1 minute read

2.3 Uso De Painéis Metálicos Como Vedação e Revestimentos

As tecnologias disponíveis e a sua diversidade na produção contemporânea de painéis metálicos basicamente são agrupadas em duas tipologias: painéis perfilados (chapa única) e painéis compostos (compósitos ou sanduíche).

Aria rebort & Casino, US, 2009. Pelli Clarke Pelli

Advertisement

Architects. Foto: Cambridge Archtectural.

Edifício Sede do CONFEA, Brasília –DF, 2010. Projetado por Pedro Paulo de Melo Saraiva Arquitetos Associados.

Os painéis perfilados ou chapa única constituem-se em uma lâmina de revestimento perfilada, fixada sobre perfis metálicos. A rigidez do painel depende da espessura da chapa e da quantidade e espaçamento dos enrijecedores. A espessura da chapa é determinante para evitar ondulações e garantir uma superfície plana(ZANONI, SÁNCHEZ, 2012).

Fachada em aço inox. Edifício da Chrysler Building em New York.

Arquiteto William Van Alen, 1928.

Fachadas revestidas com placas de titânio.

Museu Guggenheim de Bilbao, 1992.

Arquiteto Frank Gehry

Os painéis compostos (compósitos ou sanduíche) são formados por duas lâminas metálicas vinculadas entre si através de um material leve, geralmente um isolante termo-acústico. Entre os painéis compostos estão aqueles em alumínio (ACM - aluminium composite material), cobre (CCM - copper composit material), titâneo (TCM - titanium composit material) e aço inox (SCM - stainless steel composit) (ZANONI, SÁNCHEZ, 2012).

Painéis de Alumínio Composto (ACM): tecnologia difundida a partir da década de 70, chegou ao Brasil no final dos anos 80.

Plaza Centenário ("Robocop"), São

Paulo, 1988. Arquiteto Carlos Bratke.

Fachada em painéis compostos deaço inoxidável (SCM - stainless steel composit material). Eight Spruce Street, Nova York (EUA), 2010. Arquiteto Frank Gehry.

Uso de containers: uma das tecnologias que vem crescendo na construção civil é o uso do container, este que surge como uma estratégia sustentável de reutilização e ao mesmo tempo é uma inovação. Sua longa vida útil de aproximadamente 20 anos – varia conforme o tipo de material que transporta e fatores externos aos quais ele fica sujeito, como a maresia. Após esse período, seu reuso aponta potencial como estrutura modular para construção civil, pois é um material superdimensionado.

● Telhas onduladas: além da forma geométrica, o que usualmente distingue também as telhas onduladas de aço é a sua baixa altura, quando comparadas com as telhas de perfil trapezoidal - uma telha ondulada que siga o padrão da NBR 14513 deve ter 18 mm de altura.

● Telhas trapezoidais: apresentam uma grande diversidade de tipos. Em função da altura do trapézio, pode-se obter a melhor performance de qualidade em relação ao projeto especificado, colocando assim, um grande potencial de criação nas mãos dos arquitetos e projetistas.

Telhas zipadas: podem ser termoacústicos também, havendo diversas soluções possíveis para tanto e a mais usual é o emprego de sistema sanduíche formado por uma base em telha trapezoidal comum, espaçadores metálicos, isolamento com mantas de lã de vidro ou lã de rocha.

This article is from: