Page 1


Luciano Pereira

Editorial O Informativo HSC chega à sua última edição de 2015, com distribuição em janeiro de 2016, contendo notícias ocorridas entre os meses de outubro e dezembro. A partir de agora, a periodicidade se normaliza com a primeira edição deste ano prevista para março e as demais para os meses de junho, setembro e dezembro. Nesta edição são contemplados diversos eventos que marcaram o trimestre final de 2015 e também mudanças importantes no fluxo de atendimento de alguns setores, como a ampliação do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), que possibilitou uma reestruturação nos setores voltados ao público externo, agilizando o funcionamento e melhorando a infraestrutura. Também o novo sistema de controle de acesso de visitantes e acompanhantes ao Hospital, agora por meio de catracas, visa ampliar ainda mais a segurança dos pacientes, funcionários, familiares e médicos que circulam pela Instituição, além de proporcionar um melhor controle do fluxo de pessoas. Falando ainda em infraestrutura, um evento no dia 16 de dezembro marcou a reinauguração da cozinha da Instituição, que foi reformada com recursos doados pela Fundação Lions Clube Internacional. E a programação de eventos seguiu com a cerimônia de homenagem aos funcionários e médicos que completam quinqüênio de trabalho no HSC, realizada em outubro. Ao todo 105 pessoas foram homenageadas. O Hospital Santa Cruz também sediou, em novembro, o 10º Encontro de Enfermagem, 5º Simpósio de Captação de Órgãos e 3º Simpósio de Segurança do Paciente, além da Semana do Enfrentamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), esta em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No final do mesmo mês, a casa de saúde promoveu o 1° Simpósio de Cardiologia, que teve como organizador e palestrante o renomado cirurgião cardíaco Fernando Lucchese. Para completar a edição, destaca-se a área da pesquisa, com a participação do Hospital em eventos estaduais e nacionais. Na contracapa, o encerramento da primeira edição do curso de especialização em Gestão Hospitalar do Hospital Santa Cruz, também em novembro. A todos, uma boa leitura e um ótimo 2016!

Expediente O Informativo HSC é uma publicação trimestral do Hospital Santa Cruz. Rua Fernando Abott, 174 - CEP: 96810-072 Santa Cruz do Sul/RS - Telefone: (51) 3713-7410. E-mail: hsc@unisc.br Site: www.hospitalstacruz.com.br Coordenação Assessoria de Comunicação do HSC - Luciano Pereira, MTb 9234. Comercialização: Priscila Midon - Telefone: (51) 3713-7410 - E-mail: priscilamidon@unisc.br.

CDII tem novo local para retirada de exames O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do HSC já conta com um novo local para a retirada de exames. A entrada está localizada ao lado da rampa de acesso à Emergência SUS. O objetivo é proporcionar maior segurança e evitar a exposição dos pacientes que aguardam ou realizam exames. O novo espaço está recebendo também os setores de digitação e de fechamento de exames do CDII, agilizando o fluxo e o atendimento. A entrada de pacientes internos aos serviços de hemodinâmica, litotripsia, ecocardiograma, ecodoppler e raio X se mantém pela porta localizada em frente à UTI adulto. No local há ainda um elevador que permite o acesso direto dos pacientes da Emergência SUS, da Ala Santo Antônio e da Ala São Francisco aos serviços de tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear e ultrassonografias. O atendimento no CDii ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, com plantão de urgência 24h. Mais informações na Central de Agendamentos de Exames, telefone (51) 3713-7474, ou no site www. hospitalstacruz.com.br/cdii. Colabore com o Informativo HSC. Opine, critique, dê sugestões ou participe com artigos e crônicas. O e-mail para contato é hsc@unisc.br.

Redação e diagramação: Luciano Pereira. Apoio: Priscila Midon, Yaundé Narciso (Assessoria de Comunicação e Marketing da Unisc) e Gabriele Ayres da Silva (estagiária). Comitê editorial Vilmar Thomé (diretor geral), Daniel Vittielo Wink (diretor do corpo clínico), Egardo Orlando Kuentzer (diretor administrativo), Geraldo Richter (diretor técnico), Giana Diesel Sebastiany (diretora de ensino, pesquisa e extensão), Fernanda Ribeiro Gallisa (gerente assistencial), Eliane Cauduro (gerente de Controladoria) e Neijan Ercolani Konzen (gerente de Hotelaria e Serviços). Projeto gráfico: Case Marketing - Telefones: (51) 3056-2840 e 81640019 - E-mail: suzi@casemkt.com.

pág. 02 EDITORIAL

Circulação: 1 mil exemplares


Studio Junio Nunes

HSC faz homenagem a funcionários que completam quinqüênio O Hospital Santa Cruz realizou, no dia 22 de outubro, a homenagem aos funcionários que completam quinqüênio na Instituição. A cerimônia foi realizada na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc), no campus da Unisc. Ao todo 105 funcionários foram homenageados. Desde 2012 o Hospital estabeleceu

como norma homenagear os funcionários que completam quinqüênios de trabalho na Instituição. Os homenageados recebem um botton com uma determinada cor, que representa o tempo de serviço dedicado ao HSC. O fundo branco significa cinco anos, o azul 10 anos, o bronze 15, o fundo prata 20 e o fundo dourado designa 25 anos de trabalho. A

partir dos 30 anos de serviços prestados, o funcionário recebe uma placa. O diretor geral do HSC, Vilmar Thomé, parabenizou os homenageados pela dedicação e empenho. “Hoje queremos festejar e agradecer aos funcionários por seu trabalho dedicado, muitas vezes discreto, mas que é fundamental para a construção de uma história de sucesso”.

Unisc e HSC promovem Semana do Enfrentamento da DPOC O Grupo de Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Reabilitação em Saúde e suas Interfaces promoveu, entre os dias 16 e 20 de novembro, sob a coordenação das professoras Andréa Lúcia Gonçalves da Silva e Lia Possuelo, a Semana do Enfrentamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A DPOC é uma doença que se caracteriza pela limitação do fluxo de ar, de forma crônica e progressiva, relacionada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões. Incurável, engloba um conjunto de alterações pulmonares, entre elas, a bronquite crônica e

o enfisema pulmonar. A DPOC tem forte relação com o tabagismo, uma vez que cerca de 90% dos portadores fumam ou já fumaram. Porém, os não-fumantes também podem desenvolver a doença. É a quinta doença mais letal do Brasil, atingindo cerca de 6 milhões de pessoas e matando, ao ano, aproximadamente 30 mil. Ou seja, faz três vítimas fatais por hora. Outro dado assustador: as mortes atribuídas à doença aumentaram 65% na América Latina na última década. Atentos à gravidade dos dados e ao Dia Mundial de Combate à DPOC, celebrado em 19 de novembro, profissi-

onais do Hospital Santa Cruz e da Unisc, das áreas de Fisioterapia, Medicina, Farmácia, Biologia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição, se reuniram a fim de articular uma semana repleta de ações de enfrentamento da doença. A programação contou com atividades de divulgação da reabilitação pulmonar e cardíaca para funcionários do HSC, avaliação da função pulmonar dos funcionários e da comunidade acadêmica da Unisc e do HSC e diagnósticos de DPOC precoce em fumantes, além de palestras e atividades em escolas e Estratégias de Saúde da Família do município (Y.N.).

INSTITUCIONAL pág. 03


O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDii) do Hospital Santa Cruz promoveu uma campanha alusiva ao Outubro Rosa com o objetivo de reverter o valor da venda de camisetas em mamografias gratuitas à comunidade. A ação fez parte das atividades programadas pela casa de saúde em prol da campanha nacional voltada a estimular a atenção das mulheres para o câncer de mama. As camisetas foram vendidas no valor de R$ 20. As mamografias proporcionadas pela venda das camisetas foram destinadas a pacientes encaminhadas pelo Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc e pelo ambulatório acadêmico que funciona junto ao Hospital. No total foram vendidas 600 camisetas alusivas à campanha, que proporcionaram 150 mamografias gratuitas à comunidade. As atividades do mês incluíram, ainda, outras interações por meio das redes sociais. Semanalmente, o perfil do Hospital no Facebook publicou postagens sobre Verdades e Mitos a respeito do câncer de mama. A ideia foi conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Na Feira de Saúde que o HSC realizou no dia 24 de outubro, na Praça Getúlio Vargas, também teve venda das camisetas e distribuição de material informativo.

Outubro Rosa O movimento teve início nos Estados Unidos na década de 90. Estados do país contavam com ações relacionadas ao câncer de mama e a mamografia no mês de outubro. Com o passar do tempo, o Congresso Norte Americano aprovou outubro como o mês nacional (EUA) de prevenção. Posteriormente, o movimento expandiu-se para todo o mundo. O nome da campanha “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer.

pág. 04 CAMPANHA

Junio Nunes

Campanha do CDii proporciona exames gratuitos de mamografia

Exames são entregues também ao Município e à Liga No dia 10 de novembro, o diretor geral do HSC, Vilmar Thomé, realizou a entrega de 50 vale-exames de mamografias ao secretário de saúde de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, obtidos por meio da campanha do Outubro Rosa. O ato contou também com a presença do diretor administrativo do hospital, Egardo Kuentzer, entre outros representantes da Instituição, do CDII do HSC e da secretaria municipal de saúde. Já no dia 8 de dezembro, Thomé entregou 20 vale-exames de mamografias à presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Jacira Assmann. Também estavam presentes a vice-presidente Berenice Schramm e o diretor administrativo do Hospital, Egardo Kuentzer, entre outros representantes do HSC.

Fotos: Luciano Pereira


Luciano Pereira

Trabalho de residentes de Farmácia é premiado em Florianópolis

Hospital Santa Cruz sedia 10º Encontro de Enfermagem O Hospital Santa Cruz realizou, no dia 19 de novembro, o 10º Encontro de Enfermagem, 5º Simpósio de Captação de Órgãos e 3º Simpósio de Segurança do Paciente. As palestras ocorreram no auditório do Curso de Medicina, na unidade acadêmica do hospital. A abertura contou com a presença do diretor geral da casa de saúde, Vilmar Thomé; da diretora de ensino, pesquisa e extensão, Giana Diesel Sebastiany; e da gerente assistencial Fernanda Ribeiro Gallisa. A primeira palestra teve como tema O papel do enfermeiro no processo de doação de órgãos, com o enfermeiro do Hospital São Lucas da PUC/RS, Dagoberto Rocha. Em seguida, o médico intensivista do HSC, Rafael Foernges, abordou o tema O posicionamento da equipe perante a decisão familiar no processo de abordagem. A psicóloga clínica da Instituição, Aline Badch, encerrou as atividades da tarde falando sobre Pos-

tura ética frente à morte encefálica e a possibilidade da doação de órgãos. Os eventos tiveram continuidade na parte da noite com a palestra Estratégias em segurança do paciente: o que há de novo?, ministrada pela enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria, Caroline Zottele. Também foram apresentadas experiências desenvolvidas em segurança do paciente em instituições hospitalares do interior do Rio Grande do Sul, com as enfermeiras Lisane Giselda Emmel, do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, e Elisiane Maciel da Rosa, do Hospital de Caridade e Beneficência, de Cachoeira do Sul. A última palestra teve como tema O controle de infecção na promoção da segurança do paciente: evidências e atualidades para a assistência, com a enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção e Epidemiologia do HSC, Eliane Krummenauer.

As farmacêuticas residentes do Hospital Santa Cruz Alice Pereira Freitas, Betina Brixner e Cristiane Carla Dressler Garske receberam o prêmio de melhor trabalho da modalidade pôster do eixo Cuidado em saúde no 5° Encontro Nacional de Residências em Saúde: O desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da Residência para a (re)afirmação do SUS. O evento foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, de 28 a 30 de outubro. O trabalho premiado é intitulado Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes atendidos em pronto atendimento em um hospital de ensino. Ele mostra a importância do farmacêutico clínico trabalhando para promover a saúde, prevenindo eventos adversos, intervindo e contribuindo na prescrição médica para obtenção de resultados clínicos positivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Divulgação

Consultas a exames - Com o objetivo de qualificar permanentemente os processos assistenciais dos pacientes que buscam atendimento junto à Instituição, o HSC, em parceria com o Laboratório Santa Cruz, está disponibilizando mais uma alternativa para consulta aos resultados de exames laboratoriais realizados. Agora, os resultados também podem ser consultados diretamente na tela de prescrição médica. A consulta aos resultados de exames via site do Laboratório Santa Cruz permanece disponível para acesso/uso.

