Page 1

Janeiro/Março de 2018 - edição nº 29

Cinoterapia Projeto em parceria com o Corpo de Bombeiros auxilia no processo de recuperação de pacientes da Pediatria

Novas turmas de residentes iniciam atividades

Pág. 6

Hospital dá início a programa de reconhecimento

Pág. 5

Pág. 3


Luciano Pereira

Editorial A Pediatria do Hospital Santa Cruz volta a ser destaque na presente edição do Informativo HSC. Desde o final de 2016 a unidade vem passando por um processo de revitalização que tem como identidade visual os personagens do livro Lino & Laila. Os espaços receberam adequações como instalação de televisores, novos móveis, brinquedos pedagógicos, além de reformas na estrutura. O enxoval da Pediatria também passou a ter relação com a história do livro, assim como os uniformes dos funcionários dessa ala e as placas de sinalização internas. As adaptações no espaço da Pediatria e a temática dos livros têm como objetivo principal contribuir para uma recuperação mais rápida das crianças que estão internadas. Dentro desse contexto surgiu também o Correio do Lino, implementado em 2017 por um grupo de estudantes de Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Nesse projeto, crianças internadas na unidade podem escrever cartas para os personagens, que serão respondidas por bolsistas da universidade. A ideia deu origem a outra iniciativa, o Amigos do Lino, que permite à comunidade enviar mensagens a qualquer paciente internado no Hospital. Os dois projetos são abordados na página 8 desta edição. Também na Pediatria iniciou em março o projeto Cinoterapia, destaque de capa e na página 3 deste Informativo. O trabalho promove a interação entre cães treinados pelo Corpo de Bombeiros e crianças internadas na unidade, funcionando como um tratamento alternativo na recuperação dos pacientes. Por fim, a matéria da página 7 aborda uma bela ação desenvolvida pelos profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HSC, que no ano passado reativaram o projeto MultiAlegria. Nesta atividade, os residentes vestem-se de palhaços e levam às crianças e acompanhantes da Pediatria informações de forma lúdica e divertida. A todos, uma boa leitura!

Colabore com o Informativo HSC. Opine, critique, dê sugestões ou participe com artigos e crônicas. O e-mail para contato é hsc@unisc.br. Expediente O Informativo HSC é uma publicação trimestral do Hospital Santa Cruz. Rua Fernando Abott, 174 - CEP: 96810-072 Santa Cruz do Sul/RS - Telefone: (51) 3713-7410. E-mail: hsc@unisc.br Site: www.hospitalstacruz.com.br Coordenação Assessoria de Comunicação do HSC - Luciano Pereira, MTb 9234. Comercialização: Priscila Midon - Telefone: (51) 3713-7410 - E-mail: priscilamidon@unisc.br.

HSC é sede de jornadas O Hospital Santa Cruz sediou, nos dias 27 e 28 de outubro, a 6ª Jornada Gaúcha de Antimicrobianos e 3ª Jornada de Terapia Intensiva, realizadas no auditório do curso de Medicina localizado junto à Unidade Acadêmica. O objetivo foi promover a educação continuada para os profissionais de saúde a respeito de prevenção de infecção e segurança do paciente bem como promover o uso apropriado de antimicrobianos em conformidade com a resistência aos mesmos. O evento teve o apoio da Liga de Infectologia do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A abertura ocorreu na noite do dia 27 com uma conferência sobre terapia infusional segura, ministrada por Daiane Cais, do Hospital Samaritano de São Paulo. A programação teve sequência com o tema Sepse Tardia – Tratamento empírico, com Fábio Lopes Pedro, do Hospital Universitário de Santa Maria. A primeira atividade teve como moderadora a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar do HSC, Eliane Krummenauer, e a segunda contou com a participação, como debatedoras, das profissionais Fabiane Souza, Vanderlise Pessoa, Fátima Souza e Tatiana Kurtz. Na manhã do dia 28 foi realizada uma conferência sobre tecnologias para prevenção de corrente sanguínea, com Daiane Cais e moderação de Fábio Lopes Pedro. Ricardo Zimerman, da Santa Casa de Porto Alegre, palestrou em seguida sobre tratamento otimizado de infecção de corrente sanguínea, tendo como debatedores os médicos Rafael Foergnes e Willian Rutzen, do HSC. Por fim, o tratamento de candidemia foi o assunto abordado por Diego Falci, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo o médico Marcelo Carneiro, do HSC, o debatedor. Redação: Luciano Pereira / Mariéle Gomes e Iuri Fardin (estagiários curriculares do curso de Jornalismo da Unisc). Diagramação: Luciano Pereira. Apoio: Priscila Midon e Helena Fischer (estagiária curricular). Comitê editorial Vilmar Thomé (diretor geral), Daniel Vittielo Wink (diretor do corpo clínico), Egardo Orlando Kuentzer (diretor administrativo), Geraldo Richter (diretor técnico), Giana Diesel Sebastiany (diretora de ensino, pesquisa e extensão), Fernanda Ribeiro Gallisa (diretora de enfermagem), Eliane Hagemann Cauduro (gerente de controladoria) e Neijan Ercolani Konzen (gerente de hotelaria e serviços). Projeto gráfico: Case Marketing - Telefones: (51) 3056-2840 e 981640019 - E-mail: suzi@casemkt.com.

