4 minute read

Araguaia nasceu de umafábrica de telhase, aos 35 anos, parte para segunda unidade

associado em destaque

Loja de materiais de construção está na segunda geração e é comandada por dois irmãos e um primo

Advertisement

MARCO FELIPPE

Uma fábrica de telhas que aos poucos começou a vender suas principais matérias primas - areia e cimento – até se tornar uma loja de materiais de construção. Foi assim que surgiu em 1986, o Araguaia Materiais para Construção através dos irmãos Carlos Garcia Andrade e Teodomiro Cintra.

Na época, a produção das telhas acontecia em um pátio na rua Carlos de Vilhena, na Vila Formosa, e como o estoque dos produtos utilizados ficava visível, começou a despertar a atenção dos clientes.

“Logo, meu pai e meu tio passaram a ter pedidos e enxergaram na venda de material básico um negócio”, conta Maycon Cintra Andrade, que hoje administra a empresa ao lado do irmão Ricardo Cintra de Andrade e do primo, Flávio Henrique Cintra.

Como aquele tipo de venda não era o foco, os irmãos começaram a ter problemas em relação ao transporte das mercadorias. A solução encontrada partiu de um funcionário, que tinha um cavalo e sugeriu fazer as entregas de carroça.

Flávio Cintra -  Maycon Cintra Andrade - Ricardo Cintra de Andrade

Flávio Cintra - Maycon Cintra Andrade - Ricardo Cintra de Andrade

Fotos: Wilker Maia

Três anos mais tarde, com uma clientela maior, os fundadores do Araguaia tiveram a ideia de construir um pequeno cômodo (apenas 9 metros quadrados) na frente do depósito e ali começar a receber os pedidos e vender outros materiais. “Eles montaram a loja na frente da fábrica e passaram a anotar todos os produtos que os clientes pediam e não tinham. Como bons empreendedores, diziam que não tinha naquele dia, mas podiam retornar depois que iriam providenciar”, diz Ricardo.

Em 1993, já com a fabricação de telhas encerrada, surge oficialmente a marca Araguaia em homenagem ao rio Araguaia e a ligação da família com Goiás, estado onde nasce o rio. No mesmo ano, também tem início as obras da nova loja, localizada até hoje no mesmo endereço, no cruzamento da Carlos de Vilhena com a Rua Afonso Pena.

Com apenas 4 funcionários, incluindo os fundadores e ainda utilizando o transporte por meio de tração animal, hoje a Araguaia Materiais para Construção conta com 20 colaboradores e uma frota própria com oito caminhões. Segundo Flávio, atualmente o mix de produtos ultrapassa os 15 mil itens, mas o forte continua sendo o material básico. “Estamos agregando o acabamento e trabalhando com o e-commerce, com o sistema todo integrado. Temos inclusive a intenção de ter um aplicativo para que os clientes possam fazer as compras e acompanhar a saída do produto”.

Desde 2013, o trio assumiu os negócios, reformulou todo o setor administrativo e trouxe novas ideias. Como resultado, a empresa alcançou o dobro do faturamento. As mudanças e o perfil empreendedor que continuou presente na nova geração, chamaram a atenção do mercado e o Araguaia começou a se tornar case de sucesso em gestão e inovação. Em 2014, de maneira inovadora, a loja passou a indicar prestadores de serviços para os clientes. A estratégia deu certo, resultou em aumento de vendas e foi destaque pelo Sebrae.

“Começamos a indicar mão de obra pelo site. Havia uma lista de encanadores, pedreiros, eletricistas e isso ajudou a trazer um fluxo para o site”, disse Maycon. Hoje, o serviço não existe mais, mas a empresa mantém o site ativo, agora com vendas online. “Sempre estamos em busca de inovações e conhecimento. Participamos do Empreender Competitivo da ACIF e desde 2018, fazemos parte da rede Construlider com 33 lojas associadas, o que nos torna mais competitivos e com maior poder de compra”.

Nova Loja

A Araguaia Materiais para Construção é uma empresa familiar e empreender sempre esteve no DNA de seus diretores, seja na primeira ou na segunda geração. “A vontade de crescer é permanente, queremos gerar emprego e como a família cresceu, a receita também precisa crescer”, brincou Ricardo.

Como o desejo de expandir a empresa constantemente existiu, no ano passado, em meio a pandemia de Covid-19, surgiu a oportunidade da aquisição de uma loja de materiais de construção já existente em Franca. O negócio foi concretizado há dois meses e a unidade, na Avenida Adhemar de Barros (na saída para Ibiraci-MG), já funciona sob o comando da família Araguaia.

“A ideia era montar uma loja na região, chegamos inclusive visitar as cidades vizinhas, mas depois surgiu essa oportunidade e nós resolvemos aproveitar. A loja ainda está com o antigo nome, mas em breve iremos fazer a inauguração com a nova fachada e o nome Araguaia”, revelou Flávio, que também não descartou o projeto de avançar para a região futuramente.