GERAL pág. 05


Hospital Santa Cruz realiza 1° Simpósio de Cardiologia Fotos: Luciano Pereira

Luciano Pereira

O Hospital Santa Cruz realizou, na manhã do dia 28 de novembro, o 1° Simpósio de Cardiologia da Instituição, que teve como um dos organizadores e palestrantes o renomado cirurgião cardíaco Fernando Lucchese. O evento ocorreu no auditório do Curso de Medicina localizado junto à unidade acadêmica do Hospital. O público-alvo do Simpósio foi composto por médicos, residentes e alunos de Medicina. A programação teve início com o credenciamento e a abertura contou com representantes da direção do HSC e com os coordenadores do Simpósio Fernando Lucchese e Paulo Roberto Jucá. Na sequência foram abordados diferentes temas relacionados à cardiologia, com os profissionais Guilherme Py, Eraldo Lúcio, Roberto Mayer, Giuliano Zortea, Paulo Leães e Fábio Cañellas. Os resultados cirúrgicos do Hospital Santa Cruz nos seis primeiros meses de atuação da equipe de Lucchese na Instituição foram apresentados pelos médicos Leonardo Dorneles de Souza e Francisco Lamachia. Além disso, uma mesa redonda com o tema Intervenção em Cardiologia teve como debatedores Abdalla Hamid e Nelson Thomas Júnior. O encerramento da programação foi com

pág. 06 MANCHETE

a palestra de Fernando Lucchese, com o tema Coração: um órgão feito para durar. O Simpósio teve ainda a participação dos médicos Cassiano Nardi, Jorge Nazário e Carlos Rech como coordenadores das atividades. Também foi organizada uma homenagem aos médicos Francisco Sandor Hoppe e Carlos Alberto Fischer Petterson. Fernando Lucchese Fernando Lucchese é cirurgião-chefe do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes, Chefe do Departa-

mento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de Porto Alegre, Chefe do Transplante Cardíaco da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Diretor do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes e Chefe do Grupo de Transplantes Cardíacos do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer. O médico também é professor-adjunto de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade Federal de Ciências Médicas, Universidade Federal de Ciências da Saúde, de Porto Alegre. Atualmente suas atividades cirúrgicas correspondem a cerca de 1,4 mil


casos cardiovasculares por ano (75% adultos, 25% crianças). Seus livros publicados já venderam mais de 1,5 milhões de exemplares no Brasil e na Europa. No primeiro semestre deste ano a equipe de Lucchese passou a atuar no HSC visando qualificar ainda mais os atendimentos na área de cirurgia cardíaca. Histórico Em 2012 o HSC foi credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, realizando cirurgias vasculares periféricas, cirurgias cardíacas e procedimentos de cardiologia intervencionista, além de oferecer consultas e vários exames diagnósticos na área cardiovascular para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). No mês de agosto de 2014 o Hospital tornou-se Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, e procedimentos que eram realizados na Instituição somente por meio de convênios e/ou particulares passaram a ser estendidos para a população em geral também pelo SUS, como procedimentos endovasculares extracardíacos e de eletrofisiologia. Entre eles estão as angioplastias (cateterismos) para tratamento das obstruções arteriais com colocação de stents periféricos, o tratamento endovascular das doenças da aorta (dilatações e dissecções) e o tratamento de várias arritmias cardíacas com colocação de marcapassos e implantes de cardiodesfibriladores. Estes procedimentos, aliados aos que já vinham sendo realizados, possibilitam ao paciente tratar suas doen-

ças de uma maneira menos invasiva, com menor risco e menor tempo de internação, fornecendo soluções e tratamentos avançados antes disponíveis pelo SUS somente em outros centros de referência. Atualmente existem no Estado somente outros quatro centros de referência nesta área, três deles localizados em Porto Alegre e um em Passo Fundo. O HSC é credenciado a realizar procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a 8ª, a 13ª e parte da 2ª Coordenadoria Regional de

Saúde, representando mais de 600 mil habitantes de 25 municípios dos vales do Rio Pardo e do Jacuí.