pág. 02 EDITORIAL

Circulação: 1 mil exemplares


Cinoterapia promove interação entre cães e pacientes da Pediatria

Luciano Pereira

Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, o Hospital Santa Cruz iniciou, no dia 7 de março, um projeto que estimula a interação entre cães e pacientes internados na ala pediátrica da Instituição. Conhecida como cinoterapia, a prática tem como objetivo proporcionar um tratamento alternativo e acalmar as crianças, além de dar ao ambiente do hospital um clima familiar. A atividade também beneficia a equipe de funcionários, que tem uma quebra na rotina e vivencia um momento diferente. A cadela Lana, de três anos e da raça Pastor Alemão, foi a primeira a realizar a visita. De acordo com seu adestrador, soldado Felipe Limberger, ela passou por um ano e meio de treinamento antes de ser considera apta para a aplicação da cinoterapia. Além disso, Lana passa por higienização antes e depois das visitas ao Hospital, para garantir que não ocorra nenhum tipo de contaminação do animal ou dos pacientes. Segundo o enfermeiro Anderson Moraes, coordenador do projeto no Hospital, as visitam ocorrem inicialmente a cada 15 dias e contemplam apenas as crianças, mas a ideia é expandir para outros setores ao longo do tempo. A metodologia também deve mudar, permitindo que os pacientes caminhem com os cachorros pelos corredores e pelo pátio do Hospital. Janaína Rufino, 39, mãe da pequena Ana Valentina, de apenas dois anos, fi-

cou encantada com a iniciativa. “Estava saindo para buscar um lanche e acabei ficando só para a Ana poder ver a cade-

la”, conta. Ela acredita que a prática é positiva, pois traz alegria e relaxamento às crianças. (I.F.)

Hospital promove ações de Páscoa Como já é de costume nessa época do ano, o Hospital Santa Cruz promoveu algumas ações internas para celebrar a Páscoa. Por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), todos os setores da Instituição foram visitados e os funcionários receberam um pirulito em forma de coelho, com votos de alegria e feliz Páscoa. Também foi oferecida uma oficina de pintura artesanal de

ovos alusivos à data. Outra tradição que já dura mais de 30 anos são os biscoitos de coelhinho, produzidos pelas irmãs Ilsi Neumann e Neli Müller, responsáveis pela padaria do HSC, e distribuídos a todos os pacientes no café da manhã do domingo de Páscoa. As crianças da Pediatria também receberam cestas artesanais com produtos selecionados. (I.F.)

