4 minute read

De um simples bar 7 lojas: para conheça a história do Tiãozinho Supermercados

Fotos: Paulo Liberato

Grupo deve inaugurar supermercado com novo conceito, no Jardim Ângela Rosa, em breve; A partir de 2021 ideia é também avançar para a região

Advertisement

Foi com um bar no final da década de 70, no “Fiquei cinco anos com esse bar lá, até que, em fevereiro de 1983, resolvi abrir um bar com mercearia no City Petrópolis. O bairro estava começando e consegui comprar um terreno”, lembra o fundador do grupo Tiãozinho. Jardim Petráglia, em Franca, que Sebastião Martins Moreira, 68, ao lado da esposa Aladilma Cunha Moreira, iniciou sua trajetória no varejo. Até então do ramo calçadista, Moreira resolveu apostar em um estabelecimento comercial a exemplo do sogro, que era dono de uma mercearia que prosperava. Surgia aí, o embrião do Grupo Tiãozinho Supermercados, que hoje está prestes a inaugurar sua sétima loja na cidade e expandir para a região.

“Fiquei cinco anos com esse bar lá, até que, em fevereiro de 1983, resolvi abrir um bar com mercearia no City Petrópolis. O bairro estava começando e consegui comprar um terreno”, lembra o fundador do grupo Tiãozinho.

Inicialmente, o pequeno cômodo oferecia bebidas e produtos de mercearia e só em 1985, ganhou um açougue e passou a empregar mais funcionários, além da família. “Como era um bairro distante e novo, a ideia era evitar que as pessoas saíssem dali para comprar”.

Esse modelo de negócio perdurou por pouco mais de dez anos até que 1996, a mercearia começou a ficar pequena e houve a necessidade de transforma-la na primeira loja do Tiãozinho Supermercado. Nessa época, os filhos do casal Tiãozinho e Dilma, como são mais conhecidos, já ajudavam no comércio da família. “Participávamos do dia a dia da mercearia e depois começamos a trabalhar no supermercado”, diz Samuel Elias Moreira, 43. Samuel e o irmão Tiago Sebastião Moreira, 40, assumiram a administração da empresa três anos depois.

Com o tempo, o Tiãozinho Supermercado se tornou conhecido no bairro e precisou aumentar o espaço físico. A saída foi adquirir imóveis vizinhos para fazer as ampliações e de 250 metros quadrados iniciais, a loja tem hoje 2 mil metros quadrados. “Fomos estruturando o barracão e contratando funcionários”, recorda Tiago.

Diante do aumento das vendas e o bom momento econômico, em outubro de 2004, Samuel e Tiago resolvem seguir a receita empreendedora do pai e partem para a abertura da segunda loja, dessa vez no Jardim Paraty. “Assim como aconteceu no City Petrópolis, começamos junto com o bairro e diferente da primeira, essa já foi uma loja planejada”, diz Samuel

Os planos de crescimento não pararam e anos depois, o Tiãozinho Supermercado construiu uma nova loja no Jardim Cambuí e adquiriu três unidades de uma rede de supermercados na cidade. “Reformamos as três lojas em pontos distintos e depois fomos para o Jardim Aeroporto III, onde adquirimos outra loja”.

Atualmente, o grupo possui seis lojas (City Petrópolis, Paraty, Cambuí, Chico Júlio, Avenida Brasil, Jardim Aeroporto) com um mix de 30 mil itens e conta com 450 colaboradores. Todas as lojas são dotadas de açougue, padaria, hortifrúti e mais recentemente com o setor de floricultura.

Os irmãos Samuel e Tiago com os pais Sebastião e Aladilma Moreira

Fachada da loja do Jardim Cambuí

Nova fase

No ano passado, com um novo plano de expansão, o grupo Tiãozinho começa a sondar locais estratégicos para futuras unidades. Foi quando surgiu a oportunidade de adquirir um prédio no Jardim Ângela Rosa. “Como o barracão tem estrutura de administrativo, decidimos por transferir nosso escritório para o novo endereço e junto ter uma nova loja, moderna, com um novo conceito”, explica Samuel. Além do escritório, o endereço passou abrigar empresas terceiras, que prestam serviço para o grupo.

A nova loja será no conceito Premium, com foco em estrutura, uma variedade maior de produtos e prestação de serviços. “Será um divisor de águas para o grupo. Uma loja com um novo modelo, atendimento diferenciado, sustentável, com adega, rotisseria e quatro self checkout”. A unidade, que já está com obras em andamento, deve ser inaugurada até janeiro de 2021 e irá empregar 120 colaboradores. No local , o conceito de sustentabilidade também estará presente, pois além da geração da própria energia, o estacionamento contará com carregadores para carros elétricos.

Além de Franca, o Tiãozinho planeja expandir para a região e ainda no próximo ano inaugurar duas lojas em cidades vizinhas. Enquanto isso, a empresa acaba de reformar quatro lojas, que agora são climatizadas e receberam novo layout. Recentemente também houve a inauguração do e-commerce do grupo, que conseguiu o domínio Tiaozinho.com e conta com todos os itens encontrados em suas lojas.

This article is from: