Issuu on Google+

Publicidade e Propaganda

Jornalismo

Crédito: Marília Nascimento

Conheça os cinco cursos da Comunicação

Planejar campanhas publicitárias, comerciais e institucionais, criar mensagens informativas, produzir anúncios impressos, administrar o investimento do anunciante, saber o que o publico deseja. Esse é o papel de um publicitário. Também é necessário ter uma ligação entre as outras profissões para que a publicidade seja um modo de contribuir para a qualidade de vida de sociedade.

Um profissional com grande importância social, que na universidade aprende a planejar, organizar, executar atividades jornalísticas e informar a sociedade em vários meios de comunicação. O curso ensina as atividades da profissão entre disciplinas teóricas e práticas. Os alunos aprendem a atuar na produção de notícias, edição, fotografia, e a ter postura jornalística relacionada a ética.

Crédito: Viviane Moura

Camilo Moraes é formado em Publicidade e Propaganda na Unisc e atua como diretor de criação na Agência Elefante. O publicitário destaca os contatos e os amigos que fez na universidade como ponto alto de sua vida profissional. Os professores também são incluídos nesse círculo de amizades, já que muitos o aconselharam. “Alguns professores, além de mestres foram também bons amigos durante os anos em que estudei na Unisc. Estiveram sempre disponíveis para uma conversa informal sobre o mercado, sobre os rumos a Camilo Moraes tomar dentro da Publicidade”. Publicitário

Correspondente de Zero Hora em Rio Grande, Guilherme Mazui, 23 anos, formou-se em Jornalismo na Unisc em agosto de 2009. Durante a graduação trabalhou no jornal Gazeta do Sul. Atribui ao curso a busca por um olhar diferenciado em toda a matéria que lhe é pautada, “Sou curioso e observador desde criança. Na sala de aula fui incentivado a treinar esse olhar singular, vital dentro da profissão”. A proximidade com os professores que a Universidade permite facilita o diálogo com o mercado de trabalho e incentiva o desejo de ser jornalista. “Aprendi no curso que um bom repórter precisa ter tesão pela notícia.”

O Curso de Comunicação Social, da UNISC, conta atualmente com quatro habilitações. Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual e Relações Públicas. E também tem uma estrutura com laboratórios de informática, fotografia, rádio e televisão. Ainda tem as agências experimentais, que formam a A4.

Guilherme Mazuí Jornalista

Relações Públicas Crédito: Marília Nascimento

O produtor sai da universidade capacitado para atuar em diversas áreas da comunicação. Durante o curso, as disciplinas proporcionam o contato direto com vários suportes para a produção de elementos fotográficos, audiovisuais e radiofônicos. Formado em Produção em Mídia Audiovisual no primeiro semestre de 2009, Pablo Melo, 28 anos, é funcionário da Unisc TV, onde é operador de câmera e trabalha com edição de vídeos e produção de vinhetas. Pablo destaca o curso pela disponibilidade de equipamentos e laboratórios para os acadêmicos realizarem os trabalhos. Para ele, as disciplinas práticas são o ponto alto do curso. “É quando colocamos a teoria em prática. Os primeiros trabalhos nem sempre são os melhores, mas, ficando bom ou não, fui eu que fiz aquilo.”

Pablo Melo Produtor em Mídia Audiovisual

Crédito: Luana Backes

Fotografia A Comunicação Social não para nas quatro habilitações, o departamento ainda tem o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia. O caçula da turma, tem menos de um ano e vai para o seu segundo vestibular.

A Graduação Tecnológica em Fotografia capacita o aluno a trabalhar na produção fotográfica, em setores de mercado como o de propaganda e marketing, moda e decoração, segmento técnico-científico, fotografia documental e editorial, utilizando conhecimentos históricos e artísticos, sensibilidade e densidade crítica no trato das imagens, por meio de uma visão abrangente e integrada à utilização de métodos e técnicas modernas na obtenção e processamento de imagem, no âmbito da Fotografia. O Tecnólogo em Fotografia pode atuar em empresas jornalísticas, cinematográficas, laboratórios especializados, comércio de equipamentos fotográficos, centros de pesquisas, estúdios e escritórios de decoração, moda e arquitetura

Crédito: Marília Nascimento

Produção em Mídia Audiovisual

Estabelecer o diálogo entre a empresa e seu público, fazendo com que os dois lados se entendam. O relações públicas tem de ser invisível, trabalhar nos bastidores, assessorando, informando, orientando. Também cabe ao profissional realizar pesquisas e auditorias, além de acompanhar e avaliar resultados de planejamentos.

Para a Relações Públicas do Hospital Santa Cruz, Carine Nied, tudo o que se aprende no curso oferece a base para a atividade profissional. A RP, responsável pela assessoria de comunicação do hospital, ainda ressalta que “sempre que tenho uma dúvida, procuro todo o material da graduação e leio. O que aprendemos no curso está diretamente associado à vida profissional, é uma sustentação, uma base”. Carine Nied Relações Públicas

EXPEDIENTE: Reportagem: Laura Gomes, Juliana Spilimbergo, Marília Nascimento, Renan Silva e Thamires Waechter - Projeto Gráfico: Renan Silva - Coordenação: Paulo Pinheiro


Diz Aí 17