PROJETOS pág. 03


O Hospital Santa Cruz recebeu, no dia 2 de março, a visita da senadora Ana Amélia Lemos (PP). Ela foi recepcionada pelo diretor geral da Instituição, Vilmar Thomé, pelo diretor administrativo Egardo Kuentzer e pela diretora de ensino, pesquisa e extensão, Giana Diesel Sebastiany, entre outros representantes da direção da casa de saúde, da reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). A senadora esteve acompanhada da vice-prefeita do município, Helena Hermany, e da secretária municipal de saúde, Renice Vaccari. Além de conhecer os setores e os principais projetos desenvolvidos pelo Hospital, Ana Amélia foi convidada para visitar o centro cirúrgico da Instituição e conhecer o funcionamento e aplicabilidade da nova torre de vídeo da unidade, adquirida no final de 2017 por meio de uma emenda parlamentar da senadora no valor de R$ 250 mil. O equipamento é utilizado para a realização de procedimentos cirúrgicos e foi adquirido juntamente com um kit de instrumentais para cirurgias pelo sistema de videolaparoscopia. Conforme a diretora de enfermagem da casa de saúde, enfermeira Fernanda Ribeiro Gallisa, o Hospital conta agora com três torres de vídeo para cirurgias em geral, como bariátrica, colecistectomia, apendicectomia, entre outras. “Os novos equipamentos incrementam ainda mais qualidade e segurança na técnica cirúrgica e na segurança do próprio paciente durante o procedimento”, avalia.

Fotos: Luciano Pereira

Hospital Santa Cruz recebe a visita da senadora Ana Amélia Lemos

Torre de vídeo A nova torre de vídeo possui micro-câmera digital Full HD, com conexão compatível com óticas de diferentes fabricantes e sistema de melhoria do contraste das imagens. A homogeneização da iluminação e a modificação do espectro de vermelho possibilitam a visualização de vascularizações mais profunda, com módulo de captura de imagem com duas portas USB que transferem fotos e vídeos com resolução Full HD a sistemas de armazenamento externo (pendrives ou HDs externos). O armário, adequado para o armazenamento e movimentação dos equipamentos, tem capacidade de armazenar o cilindro de CO2 e possui porta frontal e traseira, rodízios emborrachados e freios.

HSC solicita apoio a deputados e senadores gaúchos em Brasília Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro o diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, esteve em Brasília acompanhado da coordenadora de contabilidade Melissa Kanitz e da assessora de projetos e captação de recursos da Instituição, Heloisa Feil. Na ocasião, visitaram os gabinetes dos deputados federais e senadores gaúchos solicitando a-

pág. 04 CAPTAÇÃO DE RECURSOS

poio por meio da destinação de emendas parlamentares. No ano de 2017, o HSC foi contemplado com a destinação de R$ 1,3 milhões em emendas parlamentares, oriundas de indicações dos deputados Carlos Gomes, Heitor Schuh, João Derly, Maria do Rosário e Sérgio Moraes e da senadora Ana Amélia Lemos.


Luciano Pereira

HSC inicia programa de reconhecimento em março O Hospital Santa Cruz lançou no mês de março o programa de reconhecimento Seja + HSC, com o slogan Construindo um ambiente seguro e sustentável no trabalho. O programa tem como objetivo estimular a redução do número de acidentes de trabalho e aumentar a visibilidade da importância do descarte correto de resíduos, estabelecendo critérios para o reconhecimento dos setores com melhores desempenhos. O Seja + HSC é dividido em três grupos de setores de acordo com suas características: Assistência, Apoio e Administrativo. Os setores com melhor desempenho dentro desta classificação serão reconhecidos conforme pontuação do Programa de Qualidade 5S e meio ambiente, por meio de auditorias realizadas semestralmente, além da participação de todos os funcionários elegíveis nas capacitações programadas, não ocorrência de acidentes no setor durante o período de avaliação, conclusão dos planos de ação e iniciativas que melhorem o desempenho do processo financeiro da Instituição, como redução de custos, redução do fluxo em processos, melhorias em controles etc. Serão aceitas iniciativas sobre aspec-

tos referentes a resíduo (redução da geração de lixo e melhoria da sistemática do descarte), energia e água, financeiro, segurança e trabalho em equipe (iniciativas que estimulem o trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e processo de comunicação). Todas as iniciativas serão validadas mensalmente pela comissão avaliadora. A premiação se dará no final do ano para os setores que apresentarem o melhor desempenho. Serão premiados seis setores, sendo dois em cada categoria, com certificados e brindes. Os setores premiados com as primeiras posições também poderão escolher uma pessoa para ser reconhecida individualmente.