MANCHETE pág. 07


Hospital participa de pesquisa internacional na área da Nutrição Luciano Pereira

O Hospital Santa Cruz participou, no dia 19 de novembro, da pesquisa nutriDia Brasil 2015-2019, organizada pela Sociedade Europeia de Nutrição Enteral Parenteral. Participaram do estudo nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição, nutricionistas residentes e estagiárias do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenadas pela pesquisadora Maria Cristina Gonzalez. O nutriDia Brasil é uma auditoria realizada em um único dia, onde se avaliam vários cuidados nutricionais que estão sendo oferecidos aos pacientes internados nas enfermarias e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e aos pacientes com câncer. Questionários são preenchidos pelos profissionais de saúde e pelos pacientes em busca destas informações. Aos 30 dias, verifica-se a evolução destes pacientes avaliados, na tentativa de criar associações entre estes fatores nutricionais e a evolução dos pacientes. “O objetivo principal deste projeto é aumentar a consciência e o conhecimento a respeito da importância da desnutrição intra-hospitalar, principalmente de causa iatrogênica, e seus cuidados na recuperação do paciente”, explica a especialista em Nutrição Clínica e em Gestão Hospitalar e nutricionista do HSC, Carolina Testa Antunes. Segundo ela, esta avaliação inclui o ponto de vista do

paciente, dos seus cuidadores e dos recursos públicos disponíveis para este fim. “O trabalho visa conscientizar os profissionais envolvidos nos cuidados do paciente da necessidade de avaliar e orientar este paciente do ponto de vista nutricional”, complementa a nutricionista. “Por outro lado, desperta nos profissionais a necessidade de maior conhecimento sobre a avaliação do risco nutricional dos pacientes e da sua importân-

pág. 08 DESENVOLVIMENTO

cia”, ressalta. A pesquisa também compara o desempenho de hospitais de diversas áreas do Brasil em relação aos cuidados e necessidades de recursos para a realização da Terapia Nutricional. Além disso, avalia os motivos pelos quais o paciente hospitalizado não tem uma ingestão alimentar adequada e verifica o impacto do risco nutricional e ingestão inadequada na evolução dos pacientes hospitalizados nas enfermarias e nas UTIs.


A enfermeira da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz, Carolina Barbosa Silva, e a técnica de enfermagem da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Jocecleria Brixner, participaram no dia 7 de novembro do 3º Encontro de Psicologia: Saberes e Práticas, realizado em Santa Maria. Elas fizeram parte de uma mesa redonda apresentando o projeto Pequenos Valentes do HSC. O blog Pequenos Valentes é uma iniciativa das equipes da UTI Pediátrica e da UCI da Instituição. Segundo as enfermeiras, o objetivo é compartilhar histórias dos bebês que ficam internados, por determinado período, na UCI e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “São relatos de vida que trazem inspiração, amor e coragem para o nosso cotidiano”, explicam. O blog contém fotos de bebês no estilo NewBorn e são

Fotos: Divulgação

Projeto Pequenos Valentes do HSC é apresentado em Encontro de Psicologia

produzidas pela própria equipe de enfermagem do Hospital. O endereço eletrô-

nico da página é www.pequenosvalentesdo hospitalstacruz.com.

