
1 minute read
Cuidado com o que come! Alimentação ácida causa prejuízos à saúde
Especialistas alertam que alimentação ácida demais pode causar sensibilidade, dor e até mesmo erosão nos dentes
Para muita gente o Verão é sinônimo de alimentação mais leve, que inclui comida fresca, como saladas e frutas. Até aí, tudo bem. O problema começa quando a escolha desses alimentos acaba prejudicando a saúde bucal, principalmente, quando eles são ácidos demais. Quem chama a atenção para o assunto é a Dra. Monique Sponchiado, especialista em Reabilitação Oral e Estética Orofacial.
Advertisement
Segundo ela, “a dieta ácida, associada a outros fatores, pode causar hipersensibilidade, desgaste nos dentes e até mesmo o chamado envelhecimento precoce dos dentes.” E a dentista ainda alerta, que o problema “pode acometer até mesmo os mais jovens.”
Um exemplo disso, é aquele “shot” inofensivo que acabou virando hábito matinal de muita gente, durante a pandemia, como a famosa água com limão. “Se a pessoa faz isso diariamente e em seguida escova os dentes, aumentam as chances de acelerar o desgaste dentário, por causa da associação da abrasão física com acidez “, explica Dra. Monique. O equilíbrio também é uma palavra chave para evitar esse tipo de problema. Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que pessoas que consomem frutas cítricas e refrigerantes mais do que duas vezes ao dia, apresentam um risco 37 vezes maior de desenvolverem lesões por erosão, do que aquelas que não consomem.
O melhor então é prevenir, evitando o consumo exagerado de frutas cítricas, refrigerantes, energéticos, bebidas gaseificadas, vinagre, molhos, vinhos, condimentos, café, isotônicos e até mesmo os suplementos. Mas lembre-se que somente isso não basta! O melhor é buscar o acompanhamento de um especialista, para que ele avalie se existem ainda outros fatores associados, como ressalta a Dra. Monique: “são características individuais como a saliva, bruxismo, apertamento dentário, hábitos de higienização, uso de medicamentos, prática de esporte (natação), defeitos no esmalte e alterações gástricas.”
@moniquebsponchiado