Nada melhor do que comemorar os 110 anos do Hospital Santa Cruz lembrando do passado e homenageando aqueles que fizeram parte dessa história, certo? A partir de março, semanalmente, estão sendo postadas na página do HSC no Facebook fotos antigas do Hospital. O acervo conta com diversas fotos: registros da época da construção, inaugurações de setores e alas, grupos de funcionários em atividades internas e externas, das freiras que coordenavam o Hospital, entre tantas outras. Mas a comunidade também pode participar! Quem possuir fotos antigas do Hospital Santa Cruz pode compartilhar enviando-as para o e-mail hsc @unisc.br com nome completo e uma breve explicação sobre a foto (local, nome das pessoas que aparecem, ano que foi feita etc.). Quanto mais antiga a foto, melhor! E para começar as lembranças, nada mais justo (e antigo) do que a primeira foto do hospital! A foto abaixo é da inauguração do HSC, no dia 22 de maio de 1908. Esta raridade nos foi cedida pelo Grupo Gazeta de Comunicação e ilustra o livro dos 100 anos de história do Hospital Santa Cruz, feito em 2008 pela Editora Gazeta. Confira esta e outras fotos na página do HSC no Facebook! Nas quatro edições de 2018, esta coluna especial do Informativo HSC trará um pouco dessa história e também de alguns funcionários que fizeram parte dessa trajetória.

Escolha do nome e slogan Para a escolha do nome e slogan do programa de reconhecimento foi realizado um concurso interno entre os funcionários do Hospital Santa Cruz. O nome vencedor é de autoria de Paloma Kist, do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) da Instituição. Já o slogan escolhido foi criado pela psicóloga do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (SIAP) do HSC, Aline Badch Rosa (foto).

DESENVOLVIMENTO pág. 05


Residências Multiprofissional e Médica iniciam atividades

Luciano Pereira

Luciano Pereira Um seminário de integração realizado nos dias 1º e 2 de março deu início às atividades das novas turmas do Programa de Residência Médica e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz. A abertura contou com a fala do diretor administrativo da Instituição, Egardo Kuentzer, e com a apresentação da diretora de ensino, pesquisa e extensão da casa de saúde, professora Giana Sebastiany. Também estava presente na abertura o coordenador do Programa de Residência Médica, Leandro Luis Assmann. Logo após a abertura, o subcoordenador do Programa de Residência Médica, Marcelo Carneiro, apresentou a Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital. Em seguida, a funcionária Marciane Mueller explicou as rotinas do setor de Desenvolvimento Organizacional e a assessora jurídica Annie Carniel falou sobre aspectos legais na Instituição. No final da manhã, a enfermeira Caroline Martins apresentou os setores da casa de saúde e os responsáveis. Na parte da tarde, a enfermeira Ana Elizabeth Kautzmann e o engenheiro ambiental Fabrício Weiss falaram sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, en-

pág. 06 MANCHETE

quanto o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes abordou sobre os fluxos e rotinas do Hospital. Após, informações sobre recursos humanos foram repassadas pela coordenadora Fernanda Haas, encerrando com uma reunião com tutores, preceptores e residentes. A rede básica e a apresentação de seus respectivos preceptores foi o tema das atividades da manhã do dia 2. Os residentes voltaram a se reunir na parte da tarde para conhecerem as rotinas dos setores de auditoria e faturamento. Por fim, a enfermeira Gilciane Bolzan falou sobre o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) e a farmacêutica Rochele Mene-

zes sobre o setor de Farmácia do HSC. Formatura No dia 16 de fevereiro foi realizada a solenidade de certificação da 7ª turma de residentes do Programa de Residência Médica do Hospital Santa Cruz. O evento ocorreu no auditório do curso de Medicina localizado junto à unidade acadêmica do Hospital e certificou profissionais nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. A duração da residência médica é de dois anos, com exceção de Ginecologia e Obstetrícia, que dura três anos.


