1 minute read

Henrique Luz

Currículo

Titular da Cadeira 59 da ABRACICON, Henrique é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1978), com cursos de extensão nas Universidades de Buenos Aires, Duke, Harvard, Darden, Ontario e Singularity University.

Advertisement

Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Vice Presidente do Conselho do IBEFInstituto Brasileiro de

Executivos de Finanças. Foi Presidente do IBEF Brasil e da ANEFAC Rio de Janeiro. Foi conselheiro eleito e VP do CRC RJ e do IBRACON ( 3ª Seção Regional).

Durante 43 anos exerceu a profissão de auditor independente com a PwC, durante os quais 32 como sócio e 24 como um de seus vice presidentes. Co-autor do livro “Capital e Trabalho no Brasil”, juntamente com Mario Henrique Simonsen, Maria da Conceição Tavares, Luiz Carlos Prestes e outros.

Presentemente, membro independente de conselhos de administração de companhias abertas e fechadas, e presidente de seus comitês de auditoria. Palestrante em temas ligados à governança corporativa, compliance, comitês de auditoria e dinâmicas comportamentais em conselhos.

Biografia

Henrique Luz nasceu no Rio de Janeiro em 8 de junho de 1955, com pais e irmãos baianos. Filho, neto e bisneto de professores de medicina, Henrique inaugurou uma geração destinada às finanças. Foi criado em Teresopolis, cidade ícone da serra dos órgãos, detentora de belezas naturais reconhecidamente ímpares que, em sua juventude, ainda não dispunha de cursos universitários. Dessa forma, com um grupo de amigos, desceu a serra e foi estudar no Rio de Janeiro, onde entrou para a Faculdade de Ciências Econômicas do Conjunto Universitário Candido Mendes. Iniciou pelo curso de Economia, transferindo seus interesses para as Ciências Contábeis, formando-se bacharel em 1978.

Entrou como trainee da então Price Waterhouse, em 1975. Após completar seus estudos universitários, participou de programa de intercambio de dois anos em Londres, Inglaterra. Na PwC, trilhou carreira até ser admitido como seu sócio em 1986.

Em 1991, Henrique se transferiu para o escritório de São Paulo. Em 1994, foi nomeado um de seus Vice Presidentes, cargo de liderança que perdurou até a sua aposentadoria como socio ativo, em 2018, ao atingir a idade limite de permanência. Teve uma carreira bastante ativa, com participação em vários grupos globais de liderança e em projetos técnicos específicos no contexto daquela firma. Henrique liderou a expansão da PwC assim como suas áreas de Estrategia, Branding e Inovação, além do atendimento com especialização por setores da industria. Neste particular, acumulou com a liderança das atividades da firma nos setores de consumo e varejo, no Brasil e na América do Sul.