
3 minute read
Irroba: empresa de Franca cresce na criação de lojas virtuais e terá sede própria em 2021
Plataforma tem 23 anos de mercado, atende mais de 2 mil clientes, a maioria do setor calçadista e está em fase de expansão
Uma empresa de tecnologia com mais de dois mil clientes, em plena expansão e francana. Essa é a Irroba, considerada uma das empresas mais antigas no desenvolvimento de plataformas, voltadas para atender pequenos, médios e grandes negócios que desejam criar uma loja virtual ou e-commerce.
Advertisement
Localizada em um imóvel no Bairro São José, a Irroba é referência no setor e atende hoje empresas que chegam a ter altos faturamentos mês em vendas online. Comanda pelo empresário Rodrigo Carvalho dos Santos e a esposa Vânia Nascimento de Paula Carvalho, a empresa surgiu em 1997 e cresceu junto com a internet.
“Gosto de programação desde os 13 anos. Já fui professor de tecnologia na escola João Marciano e em 1997 tentei uma vaga de vendedor de consórcio, mas acabei desistindo antes. Foi quando o diretor da empresa me chamou e fez o convite para montar, em sociedade, uma empresa na área de tecnologia. Começamos como uma empresa de multimídia para desenvolvimento de site e vídeos, mas depois com o tempo o foco ficou apenas em comércio eletrônico”, lembra Rodrigo, que é formado em processamento de dados.
Segundo o empresário, a sociedade inicial da nova empresa durou apenas um ano e após a divisão dos bens, a Irroba precisou renascer com apenas um computador e uma pequena carteira de clientes. Foi nessa época que Vânia, que trabalhava como babá, entrou no negócio e precisou aprender do zero os conceitos de programação. Ela também ficou responsável por cuidar da agenda e da parte financeira da empresa. “Por dois anos ficamos apenas nós e com muita dificuldade conseguimos alugar uma sala no Edifício Esmeralda, na Praça Barão. Com muito esforço e dedicação, os serviços começaram a aumentar e contratamos nossos primeiros colaboradores”.
A Irroba, que significa inovação e tecnologia, permaneceu no mesmo endereço por 18 anos até mudar para o prédio atual em 2015. Atualmente são 36 funcionários, a maioria na faixa dos 20 anos, mas a empresa está com um projeto em andamento e deverá atingir um quadro de 200 colaboradores, a maioria programadores. “Estamos contratando e só não ampliamos o quadro antes por falta de espaço”, revelou Rodrigo.
Inicialmente, por ser desconhecida e atuar em um mercado que também era novo, a empresa conquistou os primeiros clientes no exterior. Com o tempo, surgiram os primeiros clientes brasileiros e de Franca, do ramo de joalheria e somente em 2010, a Irroba passou a trabalhar com empresas calçadistas locais.
“Foi muito desafiador no início, pois era uma época que a internet ainda era desconhecida pelos usuários e pensar em oferecer um negócio digital era coisa de louco”.
Uma década depois, a carteira de clientes é formada principalmente por empresas da área calçadista e de ferramentas situadas na cidade, porém há ainda clientes de fora, como no caso de um marketplace chinês. Além disso, a Irroba mantém parcerias na área de tecnologia com redes de postos de combustível, estacionamentos de bicicletas, projetos de biometria, aplicativos de transporte e de pagamentos.
“Nosso crescimento vendo sendo constante e todas as lojas que utilizam a plataforma Irroba representam, juntas, um faturamento que ultrapassa a casa dos R$ 40 milhões por mês em vendas”, destacou Rodrigo Carvalho.
Nova sede
Em fase de expansão, a Irroba está construindo uma nova sede, na rua Distrito Federal, no Bairro São José. O empreendimento terá cinco andares e uma área total de 740 metros quadrados. A nova estrutura será adequada aos novos projetos e desafios da empresa para os próximos anos. O prédio será 100% sustentável, climatizado, divido por setores e terá vista panorâmica em todos andares.
O empresário não revela o investimento, mas diz que o prédio está sendo construído em parcerias e a previsão de término é junho de 2021. “Será um ambiente moderno, bastante descontraído e divertido para atender a maior demanda de lojas virtuais do Brasil”.
Anexo ao edifício da nova sede, a Irroba construirá um boulevard com esculturas poligonais em cada uma das extremidades. As esculturas terão até três metros e representarão os principais símbolos de Franca: o café, o sapato, o basquete e o diamante. Ao centro da praça, a empresa instalará um touro semelhante ao touro de Wall Street, com o sentido de mostrar que a cidade é alavancada por tecnologia. “Hoje Franca é considerada a capital do comércio eletrônico. Dos mil maiores e-commerce, 50 estão na cidade”, ressaltou Rodrigo.
Serviço - Irroba Plataforma de E-commerce
Rua Nabi Haber, 465 - São José, Franca
Telefone: (16) 3706-9792