Residentes levam alegria às crianças de forma lúdica Divulgação

No ano passado os profissionais do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMS) do Hospital Santa Cruz reativaram um trabalho que foi destaque na Instituição em 2015: o Projeto MultiAlegria. A ação envolve uma equipe disposta a educar crianças e acompanhantes da Pediatria transmitindo informações importantes durante o período de internação de uma forma lúdica e divertida, com o objetivo de confortar os pacientes e acompanhantes durante o processo de recuperação. Na atividade os residentes vestemse de palhaços e, por meio da música e do teatro, criam um ambiente harmonioso e alegre, utilizando-se da arte para incentivar cuidados como a higiene oral, alimentação saudável e a prática de esportes. Para os acompanhantes é dada a oportunidade de relaxar por alguns minutos diante da situação de estresse causada pela hospitalização dos seus

entes queridos. O projeto conta com o apoio do grupo de atividades lúdicas Doutores Só Riso, que além de acompanhar as visitas ministrou oficinas de maquiagem, pintura e metodologia de ações aos residentes. As atividades são programadas para ocorrer quinzenalmente. A equipe utiliza jalecos personalizados e coloridos que levam alegria aos pequenos pacientes e

seus familiares. O MultiAlegria participa ainda de atividades externas em feiras e serviços da rede municipal de saúde. A intenção é continuar o projeto em 2018 e, para isso, a equipe está sendo reformulada após a entrada dos novos residentes. Segundo a coordenadora do PRMS e da Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital, professora Dulciane Paiva, a implantação do Programa, em 2014, possibilitou o desenvolvimento de diversos projetos e ações que consolidam ainda mais a já tradicional qualidade empregada nos serviços oferecidos pelo HSC à comunidade. “A atuação dos residentes nessa importante ação social se estende a outros usuários e âmbitos e se trata de uma singela e dedicada homenagem àqueles que nos inspiram para a prestação de um atendimento humanizado e de qualidade, que são os nossos pacientes”, salienta a professora.

MANCHETE pág. 07


Projeto leva mensagens de otimismo aos pacientes Uma campanha desenvolvida por estudantes do Curso de Comunicação Social – habilitação Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está proporcionando momentos de carinho, conforto e solidariedade aos pacientes internados no Hospital Santa Cruz. O projeto Amigos do Lino foi planejado para complementar e expandir o Correio do Lino, implementado pelas estudantes na ala da Pediatria em abril de 2017. A ideia é que a comunidade, por meio de um canal no site da Instituição, envie poesias, pensamentos, letras de músicas e mensagens de conforto aos pacientes. As mensagens são entregues diretamente nos quartos pelo Carteiro do Lino, que agora levam otimismo não só para a Pediatria, mas também para todo o Hospital. “Ao executar o Correio do Lino na Pediatria ficamos encantadas com o resultado e como, de fato, as palavras de conforto e carinho têm o poder de auxiliar na recuperação dos pacientes”, justifica a aluna, agora já graduada, Luiza Klein, idealizadora da campanha ao lado das colegas Ana Paula Grasel, Natielli Quoos e Camila Roos. “A ação faz com que estas pessoas se sintam especiais”, afirma. A campanha tem como base o ditado "fazer o bem sem olhar a quem", uma vez que não é necessário informar o nome do paciente que irá receber a mensagem. As primeiras cartas foram entregues no dia 20 de junho de 2017. Mas conforme as estudantes, o Hospital dará continuidade à iniciativa. Para isso, basta acessar o site www.hospitalstacruz. com.br, clicar em Mensagem ao Paciente no lado direito da tela inicial, preencher os dados e a mensagem e enviar. Correio do Lino A nova identidade visual da Pediatria, inaugurada no final de 2016 com a temática dos livros do Lino, tem o objetivo de contribuir para uma recuperação

pág. 08 EXTENSÃO

mais rápida das crianças internadas. Painéis alusivos aos personagens – idealizados pela Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital, professora Giana Diesel Sebastiany – estão instalados nos corredores da internação pediátrica e nos espaços de recreação desde a inauguração. Os painéis reproduzem a história do primeiro volume. Em maio deste ano está sendo lançado o

Divulgação

sexto volume da série. O projeto do Correio do Lino incentiva as crianças internadas a escreverem uma carta para o personagem, recebendo depois uma carta entregue pelo Carteiro do Lino com a resposta, redigida por bolsistas. Na campanha Amigos do Lino, as mensagens são escritas pela própria comunidade aos pacientes em geral e depois entregues pelo carteiro do projeto.

