ARCAZ
11 Fevereiro 2021
CAMINHO — Portal de conhecimento e memória No dia 17 de fevereiro, no âmbito das comemorações do seu 47º aniversário, a UMinho apresentou a plataforma CAMINHO—Portal de conhecimento e memória. Este portal, num espírito de colaboração institucional e interinstitucional, agrega num único ponto os instrumentos de acesso aos acervos documentais e bibliográficos de diferentes serviços e unidades da universidade, como as Bibliotecas da Universidade do Minho (incluindo o RepositoriUM), a Biblioteca Pública de Braga, o Arquivo Distrital de Braga, e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e da Sociedade Martins Sarmento com o objetivo de ampliar, reforçar e conceder maior visibilidade ao património das instituições envolvidas. O portal CAMINHO representa mais uma oportunidade de acesso remoto e partilha de conhecimento para a comunidade em geral, e para a comunidade académica e utilizadores do ADB em particular. Sendo o âmbito dos acervos muito diversificado, esta interface permite ao utilizador enriquecer o resultado das suas pesquisas, principalmente quando pretende obter informação não apenas de documentos de arquivos ou de monografias e publicações periódicas. https://caminho.uminho.pt/
O acesso aos documentos em tempos de confinamento O ADB encontra-se, mais uma vez, encerrado ao público. Apesar das portas fechadas continua a ser possível, virtualmente, aceder aos documentos e aos nossos serviços. Aceder aos documentos: Página ADB — http://www.adb.uminho.pt/ — onde encontra informações sobre contactos, fundos custodiados, serviços prestados, tabela de preços, publicações, etc. Portal de pesquisa ADB — http://pesquisa.adb.uminho.pt/ — onde são apresentadas informações detalhadas sobre cerca de 600 fundos arquivísticos e é possível visualizar mais de um milhão de representações digitais (imagens de documentos) respeitantes a livros de registos paroquiais, índices das conservatórias do registo civil, índices notariais, registos de passaportes, entre outros. Portal CAMINHO — https://caminho.uminho.pt/ Aceder aos serviços E-mail: adb@adb.uminho.pt Telefones: 253 60 10 70 (informações gerais); 253 60 10 80 (informações de pedidos de pesquisa e reprodução em curso)
Dicas 1. Para pedir um registo paroquial, indiquenos: — ato (batismo, casamento, etc.) — nome da(s) pessoa(s) — local (paróquia e concelho) — data do ato — nome dos pais 2. Se tiver documentos, envie-nos apenas a informação acima referida e outra que seja pertinente. Evite enviar-nos os documentos, mesmo digitalizados: à análise de documentos aplicam-se as taxas de pesquisa. 3. Se não tiver a informação referida, poderemos efetuar a pesquisa (paga) se nos fornecer (além do nome e ato) dados para a delimitar: — localidade ou fundo paroquial; — Intervalo de datas a pesquisar.
Universidade do Minho - Arquivo Distrital de Braga - Rua Abade da Loureira