
1 minute read
Ozonioterapia na cirurgia plástica
Fotos: Divanildo Silva
A ozonioterapia tem sido utilizada em diversas áreas da saúde, na fisioterapia, principalmente no pós-operatório de cirurgias.
Advertisement
Possui capacidade antimicrobiana contribuindo na profilaxia de complicações do pós-operatório de cirurgia plástica nos processos infecciosos.
A terapia do gás ozônio é natural e promove como resposta fisiológica a biomodulação nos processos inflamatórios, sistema imunológico e aumento do metabolismo celular. Tais efeitos têm repercussão positiva pois atua no controle de edema e cicatrização tecidual reduzindo o tempo na recuperação.
As propriedades medicinais do ozônio englobam o seu potencial cicatrizante, característica pertinente para reabilitar áreas do corpo após traumas cirúrgicos. Sua ação acontece da seguinte forma: ao promover uma vasodilatação local, consequentemente, há maior fornecimento de nutrientes e oxigênio na região, o que auxilia no processo de regeneração do tecido de forma mais rápida, uniforme e prevenindo fibroses. Além de infecções pós-cirúrgicas também são evitadas devido ao seu efeito natural antibactericida e de estimulação do sistema imunológico.
São muitos os benefícios do ozônio e é necessário direcionamento clínico para sua aplicabilidade.
Vale ressaltar que ozonioterapia é uma terapia integrativa que vem somando ao leque de arsenal terapêutico otimizando recuperação e cicatrização do tecido em pós imediato, mas também sendo eficaz no pós operatório tardio. Além de ofertar saúde de uma forma global ao organismo.