Palestra aborda a tuberculose A Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Cruz promoveu, no dia 22 de março, uma palestra com o tema Tuberculose, uma realidade perto de nós!. Em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Educação Permanente (SEP) da Instituição, o encontro teve como objetivo conscientizar funcionários do hospital, alunos, profissionais da área da saúde e

demais interessados sobre os riscos da doença e suas formas de contágio. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar ossos, rins e outros órgãos, em casos mais raros. A palestra ocorreu no auditório do curso de Medicina do HSC e foi ministrada pelo médico Marcelo Carneiro, coordenador da CCIH, e pela professora Lia Possuello, bioquímica e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose. (I.F.)


Área ambiental participa de encontro nacional em Porto Alegre jam percebidas pela sociedade”, resumiu o coordenador do comitê, Rogério Almeida, responsável pela área de Gestão Ambiental do Hospital Moinhos de Vento. “Aqui compartilhamos em detalhes o que estamos fazendo para tornar

esses esforços realidade", disse. Segundo Almeida, investir em processos sustentáveis e em tecnologias de gerenciamento de resíduos e recursos naturais não é apenas questão de responsabilidade, mas também de economia.

HSC vai a simpósio de gestão em enfermagem As enfermeiras Camila Ritta, Gilciane Bolzan e Julia Kulcynski representaram o Hospital Santa Cruz no 8º Simpósio de Gestão em Serviços de Enfermagem realizado no auditório do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS) nos dias 10 e 11 de outubro, tendo como tema central Interrelações de enfermagem: estratégia para a integralidade da assistência.

Divulgação

A área ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve presente no 2º Encontro Nacional de Gestão Ambiental em Estabelecimentos, realizado no dia 24 de novembro na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre. O engenheiro ambiental Fabrício Weiss participou do evento representando a Unisc e o Hospital Santa Cruz. A promoção do evento foi do Comitê de Gestão Ambiental do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). O encontro reuniu profissionais de referência para tratar de sustentabilidade nas instituições de saúde e debateu questões como eficiência energética, sistemas de compras e descartes, segregação de materiais e inovação. "Há uma preocupação crescente das instituições de saúde em realizar ações sustentáveis que façam a diferença e se-

GESTÃO pág. 09


Centro de Especialidades Médicas ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Centro de Especialidades Médicas do Hospital Santa Cruz passou a oferecer mais um serviço à comunidade. A nutrição junta-se às 16 especialidades médicas disponibilizadas na unidade e aos serviços de fisioterapia e de fonoaudiologia, oferecidos desde o ano passado. Para ter acesso às consultas basta agendar diretamente no local, pelo telefone/fax (51) 3713-7464, pelo site www.centrodeespecialidadeshsc.com.br ou pelo e-mail centroespecialidadeshsc@unisc.br. A proposta do Centro de Especialidades Médicas HSC é oferecer à população consultas médicas a preços acessíveis, além do encaminhamento e agendamento de exames de imagem e laboratoriais. O serviço está localizado junto ao hospital, com entrada pela rua Marechal Deodoro, 855. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (51) 98057-2114. Fotos: Divulgação

Capacitação I ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Centro de Terapia Endovascular – Hemodinâmica e o Serviço de Educação Permanente do Hospital Santa Cruz promoveram em fevereiro uma capacitação sobre Rotinas assistenciais e administrativas do setor de terapia intervencionista (Hemodinâmica), ministrada pelos enfermeiros da unidade André Moreira e Denise Nogueira. A capacitação foi direcionada aos enfermeiros da Instituição, abrangendo os diferentes turnos de trabalho, onde todos puderam conhecer as rotinas assistenciais e também o processo administrativo do setor.