Trabalhos também são apresentados em Foz A enfermeira Leila Patrícia de Moura e a técnica de enfermagem Eloisa Collognese, da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz, representaram a Instituição no 4º Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, realizado de 13 a 16 de outubro em Foz do Iguaçu, Paraná. Elas apresentaram, respectivamente, os trabalhos Pequenos Valentes: um projeto para minimizar os efeitos da hospitalização e A Hora do Conforto: humanizando a assistência em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal. O projeto intitulado A hora do conforto tem como objetivo oferecer maior comodidade, descanso e tranquilidade às crianças internadas na UTI Neonatal e na UCI. Para isso são utilizados mecanismos como o silêncio e as redes neonatais instaladas nas incubadoras, visando tornar o ambiente o mais similar possível ao útero materno. A iniciativa conta com dois horários de silêncio dentro das duas unidades. Em cada horário, o silêncio deve ser obedecido pela equipe por cerca de uma hora. Neste período os bebês não podem ser manipulados, salvo em situações estritamente necessárias. As luzes são desligadas, mantendo apenas as luzes de cabeceira dos leitos. As portas dos leitos são fechadas e o telefone somente deverá ser acionado em casos de intercorrências.

PESQUISA pág. 09


Fotos: Divulgação

Prevenção ao zumbido e perda auditiva ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Liga de Otorrinolaringologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em conjunto com o curso de Medicina e o Hospital Santa Cruz, realizou em outubro a Campanha de Prevenção ao Zumbido e Perda Auditiva. A ação foi aberta à comunidade e desenvolvida no ambulatório acadêmico do curso de Medicina. Foram realizados 70 atendimentos. A campanha inclui exames em pacientes com queixas de perda auditiva e zumbido, solicitação de exames complementares e distribuição de material informativo. A Liga é formada por estudantes do curso de Medicina e coordenada pela médica Otorrinolaringologista e professora da disciplina Ingrid Wendland Santanna.

Doação de brinquedos I ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O HSC foi uma das instituições contempladas com a campanha de doação de brinquedos que o Colégio Mauá promoveu ao longo do mês de outubro, mês da criança. Na primeira semana de novembro foi feita a entrega de todos os brinquedos arrecadados. Na ocasião o HSC foi representado pela assessora de projetos e captação de recursos Melissa Teresa Kanitz.

Doação de brinquedos II ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Hospital Santa Cruz arrecadou, na primeira semana de outubro, centenas de brinquedos novos e usados doados pela comunidade por meio de uma campanha realizada pelo Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII). Os brinquedos foram entregues à Pediatria do HSC e a crianças internadas na unidade. A entrega foi feita pela equipe do CDII, pelo grupo Multialegria, composto por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Instituição, e pela Equipe do Palhaço Kiko, que também divertiu as crianças. Algumas crianças doadoras também participaram da entrega a convite dos organizadores. Luciano Pereira

HSC altera controle de acesso ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Passou a vigorar em novembro um novo sistema de controle de acesso de visitantes e acompanhantes ao Hospital Santa Cruz, agora por meio de catracas. A medida, conforme a direção, visa ampliar ainda mais a segurança dos pacientes, funcionários, familiares e médicos que circulam pela Instituição, além de proporcionar um melhor controle do fluxo de pessoas no Hospital. Para facilitar e agilizar a entrada, todos os visitantes e acompanhantes devem ter em mãos um documento de identificação, que pode ser o RG, o CPF ou a Carteira de Motorista. O acesso será liberado somente após a identificação, que deve ser feita na portaria da Recepção.

