2 minute read

AVANÇO VIRTUAL

TARCISO BÔTTO

PRESIDENTE

Advertisement

A pandemia de Covid-19 provocou mudanças profundas em nossos hábitos de consumo acelerando uma transformação tecnológica que já era tendência no Brasil: o e-commerce. Entre o início da pandemia em março e o mês de setembro, o varejo eletrônico teve um aumento de 45% no volume de vendas, e o número de pedidos cresceu 110% na comparação com 2019. Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo foram divulgados pela Agência Brasil em dezembro do ano passado.

Além dos já tradicionais marketplaces, as vendas online se desdobram em outros caminhos, tais como aplicativos de mensagens, redes sociais e, como trata nossa matéria de capa, as lives de vendas. A ferramenta tem sido abordada em cursos de e-commerce oferecidos pela ACIF e utilizada por marcas locais. O texto traz o olhar de empresários francanos que tiveram esta experiência e do sócio diretor de operações Latam da Corebiz, maior agência de e-commerce e soluções digitais da América Latina, Bruno Cury. A matéria é rica e eu recomendo a leitura para quem procura novas abordagens de vendas no espaço online.

Ainda no campo das facilidades virtuais, a edição da ACIF em Revista deste mês traz uma grande novidade: o lançamento do site da Câmara de Mediação e Arbitragem. O serviço é oferecido pelo setor jurídico da ACIF e seu objetivo é dar maior praticidade e agilidade às resoluções de conflitos de forma extrajudicial, com validade legal e jurídica. Podem ser contempladas pelo serviço questões relativas a direitos que tenham valor econômico e que possam ser transacionados livremente pelas partes, tais como: problemas advindos de contratos em geral ou casos que envolvam responsabilidade civil. Os detalhes estão na página 6.

Para além das pautas da revista, quero usar este espaço para fazer um apelo em favor do reforço dos protocolos sanitários não só no comércio, mas nos lares francanos. A ACIF, em parceria com a Prefeitura, vai reeditar suas campanhas de conscientização em uma força tarefa para melhorar os indicativos da saúde local. No momento em que escrevo, Franca possui a maior taxa de contaminação do Estado de São Paulo e luta pela abertura de leitos. A entidade, por meio de sua Federação, tem cobrado do Governo do Estado respaldo para a classe empreendedora que vem sendo duramente penalizada pelas restrições impostas e precisamos demonstrar que é possível operarmos de forma segura. Usem máscara, promovam a higienização constante de mãos e superfícies, mantenham o distanciamento social em locais públicos e, principalmente, não se aglomerem.

No mais, lembro a vocês que todos os nossos serviços e setores estão disponíveis para auxiliá-los no que for necessário, desde a assessoria gratuita de busca pelo crédito à esclarecimentos jurídicos, suporte a vendas online, cursos de qualificação e, sobretudo, representatividade dos interesses da classe empreendedora. Estamos juntos.