Capacitação II ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Centro Cirúrgico do HSC, em parceria com o Serviço de Educação Permanente da Instituição, realizou no dia 7 de fevereiro uma capacitação sobre anestesiologia, ministrada pelo médico anestesista Thomas Augusto Bertazzoni. Na oportunidade, a equipe assistencial pôde conhecer os materiais utilizados durante o processo de anestesia e também sanar suas dúvidas frente ao atendimento realizado aos pacientes, bem como o monitoramento em tempo integral e o tratamento de possíveis complicações que possam vir a ocorrer durante a cirurgia. Capacitação III ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O setor de Ambulatório e o Serviço de Educação Permanente do HSC ministraram em fevereiro uma capacitação sobre Atendimento pediátrico e PCR neopediátrica aos enfermeiros que atuam nas portas de entrada da Instituição (ambulatório e pronto atendimento). A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras do ambulatório Fernanda Bernardes e Katiuscia Brandenburg, pela enfermeira do Serviço de Educação Permanente Fernanda Salvi e pela enfermeira da UTI Neopediátrica Carolina Barbosa. Além do material teórico, foi utilizado material prático simulando, assim, os procedimentos a serem realizados, bem como o manejo do paciente neopediátrico nas situações descritas. Qualidade e segurança

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) do Hospital Santa Cruz lançou o Formulário de Notificação de Incidentes Informatizado, via PEP, onde todos os profissionais de saúde da Instituição poderão realizar a notificação de incidentes relacionado ao paciente. Para uma assistência à saúde de qualidade e segurança, uma das estratégias é o processo de notificação, conforme a Resolução - RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013.

pág. 10 COMUNIDADE EM FOCO / CAPACITAÇÃO


Segurança do Paciente - Meta 4 O Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp) do Hospital Santa Cruz, em conformidade com a Portaria 529/2013 e a RDC 36/2013, institui as Ações para Segurança do Paciente, embasado para sua atuação nas Seis Metas de Segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). Meta 04 – CIRURGIA SEGURA: Comprometido com a qualidade da assistência e garantia na segurança dos procedimentos cirúrgicos, o Hospital Santa Cruz implantou o Programa de Cirurgia Segura, focado nas metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde/OMS. Será realizada demarcação no local onde vai ser realizada a cirurgia pelo paciente e pelo cirurgião responsável. O símbolo da demarcação será um círculo, sendo que o paciente não será encaminhado para sala sem a devida demarcação e não iniciará o procedimento sem a confirmação do cirurgião responsável. Para confirmação dos dados do paciente, procedimento e local da cirurgia existe um checklist cirúrgico aplicado no pré e trans operatório realizado com todos os membros da equipe envolvidos, reduzindo assim possíveis intercorrências nos procedimentos anestésicos e cirúrgicos, proporcionando maior segurança e confiança ao paciente, familiares e instituição. Divulgação

Instrumentação Cirúrgica Teve início no dia 7 de março o curso de extensão em Instrumentação Cirúrgica promovido pelo Serviço de Educação Permanente (SEP) do Hospital Santa Cruz. A aula inaugural contou com a presença das enfermeiras Gilciane Wansing e Carolini Oliveira, coordenadoras da área assistencial e do centro cirúrgico, respectivamente, além da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Giana Sebastiany, e da enfermeira do SEP Fernanda Salvi. Em sua segunda turma, o curso tem por objetivo capacitar estudantes e profissionais da área de enfermagem para prestarem assistência com qualidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos. Para isso conta com 50 horas de aulas teóricas e 70 horas de estágio prático nas dependências do HSC. A aula inaugural apresentou as propostas do curso, além de informações gerais a respeito dos procedimentos e da Instituição. (I.F.)