pág. 10 COMUNIDADE EM FOCO


HSC e Lions realizam solenidade de inauguração da Cozinha Fotos: Junio Nunes

Após quatro meses de obras para reforma e adequação da estrutura física, foi realizada, no dia 16 de dezembro, a solenidade de inauguração da Cozinha do Hospital Santa Cruz. A cerimônia ocorreu no corredor de acesso à Cozinha e, após a solenidade, foi oferecido um coquetel aos convidados no Clube Aliança Santa Cruz. A execução das obras da Cozinha foi possível graças à doação de R$ 217.880,00 feita pela Fundação Lions Clube Internacional ao Hospital. O projeto de modernização da área física e dos equipamentos foi aprovado pela Fundação em abril de 2015. O cheque foi entregue em julho ao diretor administrativo da casa de saúde, Egardo Orlando Kuentzer, e ao representante do Banrisul, Lair Ipê da Silva. Com a contrapartida do Hospital, a quantia foi utilizada para a execução do projeto. A obra teve início na segunda quinzena de agosto e, durante quatro meses, toda a estrutura da Cozinha foi reformada. Foram adquiridos novos equipamentos, como caldeirões, cafeteira, máquina de lavar louça e um novo elevador monta carga para facilitar a distribuição dos alimentos nas unidades de internação. O ato de descerramento da placa de inauguração da Cozinha teve a participação do diretor geral do HSC, Vilmar Thomé; da presidente da Associação PróEnsino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Carmem Lucia de Lima Helfer; do diretor do Lions Internacional 2010/2012 Edison Karnopp; e do governador distrital 2014/2015 Gilberto Moacir da Silva. Também estiveram presentes, pelo Lions Internacional, os governadores distritais Carlos Enor Lindemann (2015/2016), Sergio Arsand Filho (2013/2014) e Elton Antonio Zarth (2009/2010), além do 1º e 2º vice-governadores 2015/2016, Evaldo Gomes Rodrigues e Jardel da Motta Pacheco, respectivamente, e dos presidentes dos Lions SCS Aliança e Centro, Flavio Schuh e Luiz Moritzen, nesta ordem.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente da Apesc, Jacob Braun; do vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Eltor Breunig; do pró-reitor de Administração da Unisc, Jaime Laufer; do secretário municipal de saúde, Henrique Hermany; e do coordenador adjunto da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário José Colombo Lopes de Almeida Filho; além dos demais diretores do Hospital e representantes dos Lions Club, imprensa e

funcionários da casa de saúde. Atualmente são servidas, em média, 30 mil refeições por mês no Hospital. Todas as refeições oferecidas aos pacientes, acompanhantes e funcionários são preparadas na Cozinha do HSC. O setor de Nutrição e Dietética da Instituição, responsável pela realização destas atividades, conta com uma equipe de quatro nutricionistas, 28 copeiros e 14 funcionários divididos entre cozinha, copas e refeitório.

INFRAESTRUTURA pág. 11


Apresentação de trabalhos encerra pós em gestão hospitalar Luciano Pereira

A primeira edição do curso de especialização em Gestão Hospitalar do Hospital Santa Cruz encerrou suas atividades nas manhãs dos dias 19 e 20 de novembro. Nestas duas datas foram realizados um seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão e, no final, a entrega dos certificados. A solenidade terminou com um coquetel. O curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Gestão Hospitalar, foi realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no período de 12 de abril de 2013 a 11 de junho de 2015, nas dependências da casa de saúde. Ao todo foram 25 concluintes, todos funcionários da Instituição, que desenvolveram seus trabalhos de conclusão de acordo com as suas áreas de atuação dentro do Hospital. A cerimônia de certificação dos concluintes contou com a presença do coordenador de pós-graduação lato sensu da Unisc, professor Ricardo André Machado; da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, professora Giana Diesel Sebastiany; do coordenador do curso de especialização em Gestão Hospitalar, professor Renê Luiz Seibert; da subcoordenadora do curso e coordenadora do setor de Recursos Humanos do Hospital, Fernanda Haas; do diretor administrativo, Egardo Orlando Kuentzer; e da gerente assistencial da Instituição, Fernanda Ribeiro Gallisa.

pág. 12

Concluintes: Adalia Ferreira Pinheiro, Alexandra Viviane Behm, Aline Badch Rosa, Anderson Barreto de Moraes, Andrea Stanck, Andreia de Fátima da Siqueira, Araceli Bernhard, Bianca Mossmann Ghignatti, Carolina Testa Antunes, Caroline de Moraes, Cinara dos Santos, Eliane Hagemann Cauduro, Fernanda da Cunha Salvi, Jaqueline Silveira Peixoto, Juliana Backes, Katiuscia Brandenburg Jacques, Luis Carlos Dick, Marciane Mueller, Maria Antonieta Tonellotto Terres, Maria Augusta Steinhaus de Lima, Mariane Inês Hermany Maffi, Neijan Ercolani Konzen, Patricia Mello da Silveira, Sônia Elena Jaeger, Tatiana Battisti.

Informativo Nº 20  

Edição Nº 20 do Informativo HSC - Outubro/Dezembro de 2015.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you