
3 minute read
MERIDIANO apresenta a receita que conquistou JK e virou tradição em Franca
gastronomia
Prato é bem servido e deve ser preparado, preferencialmente, com filé mignon
Advertisement
Uma casa que mistura pratos à la carte e burgers artesanais e está há apenas um ano e sete meses no mercado. Esse é o resumo do Bistrô Burger Meridiano 47, que funciona na Estação em Franca e, por ocasião do Mês dos Pais, foi convidado para apresentar uma tradicional receita de Filé JK na editoria de gastronomia da edição de agosto.
Comandado pelo professor de geografia, Alexandre Pereira, 38, o Meridiano 47 tem o JK como um dos seus principais pratos, ao lado da parmegiana e dos burgers. “O restaurante é uma homenagem à cidade. O nome escolhido é o meridiano que corta Franca e desde o início pensei em trabalhar com pratos comuns da nossa região e o JK é um patrimônio gastronômico da cidade. Um prato francano”.
Alexandre conta que a mãe é cozinheira e sempre dominou o preparo do filé mignon recheado com queijo e presunto, frito à milanesa e acompanhado com batata frita e arroz que recebeu o nome de JK em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Conta a lenda que o então presidente teria preparado o prato em sua estadia em um hotel em Araxá (MG) e posteriormente, um cozinheiro do hotel teria trazido a receita para Franca.
“É um prato muito conhecido e que serve muito bem. Para o Meridiano, fiz algumas modificações, mas a ideia é que ele fique o mais perfeito possível”.
De média dificuldade, a receita apresentada na sequência serve duas pessoas e consegue ser preparada em 40 minutos. Entre as dicas valiosas passadas por Alexandre estão a utilização de banana nanica não muito madura, o uso de óleo de algodão na temperatura correta (180º), o mergulho completo do filé na hora da fritura e o consumo do prato em no máximo três horas. “São detalhes que fazem a diferença”, disse o empresário, que sempre gostou do preparo do prato. “O JK é um prato família e que pode ser preparado até mesmo em outras versões, como com frango por exemplo, e até outro arroz”. Na casa, é possível encontrá-lo desde porção individual até para 12 pessoas.
A fama do prato na cidade é tamanha, que no Meridiano 47 ele também virou burger e não deixa de constar nos pedidos de delivery durante a pandemia. Agora, para não ficar só na vontade, confira ao lado a receita, separe os ingredientes e mostre suas habilidades no preparo de um legítimo filé JK.
Filé mignon á JK
Ingredientes:
- 400 gramas de filé mignon
- 150 gramas de presunto fatiado
- 400 gramas de muçarela fatiada
- 80 gramas de ervilha fresca
- 3 ovos
- 1 xícara de arroz branco
- 1/2 colher de manteiga
- Açafrão a gosto
- Cebola a gosto
- Alho a gosto
- Salsinha e cebolinha picados a gosto
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo de algodão para fritar
- 300 gramas de batatas palito
- 2 bananas
Modo de preparo:
Corte o filé mignon ao meio sem separar as partes e com um martelo de cozinha abra o filé. Em seguida, tempere com sal e alho a gosto.
Coloque as fatias de presunto e muçarela no meio do filé e dobre até fechar o recheio.
Passe o filé nos ovos batidos e na farinha de rosca por duas vezes. Coloque o óleo em uma panela funda o suficiente para cobrir todo o filé e frite-o em óleo quente.
Refogue o alho e a cebola na manteiga e a seguir adicione o arroz e o açafrão. Adicionar água fervente e sal. Tampe a panela e aguarde cerca de 15 minutos.
Ao final do cozimento do arroz adicione a ervilha fresca. Corte as bananas ao meio e passe nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite as batatas e as bananas.
Em uma travessa grande coloque o arroz temperado, o filé e as bananas. Cubra com as batatas fritas ainda quentes em seguida coloque fatias de muçarela, a salsinha e cebolinha por cima. O prato serve bem de 2 a 3 pessoas.
Agosto | 2020 21