HSC é sede de simpósio de cirurgia O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) - Capítulo Rio Grande do Sul promoveu, em parceria com as ligas acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 2º Simpósio de Cirurgia do Aparelho de Cirurgia em Santa Cruz. O evento ocorreu no dia 6 de outubro e reuniu dirigentes do CBC, médicos e alunos no auditório do curso de Medicina localizado no Hospital Santa Cruz. Na ocasião houve a posse de 12 novos membros junto ao CBC, vindos de diferentes partes do Estado. Segundo o vicemestre do CBC/RS, Ricardo Breigeiron, a posse pode ser em dois níveis: como membro aspirante (para médicos) ou como membro acadêmico (para estudantes da Medicina). A cirurgiã santa-cruzense e professora do curso de Medicina da Unisc, Dóris Lazzarotto Swarowsky, é membro titular do CBC/RS e representa o Departamento de Defesa Profissional da entidade, sendo a coordenadora local do evento. Ela destaca que a parceria com as universidades são muito importantes. “Os membros acadêmicos passam desde já a participar da vida associativa, fortalecendo o Colégio. E os membros adjuntos iniciam a profissão já fazendo parte da principal instituição dos cirurgiões do Brasil”, reforça. Após a posse, houve a discussão de casos clínicos, onde os médicos de Porto Alegre Gerson Junqueira Junior, Guilherme Arend Pesce e Ricardo Breigeron trouxeram situações vivenciadas em suas rotinas médicas e estimularam o debate entre os presentes. Para o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor José Schneider, que representou a reitoria na solenidade, o evento foi uma valorização da aprendizagem qualificada continuada. “As ligas acadêmicas estão de parabéns, pois o bom currículo é construído o tempo todo”, destacou. “Os estudantes estão olhando através do horizonte para o futuro”, salientou o pró-reitor. Participaram também do evento a diretora de ensino, pesquisa e extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany; o coordenador do curso de Medicina da Unisc, Denis Baroni Cruz; e o diretor administrativo da Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul, Guilherme Arend Pesce.

Cihdott faz ação sobre doação de órgãos No mês de novembro, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Santa Cruz realizou uma ação para conscientização do tema com estudantes do ensino médio. Na ocasião, a diretora da Escola Educar-se, Valderez Maria Kern, recebeu os folders informativos para distribuição aos alunos com o intuito de despertar o debate sobre a importância de ser um doador.

ASSISTÊNCIA pág. 11


Um programa focado em relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de aspectos emocionais e a qualificação dos processos de gestão de pessoas, adotando as vivências como principal metodologia dos encontros. Desta forma, foram desenvolvidos ao longo de 2017 dez encontros do Programa de Desenvolvimento de Gestores do Hospital Santa Cruz. A ação, que ocorre há cinco anos na entidade, atualmente está voltada para uma metodologia de relações de equipe e a todos os aspectos emocionais e de convivência que envolvem a gestão de pessoas. Conforme as psicólogas do setor de RH/ Desenvolvimento Humano do HSC e coordenadoras do programa, Letícia Aline Back e Carina Scherer, nos primeiros anos os temas eram pautados mais nas questões administrativas/operacionais. Contudo, após cumprida esta etapa, optou-se em mudar a metodologia na intenção de perceber onde se encontravam as maiores dificuldades. “A partir desta mudança percebemos um impacto muito maior entre os gesto-

Divulgação

Programa de Gestores reinicia atividades

res”, explica Letícia. “O programa tem sido muito positivo e mesmo a participação não sendo obrigatória, temos uma grande adesão dos nossos profissionais. No ano passado contamos com cerca de 120 participantes nas atividades do programa”, pontua. Em 2017 os encontros ocorreram a

cada dois meses, em dois turnos, possibilitando a participação de todo o grupo. O encerramento das atividades foi no dia 6 de novembro, no bloco 1 do campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Já o primeiro encontro de 2018 ocorreu no dia 22 de março, também na Unisc. (M.G.)

O Hospital Santa Cruz, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou no dia 9 de março uma palestra voltada às funcionárias da Instituição em homenagem ao Dia da Mulher. O tema Eleve-se: Você na sua melhor versão foi ministrado pelo grupo Empodere, representado pelas palestrantes Daiane Nascimento e Carine Andrade. O evento ocorreu no auditório do curso de Medicina, junto à unidade acadêmica do HSC, e faz parte da programação especial de 110 anos da casa de saúde. Daiane é empreendedora e atua como coach de vida e negócios, ajudando mulheres a conquistar seus objetivos com equilíbrio e qualidade de vida. Carine é administradora por formação, consultora de negócios e marketing de relacionamento e especialista em gestão e desenvolvimento de pessoas. Cerca de 70 funcionárias participaram da palestra. No final do evento, as integrantes do

pág. 12

Luciano Pereira

Hospital promove palestra alusiva ao Dia da Mulher

Grupo de Trabalho de Humanização do HSC sortearam 10 livros às participantes com temas voltados às mulheres.

As palestrantes do grupo Empodere também sortearam brindes entre as funcionárias presentes.

Informativo Nº 29  
Informativo Nº 29  
Advertisement