3 minute read

Já ouviu falar em bolo “red velvet”? A Melyá Confeitaria ensina como fazer

Bolo comemora aniversário da ACIF e da própria confeitaria; receita também vale para cupcake ou ballerine

Fotos: Wilker Maia

Advertisement

Heloísa Ranhel

Apesar de clichê, no mês de aniversário da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o bolo quem ganha é você, leitor da ACIF em Revista que aprecia a editoria de gastronomia. E para prepará-lo, a equipe convidou a confeiteira Heloísa Helena da Costa Ranhel, 40, da Melyá Confeitaria Artesanal, que escolheu um bolo red velvet (veludo vermelho).

“É um bolo sofisticado, que foge do tradicional. Não é muito doce e tem uma textura leve”, justificou Heloísa sobre a escolha.

Existem muitas histórias a respeito de sua origem, não se sabe ao certo qual a verdadeira, mas as primeiras receitas batizadas com o termo “velvet” (veludo) se referiam à suavidade da massa e datam ainda do século 19. Já o “red velvet” se popularizou em meados dos anos 40 do século passado, exatamente no período da Segunda Guerra Mundial. Segundo consta, o racionamento de alimentos por causa da guerra obrigou confeiteiros a usar a beterraba para substituir o açúcar e ainda deixar a massa vermelha.

Anos depois, o bolo vermelho continuou no gosto dos americanos, mas agora os confeiteiros já podiam contar com os corantes artificiais e o proprietário de uma fábrica de corantes teria o tornado ainda mais popular para alavancar suas vendas. No Brasil, o “red velvet” se tornou mais conhecidos nos últimos anos, provavelmente devido à abertura de confeitarias especializadas em receitas americanas.

“Trata-se de um bolo de festa, que também serve muito bem em outras versões como ballerine e cupcakes”, destacou Heloísa, que é formada em administração de empresas, porém está exclusivamente na gastronomia há 12 anos.

“Cresci encantada pelo mundo da confeitaria. Herdei o dom da minha mãe Elza Ranhel e aos seis anos, ganhei minha primeira batedeira e comecei a frequentar os cursos de confeitaria com ela. Aos 15 anos, já fazia bombom para vender”.

O sonho de ter a própria confeitaria se concretizou no ano passado com a abertura da Melyá (junção dos nomes das filhas: Melissa e Yasmin e denominação de uma árvore, cujas raízes simbolizam o lugar e a cultura de origem de uma família, bem como as flores apontam os frutos que ainda estão por vir), que neste mês de setembro completa seu primeiro aniversário. “Toda a loja foi planejada para que o cliente tenha a sensação de estar na casa da tia ou da avó, com cheirinho de bolo vindo da cozinha”. Além dos bolos de festa, a confeitaria conta com bolo no pote, torta holandesa, bolos caseiros e cheesecakes, seja para pronta entrega ou encomenda.

Agora, tome nota da receita, separe os ingredientes e coloque literalmente, a mão na massa. A receita rende um bolo de 2 a 2,5 quilos e serve em média 20 pessoas:

Ingredientes da massa:

350 gramas de farinha de trigo300 ml de leite1 colher de sopa de vinagre branco340 gramas de açúcar refinado (2 xícaras)

200 gramas de manteiga ou margarina (1 xícara)

3 ovos

10 gramas de chocolate em pó 50% cacau (1 colher de sopa)

15 gramas de fermento em pó (1 e 1/2 colher de sopa)

corante vermelho

10 gramas de essência de baunilha (1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Para termos um legítimo “red velvet”, precisamos preparar o butter milk, que nada mais é do que o resíduo do processo de fabricação da manteiga, como não encontramos no Brasil vamos prepará-lo: Misture o leite em uma colher de sopa de vinagre branco e deixe descansar por 20 minutos. Ele é o responsável pela leveza e fofura da massa. Bata na batedeira o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente até obter um creme fofo, acrescente os ovos aos poucos até obter uma mistura homogênea. Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento, vá intercalando aos poucos o butter milk e os secos e por último acrescente o corante vermelho e a essência de baunilha. Divida a massa em duas assadeiras redondas com 23 cm de diâmetro e leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus de 30 a 40 min.

Ingredientes do recheio:

400 ml de chantili batido (2 xícaras) 200 gramas de leite condensado (1/2 caixinha)300 gramas de cream cheese (2 potes) 1 caixinha de morangos

Bata o chantili em ponto firme e reserve. Misture o cream cheese e o leite condensado até ficar homogêneo, depois vá incorporando o chantili aos poucos. Decore o bolo com morangos frescos.

Melyá Confeitaria Artesanal Avenida Santa Cruz, 2965, em frente ao Sesi. (16) 99172 7015 ou (16) 3012 3831

This article is from: