1 minute read

Pais superprotetores: filhos despreparados para os desafios da vida

Foto: Divanildo Silva

As funções parentais possuem grande influência no desenvolvimento das crianças, e adolescentes. Contribuem para o constructo de vínculos afetivos, assim como nas relações sociais e na formação de identidade. Visto isso, fica claro que, a forma que percebemos a nós mesmos, os outros e o mundo, está diretamente ligada à família.

Advertisement

É importante destacar que, mesmo errando, os pais normalmente tentam fazer as melhores escolhas para que os seus filhos cresçam saudáveis e com referências positivas. A superproteção é justamente isso, o cuidado em excesso, a preocupação, o zelo em não deixar eles se frustrarem, o medo que passem por experiências ruins ou até perigosas.

A superproteção pode causar uma falsa ideia de demonstração de amor e afeto. Porém é um grande engano. Ao evitar que a criança experimente condições novas, ela deixa de desenvolver habilidades motoras, verbais, repertórios adequados para cada situação, assim como dificuldade em solucionar problemas cotidianos e perda de autonomia. Quando falamos de “superproteção”, quase todas as atitudes precisam passar pela aprovação dos pais. No momento em que necessitam se posicionar sem a interferência de alguém, tudo se torna muito complicado.

Dessa maneira, as crianças começam a ter crenças de incapacidade como “eu não vou conseguir”, “sou incapaz”, “não sou bom o suficiente”, corroborando a desistência da maioria das atividades, pelo medo do insucesso.

É importante refletirmos que, ao ponto em que uma pessoa nitidamente depende da opinião de alguém para acreditar em si mesmo, ela literalmente se anula, invalida suas emoções. Crianças e adolescentes superprotegidos, tornam-se adultos frustrados e dependentes emocionalmente, inseguros, com baixa autoestima e mais propensos a desenvolverem transtornos de ansiedade.

Tenha cuidado com o excesso de cuidado. Às vezes, é importante deixar que seu filho acredite nele mesmo e nas próprias capacidades de vencer os obstáculos.

Psicóloga Tatiane Fontana CRP 0319328

Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental na Infância e Adolescência. Especialista em Coaching

This article is from: