pt
> EPAL - Empresa Portuguesa de Águas Livres www.epal.pt
> Instituto Nacional da Água www.inag.pt
> Universidade da Água www.inagua.org.br
Contactos
> Contactos para a marcação de visitas Tel.: 21 810 02 15 | Fax.: 21 810 02 02 E-mail: museu@epal.pt Site: http://museudaagua.epal.pt
> Contactos do Serviço Pedagógico das Águas Livres Apartado 24290 | EC do Sol ao Rato | 1251-997 Lisboa Tel.: 21 315 30 66 | Fax: 21 355 82 97 E-mail: servicopedagogico@epal.pt Site: www.servicoaguaslivres.com
Ficha técnica
Edição e concepção: Sair da Casca Design e ilustração: winicio
Impressão: Grafilinha Tiragem: 5.000 exemplares ISBN: 978-989-8193-11-7
Depósito Legal: 0000
> Contactos do Serviço Pedagógico das Águas Livres Apartado 24290 | EC do Sol ao Rato | 1251-997 Lisboa Tel.: 21 315 30 66 | Fax: 21 355 82 97 E-mail: servicopedagogico@epal.pt Site: www.servicoaguaslivres.com