Issuu on Google+

6

O CONCELHO DE VILA VELHA DE RÓDÃO

OUTUBRO DE 2012

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 DE OUTUBRO DE 2012

A

s crianças do Préescolar do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão comemoraram, no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Através de actividades lúdicas, as crianças foram sensibilizadas para os benefícios de uma alimentação equilibrada e saudável. A comemoração deste dia especial contou com a participação das famílias, que contribuíram com fruta da época, bem como a colaboração especial de uma encarregada de educação que ajudou na confeção de uma deliciosa salada de frutas que foi degustada ao almoço.

A

ssinalámos esta data, na Biblioteca da nossa Escola, com duas histórias adequadas ao tema da alimentação. Uma da autoria de José Fanha “O dia em que a barriga rebentou”, na qual o autor nos alerta, de uma forma divertida, para o perigo dos excessos na alimentação e nos indica o que devemos comer para que tenhamos uma alimentação saudável. Pai Bisnau, mãe Bisnuca, filhos Bisnica e Bisneco, constituíam a terrível Família Bisnau que só vivia para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia. Nem usavam talheres!

Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que conseguiam apanhar. Todos os dias era o mesmo: grandes paneladas, muitos fritos e fritadas, chouriços e chourições, panelas e panelões com comidas gordurentas, batatas fritas e sumos, pastilhas, gomas e mais, tanto mais que já ninguém se espantou quando um dia a barriga do Bisneco rebentou! A outra história, para os alunos mais novos, da autoria de Jeanne Willis, intitulava-se “Tarte de mamute”. Um grupo de homens das cavernas decide juntar-se para caçar um mamute

pois estavam fartos de “caroços e tremoços”. Esta aventura, com muita confusão pelo meio, despoletou também ela uma conversa sobre qual o tipo de alimentação que será mais apropriada para todos. Ambas as histórias foram apresentadas em PowerPoint e pensamos que foram bastante motivadoras para a realização de outros trabalhos na sala de aula. Estiveram presentes na Biblioteca da nossa Escola todos os alunos do 1º Ciclo acompanhados pelas respetivas professoras revelando-se ouvintes atentos e a sua presença encheu este espaço de boa disposição.

Ler é tão importante e é tão bom! (LER é um PRAZER!)

Como estamos de leituras no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão? Os dados variam consoante as idades dos alunos em questão. Se nos primeiros anos de escolaridade a quantidade se destaca, devido a necessidade de estimular a curiosidade e à natureza das obras onde a ilustração se revela tão importante quanto a mensagem textual, nos anos mais avançados a quantidade de obras lidas reduz-se, também por conta da dimensão e da complexidade das obras propostas. Vamos a alguns números que reportam ao ano letivo transato e dizem bem do trabalho que temos desenvolvido em prol da leitura: C ic lo s e n v o lv id o s P ré -e s c o la r 1 º C iclo (1 º, 2 º , 3 º e 4 º a n o s ) 2 º C ic l o (5 º e 6 º a n o s ) 3 º C ic lo ( 7 º , 8 º e 9 º a n o s )

O b r a s li da s e e x pl or a d a s 32 1 45 24 9

S e s s õ e s d e h o ra d o c o n t o 32 * 3 9 S e s sõ e s (1 º an o ) *

*Hora do conto realizada com carácter regular (uma vez por semana).

AGENDA DE NOVEMBRO 01 de Novembro – Participação na Feira dos Santos 06 de Novembro – Pré-história ao vivo, projecto ANDAKATU 12 de Novembro - Comemoração do dia de S. Martinho - Magusto do pré-escolar 14 de Novembro -Magusto escolar 20 de Novembro - Reunião da rede interconcelhia das Bibliotecas Escolares 21 de Novembro - Torneio Inter-Turmas de Futsal 28 de Novembro - Dia Mundial da Ciência

A estas sessões poderiam referir-se outras atividades desta natureza, associadas à comemoração de dias festivos (Dia dos Idosos, Dia da Alimentação, Dia das Bruxas, Dia dos Namorados…). Na Semana da Leitura, durante todos os dias, os alunos lêem obras e/ou contos adequados à idade e ao tema do evento. Destaque para o pré-escolar e primeiro ciclo onde a criação de leitores se revela fulcral e com a qual procuramos responder à curiosidade dos alunos com uma variedade de obras sobre diferentes temáticas: regresso à escola, afetos/sentimentos, estações do ano, profissões, cooperação/solidariedade, família, sentidos, cores, formas, floresta/ambiente, Natal, sexualidade. O contato precoce com o livro e a leitura de histórias nestes anos é fundamental para motivar os mais novos para o prazer de ler. E dispomos hoje de livros de grande qualidade em termos literários e de ilustração, extremamente apelativos que os alunos adoram ler e reler. Este trabalho tem vindo a ser feito em estreita colaboração entre os responsáveis pelo Plano Nacional de Leitura, as Bibliotecas Escolar e Municipal, as Educadoras e os docentes das turmas envolvidas e nos 2º e 3º ciclos os responsáveis pela disciplina de Português. Os dados numéricos apresentados são uma mostra do esforço que se tem feito para promover a leitura e criar bons leitores. Os alunos que se deixam “agarrar” pelo hábito de leitura serão expeditos na compreensão de novas situações com as quais contactam, mostram uma superior capacidade de explorar ideias e defender posições fundamentadas, como base no desenvolvimento do seu raciocínio… numa palavra, serão melhores alunos e cidadãos mais conscientes do seu papel. As requisições na biblioteca escolar refletem, de ano para ano, este trabalho com os leitores autónomos a procurarem as coleções próprias para a sua idade e a disputar as novidades que com frequência lhes são proporcionadas.


Jornal do Concelho - outubro 2012