
1 minute read
2 OBJETIVOS
O presente tem como objetivo geral realizar uma análise holística crítica quanto às formas construtivas identificadas nas obras, buscando distinguir suas características históricas, com base nos contextos dos estilos arquitetônicos.
3 Metodologia
Advertisement
1 metodologia - de acordo com Martins e Theóphilo (2016), busca analisar e explicar contribuições sobre determinado assunto, tema ou problema, e acontece por meio de referências publicadas em livros, periódicos, revistas, enciclopédias, dicionários, jornais, sites e de anais de congressos e etc.
2 metodologia, os autores definem como exploratória e que busca registros históricos em documentos, levantamentos existentes..
4 Desenvolvimento
4.1 A estética arquitetônicano Brasil colônia
● Podemos a princípio ressaltar a forma ou estilo colonial baseado em meios e técnicas construtivas do local, trazendo simplicidade e vernaculidade.
● Em um segundo momento, quando os portugueses já se estruturaram na colônia, vê-se o surgimento do Maneirismo e após o Barroco.
● Em um terceiro momento é evidente a expansão do Rococó, este que terá forte expressão no Brasil.
● O ecletismo pode ser visto a partir dos anos de 1800, mais precisamente 1850, e é condicionado pelos estilos anteriores.
4.2 ContextualizandoNatividade
● Por ser a primeiro arraial, vila, e depois cidade fundada no estado, Natividade passou pelo período do Brasil enquanto colônia e enquanto império, e dessa forma possui forte riqueza cultural, bem como foi reconhecidapelo SPHAN (atual IPHAN) a partir da década de 1980.
● Pontos cruciais para os potenciais históricos e arquitetônicos de Natividade foi o ciclo do ouro, que condicionou seu surgimento, todavia ainda com a crise desse extrativismo, a pecuária condicionou uma pujante economia que impulsionou a estabilidadeda região.
4.3 Objetosde análisearquitetônicaem Natividade
● Esse estudo buscou analisar a peculiaridade da composição estética, visual e arquitetônica de alguns edifícios de Natividade, estes que foram escolhidos a partir do uso público como critério.
A partir da sua importância pública, analisou-se a arquitetura do Prédio da Ação Social, a Casa da Cultura; e o Centro de Artesanato, cada qual com suas características, diferenças e semelhanças.